sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

A FAMÍLIA NA OBRA MISSIONÁRIA

A FAMÍLIA NA OBRA MISSIONÁRIA
At. 5.38-42
Introdução: Realmente a ausência do culto domestico é uma lacuna que precisa ser preenchida a despeito de qualquer desculpa. O culto domestico é na verdade um treinamento em conjunto (familiar), é onde as mãos se entrelaçam, os corações se aproximam, as vozes se unem, e o clamor sob em conjunto ao trona da graça.


I FAMÍLIA, UMA AGÊNCIA MISSIONÁRIA.
1-Cumprindo o propósito
·       A família é um órgão institucional de Deus para manter o seu povo unido.
·       É na reunião do culto domestico que a família interage entre si, nos cânticos, oração e ministração da Palavra de Deus.
·       Quando há uma oração em conjunto, meditação da Palavra de Deus e ensino da Palavra, a família é fortalecida e a relação interpessoal fica mais acessível.
·       Quando estamos juntos, quer na igreja nos cultos regulares ou em família na pratica da oração, meditação da Palavra e ensino da Sã Doutrina, a família tanto como a igreja fica mais fortalecida contra as doutrinas heréticas.

2-Cumprindo o chamado
·       Quando é que nós cumprimos o chamado do Mestre?
·       É quando nós nos dispomos a efetuar as suas ordens, no quesito do seu “IDE” que é pregar o seu Evangelho a toda criatura, tanto de dentro, como de fora da família, e da igreja.
·       Sabemos que a salvação é individual, porém requer que de alguma forma, sejam exposta os meios de salvação, pela Pregação da Palavra, testemunho, oração e vida no altar.
·       Podemos cumprir o IDE do Mestre, de 3 maneiras: Evangelizando, orando ou contribuindo para a obra missionária.  
·       Devemos começar pela nossa Jerusalém (nossa casa), Samaria (nossos vizinhos) e até os confins da terra (nosso bairro e arredores).

3-Cumprindo a missão
·       Qual é a nossa missão?
·       A fundamental é servir a Deus de todo nosso coração, e ao próximo que é a imagem de Deus.
·       Pregar a Palavra de Deus aos de perto (falando e testemunhando) e aos de longe (através dos meios de comunicação).
·       Também podemos pregar em silencio através de nosso testemunho e vida comprometida com a Palavra de Deus.
·       Devemos ser o exemplo dos Fiéis (a Deus).
·       Vivemos tempos trabalhosos, onde o amor de muitos esfriará, mas, não devemos desanimar, pois maior é o que está conosco, do que o que está no mundo.

II FAMÍLIA, UM CAMPO MISSIONÁRIO.
1-Culto Domestico
·       Uma prioridade - Os grandes pregadores do passado e alguns do presente foram forjados nos culto domestico.
·       Grandes cantoras (os) foram treinadas em culto domestico, o culto domestico é o Bê-á-bá da Escola Dominical.
·       Um fator de Segurança - Desde o Antigo Testamento, Deus já tinha deixado a ordenança para ensinar a criança no caminho que devia andar, para que  quando estivesse adulto não deveria se desviar dele.
·       O culto domestico deve ser o café espiritual de toda família cristã, devemos começar com Deus é terminar com Deus (as orações da noite).
·       Uma escola diária e permanente – Os três princípios do culto domestico: Manter o coração cheio da Palavra de Deus, como disse o Salmista Guardei no coração a tua Palavra para não pecar contra Ti. Ensina-nos a andar no caminho da justiça e por último prolonga os nossos dias e nos ajuda a alcançar a plena vitória.

2- Comunhão
·       O culto domestico é um grande treinamento para exercermos a comunhão, tanto em família com na igreja.
·       Hoje na igreja nos ressentimos muito da falta de comunhão, porque não é exercitado nos lares, na pratica do culto domestico, e o que praticamos em casa,  praticamos fora de casa, um dos ditados dos antigos: O costume de casa vai à praça.
·        O que realmente é comunhão? A palavra comunhão na língua portuguesa significa a participação comum em crenças e ideias. No NT a palavra usada pelos escritores sacros para comunhão é koinonia, e significa literalmente compartilhar aquilo que temos em comum e, neste contexto, a palavra é usada no sentido de compartilhar com o propósito de edificar ou melhorar uns aos outros.
·        Amor. Querer bem ao próximo, tratando-o com carinho. O amor é um atributo divino, oferecido e compartilhado ao homem, para  relacionar-se qualitativamente com outras pessoas, tendo oportunidade de demonstrar afetuosidade e apreço.


3-Alcançar os “desigrejados”
·        É um termo novo para designar as pessoas “afastadas da comunhão dos salvos”, que muitas vezes foram de certa forma “expulsa” da comunhão, por mágoas, ressentimentos, corações feridos, por palavras mal colocadas ou julgamento injusto etc...
·        Quando a igreja é uma família de salvos, cada membros faz muita falta, não pelo que possui, mas pelo  que é,  como membro do corpo de Cristo.
·        Se um membro de uma família tradicional está doente ou se ausenta por alguma razão, os membros da família ficam preocupados pela situação vigente, se for caso de doença vai procurar meio de curar o enfermo, se for caso de ausência, vão procurar um meio de se comunicar com esse membro ausente.
·        Porque que na família espiritual isso não acontece? Se um membro se ausenta, ninguém sente a falta, não procura saber o motivo da ausência, ou se está doente ninguém vai visitar ou orar pela sua  cura(do irmão (ã)).
·        A igreja é o corpo místico de Cristo: Ele é a Cabeça, o ministério local o “pescoço”, os membros superior (são os que têm cargo na igreja), os membros inferiores (são os membros sem cargos-formam a membresia), e qual é o sangue que corre nesse corpo? É o AMOR, uma igreja onde não há Amor, está doente, anêmica espiritualmente, e anemia mata se não for curada. 1 Co 13.1- Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
·        Se Deus é amor, porque vamos promover o desamor?


III A FAMÍLIA MISSIONÁRIA
1-Família cooperadora
·        A família é um projeto de Deus para evangelizar o mundo, e para isso ele conta com seus servos e servas, têm na Bíblia a história de Cornélio que se preocupou com sua família, e aproveitou a presença do apostolo Pedro para apresentar a sua família ao apostolo.
·        A família deve cooperar na obra de Deus, e todos os membros devem saber quais são as suas obrigações na família e na igreja.
·        Não é prudente uma família que não tem comunhão entre si, ter os seus membros na obra do Senhor, pois se não há comunhão entre si no lar como haverá comunhão no seio da igreja.
·        Precisamos integrar a família no contexto igreja para termos a igreja em nossa casa, precisamos integrar a igreja no contexto família, para termos a família na igreja.
·        Se uma família não é unida, como poderá a família sair para a obra missionária em outro país ou local se não há um consenso família.
·        Portanto na igreja de um modo geral reflete o convívio família, o que somos em casa somos no seio da igreja, isso explica certas situações com relação às crianças, jovens e adolescentes, e até mesmo entre adultos no andamento do culto.

2- a família acolhedora
·        A família precisa ser acolhedora, pois haverá momento em que será preciso acolher um irmão ou irmão em casa em momento de festa, ou em visita de obreiro e sua família.
·        Jesus quando esteve entre nós ele se hospedou em casa de famílias do seu circulo amizade, temos a história de Marta e Maria.
·        Quando uma família de crente viaja para algum lugar, sempre haverá um crente morando nesse lugar, e, é bom ter alguém para acolhê-los.
·        Tem uma história da Bíblia de um caso assim, este registrado em Jz. 19 15-20. Temos muitas citações na Bíblia sobre acolhimento.
·        A casa dos servos é uma extensão da igreja, onde deve haver muito amor, comunhão e partir do pão.
·        Em cada reunião familiar Deus dispõe uma guarnição de anjos para proteção dos santos ali reunidos em seu nome.

3-Família abençoada
·        A família que obedece a Palavra e vive os seus ensinamentos, esta família será abençoada por cumprir a vontade do Pai Eterno.
·         Abrahão teve sua família abençoada porque ele era obediente a Palavra de Deus, viveu seus dias sempre procurando obedecer a Deus em todas as suas obras.
·        Obede também foi abençoado, não exclusivamente por abrigar a Arca em sua casa, mas pelo temor de Deus que havia em sua vida.
·        Vivemos momentos de buscas frenéticas por bens materiais, e outras coisas, e negligenciamos os contextos espirituais, as orientações da Palavra de Deus, o amor ao próximo, à comunhão e o partir do pão.
·        A vida espiritual não é complexa, ela deve ser simples e eficiente, as complexidades são acrescentadas pelas pessoas que criam um jugo muito pesado que elas mesmas não conseguem transportar, e transfere para outros as suas cargas, foi por isso que  os fariseus foram contestados por Jesus, a Palavra Viva.

 Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário