segunda-feira, 23 de outubro de 2017

O SENHOR É MEU PASTOR

                                                              Salmo 23
Introdução:Este Salmo , originado na mente do Senhor e Inspirado pelo Espírito Santo, expressa seu empenho e incessante cuidado pelos seus seguidores.

v.1- O SENHOR É MEU PASTOR NADA ME FALTARÁ
Ele tem cuidado tem cuidado de cada um de seus filhos, como um pai  cuida de seus filhos e como um pastor cuida de suas ovelhas. 
A ovelha sabe instintivamente que o Pastor tem reservas para sua alimentação do dia seguinte.
Elas tem provisões para hoje, terá para o futuro então se deita tranquila.
Deus tem provisões  necessárias para atender as nossas necessidades.
A maioria parte de nossas preocupações é com o dia de amanhã.


Sl 37.25 - Fui moço, e já agora sou velho porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.

v.2 -ELE ME FAZ REPOUSAR EM PASTOS VERDEJANTES
O pastor oriental sai com suas ovelhas para o campo as 04:00hrs da manhã( o pastor tem que providenciar alimentos).
Enquanto elas pastam, elas estão sempre em movimento, nunca param(o pastor tem que observar as ovelhas).
Por volta das 10:00hs., o sol já está quente, e as ovelhas começam a sentir  calor, ficam cansadas e sedentas.( o pastor tem que saber as necessidades da ovelha).
O pastor inteligente sabe  que elas não podem beber água  nestas condições, e, com o estômago cheio de grama, ainda não totalmente digerida(o pastor tem que a estrutura da ovelha).
Por isso ele as leva para um canto fresco e sossegado( talvez um lugar com árvores para dar sombras) daquelas pastagens verdejantes e faz  com que elas deitem ali, para a digestão.
Em repouso, a ovelha não pasta(come grama) e começa então a ruminar(digerir), sua maneira natural de proceder  digestão.
"Guia -me mansamente para águas tranquilas". O pastor cuidadoso, não leva as suas ovelhas para beber em águas turbulentas, pois a ovelha não tem visão boa e é medrosa, se ele levar suas ovelhas para beberem em um rio caudaloso, elas ao se assustarem, vão cair no rio e podem morrer afogadas e o pastor não vai poder salva-las sob o risco de também morrer afogado e deixar o rebanho disperso.

3 -REFRIGERA A MINHA ALMA
Quando ficamos  desanimados, o bom pastor  reavive e revigora a nossa alma mediante o seu poder e graça(Pv.25.13).
Ele nos guia por meio  do Espírito Santo(Rm.8.14) nos caminhos  por Ele  escolhido, que se conformam com seus alvos de santidade(Rm 8.5-14).
Corresponde-nos obedecendo: siga o Pastor  ouvindo  a sua voz (Jo.10.3,4); não devemos seguir  " a voz de estranho"( Jo. 10.5).

v.4 -ESTAIS COMIGO
Em tempo de perigo, dificuldade, e mesmo de morte, o crente  não teme  nenhum  mal. Por quê ? Porque "tu estais comigo" em  todas as  situações  da vida(Mt.28.20). A  "vara (um pedaço de pau curto) é uma arma de defesa  ou disciplina , que  simboliza  a força, isto, é, o poder autoridade  de Deus(Êx.21.20 ; Jó 9.34). O "cajado"( uma vara longa e delgada, tendo um gancho numa das extremidades) serve para trazer a ovelha para perto do pastor, para guiá-la no caminho  certo, ou para removê-la em caso de perigo. A vara  e o cajado de Deus nos dão  certeza do seu amor  e orientação em nossas vida (Sl 71.21 ; Sl 86.17).

v.5 - PREPARAS UMA MESA 
Deus é aqui descrito como aquele que supre  as necessidades de seus filhos em meio as forças do mal que procuram destruí-los, corpo e alma (Rm. 8.31-39).

(1) Apesar de o crente estar em luta diária com Satanás  e ter em volta de si uma sociedade pagã, a graça de Deus que ele recebe capacita-o a viver e se regozijar  na presença de Deus (2 Co.12.9,10). Ele pode saciar-se  à mesa do Senhor com fé ações de graça e esperança, em perfeita paz, e protegido pelo sangue derramado  e o corpo partido  desse BOM PASTOR(1 Co. 11.23).

(2) "Unges a minha cabeça com óleo" refere-se ao favor  e a bênção  especiais de Deus, pela unção do seu Espírito no corpo, mente e espírito do crente(Éf.5.18).

(3) "O meu cálice transborda" .Aqui a tradução literal  é "meu cálice tem bebida abundante ". É uma alusão ao bebedouro do pastor, que uma pedra  grande, escavada  em forma de tanque, cabendo 200 litros de água onde as ovelhas bebiam(isto no redil- curral).

v. 6- A BONDADE E A MISERICÓRDIA
" Misericórdia" refere-se ao fiel  amor e a bondade  de Deus. crente tendo consigo o Bom Pastor na peregrinação desta vida, terá sua ajuda, bondade e seu sustento constante. em qualquer situação crente pode confiar que o Bom Pastor fará com que todas as coisas cooperem   para o seu bem (Rm 8.28 ;Tg 5.11). O alvo  do crente que segue o Bom Pastor  e desfruta  da sua bondade e misericórdia é um dia estar com Ele eternamente(1 Ts4.17), contemplar sua face (At. 22.4) e servi-lo  para sempre em sua casa (Ap 22.3; Jo. 14.2,3). 

Neste Salmo aprendemos algo sobre Jesus Cristo o Bom Pastor, pois ainda que os pastores humanos seja negligentes e omissos no cuidado das ovelhas do Senhor, o verdadeiro Pastor cuida bem de nós, e nos dá o que realmente necessitamos, portanto não se aflija com as omissões dos pastores humanos, saiba que eles também são "ovelhas" do Senhor e que no futuro eles serão cobrados pelos PASTOR MOR pelos  seus desleixo no cuidado com as suas ovelhas.  

Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário