sábado, 15 de outubro de 2016

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO LAR

Pv. 1.7-10
Introdução: É necessário que haja equilíbrio na família para a felicidade no LAR. Neste estudo vamos tratar sobre o equilíbrio na família, um fator que precisa ser muito pensado nos dias atuais. Vamos utilizar a figura de uma balança para ilustrar a necessidade de equilíbrio na família. Lar, Amor, Responsabilidade(LAR)

I PREPARAÇÃO PARA CASAR
1-Cuidados Iniciais
·        O casamento não é um objeto a ser aceito ou uma ideia a ser admirada, é uma instituição social prática designada por Deus para satisfazer certas necessidades humanas criadas. É uma provisão de Deus, dada para abençoar e satisfazer as necessidades de suas criaturas.
·        Mas, se este é verdadeiramente o caso, como podemos explicar a tragédia vivente, respirando, que a maioria dos casamentos tem se tornado em nosso mundo atual.
·         Não será por apontar para a complexidade de nosso ambiente social e econômico.
·        O segredo de nossos fracassos no casamento não se acha em nenhum lugar fora de nossos corações e as escolhas que cada um de nós fez. Isto parece diminuir as perspectivas de melhora? Deveria fazer exatamente o oposto.
·        Há milhões de casais unidos no mundo de hoje que estão cheios de mágoa, raiva e desespero, e que não veem solução para sua miséria além dos tribunais de divórcio.
·        A experiência me ensina que há casamentos entre cristãos que são caracterizados por um sentimento excruciante de desesperada resignação a uma relação que não dá alegria ou bênção.

2-Namoro
·        Namoro Cristão- Período de amizade, conhecimento mútuo, oração e estudo da Palavra de Deus.
·        Os Padrões do namoro cristão são bem diferentes dos padrões que o sistema mundano (mundo) tem.
·        O sistema do mundo, na maioria dos casos, o namoro está alicerçado no prazer físico e egoísta.
·        Na maioria das vezes o sexo é à base do relacionamento, e, talvez depois, acontece o casamento.
·        O namoro cristão precisa ser diferente, Deus coloca limites para a nossa vida em tudo, porque em nós há um desejo depravado para pecar, vindo assim a nossa destruição.
·        O namoro cristão precisa ser uma amizade que cresce em oração e estudo da Palavra de Deus; o casal tem oportunidade de conhecer e aplicar o conhecimento da Palavra de Deus ao seu relacionamento.
·        O objetivo do namoro cristão deve ser o conhecimento mútuo e o prazer da amizade.
·        Não namore por lazer, namoro não é passa tempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz – casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.

3-Noivado
·        Noivado cristão – É o período de planejamento e preparação para o casamento compra de móveis, arrumação da casa, etc. tudo deve ser feito com muita oração e direção na Palavra de Deus.
·        O noivado é um evento muito especial! O casal decide se unir em casamento, para passar o resto da vida juntos.
·         Essa é uma grande decisão, que vai mudar a vida dos dois.
·        O noivado é um compromisso mais sério que o namoro, mas ainda não é casamento.
·         O noivado é o tempo de preparação para o casamento, organizando as coisas para começar uma nova vida juntos.
·         É um passo importante no relacionamento.

II CASAMENTO
1-Responsabilidade
·        Casamento Cristão – Envolvimento espiritual, mental e físico.
·        O Senhor deixou claro que só através do casamento o homem e a mulher seriam os dois uma só carne, ou seja, teriam relacionamento físico.
·        Diz-se com frequência que um bom casamento é uma "amostra do céu".
·         O companheirismo de que um homem e uma mulher podem gozar em relação ao casamento é uma bênção imensa dada por nosso Criador (Gênesis 2:18-24).
·        Certamente, Deus destinou o casamento a ser benéfico e satisfatório para ambos, o esposo e a esposa.
·         Infelizmente, muitos casais não descreveriam seus casamentos como "celestiais".  
·        Bem-aventurado o casal que continua a demonstrar carinho e consideração um pelo outro depois que a novidade dos primeiros anos passou.
·        Bem-aventurado o casal que é educado e cortês um com o outro como eles são com seus amigos.
·        Bem-aventurados são aqueles que têm senso de humor, pois este atributo, é um grande “amortecedor de choques”.
·        Bem-aventurados são aqueles que amam seus companheiros mais do que qualquer outra pessoa no mundo e que cumprem com alegria seus votos de casamento com uma vida inteira de fidelidade e respeito mútuos.

2- Ajustes
·        O maior manual de casamento que jamais existiu é a Bíblia, não porque ela trate exclusivamente desse assunto, mas porque ela fala às necessidades dos homens pecadores e às perversas atitudes que têm destruído nossa relação com Deus e poluído nossas relações com outros, incluindo, mais tragicamente, nossos próprios parceiros no casamento.
·        Se quisermos aproximarmo-nos de nossos esposos e esposas, então aproximemo-nos de Deus.
·        Honestidade-Todos os bons casamentos exigem honestidade e discrição de ambos.
·         Tanto esposos como esposa deverão empenhar-se em sempre falar a verdade um ao outro (Efésios 4:25; Colossenses 3:9).
·        Bons casamentos dependem da confiança e uma mentira descoberta destrói essa confiança.
·        A esposa que descobre que seu esposo mentiu para ela em um assunto imaginará que ele no futuro estará mentindo também sobre outros assuntos. . . Mesmo que ele esteja falando a verdade.
·         A esposa que esconde informação de seu esposo está também praticando o engano, uma forma de desonestidade. A suspeita que resulta quando o engano é descoberto ameaça a bela intimidade possível num casamento.
·        Maturidade - A maturidade equilibrada está prosperando no homem Exterior e Interior (III João 2).
·        A Bíblia diz claramente: "A balança enganosa é abominação ao Senhor" (Provérbios 11:1). Assim, uma pessoa verdadeiramente equilibrada e madura está avançando em quatro fases de sua vida - físico, prático, relacional e espiritual. 
·        Talvez você não tenha problemas com o físico e mental. E quanto ao seu relacionamento com Deus e o próximo?
·        Você pode dizer honestamente que você ama a Deus e ao próximo? Você tem certeza de que você é verdadeiramente filho de Deus? Talvez você precise se acertar com Deus... hoje... exatamente onde você está agora!

3-Unidade
·       Vejamos algumas definições para “unidade”: Ser junto, se tornar um, ter o mesmo pensamento. Ser um só, compartilhar das mesmas ideias.
·        É necessário que estes caminhem juntos em um só propósito, firmes sobre um só fundamento.
·        O princípio da unidade no casamento é ensinado nas escrituras como um posicionamento ativo que significa aderir, grudar, ser ajuntado.
·        Isso significa que apesar de haver características distintas em cada um dos elementos que se une, o efeito se torna maior que os seus efeitos individuais.
·         Para que se realize essa unidade, é necessário que haja disposição de ambos de se completarem e decidirem viver uma vida a dois.
·         O individualismo é o pior inimigo da unidade, e pela lógica destruidora do casamento, pois é egoísta e solitário e procura resolver tudo sozinho.

III DESENVOLVIMENTO DO LAR
1-Equilíbrio do Casal
·        Casamento é mais do que um relacionamento entre duas pessoas. É uma instituição.
·         Isto quer dizer que é governado por expectativas legais, morais e comunitárias.
·         Podemos afirmar que não importa o que o casamento signifique para determinado homem e mulher: o casamento tem significado definido para a coletividade.
·         Como instituição, casamento tem certos sistemas de economia, governo, educação e outras coisas mais que vão além de um relacionamento íntimo simplesmente.
·        É preciso haver um amor mútuo entre o casal, se isso não acontecer, haverá momentos de ventos, trovoadas e relâmpagos, no final haverá grandes enchentes e destruição.
·        Tem que haver uma unidade de proposito, isto ambos devem caminhar juntos, decidir as coisas juntos, principalmente no que diz a educação dos filhos.
·        Também é preciso haver uma comunhão de espírito, ambos devem buscar a Deus em comunhão, união e proposito, pelo fato que Deus é e dever ser sempre o Senhor Maior da família.
·        Quando marido e mulher cuida, um do interesse do outro, se estabelece uma relação de “consorte” que na tradução mais simples é “companheiros da mesma sorte” ou interesse em comum.

2-Solidariedade
·        Aquele que se autodenomina cristão, mas é insensível diante da necessidade dos outros, demonstra em suas atitudes que não tem em si mesmo a vida eterna.
·        Ser solidário consiste, não em receber, mas em dar, independente de raça, credo e do sentimento de compaixão.
·        O amor se sobrepõe a todas essas distinções e arrisca a própria vida de maneira a proporcionar socorro. 
·        Seguindo as recomendações de Tiago (3.5) devemos considerar o outro superior a nós, no casal não é diferente, ninguém é maior do que o outro, ambos são iguais (servos) com posição distinta.

­3- Concordância
·        Deve haver concordância mútua entre o casal no que diz respeitos as decisões do lar e filhos.
·        A administração das finanças também deve ser administras em conjunto e com bom senso.
·        Os gastos dever ser partilhados ou concordados com consenso mútuo.
·        As atividades conflitantes dentro do lar devem ser tratadas com sabedoria e respeito entre o casal.
·        A vida a dois dever ser uma administração consensual e cooperativa.
·        A concordância é a maneira de duas pessoas andarem juntas em um objetivo comum.
·        Educação dos filhos segue a mesma regra, pai e mãe devem sentar juntos e decidirem como será a educação dos filhos, na escola e igreja.



Pr Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário