Ef. 3.8-12
Introdução: Igreja. Vemos esta palavra por toda a parte. Algumas pessoas usam
“igreja” para descrever um belo edifício no centro de uma praça proeminente.
Outros a usam para descrever uma organização religiosa mundial, completa com
regiões, distritos e dioceses. As definições confusas de igreja, em nosso
tempo, muitas vezes vedam o significado original desta palavra quando aplicada,
no Novo Testamento, ao povo de Deus. Neste artigo, examinaremos brevemente o
significado de “igreja” na Bíblia.
A NATUREZA DA IGREJA
1-Definição
·       
Você
já ouviu alguém falando que igreja é no original ekklesia significa “chamados para fora”, então “a
igreja é um povo chamado para fora do pecado e fazer o que agrada a Deus”. 
·       
Há realmente
muito poucas palavras que são frequentemente usadas pelos cristãos como a
palavra "igreja”. 
·       
Infelizmente,
poucos também são aqueles que entendem verdadeiramente esta palavra como a
Bíblia a entende e aplicam seu significado bíblico na prática. 
·       
Dada à
importância de um entendimento claro do que a Palavra de Deus diz sobre a
igreja. 
·       
 Contudo, estes usos da palavra igreja não
correspondem ao que a Palavra de Deus define como igreja, assim fazendo-se
necessário um melhor exame do significado desta palavra.
·       
A palavra
“igreja” é uma tradução da palavra grega “ekklesia”,
que significa “o que é chamado ou convocado2”.
·       
O Corpo de Cristo (Colossenses 1:24; Efésios 1:22-23; 4:12). Assim como o corpo humano não
pode sobreviver separado da cabeça, não podemos viver sem nossa cabeça, Jesus
Cristo (Efésios 5:23; Colossenses 1:18).
·       
 Discípulos de Jesus são membros
do corpo (Romanos 12:4-5; 1 Coríntios 12:12-27; Efésios 3:6; 4:16; 5:30).
·       
 Como um organismo vivo, a igreja
pode sentir medo (Atos 5:11), pode orar (Atos 12:5) e pode falar (Mateus
18:17). 
·       
Pessoas que são chamadas para saírem do pecado não continuam
participando do mal no mundo, porque elas estão santificadas ou separadas do
pecado (estude João 17:14-23; Colossenses 1:13; 1 Pedro 2:9; 1 João 4:5-6).
·       
 Deus chama o povo para deixar o
mal deste mundo através da mensagem do evangelho (2 Tessalonicenses 2:13-14). 
·       
Aqueles que são convertidos verdadeiramente a Cristo são chamados santos
(1 Coríntios 1:2; Colossenses 1:1-2).
2-Origem
·       
Algumas vezes a Bíblia usa a palavra “igreja” no sentido universal, isto
é, para falar de todo o povo que pertence a Cristo, não importa de onde ele
possa ser.
·       
 Jesus falou da igreja deste modo:
“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha
igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus
16:18).
·       
 Ele não está falando apenas de
uma congregação local, nem está falando de uma organização ou instituição
mundial.
·       
 Ele está falando de pessoas,
pedras vivas, construídas sobre Jesus Cristo, a fundação sólida. Paulo falou da
igreja, neste mesmo sentido universal, quando escreveu: “... Cristo é o
cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo” (Efésios 5:23).
·       
 Jesus é o cabeça sobre todos
aqueles que o servem, todos aqueles lavados e purificados de seus pecados
(Efésios 5:26).
3-Identificação
·       
Templo de Deus -
Frequentemente, a palavra “igreja” é usada para descrever uma congregação local
ou assembleia de santos. Note uns poucos exemplos: “… à igreja de Deus
que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser
santos…” (1 Coríntios 1:2); “E, se ele não os atender, dize-o à
igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e
publicano” (Mateus 18:17); “... saudai igualmente a igreja que se
reúne na casa deles” (Romanos 16:5).
·       
Igrejas locais é o resultado da pregação do evangelho.
·       
 Quando as pessoas obedecem à
palavra e se tornam cristãs, elas começam a reunir-se com outros irmãos na fé.
·       
Corpo de Cristo- É
assim considerada porque a igreja continua fazendo a obra que Jesus iniciou,
quando esteve entre nós.
·       
Coluna e baluarte da
verdade- Aqueles que estão
engajados na casa de Deus devem cuidar para que se comportem bem para não
trazerem repreensão sobre à casa de Deus e àquele nome precioso pelo qual são
chamados.
·       
Deus é um Deus vivo, Ele é a fonte da vida, ele é a própria vida, e Ele
dá vida, fôlego, e todas as coisas para as Suas criaturas.
·       
Nele vivemos e nos movemos (At 17.25,28).
·       
Como igreja de Deus, ela é o pilar e a base da verdade, ela é a própria
verdade em Deus.
·       
A igreja mantem a Palavra e a Doutrina, assim como o pilar, ao qual a
proclamação está fixada e mantem a proclamação.
·       
Família de Deus-
Os crentes são membros da família de Deus, somos filhos por adoção, após a
conversão.
·       
Somos uma família espiritual,
nosso reino é espiritual, por isso muitas pessoas confundem o Reino de Deus
como se fosse um reino material ou humano.
II
A EXISTÊNCIA DA IGREJA
1-Membros
·       
1
Coríntios 12:15-20”Se o pé disser: porque não sou mão, não sou
do corpo; não será por isso do corpo”? “E se a orelha disser: porque não sou do
corpo; não será por isso do corpo”? Se o corpo fosse olho, onde estaria o
ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas
agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E se
todos fosse um só membro, onde estaria o corpo? “Assim, pois há muitos membros,
mas um corpo.”
·       
Nesta passagem,
Paulo, pela revelação, faz uma comparação entre um corpo literal e a igreja, o
corpo de Cristo.
·       
Sua conclusão é
que como um corpo literal tem muitos membros, cada um deles faz um trabalho
diferente necessário para o corpo, de forma que o corpo de Cristo, a igreja,
tem muitos membros, cada um dos quais é inserido no
corpo como Deus quis, para fazer um trabalho que é
necessário a isso, e que pode também ser diferente do trabalho que os outros
membros fazem no corpo.
·       
Precisamos ter em
mente que somos membros da “igreja de Cristo” e não apenas membro de uma
denominação. 
·       
Nossa
responsabilidade é muito grande, diante de Deus como Pai, diante de Jesus como
nosso Salvador, diante do Espírito Santo o consolador e da própria Palavra de
Deus.
2-Líderes
·       
Estudar sobre a
vida de Jesus como líder nos conduz a um modelo completo de liderança, em que
autoridade e serviço, amor e verdade, firmeza e sensibilidade, disciplina e
compaixão, fidelidade e submissão andam juntos. 
·       
É pastorear com
coração amoroso e formar discípulos pelo ensino, exemplo e serviço.
·       
 É ter posição de autoridade, mas agir
humildemente como servo de todos.
·       
 É trabalhar incansavelmente anunciando o
evangelho, mas sempre dependendo de Deus em tudo. 
·       
É ter paciência
com as ovelhas, pastoreando cada uma delas de acordo com suas necessidades.
·       
 É resistir ao erro, denunciar a hipocrisia, o
legalismo e as tradições humanas que se sobrepõem à verdade de Deus. 
·       
Porém, é também
anunciar o arrependimento, indicando o caminho da salvação aos pecadores e a
vida que devem viver para agradar a Deus. 
·       
Enfim, estudar
sobre o ministério de Jesus é descobrir que nunca houve ou haverá um líder como
ele, mas todos os líderes cristãos são desafiados a ser como Cristo.
3-Ordenanças
·       
Todo o crente
precisa ser batizado e assim tornar-se membro da Igreja local.
·       
 Para isto, é previamente necessário que tenha
sido feito antes uma confissão de fé e aceitação de Cristo Jesus como Salvador.
·       
Também é
necessário à Igreja conhecer o testemunho do candidato antes de recomendá-lo ao
batismo e à membresia eclesiástica.
·       
O Batismo e a
Ceia do Senhor são as duas Ordenanças estabelecidas por Jesus Cristo quando
esteve aqui na terra com seus discípulos. 
·       
Estas duas
ordenanças tem a forma de ritual religioso e são administradas pelo
pastor de cada Igreja com a aprovação da própria Igreja.
·       
Uma vez definidas
estas Ordenanças, segue-se que este é o propósito do estudo aqui em questão:
apresentar e analisar o ensino bíblico acerca de tais Ordenanças e suas
implicações práticas para a vida do novo membro da Igreja local. 
·       
Com este conhecimento,
cada aluno ou candidato poderá se sentir mais seguro e fundamentado para
aquiescer ao batismo e às responsabilidades com a Igreja Local aonde vai se
filiar.
III
MISSÃO DA IGREJA
1-Adorar a Deus
·       
A palavra “proskuneo” descrevia o gesto de
curvar-se diante de uma pessoa e ir até o ponto de beijar os seus pés.
·       
 Traduziria o ato de reconhecer a nossa
insuficiência e a superioridade de Deus, colocando-nos à Sua inteira disposição.
·       
A ideia básica é a de SUBMISSÃO - Adoramos ao Senhor e nos submetemos a Ele reconhecendo Sua
grandiosidade, mas também Sua misericórdia e amor por nós.
·       
O sentido de SERVIR aqui implica em
“cultuar e oferecer atos de adoração, que agradem a Deus”. Hb 12:28 diz que: aqueles que aceitaram a Cristo
como Senhor, receberam da Sua Graça para viver e servem a Deus, através desta
mesma Graça.
·       
A palavra grega “sebein” é
traduzida como “reverenciar com temor”.
Não é simplesmente “ter medo”, mas
uma “reverente admiração com desejo de aproximar-se”. Não é um medo que faz
fugir, mas sim aquele que anseia por chegar mais perto.
·       
Os cristãos devem adorar a Deus em ordenanças espirituais, que consistem
em menos exercícios físicos corporais e mais poder e energia divina.  
2-Manter
Comunhão
·       
Assim percebemos que há dois tipos de comunhão -- a comunhão com Deus,
que depende inteiramente no nosso andar na verdade; e a com homens (até com
irmãos) que é sujeita à aprovação ou rejeição dos homens.
·       
 Dizendo que nós devemos aprovar
somente o que Deus aprova (uma afirmação com que eu concordo) não muda os
fatos.
·       
 Irmãos, às vezes, aprovam o que
não devem e rejeitam o que devem aceitar. Deus sabe a diferença, e julga
apropriadamente; mas o "partido" nem sempre age como Deus quer.
·       
Quando obedecemos ao evangelho, individualmente, nós nos entregamos a
Deus. 
·       
Quando chegarmos ao fim da vida, teremos que prestar contas a ele,
individualmente (Mateus 16:24; Romanos 14:4, 12). 
·       
De acordo com esse compromisso de lealdade a Deus, e sujeitos às
obrigações do nosso acordo com ele, ajuntamo-nos a outros para trabalhar e
adorar juntos numa comunhão local (uma congregação). 
·       
Deus ordena esta união; os laços dessa associação são grandes e suas
obrigações são reais; mas ela continua sendo o meio de servir o Senhor.
3-Evangelizar
e fazer discípulos
·       
A ordem de fazer discípulos é descrita por dois gerúndios que mostram o
que é necessário para fazer discípulos de Cristo: batizando (19) e ensinando
(20). 
·       
Algumas pessoas têm interpretado mal este texto, sugerindo uma lista de
três passos sucessivos (Fazer discípulos - batizar - ensinar).
·       
 Certamente devemos continuar
ensinando depois do batismo do novo discípulo, mas não é o ponto fundamental
deste texto. 
·       
Para se tornar discípulo de Cristo, a pessoa precisa ser batizada para
remissão dos pecados e precisa ser ensinada "a guardar todas as
coisas" que Jesus tem ordenado. 
·       
Vamos pausar para considerar esses dois requisitos do processo de fazer
discípulos.
·       
Ensinar a guardar
todas as coisas que Jesus ordenou. Depois de ser convertido, o servo de Cristo
continuará a vida toda crescendo na compreensão da vontade de Cristo, mas o
ponto que Jesus frisa em Mateus 28:20 é um de compromisso. 
·       
No momento de sua conversão, ninguém entende tudo. De fato, cada cristão
deve se esforçar para crescer no conhecimento da palavra durante toda a sua
vida (2 Pedro 3:18).
·       
 Algumas igrejas até exigem cursos
de meses ou anos de duração antes de uma pessoa se batizar, certamente tentando
diminuir a possibilidade de ela desistir depois.
·       
Qualquer pessoa deve estudar o bastante para entender quem é Jesus e
como obedecer à vontade dele. Mas encontramos casos nas Escrituras nos quais as
pessoas ouviram o evangelho e tomaram suas decisões até no mesmo dia (Atos
2:37-41; 8:35-38; 16:32-33). 
·       
Devemos ter cuidado para ensinar tudo que é necessário, mas nossa
cautela não deve chegar ao extremo de dificultar ou impedir a salvação de
ninguém.
           Pr. Carlos Borges(CABB) 
 
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