quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

VOCAÇÃO DE EZEQUIEL


Ez. 3.1-10
1 Depois me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, fala à casa de Israel.
2 Então abri a minha boca, e ele me deu a comer o rolo.
3 E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel.
 4 Disse-me ainda: Filho do homem, vai, entra na casa de Israel, e dize-lhe as minhas palavras.
5 Pois tu não és enviado a um povo de estranha fala, nem de língua difícil, mas à casa de Israel;
6 nem a muitos povos de estranha fala, e de língua difícil, cujas palavras não possas entender; se eu aos tais te enviara, certamente te dariam ouvidos.
7 Mas a casa de Israel não te quererá ouvir; pois eles não me querem escutar a mim; porque toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração.
8 Eis que fiz duro o teu rosto contra os seus rostos, e dura a tua fronte contra a sua fronte.
9 Fiz como esmeril a tua fronte, mais dura do que a pederneira. Não os temas pois, nem te assustes com os seus semblantes, ainda que são casa rebelde.
10 Disse-me mais: Filho do homem, recebe no teu coração todas as minhas palavras que te hei de dizer; e ouve-as com os teus ouvidos.

Pontos Fortes e êxitos
·       Foi treinado para ser um sacerdote, e chamado por Deus para ser um profeta.
·       Recebeu visões  vívidas  e transmitiu mensagens poderosas.
·       Serviu como mensageiro de Deus durante o exilio  de Israel na Babilônia.
·       Tornou-se um homem firme  e corajoso, com sua mensagem, as pessoas  mais rebeldes(Ez. 3.8).
Lições de Vida
·       Mesmo os repetidos fracassos  de seu povo não impedirão  que o plano de Deus para o mundo se cumpra.
·       A resposta  de cada pessoa  a Deus determinará o seu destino eterno.
·       Deus escolhe  pessoas através das quais  pode trabalhar, mesmo em situações  aparentemente  desesperadora.

1.      v.1-3 – Em sua visão, Ezequiel se alimentou da mensagem de Deus e considerou  que este alimento espiritual  não era apenas  bom, mas também  doce como o mel(Ap. 10.8-10).
2.      Se nós “digerirmos”  a Palavra de Deus, verá que não apenas se tornará mais forte em sua fé, também perceberá  que a sabedoria de Deus adoçará sua vida.
3.      Nós precisamos  nos alimentarmos espiritualmente da mesma maneira  que se fazemos fisicamente.
4.      Isto implica  fazer  mais do que ler  casualmente  a Palavra de Deus.
5.      Nós devemos nos alimentar  dela constantemente.  
6.      Ezequiel precisou  deixar a Palavra de Deus entrar em seu coração antes de pregá-la aos outros.
7.      A mensagem do Senhor deve penetrar profundamente em nosso coração e ser demonstrada em nossas atitudes antes de que possamos  ajudar  eficazmente  os outros a entenderem o Evangelho.
8.      Quanto mais obstinado são os ímpios contra a fé,, tanto mais  aberto e resoluto deve ser o povo de Deus na prática e na defesa da mesma.
Elaborada por Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário