quarta-feira, 29 de junho de 2016

CRESCIMENTO E MATURIDADE DO CRISTÃO

Ef. 4.11-15
Introdução: A vida cristã é comparada a uma semente, o maior inimigo da semente semelhança de Deus no homem é Satanás. Ele é o inimigo de toda e qualquer semelhança do reflexo de Deus no mundo. Ele arquitetou a tentação que faz com que o homem se desviasse do seu propósito original. O diabo promove uma estratégia global para manter o homem longo do Evangelho e da Salvação.

I CRESCER É NORMAL
1- Destinado a crescer
·        "Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação" (1 Pedro 2:2).
·         A comida é essencial para o crescimento de todos os seres vivos. Para alimentar o espírito do homem exige-se estudo e meditação da palavra de Deus. Há várias coisas a serem lembradas sobre uma alimentação correta. 
·         Alimentação deve acontecer regularmente.
·        Geralmente, pode-se ficar com "fome" após apenas algumas horas sem comer. E nós? Alimentamo-nos diariamente com as palavras de Deus? 
·        Toda pessoa deveria ter uma alimentação equilibrada. Alimentando-se somente de cereais e de nenhum legume, não haverá bom crescimento do homem.
·        Devemos estudar todas as partes da palavra de Deus.  É bom ficar atento aos aditivos; estes são muitas vezes prejudiciais à saúde.
·        Paulo pregou as puras palavras de Deus sem as alterar (2 Coríntios 4:2). As observações feitas por vários homens nas Escrituras podem vir a ser de grande ajuda.
·        Não devemos nos deixar ser levados pelos ensinamentos do homem e sim pelas palavras de Deus.

 2- Ciclos da vida
·        Crescer é algo natural e normal para todos os seres vivos. Na vida espiritual também é assim. É Deus que nos dá o crescimento espiritual (1a Cor. 3:6-7).
·        Somos comparados a um edifício em construção (Efésios 2:20-22). Só depende de nós fazermos a nossa parte; desejando (1a Ped. 2:1-2) e procurando crescer sempre (João 15:3-7).
·        As características básicas do crescimento espiritual são duas: é Deus quem dá o crescimento espiritual.
·        Porém nós é que temos de buscá-lo. Deus manda que peçamos o crescimento e Ele dará (Luc. 11:9-13; Mat. 7:7-11). Deus quer que cresçamos em tudo aquilo que é de Jesus Cristo.
·        “Para que cresça o lado espiritual é necessário limpar o lado material”. Ore pedindo a libertação de tudo que é contrário à Palavra de Deus (João 8:32 e v. 36).
·        Mantenha para com seus vizinhos, seus familiares e em seu trabalho, a mesma conduta que tem na Igreja; devemos vigiar nossa vida material e tomar a decisão firme de viver conforme os padrões do Evangelho.
·        Exemplos: Abandonar os bailes, boates, carnaval, bebida alcoólica, roda dos escarnecedores, prostituição e ser fiel na vida matrimonial (Sal. 1:1-3; Mal. 2:14-15; Prov. 23:27-33; 1a Cor. 6:18-20). Após abandonar estas coisas, devemos vigiar sempre estas áreas.
·        Manter a vida material limpa, usar linguagem  e irrepreensível, não nos conformar com este mundo e não aceitar a influência da mídia e do meio social em que vivemos, aferindo todo o nosso modo de viver com o que ensina a Bíblia (Rom. 12:1-2; Filip. 4:8; Tiago 4:3-4; Tito 2:8).

3- Desenvolvimento
·        A finalidade do crescimento espiritual é não sermos mais meninos espirituais, levados em roda por todo vento de falsas doutrinas.
·        Vivermos bem ajustados no corpo de Cristo, que é a sua Igreja, servindo a Deus. Estarmos firmes e seguros na força e no poder de Deus.
·        Firmes contra as hostes do mal e suas ciladas.
·        Firmes para resistir no dia mau, empunhando a Palavra da Verdade, o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito Santo que é a Palavra de Deus. Com isto apagaremos todos os dardos inflamados do maligno.
·        Doutrinas, recebermos o alimento espiritual sólido, alcançarmos a maturidade espiritual, estarmos firmes em Cristo fazendo a Sua obra e produzindo frutos para glória de Deus.
·         Assim, venceremos toda a obra do mal, receberemos as riquezas dos Céus e cresceremos no conhecimento de Deus (Heb. 5:12-14; Efésios 4:14-16; 6:10-18).


II CRESCIMENTO ESPIRITUAL
1-Necessidade de Crescimento

·        Crescer espiritualmente é muito importante, mas depende de uma decisão pessoal. Quando o assunto é importante, nós arranjamos tempo para tudo.
·        Deus está sempre pronto a nos dar o crescimento. Façamos, pois, a nossa parte, conforme as letras (A), (B) e (C) a seguir e cresceremos.
(A) ESTUDAR A BÍBLIA TODOS OS DIAS
·        Em Oséias 4:6; 6:3, 6 diz: "o meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento de Deus. Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor. Porque Eu quero misericórdia, e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos".
·         Assim, necessitamos de estudar e meditar na Bíblia todos os dias (Josué 1:8-9), aprendendo de Jesus (Mat. 11: 28-30), aplicando a Palavra à nossa vida e guardando-a no coração (João 6:63; 15:3; Apoc. 1:3). Participar sempre da escola dominical para aprendermos mais de Deus. Reestudar em casa todos estes assuntos.

(B) VIDA DE ORAÇÃO DIÁRIA
Devemos orar várias vezes todos os dias (1a Tes. 5:17), vigiar em oração (Luc. 21:36). Devemos viver todos os dias de nossa vida pré-dispostos a crescer espiritualmente, mantendo comunhão diária com Deus em oração, e orar para que haja crescimento na Igreja (João 14:13-14 e v. 23; 15:11 e v. 16; Atos 1:14; 2:41-42; 4:4).
(C) SERVIR A DEUS DIARIAMENTE
 
·        Servir a Deus todos os dias através de um viver honesto, em retidão e justiça perante Deus e os homens. "Uma vida de verdadeiro testemunho cristão" (Sal. 100: 1-5; Ex. 23:25). Se possível, fazer o culto doméstico diariamente em família (Deut. 6: 6-9). Participar se possível, de todos os cultos da Igreja integrando-se em suas atividades (Atos 2:42-43 e v. 46; João 12:26; 5:17).
·        Servir a Deus todos os dias, testemunhando e ensinando aos outros o que já aprendemos, dizendo-lhes que só em Jesus Cristo há salvação (Atos 5:42; 4:12). Obedecer sempre à vontade de Deus (1oSam. 15:22-23). Vigiar para que o pecado não nos envolva, mas, se envolver, arrependermo-nos logo, abandoná-lo e pedir o perdão e a purificação pelo sangue de Jesus (1a João 1:7).
2-Padrão de Crescimento
·        Sabemos acerca do Cedro do Líbano que ele cresce devagar, mas chega a atingir a altura de até 40 metros. Nos primeiros três anos de vida, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade, enquanto a planta tem somente cerca de cinco centímetros. Somente a partir do quarto ano é que a árvore começa a crescer.
·        O Cristão é como o cedro do Líbano, e, portanto, tem a promessa de crescer. Ainda que o seu crescimento seja lento conforme a experiência do cedro, ele acontecerá e se tornará visível a todos.
·        Suas raízes profundas buscam água nos lençóis freáticos e por isso ele não depende de chuva. Assim deve ser o cristão.
·        Para crescer à semelhança do cedro ele não pode viver na dependência dos fatores externos. Ele precisa aprender a aprofundar as suas raízes a fim de buscar alimento e provisão mesmo em condições desfavoráveis de seca, calor e ausência de chuvas.
·        Há quem diga que deixou de crescer espiritualmente por causa da falta de espiritualidade da sua igreja local.
·        Às vezes nos queixamos da própria família por não nos propiciar as condições favoráveis para o êxito em alguma área da vida.

3-Potencial de Crescimento
·        A palavra "crescer" é usada por diversas pessoas em vários contextos: crescer financeiramente, crescer no relacionamento, crescer na carreira, e assim por diante.
·        Este estudo bíblico trata sobre o crescimento que todo ser humano deve desejar o crescimento espiritual.
·         Você pode ter pensado mil coisas após ler essa frase, mas crescer espiritualmente é ser aperfeiçoado dia-a-dia a fim de alcançar o caráter perfeito de Jesus Cristo, de forma a viver em completa intimidade com Deus.
·        Ore,  e peça a Deus que lhe revele toda a verdade sobre crescimento espiritual durante a leitura, para que você não seja confundido por doutrinas humanas ou malignas. Deus certamente abençoará a sua leitura a fim de que você seja transformado (a) para a glória Dele.

III DESTINADOS À MATURIDADE
1-Razão e Propósito
·        É refletir o caráter de Cristo através da atitude. Caráter é o que você é no escuro. Reconhecimento é o que as pessoas dizem a seu respeito; Caráter é o que Deus diz de você.
·        Deus diz que são as suas atitudes que determinam se você é maduro ou não. Deus quer que você cresça e tenha atitudes como as de Cristo (Ef 4:13, Gl 4:19, Cl 1:28).
·         É Renunciar, tirar tudo o que impede o crescimento – Ler Cl 3:8-17.
·        É dar bom exemplo de um genuíno cristão. O exemplo fala mais alto do que as palavras. A maturidade exige irrepreensibilidade (Ler Tito 2:7-10).

2-Em busca da maturidade
·        É saber reagir positivamente diante das adversidades e correções (Ler Tg 1:2-4).
·        Maturidade é sinônimo de estabilidade emocional. A pessoa madura sabe administrar suas emoções de raiva, de ódio, de ira, de tristeza; ele sabe conviver com tudo isto, sabe sentir, porém, não permite que isto venha dominá-lo. 
·        “Irai-vos, mas não pequeis” (Ef 4:26). “Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos” (Salmos 4:4)“De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais” (2Ts 1:4). “Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?” ( Hb 12:7).
·        É sempre estar apto a crescer e aprender. "Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte da fé em Deus" (Hb 6:1).
·        "Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino" (1Co 13:11).

3-Para a vida de Jesus
·        Se quisermos viver eternamente com Cristo, devemos depender totalmente da graça de Deus.
·        Isso é válido para assassinos ou para cidadãos honestos e trabalhadores.
·        Todos nós temos pecado repetidamente, e qualquer pecado é suficiente para fazer com que precisemos vir a Jesus Cristo para a salvação e a vida eterna.
·        Fora de Cristo, não há nenhuma modo de nosso pecado ser perdoado e removido, para obtermos a salvação.
·        O caminho para ser livre do pecado é confiar em Jesus Cristo, que realmente remove todo o pecado.
·        Devemos permanecer firmes na verdade das Boas Novas, colocando nossa confiança somente em Jesus Cristo para perdoar nossos pecados, tornar-nos justo para com Deus e nos capacitar a viver conforme a sua preciosa vontade.

 Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário