domingo, 9 de julho de 2017

O ESTUDO PROVEITOSO DA BÍBLIA




2 Tm 3.14-17
Introdução: O estudo bíblico sempre será algo que determinará nossa conduta no relacionamento com Deus, não só em conhecê-lo, mas também para preservarmos nossa salvação nestes últimos dias, visto que muitas heresias têm surgido mesmo no meio evangélico, enganando até aos que servem a Deus, mas que não desfrutam de um conhecimento bíblico maior.

I NECESSIDADE DE ESTUDARMOS AS ESCRITURAS
1-Respostas para a vida
·        Creio que a maior prioridade na vida de um cristão, quando o assunto é espiritualidade, deve ser o estudo das Escrituras Sagradas, isso é um mandamento, uma exigência de Deus para que seu povo estude, guarde e pratique a Palavra dEle.
·         "E peço isto: que o vosso amor aumente mais e mais em ciência e em todo o conhecimento" (Fl 1:9).
·        "Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que teu aproveitamento seja manifesto a todos" (1 Tm 4:15).
·        Jesus nunca nos mandou que apenas lêssemos a Bíblia, mas Ele foi enfático quando disse: "Examinai as Escrituras, pois nelas tereis a vida eterna..." (Jo. 5.39).
·        Isso foi uma ordem dada por Jesus e tal ordem deve ser cumprida criteriosamente para nosso próprio bem.
·        O estudo das Escrituras Sagradas aprofunda nosso conhecimento bíblico para que possamos expressar com autoridade a "razão da esperança que há em nós", (1 Pe. 3.15).


2- Fé Através da Palavra
·        Existe dentro do nosso ser uma força de superação diferencial de qualquer outra espécie vivente, o ser humano é dotado de um pode indestrutível, mais isto não se aplica ao corpo mortal, isto se aplica a inteligência, a consciência, o raciocínio, a sabedoria que possuímos.
·         Porque eu digo isto? Pelo um simples fato; nossa inteligência veio de alguém que jamais pode ser destruído,Deus.
·         Quem pôs a sabedoria no íntimo, ou quem deu à mente o entendimento? Jó 38:36.
·        Existe na alma humana um entendimento que veio direto do próprio Deus.
·         Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo Poderoso o faz entendido, (Jó 32:8), então, se o nosso espírito pode nos levar a entender os mistérios de Deus, o que não conseguiremos realizar se acreditarmos em Deus e fizer Dele o nosso braço forte?
·         Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus(Lucas 18:27).
·         Qual será o empecilho para nos deter, se a sabedoria que irá agir através de nós vier do Senhor e Criador de todas as coisas? Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca( Salmos 33:6).
·        A fé é o canal pelo qual podemos fazer existir aquilo que ainda não vemos, ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem (Hebreus 11:1), fé é aquele grãozinho que é gerado dentro de nós que nos da à certeza que vamos vencer, e que, tudo será apenas uma questão de saber esperar ele germinar. Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência ( Tiago 1:3).
·        Há um mistério na vida humana, nossa mente é um turbilhão, onde estão armazenadas riquezas incalculáveis que ficam saltitantes 24 horas por dia, aquilo que tem o poder para nos fazer forte está enraizado no mais profundo do nosso Ser, Guardando o mistério da fé numa consciência pura (1 Timóteo 3:9), e, se usarmos nossa inteligência para absorver isto, veremos que, existimos porque algo mais forte do que tudo ao nosso redor vive em nós, e, isto é, Deus!
·         Por isso que independente de religião. Muitos conseguem alavancar na vida de tamanha forma que, deixa seus nomes escritos na historia, estas pessoas acreditaram que eram capazes, por isso elas conseguiram, e, é exatamente esta certeza que chamamos de fé, elas creram. Assim isso lhe foi também imputado como justiça (Romanos 4:22).


3-Praticar e Compartilhar
·        Romanos 10.17 nos diz que a fé vem pelo ouvir. É importante ouvirmos a Palavra de Deus. No entanto, só ouvir não é o suficiente.
·        Quando não gera transformação em nós e em nosso meio, aquilo que ouvimos se torna inútil. Jesus espera que ouçamos sua palavra e a pratiquemos.
·        No final, vamos ser julgados não pelo que ouvimos e fomos capazes de repetir, mas pelo que conseguimos fazer com base naquilo que ouvimos.
·        Leia Tiago 1.22-25. Por que aquele que ouve a palavra e não a pratica é comparado a um homem que se olha no espelho e depois se esquece de sua aparência?
·        Tiago diz (Tg 1.25) que aquele que pratica o que ouviu será feliz em tudo o que fizer. Jesus, no entanto, praticou o que ouviu e acabou na cruz.
·        Qual é o custo de se praticar o que ouvimos e de que felicidade Tiago está falando?  (Mt 7.13-14).
·        “Se não confiamos em Jesus, vamos achar suas palavras bonitas de se ouvir e boas para se falar — mas não reais para se viver”.
·         O julgamento para aqueles crentes que ouvem, mas não praticam, será a ausência da comunhão divina: ‘Nunca vos conheci’.


II PREPARO PESSOAL
1-Discernimento Espiritual
·        O que o mundo faz: v.1 e 2. O mundo arma armadilhas, engano. Jesus mesmo disse que “os filhos das trevas são hábeis na sua geração” (Lucas 16.8).
·        O mundo aqui é representado pelos escribas.
·        Os inimigos do mundo estavam tramando armadilhas contra Jesus pensando que Ele não sabia.
·        O Mundo também zomba, questiona, critica (v.4,5).
·        O que o diabo faz: v. 10,11. O inimigo oportuniza o mal, associa situações para nos pegar de surpresa, mas “nós não lhe ignoramos os desígnios” (II Coríntios 11.14), pois sabemos seu querer “roubar, matar e destruir”.
·        O diabo usou Judas pensando que Jesus não sabia. Colocou tudo num plano preparado para pegar Jesus, mas Ele já sabia de tudo porque tem o discernimento do céu.
·        O que o crente faz: v.3. Mesmo que o mundo arme tudo e zombe e o inimigo projete o mal, o crente permanece nos pés de Jesus se humilhando diante d’Ele.
·        O crente é representado por Maria que mesmo sendo questionada não reagiu contra nada, apenas continuou a adorar ao Senhor.
·        Quando o mundo te perseguir, não faça nada, apenas esteja aos pés de Jesus!
·        O Senhor nos ensinou a ser “ser símplices como as pombas e prudentes como as serpentes” (Mateus 10.16).

2-Conscciencia da Revelação
·        Revelação é Deus, o criador, fazendo-se conhecido aos homens e comunicando-lhes seus propósitos. O homem sozinho nunca poderia chegar a um conhecimento perfeito de Deus. Conhecemos algo sobre Deus porque Ele mesmo se fez conhecido aos homens.
·        Fala-se muito hoje em comunicação. Deus também comunicou aos homens seus propósitos. Um dos propósitos de Deus foi à redenção da humanidade.
·        Quando Deus comunicou aos homens seus propósitos, Ele estava se revelando. Deste modo, conhecemos nosso criador como Deus de amor e santidade porque Ele mesmo se revelou a nós.
·        Por isso, dizemos que REVELAÇÃO é o fato de que Deus, o criador, fez-se conhecido aos homens e comunicou-lhes os seus propósitos.
·        Deus se faz conhecido e comunica aos homens os seus propósitos basicamente de duas maneiras: Através de uma REVELAÇÃO GERAL e uma REVELAÇÃO ESPECIAL.


3- Caráter Cristão
·        As maiores lições relativas à nossa fé, que poderíamos ensinar ao nosso próximo, estão relacionadas às nossas atitudes.
·         As lindas palavras que dizemos se tornam vazias quando não vivemos aquilo que pregamos.
·        Como cristãos, precisamos não somente falar sobre Cristo, mas apresentar um semblante e desenvolver um caráter cristão.
·         Fazer isso requer comprometimento, dedicação e sacrifício.
·        Se quisermos ser cristãos de fato, não podemos ignorar os seguintes conselhos: Precisamos conhecer bem aquele que seguimos.
·         Jesus Cristo tinha um caráter e uma personalidade sem igual.
·        Ele era paciente, manso, humilde, gentil, amoroso, altruísta, obediente ao Pai, sábio ao lidar com as mais difíceis situações, enfim, Ele era perfeito.
·        Se quisermos nos tornar verdadeiros cristãos, precisamos olhar para Cristo.



III FATORES COMPREENSÃO
1-Mente Aberta
·        “Mentes são como paraque­das, só funcionam abertas”.
·         Nosso estudo de hoje trata sobre o bom uso da mente, e o valor de uma men­te aberta, saudável e pronta a desen­volver valores que nos fazem crescer e ser mais parecidos com nosso Senhor e Rei.
·        O capítulo 9 de Provérbios apresenta uma alegoria onde, tan­to a sabedoria (v.1-6) como a loucu­ra (v.13-18) age como alguém que faz um banquete e convida ho­mens e mulheres para se alimentarem do que lhes é oferecido.
·         A loucura empurra os tolos para a ruína, enquanto que a sabedoria lhes restaura o entendimento e lhes renova a oportunidade de vida (v.6).


2-Fatores Positivos
·        Moisés um homem de fé inabalável no Deus invisível.
·        A grande força de vontade e a inabalável convicção de Moisés em perseguir sua tarefa de libertação do povo judeu é resultado de suas grandes experiências sobrenatural forjado pelas mãos de Deus; logicamente que o tempo de aprendizagem no Egito e seu tempo de aprimoramento em Midiã o ajudaram a estabelecer em seu caráter a incumbência de livrar o povo judeu da dominação egípcia, elevando assim o seu caráter de liderança.
·        A fé inabalável gerou nele um grande zelo pelo nome de Deus (Nm. 14:13)..
·        Consequentemente ao versículo de Hebreus verifica-se quão grande foi Moisés em sua fé, pela fé Moisés deixou o Egito sem temer a ira do Faraó (Hb.11.27). Pela fé celebrou a Páscoa e a aspersão de sangue, marcando o momento da destruição dos primogênitos no Egito(Hb.11.28).
·         Pela fé atravessou o Mar Vermelho por terra seca, onde em seguida o exército do faraó se afogou. (Hb 11:26-29).



3-Fatores Negativos
·        Moisés assassina um egípcio, pois o mesmo havia abusado do poder para com um compatriota de Moisés.
·         Em uma explosão de ira, ele matou o egípcio e pensava que ninguém havia visto o incidente; porém para surpresa de Moisés a notícia já havia se espalhado, fazendo com que o faraó o procurasse para condená-lo e executá-lo.
·        Com medo e temendo o possível desfeche final, Moisés foge para Midiã. (Ex. 2:11-15).
·        Em um momento de ira Moisés erra a ação apontada por Deus.
·        O povo durante o período do Êxodo reclamou a Moisés a falta de água; Deus deu a ordem para Moisés e Arão que falassem a uma rocha da qual brotaria água por sua mera palavra.
·        Contrário a isso, Moisés bateu duas vezes na rocha com sua vara, a água jorrou; mas Moisés cometera um erro causado por sua incredulidade, acreditando que Deus faria da mesma forma de antes (Ex. 17:2), porém Deus queria mostrar o seu poder de outra forma; consequentemente Moisés não obteve permissão para entrar na terra prometida (Nm. 20:1-12).

Pr. Carlos Borges(CABB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário