sábado, 3 de junho de 2017

FAMÍLIA, ALIANÇA DE AMOR E VIDA

Ef. 5.21-25
Introdução: Os pais são os primeiros professores dos seus filhos, tanto na pratica da obediência a Palavra de Deus,
como modelo de vida, espiritual, secular e social. Muitos pais se preocupam com formação secular de seus filhos (ser um medico, engenheiro, advogado etc..) e se esquecem de forma-los para serem membros de uma sociedade justa, honesta e cristã.


I A FAMÍLIA NA BÍBLIA
1-Origem da família
·        Um dos infindáveis atributos de Deus é o seu amor, sabedoria e bondade, o que nos deixa seguros e bem à vontade confiando em seu propósito em criar a família.
·        Defina o que “feito à imagem de Deus” significa para você. Somos reflexo da imagem de Deus na terra, espelhamos o Criador no que consiste a sua autoridade sobre a criação.
·        Você consegue separar o ato da criação por Deus da origem e desenvolvimento da família?
A criação do mundo e a origem da família são indivisíveis, ambas fazem parte do projeto da criação de Deus no que tange a proliferação da raça humana, bem como seu domínio sobre as demais criaturas.
·        Qual a responsabilidade do homem em relação ao estabelecimento de uma nova família?
Segundo o que Jesus disse em Mateus 19:3-6, o homem tem a comissão divina de deixar seus pais, se unir a uma mulher, para dar inicio a um novo núcleo familiar.
·        Com isso, a sua responsabilidade consiste em formar vínculos de vida e amor com sua esposa e filhos, na semelhança do vinculo de amor entre o Trino Deus e sua criação.


2-Queda da Família
·        O texto em Gênesis 3:1-13 sobre a primeira família. Conhecemos bem a história e, a partir dela vamos examinar os perigos da queda que ainda nos rodeia.
·         Pais e filhos, esposos e esposas estão nesses nossos dias desistindo de caminharem juntos.
·        Olhemos para este primeiro casal. Havia uma árvore com uma fruta bonita e atraente. Aquela fruta dava aquele primeiro casal o direito de escolha.
·         Eles iriam obedecer a Deus e manterem-se longe da fruta ou iriam desobedecer e comeriam a fruta. Sabemos o que escolheram e aqui foi à queda da primeira família. Espiritualmente ou emocionalmente falando em todo lar existe “a fruta do Éden”. Somos seres livres e isso nos ensina: Como família, estamos tendo que tomar decisões.
·        Adão e Eva tomaram decisões erradas e isso foi à queda da família. Por isso, precisamos ter cuidado na hora de tomar decisões ou fazer escolhas na família.
·        Devemos procurar a vontade de Deus. Lembrem-se, nossas escolhas na família afetaram outras pessoas. Estejamos atentos, todos os dias, o dia todo.

3 - Proposito Imutável
·        Deus nos criou e designou o casamento e a família como a mais fundamental das relações humanas. Em nosso mundo de hoje em dia, vemos famílias atormentadas pelo conflito e arrasadas pela negligência e o abuso.
·         O divórcio tornou-se uma palavra comum, significando miséria e dureza para os múltiplos milhões de suas vítimas. Muitos homens jamais aprenderam a serem esposos e pais devotados.
·        Muitas mulheres estão fugindo de seus papéis dados por Deus.
·        Pais que não têm nenhuma ideia de como preparar seus filhos estão assim perturbados pelo conflito com seus rebentos rebeldes.
·         Outros simplesmente abandonam seu dever, deixando filhos sem qualquer preparação ou provisão.
·        Quando temos dificuldade com a geladeira, entendemos que o fabricante, que escreveu o manual do usuário, sabe mais sobre o aparelho do que nós.
·        Lemos o manual para resolver o problema. Quando vemos tantos problemas nas famílias de hoje, só faz sentido que nosso Criador, que escreveu o "manual do usuário", sabe mais a respeito da família do que nós.
·         Precisamos ler o manual para achar como construir e manter bons lares.
·         Encontramos estas instruções na Bíblia. Ela nos guia em cada aspecto do serviço a ele, incluindo a realização de nossos papéis na família.
·        A família começa com o casamento. Quando Deus criou Adão e Eva, ele revelou seu plano básico para o casamento: "Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Gênesis 2:24).
·        Este plano é claro. Um homem ligado a uma mulher. Milhares de anos mais tarde, Jesus afirmou que este ainda é o plano de Deus.
·        Ele citou este versículo e acrescentou: "Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mateus 19:6).
·        Este casamento é uma relação para toda a vida. Somente a morte deve cortar este laço (Romanos 7:1-3).


II RESTAURAÇÃO DA FAMÍLIA
1-Corrupção da Família
·        A Bíblia trata do tema da corrupção da raça humana e do plano redentor de Deus, do Gênesis ao Apocalipse; a corrupção “lato sensu” (o pecado, de uma forma geral), que se desdobra em corrupções “strito sensu” (manifestações específicas da rebelião humana).
·        Nosso foco é na corrupção como ferramenta de opressão econômica, afronta ao pobre; a negação do acesso do outro aos direitos básicos pela malversação de dinheiro público, pagamentos de propinas, superfaturamentos, etc…
·        A desobediência da criatura humana abre as portas para toda a cultura de violência e morte que vai descaracterizar a imagem de Deus no homem. “A terra, porém, estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência”.
·        “Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra” (Gn 6.11-12).
·        A corrupção aflige a terra desde a Queda. Não é surpresa, portanto, que muitos a vejam como algo normal, inevitável; um mal necessário na condução dos negócios e a forma como o rico e o poderoso levam sempre vantagem sobre o pobre e o fraco.
·         Porém as Escrituras deixam claro que a corrupção é uma injustiça e, mais do que isso, elas requerem um posicionamento contra a corrupção.

2-Compromisso de Deus
·        Ao implantar a família sobre a terra, Deus queria que o Seu caráter santo fosse refletido através da vivência harmoniosa entre os cônjuges, filhos e pais, em um ambiente onde o amor, que é a essência do caráter de Deus, fosse vivenciado.
·         O objetivo Divino é que a família seja uma grande vitrine espelhada, a qual possa refletir À Sua imagem a uma sociedade promíscua e divorciada dos verdadeiros valores que devem reger a vida familiar.
·        Que a família domine em todos os aspectos da vida, que imprima ritmo a uma vivência sadia que divulgue através do seu testemunho a grandeza de Deus e que revele ao mundo os verdadeiros valores morais que estão cada vez mais deteriorados em nossos dias.


3- Salvação da Família
·        O lar deve ser a fortaleza de Deus para dominar a terra e não trincheira do diabo. Quando há um crime na rua, fique sabendo que aquele criminoso é resultado dum lar que falhou lá atrás.
·         É preciso que o lar domine que a família lidere em todos os aspectos sociais, que imprima ritmo a uma vivência sadia, que divulgue através do seu testemunho a grandeza de Deus.
·        Que mostre ao mundo os verdadeiros valores que estão se deteriorando cada dia mais.
·        Que proclame ao mundo que servir a Deus é a melhor coisa do mundo.
·        Quando há um crime na rua, fique sabendo que aquele criminoso é resultado dum lar que falhou lá atrás.
·        Protejam seus filhos da influência pecaminosa, sabendo que Satanás procurará destruí-los espiritualmente mediante a atração ao mundo ou através de companheiros imorais (Pv 13.20; 28.7; 2.15-17).
·        Façam saber a seus filhos que Deus está sempre observando e avaliando aquilo que fazem, pensam e dizem (Sl 139.1-12).




III OS MEMBROS DA FAMÍLIA
1-Esposo
·        Nos tempos patriarcais, o marido servia de sacerdote e juiz na família, e em todas as Escrituras, o marido e pai quase que invariavelmente recebia profundo respeito. — Gên 31:31, 32; Jó 1:5; 1Pe 3:5, 6; compare isso com De 21:18-21; Est 1:10-21.
·        O homem, ao se casar, coloca a mulher sob uma nova lei, a “lei de seu marido”, segundo a qual o marido pode estabelecer regras e regulamentos para a sua família. (Ro 7:2, 3) Torna-se para ela cabeça, a quem ela deve estar sujeita. (Ef 5:21-24, 33) Trata-se duma chefia relativa, em vista da chefia superior de Deus e de Cristo. — 1Co 11:3.
·        O marido, embora seja o cabeça da casa, não obstante, tem a obrigação de render à esposa os direitos conjugais, as relações sexuais, porque “o marido não exerce autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a sua esposa”. (1Co 7:3-5)
·         Ele é também responsável pelo bem-estar espiritual e material da família. — Ef 6:4; 1Ti 5:8.

2-Esposa
·        Quando Deus criou o casamento em Gênesis, deixou claro que não se trata de uma união entre um homem e uma mulher apenas para que os dois sejam felizes e tenham algum tipo de benefício pessoal.
·        Mas vemos que Deus criou a mulher para que esta fosse uma auxiliadora, ou seja, que ajudasse o homem a cumprir a missão que Deus havia dado à humanidade.
·        Então, o casamento é a união entre um homem e uma mulher para que estes se ajudem mutuamente a cumprir a missão de glorificar a Deus.
·        No entanto, o que vemos hoje é que se tornou cada vez mais comum a existência de casamentos que são marcados por constantes brigas e discussões entre o casal.
·         Em vez de um cooperar com o outro, cada um quer fazer as coisas do seu jeito; cada um quer seguir o seu caminho.
·         O resultado é um casamento que não glorifica a Deus, e também o fim do casamento, o que está se tornando algo cada vez mais comum.
·        Por isso, precisamos buscar na Palavra de Deus qual é o papel do marido e da esposa, de modo que cada um possa ajudar ao outro e dar sua contribuição para o casamento.

3-Pais e Filhos
·        Os pais precisam treinar os filhos através da disciplina – A palavra DISCIPLINA “Paidéia” = treinamento por disciplina.
·         Disciplina por meio de regras e normas, recompensas e se for necessário castigo (Pv 13:24; 22:15; 23:13-14; 19:15).
·         Só pode disciplinar (fazer discípulo) quem tem domínio próprio. Que direito tem um pai de disciplinar o filho se ele mesmo está precisando ser disciplinado
·        Os pais precisam encorajar os filhos através da palavra – A palavra ADMOESTAÇÃO “nouthesia” = educação verbal. Educar por meio da palavra falada. É advertir e estimular.
·        Os pais são responsáveis pela educação cristã dos filhos – A expressão “no Senhor” revela que os responsáveis pela educação cristã dos filhos não é a escola nem a igreja, mas os próprios pais.
·         Por detrás dos pais está o Senhor. Ele é o Mestre e o administrador da disciplina.
·         A preocupação básica dos pais não é apenas que seus filhos se lhes submetam, mas que cheguem a conhecer o Senhor e a obedecer-lhe Dt 6:4-8.


 Pr. Carlos Borges (CABB) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário