Jo 3.14-21
Introdução: Na cruz do calvário, Jesus Cristo ofereceu a salvação
indistinta e gratuita para todos os seres humanos(Ap 22.17).
Por decisão pessoal, e liberdade individual, os que recebem a oferta de salvação são destinados à vida
eterna, pois o Pai quer que todo homem se salve e que ninguém se perca(2 Pe
3.9).
O LIVRE ARBÍTRIO
O QUE É O LIVRE ARBÍTRIO?
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É a possibilidade que o ser humano tem de
fazer ESCOLHAS e TOMAR decisões que
afetam seu destino eterno, especialmente
se tratando da salvação.
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Livre arbítrio é o poder que cada
indivíduo tem de escolher suas ações, que caminho
quer seguir.
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A
expressão é utilizada por diversas religiões, como o cristianismo, o espiritismo,
o budismo etc.
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O real significado de livre arbítrio tem
sentidos religiosos, psicológicos, morais e científicos.
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Para
algumas pessoas o livre arbítrio significa ter liberdade, e muitas vezes
confundem com desrespeito e falta de educação.
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Cada um realmente tem direito de fazer o que
quiser com sua vida e escolher qual caminho quer seguir, desde que não prejudique
ninguém.
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Rm 10.9: A salvação é pela graça, mas o homem
precisa decidir aceitá-la
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Gl 5.1: O homem escolhe se submeter ou não ao
jugo da escravidão
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Sl 119.30,31: O salmista decidiu andar pelo
caminho da verdade
A ELEIÇÃO DIVINA
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O projeto primário de Deus foi salvar a
humanidade. Todavia, de acordo com sua soberania, concedeu o livre-arbítrio ao
homem.
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Gn 3.1,6: Deus dá ao homem capacidade de fazer
escolhas
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Dt 30.19: A liberdade de escolher entre a bênção
e a maldição
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Is 48.18: O povo escolhe não obedecer a Deus
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O QUE É A SALVAÇÃO –
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Salvação é a libertação do perigo ou sofrimento
ETERNO.
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Salvar é
libertar ou proteger.
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A palavra carrega a ideia de vitória, saúde, ou
preservação.
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Às vezes, a Bíblia usa palavras como salvo ou
salvação para se referir à libertação temporária e física, tal como a
libertação de Paulo da prisão (Filipenses 1:19).
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O uso mais frequente da palavra salvação tem a
ver com libertação eterna e espiritual. Quando Paulo disse ao carcereiro de
Filipo o que ele precisava fazer para ser salvo, Paulo estava se referindo ao
destino eterno do carcereiro (Atos 16:30-31).
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Jesus
igualou ser salvo com entrar no reino de Deus (Mateus 19:24-25).
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Somos salvos de quê? Na doutrina Cristã
da salvação, somos salvos da “ira”; quer dizer, do julgamento de Deus sobre o
pecado (Romanos 5:9; 1 Tessalonicenses 5:9).
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Nosso pecado nos separou de Deus, e a
consequência do pecado é morte (Romanos 6:23).
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Salvação bíblica se refere à libertação da
consequência do pecado e envolve, portanto, remoção do pecado.
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Quem pode salvar? Só Deus pode remover
pecado e nos livrar da penalidade do pecado (2 Timóteo 1:9; Tito 3:5).
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Como Deus salva? Na doutrina Cristã da
salvação, Deus nos resgatou através de Cristo (João 3:17). Especificamente, foi
a morte de Jesus na cruz e subsequente ressurreição que alcançou nossa salvação
(Romanos 5:10; Efésios 1:7).
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A Bíblia é clara que salvação é um gracioso dom
de Deus que não merecemos (Efésios 2:5,8), e é disponível apenas através de fé
em Jesus Cristo (Atos 4:12).
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Como recebemos salvação? Somos salvos por
fé. Primeiro, precisamos escutar o evangelho – a boa nova da morte e
ressurreição de Cristo (Efésios 1:13).
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Então, precisamos acreditar – confiar
completamente no Senhor Jesus (Romanos 1:16).
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Isso envolve arrependimento, uma mudança de
mentalidade sobre pecado e Cristo (Atos 3:19) e invocar o nome do Senhor
(Romanos 10:9-10, 13).
A ELEIÇÃO DIVINA
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A eleição divina é o ato pelo qual Deus chama os
pecadores à salvação em Cristo e os torna santos (Rm 8.26-39).
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Essa
eleição é proclamada por meio da pregação do Evangelho (Jo 1.11; At 13.46; 1Co
1.9), pois o Altíssimo deseja que todos sejam salvos, respondendo
afirmativamente ao seu chamado para a salvação (At 2.37; 1Tm 2.3,4; 2Pe 3.9).
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Entretanto, as Escrituras mostram claramente que
quem crer será salvo, mas quem não crer será condenado (Mc 16.16).
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A PRESCIÊNCIA DIVINA.
Presciência é a capacidade de Deus saber todas as coisas de antemão (At 22.14; Rm 9.23) e de interferir na história humana (Ne 9.21; Sl 3.5; 9.4; Hb 1.1-3).
Presciência é a capacidade de Deus saber todas as coisas de antemão (At 22.14; Rm 9.23) e de interferir na história humana (Ne 9.21; Sl 3.5; 9.4; Hb 1.1-3).
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Ele é
soberano (Jó 42), provedor (Sl 104) e sabe quem responderá positivamente ao
convite de salvação (Rm 8.30; Ef 1.5).
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Deus proveu o meio de salvação para todas as
pessoas, mas nem todas atenderão ao seu convite.
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Em sua
soberania e presciência, estamos sob os seus cuidados, mas paradoxalmente,
também desfrutamos do livre-arbítrio que Ele nos deu, o que aumenta mais a
responsabilidade humana de obedecer à sua vontade (Rm 11.18-24).
Pr. Carlos Borges(CABB)
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