quinta-feira, 19 de outubro de 2017

A APOSTASIA NOS ULTIMOS TEMPO

                                                             1 Tm 4.1-4
Falsos mestres eram uma ameaça à Igreja Primitiva - e ainda são hoje em dia. Jesus e os  apóstolos, repetidamente, avisaram  contra eles. De acordo com Paulo, falsos  mestres são hipócritas e mentirosos que incentivam o povo a seguir "espíritos enganadores" e " doutrina de demônio". Satanás engana as pessoas oferecendo uma imitação do verdadeiro.
Não devemos impressionar-nos pelo estilo  ou credencias de um mestre; precisamos  olhar para o seu ensinamento sobre Jesus Cristo. As conclusões  a que ele chega quanto ao Senhor  mostram a fonte da sua mensagem. Não é suficiente que um mestre aparente saber  acerca do que  está dizendo, seja disciplinado e moral ou diga que está falando por Deus.
Se as suas palavras contradizem-se com a Bíblia, seu ensinamento é falso.
Como Timóteo, devemos proteger-nos  contra qualquer ensinamento que faça com que os cristãos diluam  ou rejeitem a fé. O falso  ensinamento pode ser bem direto  ou extremamente sutil. Os crentes devem reagir rapidamente quando perceberem que um falso ensinamento está sendo promovido.A verdade pode  suportar resposta honestas. Às vezes, o mestre pode não ter percebido seu erro e gostaria de ser  corrigido.
Mas, um firme aviso, provavelmente, manterá vítimas  em potencial protegida dos desastrosos resultado da apostasia descrita por Paulo.
Os falsos  ensinos em Éfeso não eram  surpresa; a traição ao Evangelho tinha sido predita. A expressão de Paulo "o Espírito  expressamente diz" provavelmente se refere aos avisos dados repetidas vezes por Jesus e pelos apóstolos contra os perigos dos falsos  ensinos.
Mas a preocupação direta de Paulo aqui não era simplesmente com os ensinadores, mas com aqueles que estavam sendo enganados por eles.
Os "últimos tempos" começaram com a ressurreição de Cristo e prosseguirão até a sua volta, quando Ele  estabelecerá o seu reinado e julgará toda a humanidade. Jesus e os apóstolos já nos tinham nos avisado que neste ínterim, inclusive na época em que estamos vivendo, iriam abundar falsos ensinadores - amando o dinheiro e a atenção, distorcendo a verdade, dividindo os crentes, e fazendo com que muitos se desviem, "dando ouvido a espírito enganadores e a doutrina de demônio"( veja Mt. 24.5; Rm 16.18; Tg 3.15; 2 Pe.2.1 ;1 Jo.3.7-9). Estes participantes da igreja abandonarão a fé, mesmo que  possam ainda parecer crentes fiéis.
Eles fingem ser religiosos,mas "têm cauterizada a sua consciência". Paulo não tinha paciência co falsos ensinos, nem  meias-palavras para os falsos ensinadores. Ele nunca disse que os falsos ensinadores tinham entendido mal o Evangelho, ou que eles simplesmente ensinavam de modo equivocado. Ao contrário, eles  eram "homens hipócritas que falavam mentiras", com seus ensinos que vinham  do próprio Satanás.
Portanto estude a Bíblia leia os Evangelhos de Mateus, Lucas, Marcos e João, e as cartas do apóstolo Paulo, em suma leia o Novo Testamento com espírito de reverência com oração, quando ouvir uma pregação, anote as referencias dadas pelo pregador, e quando chegar em casa confira com a Bíblia, e se você tiver uma Bíblia de estudo com comentários no roda pé, leia o comentário referente ao versículo lido, e veja se confere com as explanação do pregador, se não conferir, é provavelmente que o pregador não é coerente com o que diz, logo pode ser um falso ensinador ou falso mestre.
Pr. Carlos Borges(CABB)     

Nenhum comentário:

Postar um comentário