terça-feira, 18 de abril de 2017

ESPÍRITO SANTO, O CONSOLADOR


Jo. 14.16-17
Introdução: Jesus estava caminhando para a cruz e durante aquele percurso conforta aos seus discípulos falando-lhes sobre a vinda do Espírito Santo. Na intimidade que as três pessoas da Trindade mantêm, constatamos o carinho que Jesus Cristo dispensa ao Espírito Santo. Além de chamá-Lo de Espírito Santo, Jesus o chama de o Consolador e o Espírito da Verdade.

I A DEIDADE DO ESPÍRITO SANTO
1-Característica divina
·        Deus é santo ou santíssimo e esta santidade é natural às três pessoas da Trindade (1 Pe 1.16). Jesus qualifica o Espírito de Santo (Jo 14.26).
·        Por que Ele é chamado o Espírito Santo? Primeiro, por causa da sua natureza santa e perfeita (1 Jo 2.20).
·        Segundo, por causa do seu ministério que é o de produzir santidade. "Por que, pois, é Ele chamado santo? Seguramente, a explicação consiste em que é Sua obra especial produzir santidade e ordem em tudo o que Ele faz na aplicação da obra salvadora de Cristo" (Martyn Lloyd-Jones). E o seu ministério é santificar o povo de Deus (Sl 51.11; Mt 1.20; Lc 11.13; Rm 1.4).
·        Eterno- É Eterno porque não tem começo nem fim. Ele é o autor divino das Escrituras (2 Pe 1.20-21), a verdade escrita (Jo 17.17); Ele dá conhecimento da verdade salvadora que é Jesus Cristo (Jo8. 32,36).
·        Não existe. A possibilidade humana de conhecer as verdades de Deus senão pelo Espírito Santo.
·        Onipresente - Deus é Onipresente: Ele está em todos os lugares ao mesmo tempo. Por essa razão, nós nunca poderemos escapar de seu Espírito. Esta é uma boa noticia para aqueles que conhecem e amam a Deus, porque não importa o que venhamos a fazer ou ao possamos ir, nunca se afastarão da confortante presença de Deus.
·        Onisciente- O Espírito Santo é Onisciente, ele sabe de todas as coisas, passada, presente e futuro, portanto ninguém poderá achar que pode enganar o Espírito Santo (At 5.3).
·        Onipotente-Ele é Onipotente, porque tem poder para realizar todas as coisas, seu Poder excede ao nosso entendimento, como sendo parte da trindade, ele também teve ingerência na formação do mundo físico, do homem, do paraíso e continua tendo poder para governar o mundo, físico e espiritual.

2-Reconhecimento
·        Ele abre nosso entendimento para o Evangelho. Quem trouxe Lídia a um entendimento do Evangelho? O Espírito Santo. Pense sobre uma ocasião em que você testemunhou pessoas vindas a Jesus. Quem fez aquilo? Foi o coral? Um pregador? Não.
·        O Espírito Santo abriu o coração delas para que pudessem entender o Evangelho. Sem o Espírito Santo, as pessoas não conseguem entender as coisas espirituais: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe é loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1Co 2.14).
·        Precisamos reconhecer a atuação do Espírito Santo em nossa vida: ele ensina e relembra; Ele dá testemunho de Jesus; ele convence o mundo; ele guia a toda à verdade; ele glorifica a Cristo e a obra do Espírito Santo está vinculada a obra de Jesus.

3 Provas Clássicas
·        Ele esteve presenta na criação do mundo, juntamente com o Pai e o Filho.
·        Ele este presente no batismo de Jesus, na vida de Jesus, na salvação do homem, na anunciação do nascimento de Jesus, na proteção da vida de Jesus quando infante (criança), e na ressurreição de Jesus.
·        Hoje ele está presenta na vida da Igreja de Jesus, na evangelização dos povos, pois é ele que convence o homem do juízo e do pecado.
·        O Espírito Santo é o consolador, do povo de Deus até a volta de Jesus, ninguém poderá fazer a obra de Deus, descartando o Espírito Santo, pelo fato dele ser o Espírito da Verdade.
·        É o Espírito Santo que adverte a igreja das maquinações do nosso adversário, e instrui seu povo para tomada de providencia e estratégia.
·        Ele é o Espírito do discernimento que informa o povo de Deus e seus líderes das heresias que estão minando os cultos e reuniões dos crentes, o crente apenas crê, mas, o salvo discerne pelo Espírito de Deus o que é certo e o que é errado.

II PERSONALIDADE DO ESPÍRITO
1- Nomes Pessoais
·        É possível descrever alguns nomes ou títulos atribuídos ao Espírito Santo: Espírito de Deus (I Cor 3.16), Espírito da Verdade (Jo 14.17), Espírito de Vida (Rm 8.2), Espírito de Cristo (Rm 8.9), Espírito da Graça (Hb 10.29), Espírito da Santificação (Rm 1.4), Espírito da Glória (I Pe 4.14), Espírito Santo da Promessa (Ef 1.13), Espírito de adoção de filhos (Rm 8.15) e ainda, Espírito do nosso Deus (I Cor 6.11).
·        Como pessoa, o Espírito Santo tem vontade própria (I Cor 12.11), pensa (Rm 8.27), e também sente tristeza (Ef 4.30). Ele fala (Ap 2.7), comanda a obra do Senhor (At 16.6,7) e sofre resistência por parte das pessoas (At 7.51).
·         Consolar - Ele é o Consolador (do Grego Parakletos). Literalmente quer dizer: Aquele que intercede, que está ao lado, um Ajudador, um Advogado. (Jo 14.16,17; 15.26; 16.7).
·        Conselheiro- Pois ele nos aconselha com relação as coisas de Deus e do seu Reino.
·        Espírito da Verdade – Porque nEle não há mentira, Ele é verdadeiro, não há nada de falso nEle, e diferente do nosso adversário que tudo nele é mentira e enganos para nos trair e levar a cometer pecados contra Deus e nos afastar do plano da salvação.
·        Espírito de vida- Porque Ele nos leva a vida eterna junto com Deus, Ele nos outorga uma vida de santidade para podermos testemunhar dos favores de Deus em nossa vida, e levarmos outros a Jesus.
·        Espírito de graça – Ele nos outorga a graça de Deus, sem a qual não poderemos desfrutar da salvação.
·        Espírito de Adoção- Isto significa que ele nos faz ser um filho adotivo com os direitos do filho legitimo.
·        Espírito da Promessa- Ele está disponível a todos os que creem em Jesus, para batizar com fogo, instruir, orientar, transformar, santificar e ungir para a boa obra de evangelização.
·        Espírito de Santidade- Ele nos santifica para que o Nome de Jesus seja glorificado no agir do salvo, ele santifica a Igreja de Jesus, para que ela seja diferente do sistema mundano.
·        Advogado ou conselheiro- Ele também advoga as causas dos justos, diante dos embaraços da vida, diante das artimanhas do inimigo, e nos aconselha qual o melhor caminho a percorrer até a volta de Jesus.

2- Atos pessoais
·        A ideia do Espírito Santo como um ser Pessoal está mais nítida no Novo Testamento.
·         No Antigo Testamento o Espírito Santo é entendida mais como uma força impessoal, uma energia que procede de Deus.
·         Por isso Ele é frequentemente designado como o "sopro de Deus", a "força do Senhor", o "Espírito de Deus" (Gn 1.2; Jó 33.4; SI 71.16). 
·        O Antigo Testamento enfatiza o Espírito como sendo o "poder de Deus", enquanto que no Novo Testamento sobressai a ideia de que o Espírito é a terceira Pessoa da Trindade. 
·        O texto de João 14.16 indica que o Espírito Santo é uma Pessoa. O termo Consolador verificado nesse versículo pode ser corretamente traduzido também por: "Conselheiro", "Auxiliador", "Advogado", "Amigo". Com estas palavras Jesus fez uma especial apresentação do Espírito, o "outro" que haveria de vir para dar continuidade à Sua obra. Jesus deixa bem claro que esse "outro" que viria é o Espírito Santo (Jo 14.16-17,26).
3-Personalidade
·        Personalidade significa o caráter do que é pessoal, a individualidade psicológica de uma pessoa que se manifesta em seu comportamento ou conjunto dos traços físicos e morais pelos quais se determina a individualidade de uma pessoa.
·        A Bíblia sempre apresenta o Espírito Santo como uma pessoa, atribuindo-lhe traços de personalidade: Inteligência (1 Co. 2.10, 11), vontade (1 Co. 12.11; At 13.1-3) e emoções ou sentimentos (Ef 4.30; R 8.27).
·        Ele age como uma pessoa: Fala (Ap 2.7), intercede (Rm 8.26), testemunha (Jo. 15.26), ensina (Jo 16.12-14), chama e envia pessoas (At. 20.28), convence (Jo. 16.8), Guia e oriente (At.16.6-7).
·        Portanto Ele é uma pessoa com grande sensibilidade e que se entristece quando os salvos cometem deslizes, e pode ser ofendido, com a única diferença é que, quem ofende o Espírito Santo, não tem perdão de seus atos.
·        Pelo fato do seguinte: Quando Deus foi ofendido, Jesus veio para remir, quando Jesus foi ofendido, o Espírito Santo o convence do erro, levando o pecador a se redimir, porém quem ofende o Espírito Santo, não tem quem o posso redimir.

III O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO
1-No mundo
·        Ele está ativo no mundo efetuando três importantes tarefas: 1- Convencer o mundo do seu pecado e chamando-o ao arrependimento.
·        2-Revelar o padrão de justiça de Deus para todo aquele que crê, porque Cristo não poderia estar mais fisicamente presente na terra.
·        3- Assegurar o julgamento de Cristo sobre Satanás.
·        Portanto uma das missão do espírito Santo é convencer o homem do pecado, justiça e juízo.

2- No crente
·        É ajudar o crente e ter uma caminhada de santidade e reverencia a presença de Deus, pois é ele quem capacita os salvos a terem uma vida diferente dos que são regidas pelo sistema mundano.
·        É ele quem batiza o crente no revestimento de poder para melhor desempenharem sua missão de evangelização.
·        Além de atuar na conversão do homem, o Espírito Santo age como dinamizador da vida cristã.
·        A condição exigida para aqueles que querem ter uma vida cristã autentica e serem cheio do Espírito Santo (At 4: 31; Ef 5: 18).

3- Na Igreja
·        A igreja, desde os seus primórdios, dependeu da direção do Espírito Santo.
·        O Senhor Jesus orientou-a para que ficassem em Jerusalém, até que do alto fosse revestida de poder (Lc 24.49; At. 1.5-8).
·        Portanto a igreja não poderá de forma alguma realizar suas tarefas de evangelização e outros afins sem a participação do Espirito Santo.

·        Portanto qualquer líder que achar que poderá realizar a obra de Deus sem a presença do Espírito Santo, corre o risco de ser engando pelas trevas, pois a Palavra de Deus diz que o nosso adversário poderá se utilizar da falta de vigilância do líder e usa-lo para os seus interesses afins.

Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário