segunda-feira, 11 de abril de 2016

O CRENTE E AS BENÇÃOS DA SALVAÇÃO



I Jo.3.6-10 – Lição 9
Introdução: Temos a certeza da vida eterna quando cremos  “no nome do Filho de Deus”. Não há vida eterna, nem certeza da salvação, sem uma fé inabalável  em Jesus Cristo; fé esta que o confessa como o Filho de Deus, enviado como Senhor e Salvador nosso. Temos a certeza da vida eterna quando  temos Cristo como Senhor da nossa vida e procuramos sinceramente guardar os seus mandamentos.” E nisso sabemos  que o conhecemos  : se guardarmos  os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda  os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade”.


I A POSIÇÃO DO CRENTE DIANTE DO PECADO – Pedro fala das pessoas ímpias  e imorais que, como os homossexuais de Sodoma (Gn.19.4-11), desprezam todos os tipos de autoridade que refreiam o mal, inclusive Cristo e a sua Palavra.

1-Cristo veio para destruir as obras de Satanás – O poder de Satanás não é eterno – ele enfrentará a sua condenação. Ele iniciou seu trabalho maligno com as pessoas logo no inicio da humanidade(Gn.3.1-6) e continua  até hoje, mas será destruído quando for lançado no lago de fogo. O Diabo (caluniador)  será  libertado do poço do abismo(sua prisão Ap. 20.7), porém jamais será liberto do lago de fogo. Ele nunca mais será uma ameaça.

2- A morte de Jesus tornou possível viver em santidade(Mt.5.29,30) – Quando Jesus falou, nos aconselhou  a arrancar o olho  ou a mão que nos escandalizasse, falava em  sentido figurado.
Não se referia propriamente aos órgãos de visão e tato, porque  uma pessoa cega, mutilada, pode sentir luxúria. Mas advertiu que se esta fosse a única escolha para não pecar, seria  melhor entrar no céu com apenas um dos olhos ou uma das mãos do ir parar no inferno com o corpo inteiro.
As vezes, toleramos em nossa vida determinados pecados, mas a Palavra de Deus nos ensina  que, se não forem  reprimidos, certamente trarão nossa destruição. É melhor experimentar a dor da remoção de um hábito ruim ou da perda  de algo que entesouramos ou estimamos do que permitir que o pecado traga juízo e condenação.  Examinemos nossa vida  em busca  de algo que possa levar-nos a pecar, em seguida, tomemos  todas as  atitudes  necessárias  para removê-lo.
Por causa da nossa natureza decaída, temos uma tendência a invejar, Tiago (Tg 4.5) não está citando um versículo ou passagem específica – está recapitulando um ensino  das Escrituras.

3- Viver na pratica  do pecado é incompatível  com o ministério do Espírito Santo(Jo.3.5-8) –A expressão “ da água  e do Espírito “ pode referir-se:
·        Ao contraste entre o nascimento físico (representado pela água ) e o nascimento espiritual(representado pelo Espírito)
·        A regeneração pelo Espírito, simbolizado pelo batismo cristão, visto que a água é usada  como agente  de purificação, obra realizada pelo Espírito Santo de Deus(Tt.3.5).
Nicodemus certamente  estava familiarizado com a promessa de Deus registrada em Ez.36.25,26. Jesus explicou a importância  do renascimento espiritual, dizendo que o povo não entraria no céu( Reino de Deus) por viver uma vida melhor, mas se renascesse espiritualmente.
À vezes, o templo  de uma igreja  é chamado de casa de Deus. Na verdade, a casa de Deus não é a construção, mas as pessoas. Ele vive em nós e é por nosso intermédio  que Ele se apresenta aos olhos do mundo. As pessoas  poderão entender que Deus é amor e que Cristo é Senhor se vivermos em harmonia  com os demais e de acordo com o que Ele diz  em sua Palavra. Somos cidadãos do Reino de Deus e membros  de sua família.
Gálatas 5.22, fala dos frutos do Espírito é a obra espontânea  do Espírito Santo dentro de nós.
O Espírito produz certos traços de caráter que são encontrados na natureza de Cristo. São os subprodutos de seu  controle sobre a nossa vida – Não conseguiremos  obtê-los  se  tentarmos  alcançá-lo sem a sua ajuda.

II O CRENTE E SUA COMUNHÃO COM DEUS – Os lideres religiosos judeus conheciam  o AT, mas falharam em aplicar a Palavra de Deus às suas vidas. Conheciam os ensinamentos das Escrituras, mas não  enxergavam o Messias a quem elas se referiam. Conheciam as regras, mas perderam o Salvador. Entrincheirados em seu próprio  sistema religioso, recusaram-se a deixar que o Filho de Deus mudasse a vida  deles.
Não nos tornemos tão envolvidos  com a religião a ponto de perdermos Cristo de vista!

1-Meditação na Palavra de Deus (Jr.15.16) – Jeremias era diferente do povo, de duas maneiras peculiares:
·        Amava a Palavra de Deus, era alegria e deleite para seu coração. Um sinal evidente de que somos filhos de Deus e um amor intenso à Palavra de Deus.
·        Permaneceu afastado das praticas pecaminosas dos ímpios. O isolamento e a solidão que Jeremias sofreu foi o preço que teve de pagar pela lealdade a Deus e à sua justiça.
Buscar as coisas do alto significa  se esforçar para colocar as prioridades do céu  na pratica diária.
Pensar nas coisas do alto significa concentrar-se  no eterno ao invés  do temporal.Paulo em Col. 3.1, ele explica o verdadeiro comportamento cristão – revestimo-nos de nosso novo ser, aceitando a Cristo e considerando a natureza terrena como morta. Mudamos o nosso comportamento moral e ético ao deixarmos que Cristo viva dentro de nós, moldando-nos  de acordo com  aquilo que devemos ser.

2- Oração – A oração é algo muito sério, específico, objetivo e segue as regras e princípios da Palavra de Deus. É a tentativa de orar em desarmonia com esses princípios que resultam em uma experiência frustrante de não ver ou obter  suas orações e suplicas respondidas
·        A oração é um modo de viver – É uma comunicação entre nosso espírito recriado e o Espírito de Deus. É a expressão que resulta de um relacionamento intimo com o Senhor residente em nosso coração. O crente que se dedica a oração tem um poder secreto que o guarda na tentação.
·        A oração é comunhão com Deus – Nossa vida inteira deve ser  estabelecida  sobre o fundamento  de uma comunhão  pessoal, profunda  e intima  com Deus. Uma ligação permanente (I Co. 6.17). Oração é um encontro do Pai Celeste com seu filho, numa comunhão  de amor.
·        Oração é comunicação com um Deus pessoal e digno de confiança – Deus é uma pessoa, Deus é digno de confiança. Ele é um Deus pessoal que se relaciona conosco numa base pessoal. Nossos olhos carnais não o pode ver, mas ele é real e se comunica  com seus filhos.
·        Oração exige tempo com Deus - O maior investimento que podemos fazer em nossa vida é o tempo  com Deus e sua Palavra. A maior contribuição que podemos dar ao mundo é o tempo gasto em oração por ele. O maior bem que podemos fazer a uma pessoa é o tempo usado em oração por ela. Os efeitos de uma vida de oração transcendem as realizações  humanas.
·        A oração exige disciplina dos pensamentos – Tão logo alguém se  consagra  à oração, verá que a mente será atacada por pensamentos  outros. É aí que surge a tentação de desistir, deixar para outra  hora( que não aparece). É a luta espiritual. Há a necessidade desenvolver o hábito  de tomar  os pensamentos cativos à obediência  de Cristo( 2Co.10.5).
·        Oração é dar a Deus acesso as nossas necessidades – É a chave  para o miraculoso, é a verdadeira  respiração espiritual. Em suma : A oração é a chave do dia e o ferrolho da noite - ORAÇÃO É UM MODO DE VIDA EM ÍNTIMA LIGAÇÃO COM DEUS.

3- Jejum- (Mc.9.17)-Jejum é abstinência de alimentos por determinado período. Não é abstinência do pecado como ensinam alguns, isso é santidade. Vejamos algumas lições sobre este interessante assunto.
·        Jejum não deve ser feito sem oração.
·        O Velho Testamento ordena jejum, vejamos: Esdras 821 ; Joel 1.14 ;Joel 2.15 ; Zacarias 8.19
·        Jejum e oração são recomendados por Jesus para vencer  batalhas difíceis(Mt.1721), Jesus jejuava(Mt.4.2), Jesus ensinou sobre o jejum(Mt.6.16-18).
·        Outro exemplo de jejum no Novo Testamento Ana (Lc.2.37),Igreja em Antioquia(At.13.2), Paulo (At.14.23).
·        O jejum sem exagero é recomendável à saúde. Uma refeição a menos, ou um dia por semana sem comer, não será prejudicial à saúde de quem se alimenta normalmente. Não confundir jejum com dieta.
·        As pessoas debilitadas fisicamente não devem fazer jejum. Idosos e crianças também não.
·        Jejum é  expressão do domínio do espiritual sobre o material.
·        Jejum é  recomendável para vencer  maus hábitos que prejudicam a vida espiritual.

v  Há vários  tipos de jejum:
v  Jejum sobrenatural –É aquele jejum que é praticado sob orientação espiritual como o que foi praticado por Moisés - 40 dias (Ex.34.27,28).
v  Jejum completo natural – É o praticado  sem alimento mas com água.Este jejum  incluí  a água porque, água não é alimento, muitas pessoas pensam que a água quebra o jejum, quando na realidade ela ajuda o jejum( limpando o organismo das toxinas). No jejum natural as pessoas podem praticarem o jejum sem beber água por no máximo 3 dias, apartir daí é necessário a ingestão de água( para evitar desidratação).
v  Jejum Parcial – É quando praticamos, tomando alimentos em pequenas  quantidades com pequenos espaços.A principal finalidade  desse tipo de jejum é trazer o homem natural para o espiritual, como também permitir que o organismo humano um pequeno descanso e eliminar algumas toxinas nocivas ao organismo( evitar enfermidades como alergia etc...).
v   Há também um jejum especial- Aquele que é praticado entre marido e mulher para fins de aprimoramento espiritual, neste caso pode estar incluso o jejum sexual, por pequeno período de tempo ou dias ( acordado entre ambos) fins obterem um favor de Deus(I Co. 7.5).

4-Imitar o exemplo de quem manteve comunhão com o céu – As pessoas afluíam para ouvir Jesus e serem curadas  das doenças  que as afligiam, mas Jesus  fazia questão de  frequentemente  retirar-se para lugares  solitários  a fim de orar. Muitas coisas reivindicam nossas atenção, frequentemente nos cansamos ao procurar atender a demanda. Porém, como Jesus, devemos  separar  um tempo, retiramo-nos  para um lugar  quieto e solitário, a fim de orar. A força vem de Deus, só podemos ser fortalecidos se  dedicarmos  tempo na presença dEle.
Jesus recomendou que vigiássemos e oramos para não entrar em tentação (MT.26.40-41), Jesus usou a sonolência de Pedro para preveni-lo contra  todas as espécies de tentação que os discípulos  enfrentariam.

III A SALVAÇÃO NOS HABILITA PARA O SERVIÇO CRISTÃO - Porque ao deixarmos de ser servo do pecado, passamos a ser servo do Senhor, e conseqüentemente, passamos a obedecer este novo Senhor e nos engajamos em sua obra, expandindo seu reino entre as pessoas, e testemunhando da sua obra redentora.

1-O nosso primeira maior exemplo ( Mt.20.28) – O resgate  era o preço a ser pago pela libertação de um escravo de sua servidão. Jesus disse muitas vezes  a seus discípulos que Ele deveria morrer, mas  aqui lhes explicou o motivo: para redimir todas as pessoas  da escravidão do pecado e da morte. Os discípulos  acreditavam  que, enquanto Jesus estivesse vivo, poderia  salvá-los. Mas Jesus revelou que somente  sua morte poderia salvar a eles e o mundo.

2 Os crentes da igreja primitiva muito cedo se dedicaram ao trabalho do Reino de Deus (AT.1.8;8.4)-Jesus instruiu seus discípulos  a testemunharem  aos povos  de todas  as nações  a respeito dEle (Mt.28.19,20). Porém, foram informados  de que deveriam  esperar  primeiro pelo derramento do Espírito Santo(Lc.24.49). Deus  tem um trabalho importante para que  cada  um de nós realize para Ele, mas  devemos fazê-lo pelo poder do Espírito Santo.
Frequentemente, gostamos  de dar  prosseguimento ao trabalho, ainda que isto signifique  passar à frente de Deus. Mas às vezes a espera  faz parte  do plano dEle. Nós estamos esperando e ouvindo as instruções  completas  de Deus ou estamos correndo à frente de seus planos? Precisamos obedecer à programação de Deus e  ter o seu poder para sermos servos  verdadeiramente  eficazes.
As perseguições forçou os cristãos a saírem de suas casas em Jerusalém,  e junto com eles foram as Boas Novas.Às vezes Deus  nos faz  sentir  incomodados para que mudemos.Talvez  não  desejemos  experimentar tal situação, mas  o desconforto pode ser benéfico para nós, porque Deus pode trabalhar através  da nossa dor.

Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário