Rm 8.1-5
Introdução: A graça de Deus é o fator imprescindível da salvação eterna. Não há
nada que possamos ser ou fazer, que de alguma maneira, possa substituí-la.
Ela é infalível e cheia do amor de Deus. A graça é mais que suficiente para salvar e restaurar o pecador
das garras do pecado. Contudo, precisamos conhecer alguns dos seus aspectos
para que possamos extrair o melhor dela em nosso relacionamento com Deus.
I
OPERAÇÃO DO ESPÍRITO
1-O fracasso da Lei
·
Consideramos ser de suma importância, introduzir
o assunto Lei x Graça com as seguintes reflexões, nas quais, destacamos
biblicamente a Firmeza da graça e a fraqueza da Carne, para prevenir possíveis
exageros e falta do necessário equilíbrio na compreensão do significado da
relação entre a Graça e a Lei.
·
Por que nosso Senhor teria alertado aos próprios
apóstolos para vigiarem e orarem em todo o tempo, alegando que o espírito está
pronto mas a carne é fraca?
·
Se não houvesse o risco de se decair da Sua
graça que é poderosa para nos firmar na fé até o fim, enquanto consentirmos e
cooperarmos com o seu trabalho de santificação, porque teríamos tantos alertas
na Bíblia quanto ao perigo extremo de decair da graça?
·
Em II Pe 3.17 o apóstolo Pedro alerta os crentes
quanto ao perigo de descair da firmeza da graça por darem ouvidos ao erro
doutrinário de falsos mestres.
·
Paulo afirmou que muitos crentes gálatas que
procuravam se justificar pelas obras da Lei haviam decaído da graça.
·
O apóstolo Paulo afirmou que a justiça que dá
vida não pode ser procedente das obras da lei, mas da nossa fé em Cristo.
·
Sabendo, contudo, que o homem não é justificado
por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em
Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da
lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada.” (Gál 2.16).
·
É evidente que pela lei ninguém é justificado
diante de Deus, por que: O justo viverá da fé;
·
É a lei, então, contra as promessas de Deus?
·
De modo nenhum; porque, se fosse dada uma lei
que pudesse vivificar a justiça, na verdade, teria sido pela lei.
·
“Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do
pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que creem.”
(Gál 3.11,21, 22).
2- A vitória da graça
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Se for pela graça, já não é mais pelas obras; se
fosse, a graça já não seria graça (Romanos 11.6).
·
Graça é a maneira pela qual Deus se dispõe a
receber, de braços abertos, o pecador, não obstante sua santidade absoluta e o
estado miserável em que se encontra aquele que dele se desviou.
·
É uma
bênção ou um favor verdadeiramente imerecido e indevido, que Deus concede em
sua soberania, nunca em resposta a alguma iniciativa da parte do pecador.
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Deus não tem nenhuma obrigação de perdoar.
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Ninguém tem o direito de cobrar tal coisa de
Deus. Ele, no entanto, perdoa por causa da graça. A iniciativa é sempre de
Deus.
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Todos os heróis da fé começaram o seu caminhar
com Deus ciente das suas próprias fraquezas e incapacidades e pecados.
·
Foi através desta graça de Deus e o seu poder de
capacitação tornou-os o tipo de pessoas que Deus queria que fossem e a cumprir
o plano e o propósito que Deus tinha na vida deles.
3- O alvo da graça
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Em uma de suas cartas, Paulo disse: portanto, se
alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que
surgiram coisas novas! (2 Co 5:17 – NVI).
·
Neste
versículo, temos a afirmação de que aquele que está em Cristo recebeu uma vida
totalmente nova.
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É interessante perceber que o texto começa com
um “Portanto”, ou seja, está ligado ao que é dito antes.
·
No versículo 14, lemos que Cristo morreu para
que aqueles que vivem, já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que
por eles morreu e ressuscitou.
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Nós ganhamos vida nova em Cristo, pela graça,
para vivermos para ele. Quando a salvação se resume a levantar a mão, num culto
ou a colocar o nome no cartão de chamada de uma igreja, sem que a vida seja
transformada, algo está errado; afinal, segundo a Bíblia, a consequência
natural da graça é a obediência.
·
Para que fique mais claro, reflitamos um pouco
mais nessas questões.
·
A deturpação da mensagem da graça de Deus: Na
época em que Judas, o irmão do nosso Senhor, escreveu sua carta aos
que foram chamados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo (v. 1), a
mensagem da graça estava sendo deturpada por alguns.
·
Por isso, mesmo querendo escrever sobre a
salvação, Judas percebeu que era necessário escrever-lhes insistindo que
batalhassem pela fé de uma vez por todas confiada aos santos (v. 3).
·
Acontece
que alguns homens com aparência de espirituais, dissimulados
(v. 4), infiltraram-se no meio dos crentes em Jesus e levaram uma mensagem
oposta à sã doutrina.
·
Esses homens, na verdade, tinham aparência de
ovelhas, mas eram lobos. Judas os chama de ímpios (v. 4). Mas o que
fizeram? Eles transformaram a graça do nosso Deus em libertinagem (v.
4).
·
A ideia do verbo “transformar” é “transpor”,
colocar uma coisa no lugar da outra. Eles colocaram a libertinagem no lugar da
graça de Deus.
·
A palavra
“libertinagem” também poderia ser traduzida por “desregramento”.
·
Na
verdade, eles estavam usando a graça de Deus como uma desculpa para levarem
uma vida totalmente sem regras.
II A GLORIA FUTURA
1- A Gloria a ser revelada
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Creio ser o desejo de milhões de pessoas no
mundo inteiro de um dia participarem da glória eterna de Deus.
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Agora como chegarão até lá, de que forma
chegarão, e quando chegarão e se chegarão, esses devem ser os dilemas de muitos
corações.
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O certo é que a semente da eternidade foi
posta no coração de cada homem e mulher que nasceu nesta terra. “Ele fez tudo
apropriado há seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela
eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus
fez.” (Eclesiastes
3:11).
·
Em sua segunda carta o apóstolo Pedro, fala do
desenvolvimento da fé cristã, até atingir a maturidade espiritual.
·
Ele fala
também do sofrimento por causa de Cristo, fala aos cristãos para fugirem das
paixões carnais e conservarem a santidade, o temor a Deus, arrependerem-se de
seus pecados e prepararem-se para a volta gloriosa de Jesus.
2- A natureza geme
·
A criação, ou seja, todas as coisas que foram
criadas, animadas ou inanimadas, incluindo os anjos e até mesmo os homens não
remidos, em contraste com o “nós” (subentendido nas palavras “os filhos de
Deus”), os eleitos.
·
Existe
uma ansiedade universal por contemplar a culminação do plano divino atinente à
redenção do homem.
·
A criação,
pois, anela por ver a “nova criação”; os remidos levados à glória, participando
da família divina.
·
Pensamos que essa ansiedade (que poeticamente é
chamada de “dores de parto”, em Rom. 8:22) subentende os efeitos universais da
missão de Cristo.
·
A criação não se aproximará dessas dores de
parto como uma parte desinteressada.
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Apesar de
que não participará da filiação, conforme os eleitos, e nem da herança deles,
não obstante ela será beneficiada por tal nascimento, de modo a ser retratada
como alguém que procura ajudar a concretizar o mesmo.
3- Salvos em esperança
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"Porque na esperança fomos salvos. Ora, a
esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas,
se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos."
(Romanos 8:24-25).
·
Esta esperança consiste numa certeza na alma,
uma firme confiança sobre as coisas futuras, porque tais coisas decorrem da
REVELAÇÃO e das PROMESSAS DE DEUS.
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O salmista expressa claramente este fato
mediante um paralelo entre "CONFIANÇA" e "ESPERANÇA".
·
O poder maravilhoso que o Deus Criador já
manifestou em favor do seu povo está exemplificado no êxodo, na conquista de
Canaã, nos milagres de Jesus e dos apóstolos, e em casos semelhantes, os quais
edificam a nossa confiança no Senhor como nosso Ajudador: "O nosso
socorro está no nome do Senhor, que fez os céus e a terra." (Salmos
124:8).
·
As Escrituras revelam como Deus sempre foi fiel,
no passado, ao seu povo.
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O Salmo 22, por exemplo, revela a luta de Davi
numa situação pessoal crítica, que ameaça a sua vida.
·
Todavia, ao meditar nos feitos de Deus no
passado ele confia que Deus o livrará: “Em ti confiaram nossos pais; confiaram,
e tu os livraste” (22.4).
III O AMOR DE DEUS
1-A vontade de Deus
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A vontade de Deus é que você o conheça como
Pessoa, achegue-se a ele e passe a amá-lo e servi-lo de todo o coração.
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(Mateus 22:37, 38; Tiago 4:8) Você pode aprender como
fazer a vontade de Deus por estudar a vida e os ensinamentos de Jesus.
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Na
verdade, Jesus disse que seu objetivo na vida era fazer, ‘não a sua vontade,
mas a vontade daquele que o enviou’. — João 6:38.
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A Bíblia contém a mensagem de Deus para a
humanidade. Ela tem tudo que você precisa para ser “completamente equipado para
toda boa obra”. (2 Timóteo 3:16, 17) Deus
deseja que você use a Bíblia e sua “faculdade de raciocínio” para saber qual é
a vontade dele para você. — Romanos 12:1, 2; Efésios 5:17.
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Bíblia diz: “Os seus mandamentos [de Deus] não
são difíceis de obedecer.” (1 João 5:3, Bíblia na
Linguagem de Hoje).
·
Isso não
quer dizer que sempre vai ser fácil obedecê-los.
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Mas os
benefícios compensarão em muito qualquer esforço que você fizer.
·
O
próprio Jesus disse: “Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem
em prática.” — Lucas 11:28, Bíblia
Pastoral.
2- Mais que vencedores
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Em meio a tudo que passamos: sofrimento,
angústia, lutas, perdas, etc... Somos tentados a desistir da fé, da esperança
que temos em Deus, porém, encontramos na Bíblia Sagrada, palavras que nos dão
animo para continuarmos.
·
'31 - Que
diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 -
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos
nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? 33 - Quem intentará
acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 - Quem é
que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes, quem ressuscitou dentre os
mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. 35 - Quem
nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição,
ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 - Como está escrito: Por
amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas
para o matadouro. 37 - Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores,
por aquele que nos amou. Romanos 8.31-37
·
'E ele
disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
' II Reis 6:16.
·
A Palavra de Deus diz que todo o que é nascido
de Deus vence o mundo, e essa é a vitória que vence o mundo a nossa fé (1 Jo 5.4).
·
O cristão que nasce de Deus acredita naquilo que
a Palavra de Deus está falando por isso ele vence o mundo, pois sabemos que o
mundo jaz no maligno.
3-Nada nos separará
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Satanás trabalha para que o cristão não saiba ou
duvide que se encontra firme para sempre nas mãos de Deus, como se afirma em
Romanos 5.2 e em muitas outras passagens bíblicas.
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É impressionante como ele consegue cegar o
cristão para as afirmações feitas pelo próprio Jesus.
·
Como esta que encontramos em Jo
10.27-29: “As minhas ovelhas
ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna;
jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão”.
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Ah, como isso fere ao diabo, saber que Ele não
poderá ter no inferno a nenhum dos que Jesus genuinamente justificou e
regenerou.
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Por isso ele trabalha para infundir a dúvida no
cristão, de que pertence realmente a Deus para sempre, e que Deus o aceita
completamente como filho, apesar de suas imperfeições e limitações.
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O diabo deseja que você creia que de alguma
forma, você pode perder sua redenção e ele soprará sobre você para que se sinta
inseguro e intimidado.
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Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se
Deus é por nós, quem será contra nós? “Rom 8:31-39.
Pr. Carlos Borges (CABB)
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