segunda-feira, 4 de abril de 2016

FALSOS PROFETAS -PARTE FINAL

III  ENSINOS FALSOS – Eles se caracterizam por falarem aquilo que o povo gosta de ouvir, não aquilo que o povo precisa ouvir,  não se preocupam com a vida espiritual das pessoas, se elas estão certas ou erradas, eles fazem vista grossa, permitem que essas pessoas continuem  nas suas mesmices, gostam de serem agradáveis e famosos, gostam de ser ovacionados pelos seus seguidores, buscando a glória para si.
No AT os profetas eram responsáveis pela vida espiritual da nação, eles eram culpados pela infelicidade do povo, por serem infiéis  a Deus.

1-A busca do ser humano pela prosperidade (I Tm.6.6-11) – Os falsos  mestres em Éfeso praticavam exteriormente a “ piedade” a fim de obterem grandes lucros. Eram impulsionados por uma motivação oculta de “cobiça”, e ensinavam que suas riquezas eram um sinal de que Deus aprovava seus ensinos.
Os crentes devem estar satisfeitos, tendo as coisas essenciais  desta vida, como alimento, vestuário  e teto. Caso surjam necessidades financeiras específicas, devemos confiar na providencia de Deus (SL.50.15), enquanto continuarmos a trabalhar ( 2 Ts.3.7,8), a ajudar os necessitados( 2Co.8.2,3), e servir a Deus com contribuições generosa (2Co. 8.3 ; 9.6,7). Não devemos querer ficar ricos. A cobiça leva a todos os tipos de males: problemas  no casamento, roubo, destruição de relacionamentos. Para dominar a cobiça, devemos dominá-la desde a raiz, que é nos livrar-nos do desejo  de ser rico.

2- Menosprezo pela glória da Cristo (2 Pe. 2.21-22) – Aqui Pedro está falando das pessoas que aprenderam a respeito de Cristo, e de como  poderiam  ser salvas; entretanto rejeitaram a verdade e retornaram aos seus pecados. Esses  pessoas estão em pior situação do que antes, porque rejeitaram a  única  forma de deixar o pecado, o único  modo de salvação.
É como alguém que está afundando em areia movediça, e se recusa a agarrar a corda que alguém lhe oferece, a pessoa que se afasta de Cristo rejeita o único meio de escapar da eterna condenação.

Cristo carregou os nossos pecados na cruz, tornando-se nosso substituto, quando tomou sobre si a penalidade dos nossos pecados.
O apóstolo, nos dois últimos versículos do capitulo, propõe-se para  provar que o estado de apostasia é pior  do que o estado de ignorância, porque é uma condenação do caminho da justiça, depois receberem algum conhecimento e expressarem alguma afeição por ela. Isso carrega consigo uma declaração de que encontraram uma iniquidade  no caminho  da justiça e uma falsidade na palavra da verdade. Deus  é mais altamente provocado por aqueles que desprezam o caminho do Evangelho pela sua conduto e desobedecem a lei, e que reprovam e derramam  desprezo em Deus  e em Sua  graça.
"O cão voltou: O diabo observa mais atentamente e confina mais de perto aqueles  a quem ele recuperou(voltou ao seu domínio) depois que se livraram dele  uma vez  e professaram ser seguidores do Senhor Jesus Cristo. Ele são mantidos sob uma guarda  mais forte, e não é de admirar  que seja assim, já que lamberam  o próprio vômito , retornando  aos mesmos  erros e impiedades que antes lançaram fora  e pareciam  odiar  e abominar e depois  se espojaram  naquela imundície  da qual  antes pareciam  ter sido realmente purificado.
Portanto se alguém depois de uma experiência com Deus e Seu Santo Espírito, por alguma razão resolve voltar ao seu passado de transgressão contra Deus, está correndo perigo de vida, isto,é, risco de perder a salvação, Finalizo com uma situação hipotética; Imagine uma pessoa que viviam em grande pecado, um dia é evangelizada e aceita Jesus como seu Salvador, passa algum tempo indo a igreja, lendo a Bíblia, orando, emfim aparentemente é um cristão convertido, mas, as circunstâncias da vida, oprime essa pessoa que, por se achar fraca  na fé, e não ter uma certa maturidade espiritual, um dia resolve abandonar tudo e voltar ao seu passado de transgressão contra Deus, se afasta da igreja e dos irmãos, pois, bem, essa pessoa segue sua vida fora dos parâmetros de Deus, um dia andando pelas rua de sua cidade, sofre um acidente e vem a falecer, essa pessoa possivelmente não obteve a sua salvação, morreu em seus delitos e pecados, longe do Seu Salvador, no julgamento final poderá estar fora do rol dos que irão habitar com Jesus em sua glória.
A recomenda vigiai    e orai para que não entreis em tentação, pois o nosso inimigo anda em derrdor de nós nos querendo nos traga.(Mt 26.41).
Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário