segunda-feira, 17 de julho de 2017

A PUREZA DO EVANGELHO - PARTE 1



A PUREZA DO EVANGELHO
1 Coríntios 2.1-3 – “Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós”.
Faz algum tempo, ainda era criança quando fui passear na fazenda Camaçari, em Côcos, na Bahia. Nesse passeio eu pude ver um grande espetáculo da natureza. Diante de mim não havia nenhuma cachoeira ou raios ou qualquer outra manifestação espetacular do poder da natureza. Havia apenas uma pequena nascente de águas cristalinas. O “Olho d’água” ficava numa pequena mata e as águas escorriam suavemente, mas com o tropel dos visitantes a água se agitava e a areia se revolvia com violência cada vez maior. A areia do local também dava o seu espetáculo à parte: ao jogar um punhado de areia de uma mão à outra um som rouco ecoava, deixando todos os visitantes admirados. A água cristalina e pura era o que havia de mais delicioso e refrescante, principalmente quando se estava sob o sol baiano. Esse belo local não existe mais. O desmatamento, o uso indiscriminado do local e o uso de bombas para matar os pouquíssimos peixes levou aquele local à ruína. Hoje, no lugar da nascente o que resta é um monte de areia seca e onde corria um belo córrego há somente mato. As pessoas não gostam de preservar o que é puro. Usam os recursos da natureza sem o devido cuidado. Sujam as margens dos rios com seu lixo e dejetos até que um dia o belo local turístico é abandonado por causa da sujeira dos próprios visitantes.
O evangelho de Jesus é puro e simples. Jesus disse: “Quem crer em mim, rios de águas vivas fruirão do seu interior”; “Quem crer em mim será salvo”; “Quem crer em mim, ainda que esteja morto viverá”.  Multidões ouviram essa mensagem da boca de Jesus e da sua igreja e se converteram. O evangelho puro e simples de Jesus fez o seu papel de transformar homens perdidos em homens salvos.
As pessoas que ouviram essa mensagem se tornaram a Igreja do Senhor. Seu papel primordial era propagar esse evangelho simples e puro ao mundo para que muitas outras pessoas se salvassem, mas a igreja tomou o rumo da acomodação dentro de suas paredes. Jesus não criou a igreja para estar nos moldes que tem hoje. Quando a igreja de Jerusalém se acomodou e passaram a viver apenas para comunhão consigo mesma, Deus os espalhou para que anunciassem o seu evangelho ao mundo. Quando um grupo fica muito tempo junto, logo começam a surgir os problemas, como aconteceu com a igreja primitiva, levando à eleição de diáconos. Do mesmo modo, como os crentes atuais se acomodaram, não trabalhando para Deus, mas passando a ser espectadores de cultos, aprendendo muito, mas guardando o conhecimento apenas para si, passaram a ser críticos e a exigir coisas novas para se satisfazerem nos cultos. Com isso o evangelho puro e simples de Jesus começou a sofrer com a poluição de novas idéias. Poluíram o evangelho de Jesus e hoje ele é quase que irreconhecível. Pregar que Jesus é o único salvador se tornou uma mensagem velha e rejeitada.
O abandono e o mal trato que aconteceu com o olho d’água da Bahia está sendo vivido pelo Evangelho de Jesus Cristo. A cada dia aparecem mais novidades, às vezes arrepiantes. As novas idéias são criadas e colocadas em prática com o fim de arrebanhar mais pessoas para as igrejas. A verdade não tem sido levada em conta ao pensar no aumento do número de membros das igrejas, pois o que parece importar são apenas os resultados. Muitos dos que se dizem crentes estão se portando de maneira vergonhosa e crendo em coisas absurdas, por exemplo: Se o pastor disser que se entrar na igreja pulando com um pé só possibilita a cura de doenças e a obtenção de prosperidade, logo, logo as lojas de sapato vão vender apenas um pé do par de sapatos, isso porque muitos crentes andarão como “sacis pererês” porque aprenderam que desse modo alcançam graças divinas.
Vivemos um tempo de crentes despreparados e preguiçosos. Para muitos aprender, cansa. Acabou-se a sede pelo saber. Do povo que freqüenta as igrejas apenas um pequeno número desses sabe usar a Bíblia. Muitos não sabem quais são os livros que compõe a Bíblia e se o pregador pedir para abrir a Bíblia no livro de“Abraão capítulo cinco”, por exemplo, muitos serão os crentes que ficarão ansiosos para encontrar o texto, sem saber que não existe esse livro na Bíblia. É por isso que as novidades perniciosas têm tanta liberdade. Apesar de andar com ele nas mãos o povo das igrejas não conhece o Livro Sagrado de Deus. A ignorância do povo de Deus tem permitido a poluição do Evangelho.
O Evangelho Verdadeiro tem sido pouco difundido. As pessoas parecem estar cansadas de ouvir sobre a salvação futura e sobre o Filho de Deus que morreu na Cruz. Querem ouvir e alcançar a salvação imediata dos problemas diários que enfrentam. Assim como Israel fez no passado, ao dizer aos profetas que profetizassem apenas o que era bom e agradável, muitos continuam desejando ver pastores se rasgando de gritar no púlpito, pronunciando palavras que lhes agradam, que não fala contra o pecado, mas que promete riquezas, saúde e paz nesse mundo. Desejam ver grupos de louvor que os fazem chorar de emoção. Querem se emocionar, mas não querem chorar por terem pecado contra Deus. Falar sobre a condenação por causa do pecado está fora de moda. Desejam tudo, menos o Evangelho de Jesus. Quando ouvem o Evangelho se cansam e dormem como os discípulos de Jesus dormiram enquanto ele orava.
O Evangelho de Jesus não permite impurezas. É sobre isto que vamos estudar nesse texto. O nosso tema é PRESERVANDO A PUREZA DO EVANGELHO.

Quando é que o Evangelho é preservado puro? Em primeiro lugar veremos que o Evangelho será preservado puro quando  PESSOAS SE DISPUSEREM A EVANGELIZAR O PRÓXIMO.  “Eu, irmãos, quando fui ter convosco…”.
Em Mateus 9.37, depois de Jesus olhar a multidão e se compadecer dela, ele olhou para os seus discípulos e disse: “A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Jesus tinha um carinho todo especial para com os homens. Ele os olhava com compaixão e realmente se envolvia com o sofrimento deles. Ele os via como necessitados e carentes que precisavam do seu cuidado. Ele sabia que a religião predominante não se importaria com a necessidade deles e, então, ele se voltou para os seus discípulos com o intuito de fazê-los participantes desse seu sentimento. Mas o próprio Jesus já avisou que seriam poucos os homens que se disporiam à essa tarefa. Ele os induziu a orar, dizendo: “Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”.
As pessoas estavam necessitadas de salvação e cuidados quando Jesus as contemplou, e continuam assim hoje. Mesmo tendo à sua disposição os cultos e músicas evangélicas nos rádios e televisão elas necessitam do corpo-a-corpo. Precisam ouvir o evangelho particular, mostrando a elas que a mensagem que estão ouvindo foi deixada para elas também. Essa tarefa evangelística foi deixada nas mãos da igreja. Cabe a cada um de nós irmos atrás de todos os necessitados da Palavra de Deus para abrirmos os seus olhos para a realidade de que necessitam do salvador e que sem ele todos estão perdidos nesse mundo e continuarão perdidos na eternidade.
Felipe foi levado pelo Espírito Santo para um deserto. Ele poderia pensar que Deus o estava desperdiçando naquele local, pois não havia ninguém. Logo ele que estava cheio do Espírito Santo e num ministério frutífero, mas Deus o queria realizando um ministério particular naquele momento. Deus queria salvar um homem em particular. É que estava passando por ali um homem que tinha nas mãos o livro do profeta Isaías. Ele estava lendo a Bíblia sem entender o que estava lendo. Deus enviou Felipe com a tarefa de ensiná-lo sobre a verdade pura e cristalina do evangelho.
Assim como Felipe, a sua tarefa é ir atrás das pessoas e indagar sobre o seu entendimento do que está escrito na Bíblia. Não espere que as pessoas venham até você. Felipe não esperou e você não pode esperar. O resultado é que o eunuco se converteu com as explicações de Felipe, assim como pessoas se converterão quando você se dispuser a se expor ao risco de sofrer pela verdade do evangelho.
Não é fácil ser um pregador do evangelho puro. As pessoas começam a olhá-lo atravessado e taxá-lo de antiquado e de outros adjetivos pejorativos. Até entre crentes, por causa dos desvios doutrinários, quando você pregar o evangelho puro muitos irão te ridicularizar e contestar sua mensagem. Mas é necessário que você suporte com perseverança, sem vacilar ou abrir mão de suas convicções e de sua tarefa de ser um propagador do evangelho de Jesus Cristo.
O evangelho será mantido puro e cristalino quando pessoas se dispuserem a evangelizar o próximo. Paulo disse: “Eu, irmãos, quando fui ter convosco…”. Ele se expôs: Eu, irmãos. Muitas pessoas, ao falar sobre evangelização, não tem nada para falar de suas próprias experiências. Dependem sempre do exemplo alheio:“Tal pessoa trabalhou e levou tantas pessoas a Cristo”. Não tem nada do que dizer do seu próprio trabalho. Paulo foi corajoso e se expôs ao risco de perder até sua vida no intuito de fazer o evangelho puro e cristalino chegar até os confins da terra.
Quando a mensagem verdadeira não é pregada, os falsos mestres aparecem e ensinam o erro como verdade. Se muitas pessoas se empenhassem em ensinar o evangelho puro e simples de Jesus, os falsos seriam desmascarados e o ensino verdadeiro prevaleceria. Esse é o seu papel, meu irmão. Ainda há muitas vagas para transmissores do evangelho de Cristo.
Quando é que o Evangelho é preservado puro? Em segundo lugar veremos que o Evangelho é preservado puro quando PESSOAS ENSINAM APENAS O EVANGELHO. “Anunciando-vos o testemunho de Deus”.
Sou pastor e sei o quanto é difícil pregar apenas o evangelho. As tentações são constantes, pois todos os pastores desejam ver suas igrejas crescerem. O problema é que são poucas as pessoas que se interessam pelo evangelho do modo como ele é. Jesus nos deixou uma mensagem belíssima de salvação, mas ao mesmo tempo nos advertiu dos problemas que os fiéis enfrentariam. Seriam perseguições, tentações, privações e até morte. Ele não prometeu vida mansa aos homens que lhe fossem fiéis, pelo contrário, advertiu sobre as dores que enfrentariam. Essa não é a boa notícia que o povo deseja.
O desafio é manter-se fiel aos preceitos puros e cristalinos do evangelho. É difícil se satisfazer apenas com promessas futuras. O povo não quer promessas, ele deseja realizações presentes. O problema é que o evangelho de Jesus não promete essas realizações de maneira clara ou deixa afirmações para crermos que elas serão possíveis. Jesus nos garante os céus e sua Palavra nos ensina o cuidado que Deus tem com seus filhos, mas esse cuidado não nos permite afirmarmos que bênçãos terrenas e curas se concretizarão nesse mundo. Podemos afirmar o cuidado divino, mas não podemos especificar como será a manifestação do cuidado de Deus sobre a vida do seu servo. Se afirmarmos tais promessas poderemos estar adulterando o conteúdo do evangelho. Fazendo promessas de bênçãos imediatas nós agradamos aos homens e os atraímos às igrejas, mas também, fraudamos o evangelho e condenamos à perdição eterna àqueles que atraímos com mensagens falsificadas do evangelho. O desafio é ser fiel ao evangelho mantendo-o como está registrado na Bíblia, quer muitos se convertam ou não. Essa fidelidade é cobrada de todos os pregadores do evangelho.
No interior do nosso país os fazendeiros vendem leite na porta das casas. Dizem que o leite que vendem é puro, mas nem sempre é. Na sua maioria o leite é“batizado” com água para render mais. O mesmo é feito com o mel de abelhas, que é “batizado” com melado de açúcar. O aumento fraudulento tem o objetivo de fazer render o produto e trazer mais lucros ao produtor. Usando a mesma técnica muitos pregadores têm “batizado” o evangelho. No afã de fazer a igreja encher pregadores tem misturado ao evangelho alguns elementos novos e perniciosos. Tais pregadores não sabem o mal que estão fazendo aos seus ouvintes. O mel“batizado”, com pouco tempo cristaliza e perde o seu valor comercial. Do mesmo modo o evangelho misturado às novidades pode até encher igrejas, mas perde o seu valor para a salvação de almas. As igrejas ficam lotadas de pessoas que creram nas promessas que lhes foram feitas, mas estes se tornarão crentes perdidos, pois creram num evangelho falsificado que não salva ninguém. Foram enganados com a mensagem falsa do evangelho “batizado”.
O evangelho é mantido puro e cristalino quando pessoas ensinam apenas o evangelho verdadeiro. Paulo disse: “Eu, irmãos, quando fui ter convosco anunciando-vos o testemunho de Deus.  Paulo, após sua conversão, foi para a região da Arábia e depois de um longo tempo começou a pregar o evangelho da salvação pela graça de Deus. Essa é uma mensagem que põe o homem na dependência de Deus para ser salvo. O apóstolo Pedro achou o ensino de Paulo difícil de entender, e muito mais difícil é propagá-lo do modo como ele é. Paulo se dispôs a ensinar o evangelho da graça de Deus e foi fiel aos preceitos verdadeiros até sua morte. O objetivo de Paulo era “anunciar o testemunho de Deus”. O evangelho adulterado não proclama o testemunho de Deus, pelo contrário, o nega.


Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário