quinta-feira, 9 de novembro de 2017

AS ARMADURAS DE DEUS

                                                             Ef 6.10-18

V. 14 - O CINTO DA VERDADE (Ref. Is 11.5)- O cinto de um SOLDADO romano tinha muito utilidade. A túnica presa nele, o qual media 15 a 20 cm de largura e precisava estar  bem apertado, para poder  conter o PESO da espada e de outra ARMA  usada no COMBATE corpo a corpo. Se o cinto afrouxasse ou caísse durante a BATALHA, o soldado ficava VULNERÁVEL ao ataque do INIMIGO.Quando o CRENTE não se cinge da VERDADE, que é a PALAVRA de Deus, ele fica vulnerável ao ATAQUE do inimigo(SATANÁS) e na luta ele perde a batalha.Conhecer a VERDADE e andar nela, é a nossa PRIMEIRA arma. Portanto o CINTO da verdade deve estar bem AJUSTADO.

V. 14- COURAÇA DA JUSTIÇA( REF. iS 59.17) - A COURAÇA do soldado romano era feita de bronze, forrada com grossa camada de couro. Ela servia de PROTEÇÃO para os órgãos vitais no combate. Se uma flecha o atingia frontalmente no dorso, ser-lhe-ia fatal. Nossas áreas ESPIRITUAIS mais vulneráveis são PROTEGIDAS pela justiça de Cristo, quando vivermos para Ele e o servimos de todo o nosso coração. O mundo, no qual vivemos, enganado pelo PAI DA MENTIRA, precisamos  saber que podemos ter uma vida de OBEDIÊNCIA à verdade. e isto com a ajuda de Deus.A COURAÇA DA JUSTIÇA nos protege do  ORGULHO, e de toda a insegurança.

v.15 - OS CALÇADOS DA PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ (Ref. Is 52.7) -Qualquer soldado sabe da importância de ter um par de BOTAS nos pés. Se o CALÇADO é apertado, faz bolhas nos pés e calos, se frouxo sai dos pés. Ele precisa de bons calçados para pisar firme na terra.SATANÁS pode  nos dar um tranco e nos levar a perder o EQUILÍBRIO, especialmente  se os sapatos espirituais não forem bons. Uma de suas táticas é a de PROVOCAR divisões entre os CRENTES, por coisas sem grande  importância. Ele está por trás da  INVEJA, CIÚMES, MEXERICOS, BRIGAS NA IGREJA. O crente deve usar o sapato correto( Evangelho),afim de estar  pronto a COMPARTILHAR da Palavra de Deus com amigos e parentes.

V.16 - O ESCUDO DA FÉ( Ref  1 Jo 5.1-5) Os ESCUDOS usados pelos soldados romanos mediam cerca de 1m 50cm, as vezes eram um pouco menores. Eram usados para PROTEGER os soldados dar armas mais temidas da época(as fechas com fogo na ponta). A ponta das fechas estavam envolvidas  com tecidos ou  algum tipo de barbante, e depois embebidas(umedecidas) com resina inflamáveis, para posteriormente serem incendiadas e lançadas contra o inimigo). Elas voavam  inflamadas(Ef.6.16). Quando atacados, os soldados moviam o Escudo na direção de onde vinham as flechas e aparavam elas como escudo ou repeliam-nas de modo a não serem atingidas fisicamente por elas.
OBS: As setas ou flechas eram  as armas mais temidas, antigamente . Suas pontas eram feitas de um metais  resistente e, depois embebidas  de piche (substancia inflamável),colocavam-se fogo nas mesmas antes de serem atiradas contra o alvo. O grande  escudo triangular era feito de duas partes de madeira  supostas e coladas. quando a sete atingia o escudo, penetrava na madeira  e o fogo era totalmente apagado.
 Satanás envia suas SETAS MALIGNAS DA TENTAÇÃO, OPOSIÇÃO, DECEPÇÃO e ACUSAÇÃO, que  podem nos deixar INCAPACITADO. O ESCUDO da fé é a nossa  CONFIANÇA em Jesus Cristo. Exercitamo-la DIARIAMENTE desde quando  nos levantamos pela manhã. Devemos  ter confiança em Jesus   Cristo e em tudo que ele fez por nós.Significa também VIVERMOS de acordo com os PRINCÍPIOS divinos. Quanto mais CONHECEMOS as ESCRITURAS e aplicarmos  à nossa vida, maior será o nosso ESCUDO.

V. 17 -CAPACETE DA SALVAÇÃO.(Ref. Is 59.17 / 1 Ts 5.8) - Os motoqueiros sofriam  de acidentes com danos irreparáveis no cérebro  e forte  lesões  na CABEÇA, por isso foram criadas leis no sentido de minimizar  a situação, pela lei os motoqueiros são obrigados a usarem CAPACETES, para protegê-los da morte certa ou da sequelas permanentes.
Em termos espirituais, nos também precisamos usar o CAPACETE DA SALVAÇÃO, afim de entendermos  o que Deus faz por nós. Sem Deus, vivíamos   no REINO DE SATÂNICO,totalmente CEGO, agora.... nos tirou  do poder das trevas, e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor  em que temos  redenção pelo sangue, a saber a remissão do pecado(Cl 1.13.).
O CAPACETE DA NOSSA SALVAÇÃO colocar-nos  sob  uma categoria  diferente  daqueles que não tem a salvação em Cristo. Satanás sabe que somos filho de Deus e que perdeu direito sobre nós.

V. 17 -ESPADA DO ESPÍRITO (Ref. Hb 4.12 /Jr 23.29/ 1 Pe 1.23 / Ap 1.16) - A ESPADA É PALAVRA DE DEUS,é a única arma ofensiva que temos. Os soldados romanos usavam  vários tipos delas na batalha, COMPRIDA, de um só fio, CURTA(adega) e a MACHAIRA, uma  espécie de baioneta cuja lâmina  chegava a ter  60 cm de comprimento, afiada de ambos os lados, ela penetrava facilmente  no corpo da vítima. Os soldados  podiam maneja-la  de várias posições, para cima  e para baixo sem ter de mudar a posição da mão, o que lhes daria mais estabilidade no manuseio da mesma, também poderiam joga-la diretamente no corpo do adversário. A maioria dos inimigos que lutavam contra os romanos usavam espada de um só fio, eram grandes e pesadas o que dificultava o seu manuseio, eram armas  ultrapassadas e ineficientes contra a AGILIDADE e rapidez dos romanos.
Enquanto o inimigo se posicionava para usar a sua  espada, o soldado romano o AGARRAVA e o esfaqueava com a sua espada.
A Palavra de Deus é uma ESPADA de dois gumes(Hb 4.12) poderosa contra os ATAQUES  do inimigo. Jesus usou a PALAVRA, para derrotar o Diabo na sua TENTAÇÃO no deserto(Mt 4.1-11)
Cite as Escrituras e ele fugira.... use- a como uma ESPADA e você afastará as tentações para bem longe de você.
Satanás não consegue  ler os nossos PENSAMENTOS, nem conhece as intenções de nosso coração. Suas ações baseiam-se no que ele vê ou escuta. Assim ao  ORARMOS, firmado na PALAVRA de Deus, ele escutará o que a inerrante mensagem de Deus tem a dizer.

Pr. Carlos Borges(CABB)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário