segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

O QUE SIGNIFICA UNÇÃO,UNGIR,E UNGIDO- PARTE 3


-Introdução: Quando falamos em unção, não podemos misturar as coisas e achar que unção é apenas para abençoar ou um tipo de ‘benzição’ evangélica.
A unção deve ter um propósito “porque o SENHOR me ungiu para pregar ..., enviou-me a curar ..., a proclamar libertação ... e a pôr em liberdade ...; a apregoar ...; a consolar todos os que choram e a pôr ... óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória”.
Se você é um ungido deve saber qual é o propósito da unção em sua vida.

Para que Deus te Ungiu?

Faremos 4 estudos seguidos para aprender sobre os quatro tipos de unção na Bíblia:


 Para acompanhar os estudos detalhados clique nos links dos títulos:

1- A unção do Leproso – CURA E PERDÃO: Levíticos 14.13-18
Pessoas que precisam ser curadas e perdoadas por Deus.

2- A unção do Sacerdote - SANTIFICAÇÃO: Êxodo 40.12-15
Pessoas que desejam se consagrar em oração.

3- A unção do Profeta - PROFECIA: I Reis 19.16
Pessoas que querem ser usadas para pregar a Palavra.

4- A unção do Rei - AUTORIDADE: I Samuel 16.13
Pessoas que precisam de autoridade para vencer.

O leproso era alguém desprezado por todos e achava que até Deus o havia abandonado. O sacerdote era alguém escolhido para ter acesso ao Senhor e falar com Deus, levando as orações do povo. Já o Profeta era um do meio do povo que Deus usava para falar com o povo.

Com este estudo aprendemos que a unção:
-Cura: o leproso foi curado física e espiritualmente;
-Santifica: o sacerdote era consagrado ao Senhor;
-Profetiza: o profeta revelava a vontade de Deus;
-Autoriza: o rei tinha total autoridade

Deus está te Ungindo! 

-CONCLUSÃO:
Se você é como o leproso, Deus te cura e te perdoa.
Se você quer sentir mais a presença de Deus, o Senhor te unge como sacerdote.
Se você quer ser usado por Deus para anunciar o evangelho, Deus te unge como profeta.
Se te falta autoridade, Deus te unge como um rei.
A unção te cura, santifica, profetiza e autoriza!
 "O QUE É A UNÇÃO? O QUE SIGNIFICA SER UNGIDO?"

A origem da unção era de uma prática de pastores. Piolhos e outros insetos muitas vezes entravam na lã da ovelha, e quando chegavam perto da sua cabeça, podiam entrar em suas orelhas e matá-las. Assim, os pastores da antiguidade derramavam óleo sobre a cabeça do animal. Isso tornava a lã escorregadia, sendo assim impossível que os insetos chegassem perto das orelhas da ovelha porque eles se escorregavam. A partir daí, ungir tornou-se um símbolo de bênção, proteção e capacitação.

As palavras gregas do Novo Testamento para "ungir" são chrio, que significa "passar ou esfregar com óleo" e, por implicação, "consagrar ao ofício ou serviço religioso"; e aleipho, que significa "ungir." Nos tempos bíblicos , as pessoas eram ungidas com óleo para significar a bênção ou
chamada de Deus na vida daquela pessoa (Êxodo 29:7, Êxodo 40:9, 2 Reis 9:6; Eclesiastes 9:8, Tiago 5:14). Uma pessoa era ungida para um especial propósito - ser um rei, um profeta, um construtor, etc. Não há nada de errado em ungir uma pessoa com óleo hoje em dia. Só precisamos nos certificar de que o propósito da unção está de acordo com as Escrituras. A unção não deve ser vista como uma "poção mágica". O óleo em si não tem nenhum poder. É somente Deus que pode ungir uma pessoa para uma finalidade específica. Se usarmos óleo, é apenas um símbolo do que Deus está fazendo.

Um outro significado para a palavra ungido é "escolhido". A Bíblia diz que Jesus Cristo foi ungido por Deus com o Espírito Santo para propagar a Boa Nova e libertar os que tinham sido escravizados pelo pecado (Lucas 4:18-19, Atos 10:38). Depois que Cristo deixou a terra, Ele nos deu o dom do Espírito Santo (João 14:16). Agora todos os cristãos são ungidos, escolhidos para um propósito específico na promoção do Reino de Deus (1 João 2:20). "Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração" (2 Coríntios 1:21-22).

A UNÇÃO
E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção.
(Isaías 10: 27)
muito se ouve falar sobre “unção”, mas o que é a unção?
no A.T. a bíblia relata “unção” como ungir com óleo para separar para deus pessoas ou objetos, simbolizando o derramar do espírito santo aonde foi ungido com o óleo da unção. porém no N.T. a “unção” é o derramar do espírito santo na vida dos crentes em Cristo Jesus.
no velho testamento o espírito santo não atuava 24 horas na terra, ele vinha somente em momentos especiais, por isso o simbolismo da unção com óleo ungindo as pessoas. No novo Testamento o Espírito Santo se encontra na igreja e ele mesmo derrama sua unção, com ou sem óleo. (o óleo da unção simboliza o espírito santo e sua unção).
a chegada do Espírito Santo inaugurando a igreja na terra se encontra no livro de Atos 2. a unção é derramada a todos os que creem e recebem.

Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário