terça-feira, 17 de janeiro de 2017

A VINDA DE JESUS

1 Co. 15.51-54
Introdução: A Bíblia ensina que Jesus voltará. Esta volta deveria interessar a todas as pessoas. Quando Jesus voltará? E como? E o que acontecerá, quando Cristo voltar? Estas perguntas têm respostas simples na Bíblia, mas tornaram-se complicadas e confusas por causa do acréscimo de especulações e doutrinas humanas. Examinemos o  que a Bíblia claramente ensina e depois mostrará as falhas das teorias humanas mais ensinadas.

I ETAPAS DISTINTAS
1-Primeira
·        A volta de Jesus dar-se-á em duas fases distintas: na primeira Ele virá secretamente buscar os seus, arrebatar a Sua Igreja; por isso essa fase é chamada de ARREBATAMENTO.
·         Na segunda fase, sete anos depois, Ele virá em glória com a sua Igreja, com os seus, e se revelará pessoalmente.
·        Todos o verão. Por isso essa fase é conhecida como REVELAÇÃO.
·        Arrebatar significa tirar com violência ou força; raptar; arrancar; tirar rapidamente. Portanto, a Igreja será retirada da Terra por meio sobrenatural.
·         Será um milagre de proporções gigantescas porque alcançará todo o planeta. O arrebatamento só será plenamente compreendido quando acontecer.
·        É ainda mistério porque não nos foi revelado nos mínimos detalhes (1 Co 15.51).
·        “virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais-vos também” (Jo. 14.3).
·        “Venho sem demora. Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Ap. 3.11).
·        “Eis que cedo venho” (Ap. 22.12)
·         “E Ele enviará aos seus anjos, com rijo clamor de trombetas, os quais ajuntarão os seus escolhidos (Mt. 24.31; 1 Ts4. 13-18)”.

2- Segunda
·        A segunda vinda de Jesus dar-se-á sete anos após o arrebatamento da igreja, que é a noiva do cordeiro.
·        Enquanto a igreja está no céu, participando das Bodas do Cordeiro, o caos está acontecendo na terra com a Grande Tribulação.
·        O anticristo se manifestará no mundo com muita popularidade e fará um acordo de paz com Israel.(Dn 9.27).
·        Depois de três anos é meio romperá o acordo e se se inicia a Grande Tribulação.
·        Os capítulos 6 a 9 de Apocalipse refere-se à 1ª fase da tribulação e do 10 ao 18 à 2ª fase.
·        O objetivo da tribulação é salvar, derramar juízo sobre os desobedientes, preparar Israel para reconhecer o Messias e destruir o império do Anticristo. Leia mais: Mt 24. 1-44; Zc 13, 8,9; Lc 19.11-27.
·        A volta de Cristo será um evento grandioso e visto internacionalmente por aqueles que estiverem vivos no final da grande tribulação.
·        O anticristo será derrotado definitivamente na batalha do Armagedom ou Megido pelos exércitos celestiais de Cristo em sua segunda vinda (Zacarias 14:1-21).
·        O destino final do anticristo e do falso profeta será o lago de fogo (Apocalipse 19:11-21).

3-Certos da Sua Vinda
·        A esperança de todos os que obedecem a Deus, que acreditam sem reservas na Sua existência e no Seu poder, está na vinda do Senhor Jesus, porque mesmo que já estivermos mortos no dia do Senhor, seremos ressuscitados (I Tess. 4:16), e se ainda estivermos vivos, o Senhor transformará e nos levará com Ele (I Tess. 4:17).
  • Nos últimos cinquenta anos, milhares de falsos líderes apresentaram-se como salvadores ("Cristos") do mundo, e o pior de tudo é que os tais conseguem arrastar consigo multidões de "crentes ingênuos" (sem conhecimento da Palavra de Deus).
  • A APOSTASIA (negação da fé autêntica em Jesus) tem se alastrado no meio da Igreja, surgindo daí as seitas heréticas e satânicas, arrastando milhares para o abismo.
  • Por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Falsos cristãos vivendo em iniquidade, servindo de motivo de escândalo para a Igreja e esfriamento espiritual.
  • Também uma das características dos últimos tempos - SINAIS - é o aparecimento de escarnecedores zombando da vinda de Jesus. Isto, sem se falar das pessoas rebeldes e irreverentes que zombam de tudo que é sagrado.
  • Este é um dos maiores SINAIS: a sobrevivência do povo judeu através dos milênios, sem a menor dúvida, é um milagre.
  • Após 25 séculos de dispersão, Israel voltou a ter reconhecida sua identidade nacional e hoje habita em sua própria terra.
  • O retorno dos filhos de Israel foi profetizado mil anos antes da dispersão, por Moisés, e depois por outros profetas.
  • “Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações, porque já a venda do Senhor está próxima” (Tg. 5.8).
  • “E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder” (2 Ts 1.7).
  • “E agora filhinhos, permanecei nele, para que, quando Ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda (1 Jo. 2.28). 

II VIRA BUSCAR A SUA IGREJA
1-A igreja de Cristo
·        Igreja - Vemos esta palavra por toda a parte. Algumas pessoas usam “igreja” para descrever um belo edifício no centro de uma praça proeminente.
·        Outros a usam para descrever uma organização religiosa mundial, completa com regiões, distritos e dioceses.
·        As definições confusas de igreja, em nosso tempo, muitas vezes vedam o significado original desta palavra quando aplicada, no Novo Testamento, ao povo de Deus.
·        Examinemos o significado da palavra “igreja”. 
·        É um edifício construído com pedra vivas. “Também vós mesmos, como pedras vivas que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo (1 Pe. 2.5)”.
·        “A Palavra grega traduzida como “Igreja” significa literalmente, Chamada para fora” e assim refere-se a um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado no mundo e servirem ao Senhor.
·        A igreja não é nenhum tipo de instituição ou objeto impessoal.
·        É um corpo constituído de componentes vivos, como um organismo vivo, a igreja pode sentir medo (At. 5.11), pode orar (At.12.5), e pode falar (Mt. 18.17).
·        Pessoas que são chamadas para saírem do pecado não continuam participando do mal no mundo, porque elas estão santificadas ou separadas do pecado (Jo. 17.14-23; Col. 1.13; 1 Pe. 2.9; 1 Jo. 4.5-6).
·        Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo da “Igreja de Deus, a qual Ele comprou com seu próprio sangue (At. 20.28)”.
·        Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição, ele morreu para comprar almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado, mas, que agora tem salvação e esperança de vida eterna (Rm. 5.8; 1 Co. 6.19-20).
2- Comunidades do amor
·        Se não voltarmos urgentemente ao primeiro amor, jamais viveremos o refrigério de um grande e poderoso avivamento.
·        Uma igreja de ministros excelentes. Além de Paulo, a igreja em Éfeso foi pastoreada, também, por Timóteo e Tíquico (um dos Setenta Discípulos, companheiro de Paulo em sua terceira viagem missionária).
·        A função do Pastor é de instruir o povo na Palavra de Deus (I Tm 3; II Tm 2.15; Tt 1.6-9).
·        Essa igreja teve o privilegio de possuir obreiros do calibre de Paulo e Apolo, contou com cristãos ilustres como Priscila e Áquila (At 18.27).
·         Seus primeiros anos foram caracterizados por milagres e um grande crescimento (At 19.11-20); ainda contou com Timóteo, Tíquico e João, o discípulo amado.
·        Os obreiros que por lá passaram eram de comprovada excelência. Que exemplo de excelência doutrinaria! O pastor não deve falar ou ensinar suas próprias filosofias, mas sim ser fiel ao ensinamento da Palavra de Deus.
·         Inferimos dessa liderança eclesiástica de Éfeso, o que esse mensageiro (pastor ou líder local) tem uma responsabilidade muito séria diante de Deus. 
·        Um grave problema. A queixa do Senhor contra essa igreja foi o abandono do primeiro amor. A vitalidade espiritual que surge do amor pelo Senhor que eles possuíam, degenerou para uma rotina ortodoxa.
·        Eram poderosos nas Escrituras, mas atrofiados na prática do amor. Cristo exige de cada igreja devoção total e rejeita aqueles membros indiferentes e desanimados.

3- Somos a Igreja
·        Sabemos que o Senhor edificou a sua igreja, aqui na terra, e trabalha para conservá-la e expandi-la.
·        Isso nos leva a uma reflexão: Qual é a razão de Cristo ter edificado a igreja e trabalhado por ela? O que significa ser a igreja de Cristo? O que há de tão especial nessa noiva?
·        Para que os planos e estratégias da Igreja sejam bem-sucedidos, cada crente precisa entender que não foi chamado para viver dentro das quatro paredes do templo.
·        Ele precisa ser o sal da terra e a luz do mundo, pregar contra o pecado e ter uma vida frutífera.
·        Assim como a figueira, o cristão infrutífero na vida espiritual corre o risco de ser cortado. 

III VIRÁ PARA ISRAEL
1-Propósito
·        A Igreja do Senhor se encontra nos nossos dias envolvida com paganismo na mesma proporção que se encontrava Israel no período do profeta Jeremias, Isaías, Ezequiel, entre outros.
·        Portanto, devemos estar atentos para voltar aos princípios bíblicos estabelecidos na Palavra do Senhor.
·        Caso contrário, nossa situação se tornará crítica espiritualmente, o profeta Malaquias nos diz: “Ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos aos pais, para que Eu não venha e fira a terra com maldição (Ml 4.6)”.  
·        Os pais que a palavra nos ensina são os patriarcas e os profetas, oremos ao Senhor para que a Igreja entenda os ensinamentos do Senhor e os ponha em prática.

2- Restauração de Israel (Ez 36.1; 37.28) ·.
·        É Deus quem vivifica! Israel se encontrava nas profundezas da morte, mas Deus prometeu uma restauração que pode ser comparada a uma ressurreição.
·        O Livro de Ezequiel se torna em uma palavra de esperança e confiança de um futuro bem melhor para o povo de Israel. A abençoada comunhão com Deus descrita aqui poderá ser realizada somente por meio do verdadeiro Rei dos reis, o descendente de Davi, Jesus Cristo.
·        Nos últimos 13 capítulos do livro, a mensagem de Ezequiel se torna positiva.
·        Ele fala sobre a restauração de Israel e sobre a beleza da comunhão do povo fiel com Deus.
·         A mensagem ofereceu esperança aos exilados, e também contribuiu à expectativa nacional da vinda do Messias.

3- Salvação de Israel
·        A oportunidade de salvação está perante a nação de Israel, se ela largar sua incredulidade (11.23). Semelhantemente, os crentes gentios que agora são parte da igreja de Deus são advertidos de que também correm o mesmo risco de serem cortados da salvação (11.13-22).
·        Eles devem sempre perseverar na fé com temor. A advertência aos crentes gentios em 11.20-23, pelo fato da falha de Israel, é tão válida hoje quanto o foi no dia em que Paulo a escreveu.

·        As Escrituras estão repletas de promessas de uma futura restauração de Israel ao aceitarem o Messias. Tal restauração terá lugar ao findar-se a Grande Tribulação, na iminência da volta pessoal de Cristo (ver Is 11.10-12 ; 49.22,23 ; Jr 31.31-34; Ez 37.12-14.

Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário