terça-feira, 31 de maio de 2016

O CRENTE E O CEDRO


Sl. 92:12
·       Assim como o cedro foi consagrado pelos os homens, entre todas as árvores, os justos foram consagrados por Deus. Dt. 7:6. Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; O Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra.
·       O crescimento dessa árvore é lento e progressivo, em três anos ela cresce apenas 5 centímetros, e 20 centímetros ao ano. O desenvolvimento do justo também é progressivo vão conhecendo a palavra e crescendo na graça a cada dia.
·       Mas nos dias atuais, a pessoa se torna crente hoje. "amanhã já é pastor ou obreiro." Por essa razão vem surgindo as seitas, heresias e muito escândalo. A Bíblia diz: O justo crescerá como o cedro no Líbano.
·       Um crescimento lento, mas com estabilidade. Conhecida como árvore da vida ou da eternidade podemos ver que o processo de crescimento deu-lhe o poder de durabilidade na fase adulta. Tudo que começa certo no final terminará certo.
·       O cedro tem um perfume excelente que servia para perfumar os mortos e afugentar as pragas. Nós cristãos com a nova vida (bons exemplos) que Jesus nos deu, contagiamos aqueles (os mortos) que ainda não tem Jesus e afugentamos todo pecado para longe.
·       Podemos ver também que a raiz do cedro é profunda, quando ele tem apenas 5 centímetro de altura, a raiz tem um metro e meio de profundidade.
·       Isso nos ensina que nossa vida não pode ser apenas algo exterior, mas interior. 
Isso nos ensina que nossa vida não pode ser apenas algo exterior, mas interior.
·        A raiz garante firmeza, nutrição e sobrevivência para a planta (Is 40.24).
·       Muitas vezes, enfatizamos o que a árvore produz, o fruto, mas nos esquecemos das raízes. Nos mais variados aspectos da nossa vida, valorizamos mais o que é aparente e menosprezamos o que está oculto.
·       O fruto é muito importante, mas a sua falta pode indicar um problema na raiz.
·       Deus diz que sem raiz não há fruto.
·       Em Jeremias 17: 7.8 lemos: Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o senhor.
·       Ele será como árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, não receia quando vem o calor, suas folhas são sempre verdes, no ano de sequidão não se perturba, nem deixa de dar fruto.
·        Obviamente é preciso ter boas raízes para dar fruto.
·       A falta de raiz leva à morte, conforme observamos nas palavras de Jesus: "E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas creem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam." (Lc 8.13.).

                   DEPENDÊNCIA DE DEUS:
·       Os cedros do Líbano simbolizam os cristãos, naquilo que se refere a terem sido inteiramente plantados pelo Senhor.
·        Isto é a verdade absoluta de cada filho de Deus.
·        O cristão não é plantado pelo homem, nem por si mesmo, mas é plantado por Deus.
·       A mão misteriosa do Espírito divino fez cair à semente da vida dentro do coração que Ele mesmo preparou para recebê-la.
·       Cada verdadeiro herdeiro do céu pertence ao grande Agricultor que o plantou.
·       Além disso, os cedros do Líbano não dependem do homem para regá-los; eles subsistem nas altas rochas, no entanto nosso Pai Celeste suprem suas necessidades.
·       Assim é com o cristão que aprendeu a viver pela fé. Ele não depende do homem, mesmo nas coisas temporais.
·        Mas espera no Senhor seu Deus, somente nele.
·       O orvalho do céu é sua porção e o Deus do céu o seu manancial.
·       O crente dever ser como o cedro, que perfuma o machado que o fere, em outras palavras devemos perdoar quem nos ofende, deixando para Deus fazer a justiça.

      
           Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário