sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

O FIM VEM

Mt. 24.3-8
“Introdução: O Espírito Santo nos diz claramente que nos últimos tempos alguns na igreja se desviarão de Cristo e se tornarão seguidores de mestre com ideias de inspiração diabólica” ITm. 4.1. Alguns falsos ensinadores têm introduzido no meio do povo de Deus ensinos deturpantes sobre as coisas que ainda hão de acontecer.

I O TESTEMUNHO BÍBLICO
1-Testemunho de Jesus (Mt. 24.4).
·        Os discípulos perguntaram a Jesus qual seria o sinal de sua vinda e do final desta era.
·        A primeira resposta de Jesus foi “Acautelai-vos, que ninguém vos engane”, o fato é que todas as vezes que buscamos sinais, tornamo-nos facilmente suscetíveis a engodos.
·        Existem muitos falsos profetas (Mt. 24.11-24) com seus falsos sinais de poder e autoridade.
·        A única maneira segura de não ser enganado e manter o foco em Cristo e em suas Palavras.
·        Não busque sinais especiais, e não perca tempo olhando para outras pessoas, olhe somente para Cristo.
·        Em Rm 1.21-25, Paulo retratou claramente a inevitável decadência em direção ao pecado.
·        Primeiro, as pessoas rejeitam a Deus; em seguida, elaboram seus conceitos de como ele deve ser, depois, cedem a toda espécie de iniquidade, ganancia, pódio, inveja, crimes, lutas, engano, malicia e mexerico, finalmente, chegam a odiar a Deus e a encorajar os outros a fazerem o mesmo.
·        Quando essas pessoas o rejeitam, Deus permite que elas vivessem como desejam.
·        Permite que experimentem as consequências naturais dos pecados que praticam ninguém poderá libertar-se por suas próprias forças.

2- Testemunho dos Profetas (2 Pe. 1.19-21).
·        Cristo é a “luz que alumia”. E quando voltar brilhará em sua glória plena.
·        Até este dia chegar, temos as Escrituras e o Espírito Santo para nos iluminar e nos guiar à verdade (Lc 1.78).
·        A frase “os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” significa que as Escrituras não resultam do trabalho criativo de invenção ou interpretação própria dos profetas.
·        Deus inspirou os escritores, então sua mensagem e autêntica e confiável.
·        Deus usou os talentos, a educação e a formação cultural de cada escritor.
·        Ele cooperou com os escritores de forma a assegurar que sua mensagem fosse fielmente comunicada através das próprias palavras que escreveram.

3-Testemunho dos Apóstolos
·        Sim, haveria de chegar um tempo em que alguns não suportariam as sãs palavras. De modo que, no mesmo sentimento de Pedro, escreveu Paulo: “E, sem controvérsia, grande é o Mistério da Piedade”.
·        Deus se manifestou na carne, foi justificado em [o] Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória. 
·        “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da Fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizado a sua própria consciência.” – 1 Timóteo 3:16 – 4:1-2.
·        Os falsos mestres eram e ainda são uma ameaça para a igreja, Jesus e os apóstolos fizeram repetidas advertências contra eles.
·        O perigo que Timóteo enfrentou em Éfeso parece ter vindo de certas pessoas na igreja que seguiam alguns filósofos gregos defensores da ideia de que o corpo era mau e somente a alma tinha importância.

II SINAIS PROFÉTICOS
1-Mundo social
·        Fico pensando na realidade da Igreja do século 21. Que influências causaram no mundo hoje. Será que somos como cidade edificada sobre um monte? Será que temos sido como a candeia no velador?
·        Na sociedade - podemos ver hoje de forma clara, em nossa sociedade, mediante as palavras do evangelista Mateus 24.38,39 que a vinda do Filho do homem aconteceria de modo semelhante aos dias de Noé, em que se casavam e dava-se em casamento, comiam e bebiam, até que veio o dilúvio e levou a todos.
·        Como podemos ainda falar de missões hoje e não estarmos dispostos a mudar esse quadro.
·        Uma Igreja para ser missionária precisa cumprir com no mínimo alguns requisitos que o próprio NT nos aponta, se não for assim não teremos a menor credibilidade diante da sociedade e da proclamação do evangelho.
·        A Igreja como sal da terra e luz do mundo deve fazer a diferença nos vários setores da sociedade, principalmente no socorro aos menos favorecidos.
·        A injustiça social, verdadeira afronta contra a imagem e semelhança de Deus, tem solapado nosso país e a Igreja muitas vezes tem se afastado como se nada tivesse com isso.
·        É mais que isso. Ela é uma instituição divina. Por isso mesmo, tem o dever ético e moral de ser mais justa do que qualquer governo ou partido político pretenda ser.
·        A Igreja “não prega” uma forma de governo, mas cria uma consciência democrática, à luz dos conceitos de liberdade, de dignidade humana, de respeito ao próximo e, sobretudo, de amor a Deus e à humanidade”.

2-Mundo Político
·        Muitos cristãos imaginam que não podem e nem devem buscar uma consciência política; que todo e qualquer pensamento político é ruim e significa ausência de espiritualidade; que pelo fato de serem cristãos deve buscar apenas o sobrenatural, deixando as coisas naturais para os nãos cristãos.
·        Mas devemos refletir sobre a nossa posição aqui na terra: ainda não fomos glorificados, não fomos morar no céu.
·        Ainda estamos na terra e precisamos ter a consciência das coisas que acontecem aqui.
·        Não devemos pensar que o posicionamento do cristão diante da política deve ser desinteressado ou displicente.
·        O cristão deve, pelo contrário, estar atento a todas as questões políticas do seu país e mais do que isso: a ordem de Pedro para os cristãos é: “Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor”.
·        Pedro não está dizendo que os cristãos devem se colocar acima delas como se fossem melhores ou como se soubessem mais do que elas, nem se rebelar contra as autoridades quando sentirem que elas estão tomando atitudes erradas ou difamar e criticar as instituições humanas por causa dos seus erros.

3-Mundo Religioso
·        Infelizmente o moralismo hoje tem sido a principal característica de algumas igrejas, talvez a maioria.
·        Preocupar-nos com as questões morais da sociedade é extremamente importante, porém chegar ao ponto de ser preconceituoso e intolerante é antibíblico. 
·        O pior é que a igreja evangélica só leva em conta alguns pontos da moral e ética.
·        Ser homossexual não pode. Burlar o imposto de renda não é tão grave assim.
·        Engravidar antes do casamento não pode. Falar mal dos outros pelas costas é algo corriqueiro.
·        Se embriagar não pode, mas deixar de ajudar alguém passando fome na rua não tem problema.
·        Que tipo de moralismo hipócrita é esse? Existe uma tendência de aparência de espiritualidade, porém na pratica a situação é outra.
·        Quando o assunto é assistência social, parece que não faz parte do credo religioso, o que vale é ter a aparência de “religioso”, tem uma postura que não confere com a pratica, e está divorciada do ensino de Jesus.

III O FIM VEM
1- Estamos avisados
·        A ideia do fim do mundo sempre exerceu certo fascínio sobre aqueles que sonham com uma realidade alternativa.
·        Para muitos a esperança de levar uma vida pacífica numa sociedade ética e livre da dor, num convívio face a face com Deus, é mais que utopia.
·        As Escrituras Sagradas de há muito tempo vem advertindo do fim dos tempos, porém muitos estão como a geração de Noé, que tudo não passa de fanatismo religiosa, até o dia em que caiu o diluvio e ceifou a todos os que estavam de fora da arca.
·        Os Fatos em si já evidenciam que cada dia mais está próximo a vinda de Jesus, mas, mesmo assim parte da humanidade continua com a mente cauterizada, vivendo o seu “materialismo” sem se importar com as advertências Bíblicas.
·        Vivendo o tempo do fim, no Evangelho de S. Mt 24 Jesus falando dos fins dos tempos, chegou a dizer no v. 7 "haverá terremotos em vários lugares".
·         O Evangelho de Lucas 21.25 afirma: "haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas, nas nações haverá angustias, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas".
·        Em Ilhéus, (o nome vem de ilhas) existem diversos pontos que foram abandonados por estarem sendo inundados pelo bravo mar.
·        O apóstolo Paulo quando envia à sua segunda missiva a 2 Timóteo 3.1, diz: "Sabe, porém isto, que nos últimos dias, no tempo do fim, sobrevirão dias penosos nos quais homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães mais amantes do deleite do que amigos de Deus.”.

2-Passos Preparatório
·        Estamos nos estortores do fim do fim dos tempos, tudo indica que Jesus já está voltando, e os seus servos precisam estar preparado para esse augusto dia.
·        Muitas ainda estão pensando em construir patrimônio para o futuro que não será aqui, pelo menos, não antes das Bodas do Cordeio.
·        Precisamos ensinar as pessoas não crentes a se prepararem para aceitar Jesus antes que seja tarde demais, como aconteceu com a geração de Noé.
·        O que será preciso fazer: Aceitar a Jesus, crendo nele como Salvador; Procurar se batizar e der testemunho público de que é nova criatura, testemunhando do amor do Senhor.
·        Permanecer em Cristo apesar das circunstancias adversas, mantendo a fé, estudar a Palavra de Deus para saber mais a seu respeito e para servi-lo.
·        Viver uma vida de oração e dedicação à obra de Deus.
·        Permanecer fiel aos ensinos do Mestre, e andar como verdadeiro filho de Deus.

3-O Dia do Senhor
·        Não será um dia comum, um dia terrestre de 24 horas. O Dia do Senhor, de que muito fala a Bíblia, será o  período em que Deus banirá da Terra toda a iniquidade. 
·         Começará   após o arrebatamento da Igreja e terminará por ocasião do regresso visível de Jesus para julgar as nações, erradicar o mal da face da Terra, destruir o Anticristo e seus exércitos e implantar Seu  reino milenar.  .
·        Esse grande e terrível Dia do Senhor diz  respeito aos tempos do fim, à Grande Tribulação, ao Juízo Final, ao julgamento dos ímpios. 
·         O arrebatamento da Igreja é  chamado de "Dia de Cristo" pelo apóstolo Paulo (Fp 1.6,10).  .
·        A retirada do povo de Deus da terra faz parte do Plano Divino para a restauração de todas as coisas.
·        Os nãos arrebatados -  os ímpios, os transgressores da lei, os que não quiseram dar ouvidos ao Evangelho; os que se rebelaram contra Deus; os que não aceitaram Jesus como Senhor e Salvador - estes ficarão na terra e experimentarão tempos de muita aflição.
·        A Terra ficará sob o domínio do Anticristo, estamos caminhando aceleradamente para essa época, as crises sociais,econômica,política e também no setor espiritual, isto, é, as mudanças de dogmas, e liturgia na igrejas evangélicas tradicionais.A própria Bíblia em suas paginas, principalmente no Livro de Daniel e Apocalipse, tem muitas narrativas visando esse período.Portanto Leia a Bíblia e se intere-se nos seus relatos.
Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário