segunda-feira, 24 de abril de 2017

DEUS, O CRIADOR DO UNIVERSO


Sl 19.1-5
Introdução: Muitas pessoas fazem a seguinte pergunta QUEM É DEUS? Há muitas descrições de Deus, porém prefiro ficar com a Bíblia quando o assunto é Deus.
Como a Bíblia descreve Deus? A Bíblia diz em Deuteronômio 32.4 “ELE É A ROCHA; SUAS OBRAS SÃO PERFEITAS, PORQUE TODOS OS SEUS CAMINHOS SÃO JUSTO; DEUS É FIEL E SEM INIQUIDADE; JUSTO É RETO É ELE”.


I A OBRA DA CRIAÇÃO
1-1-Doutrina da criação
·        Uma das grandes discussões que existem é sobre a criação do universo. Existem várias linhas de pensamentos sobre este assunto.
·        A criação segundo a Bíblia, a teoria da evolução e a teoria da autocriação são as principais.
·        “ A Bíblia não discute o tema “evolução”, pois inicia afirmando que” No principio criou Deus os céus e a terra”.
·        O que evoluiria seriam a ciência, as pesquisas, o saber (Dn 12.4).
·        Ela não entra em detalhes sobre os assuntos postos acima, apenas afirma.
·        Não se preocupa em explicar, por exemplo, se os seis (6) dias da criação foram de vinte e quatro (24) horas como os de hoje.
·        Analisando alguns dados científicos relacionados com a vida vegetal e animal sobre a terra, os registros dos fósseis e outros dados puderam verificar que a criação, exatamente como relatada no Livro de Gênesis, é a mais viável, não necessitando de nenhuma suposição, como fazem os evolucionistas.  

2-A Gloria do Criador
·        Ao examinarmos o que é a criação, em toda sua maravilha e diversidade, e ponderarmos como essa criação veio a existir, temos de nos lembrar de que toda a complexidade e beleza do Universo não feita com a intenção de acabar em si mesma, mas sim, traçar sua origem no criador.
·        Deus criou tudo, e tudo que fez era bom, mas aquilo que criou para ser bom não era um fim em si mesmo, foi-nos dado como bom para que nós fôssemos impelidos a adorá-lo.
·        Noutras palavras, quando você e eu tomamos um bocado de comida, isso deveria nos induzir à adoração – não da comida, claro, mas do Criador dos alimentos.
·        Quando  sentimos o calor do braço de nossos filhos, isso deveria atiçar em nós a adoração.
·        Ao sentir o calor do sol em nosso rosto, isso deveria criar adoração.
·        Sendo assim, a criação nos leva a olhar algo além de nós e nos maravilharmos disso.
·        Toda a criação nos foi dada para que contemplássemos o tremendo Deus que tudo criou e o fez bem.

 3-Nova Criação
·        “Pelo que, se alguém esta em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. (2 Coríntios 5.17).
·        Todo aquele que está em Cristo, é, sem exceção, uma nova criatura, isto é, gerado de novo espiritualmente falando, que não nasceu da carne, mas, do espírito.
·        Porque nasceu, não da semente corruptível, mas da incorruptível, pela Palavra de Deus, a qual vive e permanece (1 Pe 1.23). 
·        É nova criatura porque nasceu de novo (Jo. 3.7), porque foi gerado pela Palavra da verdade (Tg. 1.18); porque foi criado em Cristo Jesus.
·        Antes de sermos recriados em Cristo, éramos escravos do pecado, mas agora há uma nova realidade a nosso respeito: o pecado já não mais tem domínio sobre nós (Rm 6.14).
·        Ser nova criação implica em ter nova identidade, e é isto que a Bíblia quer dizer quando fala que “tudo se fez novo”, ou, segundo a tradução da Bíblia de Jerusalém, “se fez uma realidade nova”.
·        Nem o pecado, nem o diabo, nem as consequências do pecado, tais como: a enfermidade e a dor, a miséria e toda forma de maldição, nenhuma destas coisas tem mais domínio sobre nós.
·        É uma nova realidade que passamos a usufruir em Cristo Jesus (Ef 2.10)
·        Agora somos uma nova pessoa, com uma nova identidade e realidade acerca de si mesmo.
·        Tudo quanto à palavra de Deus diz que nós somos tem e pode fazer, nós realmente        somos, temos e podemos fazer! Isto faz parte da nova realidade.
·        Quando a Palavra de Deus diz que tudo se fez novo, ela não quer dizer que nós fomos melhorados como se fosse um pneu recauchutado; de modo nenhum! Ela quer dizer que nós fomos recriados, refeito, e que há uma nova realidade a nosso respeito! Isto não é maravilhoso?

II GOVERNO SOBERANO
1-Soberania
·        A soberania de Deus, às vezes, uma doutrina misteriosa, mas de grande importância para a nossa vida, não está reservada apenas às discussões de teólogos e eruditos.
·        Primeiramente, a soberania de Deus nos livra da ansiedade. Ela não elimina nossas perguntas.
·        Ela dissipa nossa ansiedade, quando descansamos nela, ficamos livres das preocupações.
·        Segundo – a  soberania de Deus nos liberta das explicações, que não precisamos ter respostas para todas as perguntas.
·        Ficamos tranquilos em dizer para algumas pessoas em tempo difíceis: “Sabe eu não sei. Não sou capaz de revelar o plano de Deus nesta situação.”j
·        Terceiro – a  soberania de Deus nos afasta do orgulho.
·        Temos muitos pecados, pecados recorrentes, que nos aflige.
·        Pecados com os quais lutamos e que confessamos diante de Deus.
·        A palavra soberania, quando aplicada a Deus, indica o total domínio do Senhor sobre a sua criação.
·        Como soberano Deus exerce, de modo absoluto, a Sua vontade, sem ter de prestar contas a quem quer que seja.

2-Governo
·        A Bíblia apresenta Deus como o Grande Rei que está assentado no trono e governa todas as coisas conforme a sua vontade determina.
·        A Providencia de Deus nos fala que ele guia os eventos do mundo para um determinado fim.
·        Esse fim é o beneplácito de sua vontade (Ef 1.5), é o seu supremo proposito para esse mundo que redunda em “louvor de sua Glória” (Ef 1.12).
·        Exercício da soberania e da providencia divina, visando à sustentação do Universo e a manutenção da lei moral entre os filhos dos homens.
·        Porém o Governo é regulado pelas leis naturais e físicas, que dão movimento, ordem e harmonia ao mundo físico.
·        Pelas leis morais, que regulamentam o relacionamento entre os seres humanos, e pelas leis espirituais que nos impulsionam a tributar-lhe Honra e Glória.
·        As leis divinas estão de tal modo ligado, que a sua quebra acarreta consequências em todas as áreas. Obedecer é melhor do que sacrificar.

3-Delegação
·        Delegar é o ato de transmitir poderes, de conferir a alguém representatividade, de incumbir alguém a julgar, resolver ou trabalhar em alguma coisa.
·        Nas Escrituras, encontramos inúmeros exemplos do ato de delegar; Deus delegou Moisés para libertar o povo do governo egípcio; Moisés instituiu líderes que julgassem o povo; Josué foi delegado para ser sucessor de Moisés; Jesus delegou seus discípulos para evangelizar Israel.
·         Lc 10.1-19 Depois disso o Senhor designou outros setenta (70) e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugares onde Ele estava para ir..... Eis ai vos dei  autoridade para pisardes serpentes e escorpiões  e sobre todo o poder do inimigo, e nada , absolutamente, vos causará dano.(Lc 10.1-19).
·        Um líder precisa observar se além da capacidade, o tal também possui uma chamada da parte de Deus.
·        A posição pode mudar o status, mas pode não resolver o problema para o qual foi designada.
·        Um certificado de médico não resolve o problema de um doente.
·        A certeza que não existe governo que não seja eleito por Deus e por sua vontade, quando Jesus elegeu seus doze discípulos e ordenou que pregassem o evangelho de Deus, ele delegou o seu poder a cada um, confiante que poderiam fazer a sua obra, cobriu lhes de coragem e confiança e estava com eles em cada ação.

III PRESERVAÇÃO E PROVIDÊNCIA DIVINA
­1- Preservação
·        “Mas a doutrina da preservação divina não considera as substancias criadas como existentes por si mesmas, visto que a auto existência”.
·        É propriedade exclusiva de Deus, e todas as criaturas têm a base de sua existência contínua em Deus, e não nelas mesmas.
·        Disto, segue-se que continuam existindo não em virtude de um mero ato negativo de Deus, mas em virtude de Seu exercício positivo e continuado do poder divino.
·        Berkouwer diz que “a confissão da providencia como preservação tira do trono toda a autossuficiência da criatura, e toda presunção de independência”.

2-Providência
·        A doutrina da providencia divina tem sido esquecida nos ensinos das igrejas atualmente ou, no mínimo, por razões teológicas, negligenciadas.
·        Precisamos devolver à igreja contemporânea o que ela perdeu neste século, e que foi crido por ela de uma maneira mais vívida desde o período da reforma do século XVI. (Berkouwer).
·        Os elementos da Providencia- Em geral a teologia reconhece três (3) elementos na doutrina da providência que são fundamentais.
·         Conservatio – que envolve a preservação da criação.
·         Gubernatio – envolve a direção de todas as coisas para o cumprimento dos propósitos previamente determinados.
·         Concursus – envolve ideias de cooperação de Deus e homens no acontecimento de todos os atos, sejam bons ou maus, para a realização de tudo o que Deus de antemão escreveu.

3- Permissão
·        Há momentos em nossa vida que somos provados diante de circunstâncias terríveis, que muitas vezes não entendemos.
·        Parece um pouco difícil de entender como um filho de Deus pode ser provado tão ardentemente em sua vida.
·        Também difícil compreender como um Pai permite que um dos seus filhos sofra risco de vida, como vemos com Abraão no sacrifício de Isaque (Gn 22).

·        Quando entendemos um dos atributos de Deus que é Sua Soberania, ou seja, Seu Poder Absoluto, sua supremacia diante de tudo que acontece, podemos certamente compreender também o porquê da sua permissão antes algumas circunstâncias.
Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário