quarta-feira, 11 de outubro de 2017

MALDITO O HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM(Jer. 17.5-10)

Os que confiam em seres humanos contrastam-se com aqueles que confiam no Senhor. O povo de Judá estava confiando em falsos desuses e em alianças militares em vez de confiarem em Deus e, como consequência, tornou-se  infértil e infrutíferos.
Mas , os que confiam no Senhor florescem como árvore plantada junto ao ribeiro de água(Sl. 1) .
Em tempos de tribulação, aqueles que confiam em seres humanos ficarão pobres e, espiritualmente, fracos ; então, não terão de onde tirar forças. Aqueles, no entanto que confiam no Senhor terão forças abundante, não apenas para as próprias necessidades, mas também para as necessidades do próximo - não somente  em época  de sofrimento. mas ainda em época de escassez.
em quem você confia para atender as suas mais importantes necessidades - pessoas ou Deus?. Se você esteve confiando na força humana, procure formas de firmar-se no Senhor. Peça a Ele que forneça  aquilo de que precisa, clame por Sua ajuda e confie nele para produzir o Seu caráter em você. Então, desenvolva confiança para crer no cuidado dele por você.
Jeremias estava instruindo o povo de Judá que estavam confiando em desuses falsos e em alianças com outras nações ímpias(não criam  em Deus, mas, criam em deuses). Em consequência tornaram-se estéreis( não podiam produzir coisas boas) infrutíferas (não podiam produzir algo bom para Deus). Em contrastes, os que confiam  no Senhor florescem como árvores plantadas   eram como árvores plantadas junto a um rio(ver Sal. 1). Em tempos de dificuldades, os que confiam  em homens empobrecerão e ficarão  espiritualmente  fracos, não tendo  forças para continuar. Mas  aqueles que confiam no Senhor terão poder não apenas para suprir suas necessidades, mas também  as de outras pessoas necessitadas.
Deus esclarece porque pecamos; trata-se de nossa natureza.Nosso coração é inclinado  ao pecado desde  que nascemos. É fácil cair na rotina, esquecer e abandonar a Deus. Mas ainda podemos  optar se queremos ou não  continuar  no pecado. Podemos ceder  a uma tentação especifica  ou podemos  pedir a Deus que nos ajude a resistir, quando ela vir.
Você está satisfeito por  ser infrutífero ou, como uma árvore bem regada, tem condições  para enfrentar  seus momentos de crise  e ainda ajudar outros, produzindo  frutos para o Senhor?
 Pr. Carlos Borges(CABB). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário