segunda-feira, 9 de maio de 2016

A NOVA VIDA DEBAIXO DA GRAÇA, SEGUNDO O ESPÍRITO DE SANTIDADE E ADORAÇÃO.


Rm 8.1-9
V.1 – “Ele é inocente. Deixe- no ir”. O que essas palavras significariam se você estivesse no corredor da morte? O fato é que todo ser humano está no corredor da morte, condenado por ter repetidamente desobedecido à Santa Lei de Deus.
Sem Jesus não teríamos esperança. Mas graça a Deus. Ele nos declarou inocentes, ofereceu libertação do pecado e poder para agirmos conforme a sua divina vontade.

V.2 – Esse “espírito de vida” é o Espírito Santo. Ele esteve presente na criação do Universo (Gn1. 2) é o poder ativo no novo nascimento de cada cristão. Ele nos dá o que necessitamos para seguir uma vida cristã.

V.3 – Jesus se ofereceu em sacrifício para expiação dos nossos pecados. No Antigo Testamento sacrifício com animais eram oferecidos continuamente no Templo. Eles mostravam aos israelitas a gravidade do pecado. Sangue deveria ser derramado para que os pecados fossem expiados (Lv. 17.11), mas o sangue de animais não podia realmente eliminar os pecados (Hb 10.4).
Os sacrifícios apenas apontavam para o sacrifico de Jesus, que sofreu o castigo por todos os pecados.

V.5,6 – Paulo dividiu as pessoas em duas categorias: aqueles que se deixam controlar por sua natureza pecaminosa e aqueles que seguem o Espírito Santo. Todos nós estaríamos na primeira categoria se Jesus não tivesse nos oferecido um escape.
Uma vez que tenhamos respondido sim, a Ele, continuaremos a segui-lo porque seu caminho nos traz a vida e a paz. Devemos diariamente preferir conscientemente centralizar nossa vida em Deus. Leia a Bíblia para descobrir as diretrizes divinas, e passe a segui-las. Em cada situação.
Em cada situação de perplexidade, pergunte a si mesmo: o que Jesus gostaria que eu fizesse? Quando o Espírito Santo indicar o que é certo, faça-o imediatamente. 
Para saber mais detalhes sobre a luta entre a nossa natureza pecadora e a nossa vida em Cristo, veja os textos em Romanos 6.6-8; Efésios 4.22-24; Colossenses 3.3-16.

V 8,9 – Algumas vezes você já se preocupou em saber se é ou não um verdadeiro cristão? Qualquer pessoa em quem o Espírito de Deus habita é um cristão. Aqueles que sinceramente confiam em Cristo como Salvador e Senhor são cristãos.

O Espírito Santo vive em cada crente em Jesus. Podemos estar certos de que temos o Espírito por que Jesus prometeu envia-lo. Porque Jesus é o Filho de Deus e que a vida eterna vem através dEle( I Jo 5.5), você começará a agir como Cristo ordena( Romanos 8.5; Gal.5.22,23), encontrará respostas em suas orações para mover seus problemas diários(Rom.8.20-27) será capacitado para servir a Deus e fazer a vontade dEle(At. 1.8; Rm 12.6ss) e fará parte do plano divino de  edificação de sua igreja(Ef. 4.12,13).

Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário