quarta-feira, 14 de junho de 2017

IGREJA, O POVO DE DEUS



Ef. 3.8-12
Introdução: Igreja. Vemos esta palavra por toda a parte. Algumas pessoas usam “igreja” para descrever um belo edifício no centro de uma praça proeminente. Outros a usam para descrever uma organização religiosa mundial, completa com regiões, distritos e dioceses. As definições confusas de igreja, em nosso tempo, muitas vezes vedam o significado original desta palavra quando aplicada, no Novo Testamento, ao povo de Deus. Neste artigo, examinaremos brevemente o significado de “igreja” na Bíblia.

A NATUREZA DA IGREJA
1-Definição
·        Você já ouviu alguém falando que igreja é no original ekklesia significa “chamados para fora”, então “a igreja é um povo chamado para fora do pecado e fazer o que agrada a Deus”.
·        Há realmente muito poucas palavras que são frequentemente usadas pelos cristãos como a palavra "igreja”.
·        Infelizmente, poucos também são aqueles que entendem verdadeiramente esta palavra como a Bíblia a entende e aplicam seu significado bíblico na prática.
·        Dada à importância de um entendimento claro do que a Palavra de Deus diz sobre a igreja.
·         Contudo, estes usos da palavra igreja não correspondem ao que a Palavra de Deus define como igreja, assim fazendo-se necessário um melhor exame do significado desta palavra.
·        A palavra “igreja” é uma tradução da palavra grega “ekklesia”, que significa “o que é chamado ou convocado2”.
·        O Corpo de Cristo (Colossenses 1:24; Efésios 1:22-23; 4:12). Assim como o corpo humano não pode sobreviver separado da cabeça, não podemos viver sem nossa cabeça, Jesus Cristo (Efésios 5:23; Colossenses 1:18).
·         Discípulos de Jesus são membros do corpo (Romanos 12:4-5; 1 Coríntios 12:12-27; Efésios 3:6; 4:16; 5:30).
·         Como um organismo vivo, a igreja pode sentir medo (Atos 5:11), pode orar (Atos 12:5) e pode falar (Mateus 18:17).
·        Pessoas que são chamadas para saírem do pecado não continuam participando do mal no mundo, porque elas estão santificadas ou separadas do pecado (estude João 17:14-23; Colossenses 1:13; 1 Pedro 2:9; 1 João 4:5-6).
·         Deus chama o povo para deixar o mal deste mundo através da mensagem do evangelho (2 Tessalonicenses 2:13-14).
·        Aqueles que são convertidos verdadeiramente a Cristo são chamados santos (1 Coríntios 1:2; Colossenses 1:1-2).

2-Origem
·        Algumas vezes a Bíblia usa a palavra “igreja” no sentido universal, isto é, para falar de todo o povo que pertence a Cristo, não importa de onde ele possa ser.
·         Jesus falou da igreja deste modo: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18).
·         Ele não está falando apenas de uma congregação local, nem está falando de uma organização ou instituição mundial.
·         Ele está falando de pessoas, pedras vivas, construídas sobre Jesus Cristo, a fundação sólida. Paulo falou da igreja, neste mesmo sentido universal, quando escreveu: “... Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo” (Efésios 5:23).
·         Jesus é o cabeça sobre todos aqueles que o servem, todos aqueles lavados e purificados de seus pecados (Efésios 5:26).

3-Identificação
·        Templo de Deus - Frequentemente, a palavra “igreja” é usada para descrever uma congregação local ou assembleia de santos. Note uns poucos exemplos: “… à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos…” (1 Coríntios 1:2); “E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano” (Mateus 18:17); “... saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles” (Romanos 16:5).
·        Igrejas locais é o resultado da pregação do evangelho.
·         Quando as pessoas obedecem à palavra e se tornam cristãs, elas começam a reunir-se com outros irmãos na fé.
·        Corpo de Cristo- É assim considerada porque a igreja continua fazendo a obra que Jesus iniciou, quando esteve entre nós.
·        Coluna e baluarte da verdade- Aqueles que estão engajados na casa de Deus devem cuidar para que se comportem bem para não trazerem repreensão sobre à casa de Deus e àquele nome precioso pelo qual são chamados.
·        Deus é um Deus vivo, Ele é a fonte da vida, ele é a própria vida, e Ele dá vida, fôlego, e todas as coisas para as Suas criaturas.
·        Nele vivemos e nos movemos (At 17.25,28).
·        Como igreja de Deus, ela é o pilar e a base da verdade, ela é a própria verdade em Deus.
·        A igreja mantem a Palavra e a Doutrina, assim como o pilar, ao qual a proclamação está fixada e mantem a proclamação.
·        Família de Deus- Os crentes são membros da família de Deus, somos filhos por adoção, após a conversão.
·        Somos uma família espiritual, nosso reino é espiritual, por isso muitas pessoas confundem o Reino de Deus como se fosse um reino material ou humano.

II A EXISTÊNCIA DA IGREJA
1-Membros
·        1 Coríntios 12:15-20Se o pé disser: porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo”? “E se a orelha disser: porque não sou do corpo; não será por isso do corpo”? Se o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E se todos fosse um só membro, onde estaria o corpo? “Assim, pois há muitos membros, mas um corpo.”
·        Nesta passagem, Paulo, pela revelação, faz uma comparação entre um corpo literal e a igreja, o corpo de Cristo.
·        Sua conclusão é que como um corpo literal tem muitos membros, cada um deles faz um trabalho diferente necessário para o corpo, de forma que o corpo de Cristo, a igreja, tem muitos membros, cada um dos quais é inserido no corpo como Deus quis, para fazer um trabalho que é necessário a isso, e que pode também ser diferente do trabalho que os outros membros fazem no corpo.
·        Precisamos ter em mente que somos membros da “igreja de Cristo” e não apenas membro de uma denominação.
·        Nossa responsabilidade é muito grande, diante de Deus como Pai, diante de Jesus como nosso Salvador, diante do Espírito Santo o consolador e da própria Palavra de Deus.


2-Líderes
·        Estudar sobre a vida de Jesus como líder nos conduz a um modelo completo de liderança, em que autoridade e serviço, amor e verdade, firmeza e sensibilidade, disciplina e compaixão, fidelidade e submissão andam juntos.
·        É pastorear com coração amoroso e formar discípulos pelo ensino, exemplo e serviço.
·         É ter posição de autoridade, mas agir humildemente como servo de todos.
·         É trabalhar incansavelmente anunciando o evangelho, mas sempre dependendo de Deus em tudo.
·        É ter paciência com as ovelhas, pastoreando cada uma delas de acordo com suas necessidades.
·         É resistir ao erro, denunciar a hipocrisia, o legalismo e as tradições humanas que se sobrepõem à verdade de Deus.
·        Porém, é também anunciar o arrependimento, indicando o caminho da salvação aos pecadores e a vida que devem viver para agradar a Deus.
·        Enfim, estudar sobre o ministério de Jesus é descobrir que nunca houve ou haverá um líder como ele, mas todos os líderes cristãos são desafiados a ser como Cristo.

3-Ordenanças
·        Todo o crente precisa ser batizado e assim tornar-se membro da Igreja local.
·         Para isto, é previamente necessário que tenha sido feito antes uma confissão de fé e aceitação de Cristo Jesus como Salvador.
·        Também é necessário à Igreja conhecer o testemunho do candidato antes de recomendá-lo ao batismo e à membresia eclesiástica.
·        O Batismo e a Ceia do Senhor são as duas Ordenanças estabelecidas por Jesus Cristo quando esteve aqui na terra com seus discípulos.
·        Estas duas ordenanças tem a forma de ritual religioso e são administradas pelo pastor de cada Igreja com a aprovação da própria Igreja.
·        Uma vez definidas estas Ordenanças, segue-se que este é o propósito do estudo aqui em questão: apresentar e analisar o ensino bíblico acerca de tais Ordenanças e suas implicações práticas para a vida do novo membro da Igreja local.
·        Com este conhecimento, cada aluno ou candidato poderá se sentir mais seguro e fundamentado para aquiescer ao batismo e às responsabilidades com a Igreja Local aonde vai se filiar.


III MISSÃO DA IGREJA
1-Adorar a Deus
·        A palavra “proskuneo” descrevia o gesto de curvar-se diante de uma pessoa e ir até o ponto de beijar os seus pés.
·         Traduziria o ato de reconhecer a nossa insuficiência e a superiorida­de de Deus, colocando-nos à Sua inteira disposi­ção.
·        A ideia básica é a de SUBMISSÃO - Ado­ramos ao Senhor e nos submetemos a Ele reco­nhecendo Sua grandiosidade, mas também Sua misericórdia e amor por nós.
·        O sentido de SERVIR aqui implica em “cultuar e oferecer atos de adoração, que agradem a Deus”. Hb 12:28 diz que: aqueles que aceitaram a Cristo como Senhor, recebe­ram da Sua Graça para viver e servem a Deus, através desta mesma Graça.
·        A palavra grega “sebein” é traduzida como “reverenciar com temor”. Não é simplesmen­te “ter medo”, mas uma “reverente admiração com desejo de aproximar-se”. Não é um medo que faz fugir, mas sim aquele que anseia por che­gar mais perto.
·        Os cristãos devem adorar a Deus em ordenanças espirituais, que consistem em menos exercícios físicos corporais e mais poder e energia divina. 

2-Manter Comunhão
·        Assim percebemos que há dois tipos de comunhão -- a comunhão com Deus, que depende inteiramente no nosso andar na verdade; e a com homens (até com irmãos) que é sujeita à aprovação ou rejeição dos homens.
·         Dizendo que nós devemos aprovar somente o que Deus aprova (uma afirmação com que eu concordo) não muda os fatos.
·         Irmãos, às vezes, aprovam o que não devem e rejeitam o que devem aceitar. Deus sabe a diferença, e julga apropriadamente; mas o "partido" nem sempre age como Deus quer.
·        Quando obedecemos ao evangelho, individualmente, nós nos entregamos a Deus.
·        Quando chegarmos ao fim da vida, teremos que prestar contas a ele, individualmente (Mateus 16:24; Romanos 14:4, 12).
·        De acordo com esse compromisso de lealdade a Deus, e sujeitos às obrigações do nosso acordo com ele, ajuntamo-nos a outros para trabalhar e adorar juntos numa comunhão local (uma congregação).
·        Deus ordena esta união; os laços dessa associação são grandes e suas obrigações são reais; mas ela continua sendo o meio de servir o Senhor.

3-Evangelizar e fazer discípulos
·        A ordem de fazer discípulos é descrita por dois gerúndios que mostram o que é necessário para fazer discípulos de Cristo: batizando (19) e ensinando (20).
·        Algumas pessoas têm interpretado mal este texto, sugerindo uma lista de três passos sucessivos (Fazer discípulos - batizar - ensinar).
·         Certamente devemos continuar ensinando depois do batismo do novo discípulo, mas não é o ponto fundamental deste texto.
·        Para se tornar discípulo de Cristo, a pessoa precisa ser batizada para remissão dos pecados e precisa ser ensinada "a guardar todas as coisas" que Jesus tem ordenado.
·        Vamos pausar para considerar esses dois requisitos do processo de fazer discípulos.
·        Ensinar a guardar todas as coisas que Jesus ordenou. Depois de ser convertido, o servo de Cristo continuará a vida toda crescendo na compreensão da vontade de Cristo, mas o ponto que Jesus frisa em Mateus 28:20 é um de compromisso.
·        No momento de sua conversão, ninguém entende tudo. De fato, cada cristão deve se esforçar para crescer no conhecimento da palavra durante toda a sua vida (2 Pedro 3:18).
·         Algumas igrejas até exigem cursos de meses ou anos de duração antes de uma pessoa se batizar, certamente tentando diminuir a possibilidade de ela desistir depois.
·        Qualquer pessoa deve estudar o bastante para entender quem é Jesus e como obedecer à vontade dele. Mas encontramos casos nas Escrituras nos quais as pessoas ouviram o evangelho e tomaram suas decisões até no mesmo dia (Atos 2:37-41; 8:35-38; 16:32-33).
·        Devemos ter cuidado para ensinar tudo que é necessário, mas nossa cautela não deve chegar ao extremo de dificultar ou impedir a salvação de ninguém.
             

           Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário