quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

A GRAÇA DIVINA



Rm 8.1-5
Introdução: A graça de Deus é o fator imprescindível da salvação eterna. Não há nada que possamos ser ou fazer, que de alguma maneira, possa substituí-la. Ela é infalível e cheia do amor de Deus. A graça é mais que suficiente para salvar e restaurar o pecador das garras do pecado. Contudo, precisamos conhecer alguns dos seus aspectos para que possamos extrair o melhor dela em nosso relacionamento com Deus.

I OPERAÇÃO DO ESPÍRITO
1-O fracasso da Lei
·        Consideramos ser de suma importância, introduzir o assunto Lei x Graça com as seguintes reflexões, nas quais, destacamos biblicamente a Firmeza da graça e a fraqueza da Carne, para prevenir possíveis exageros e falta do necessário equilíbrio na compreensão do significado da relação entre a Graça e a Lei.
·        Por que nosso Senhor teria alertado aos próprios apóstolos para vigiarem e orarem em todo o tempo, alegando que o espírito está pronto mas a carne é fraca?
·        Se não houvesse o risco de se decair da Sua graça que é poderosa para nos firmar na fé até o fim, enquanto consentirmos e cooperarmos com o seu trabalho de santificação, porque teríamos tantos alertas na Bíblia quanto ao perigo extremo de decair da graça?
·        Em II Pe 3.17 o apóstolo Pedro alerta os crentes quanto ao perigo de descair da firmeza da graça por darem ouvidos ao erro doutrinário de falsos mestres.
·        Paulo afirmou que muitos crentes gálatas que procuravam se justificar pelas obras da Lei haviam decaído da graça.
·        O apóstolo Paulo afirmou que a justiça que dá vida não pode ser procedente das obras da lei, mas da nossa fé em Cristo.
·        Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada.” (Gál 2.16).
·        É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, por que: O justo viverá da fé;
·        É a lei, então, contra as promessas de Deus?
·        De modo nenhum; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar a justiça, na verdade, teria sido pela lei.
·        “Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que creem.” (Gál 3.11,21, 22).

2- A vitória da graça
·        Se for pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça (Romanos 11.6).
·        Graça é a maneira pela qual Deus se dispõe a receber, de braços abertos, o pecador, não obstante sua santidade absoluta e o estado miserável em que se encontra aquele que dele se desviou.
·         É uma bênção ou um favor verdadeiramente imerecido e indevido, que Deus concede em sua soberania, nunca em resposta a alguma iniciativa da parte do pecador.
·        Deus não tem nenhuma obrigação de perdoar.
·        Ninguém tem o direito de cobrar tal coisa de Deus. Ele, no entanto, perdoa por causa da graça. A iniciativa é sempre de Deus.
·        Todos os heróis da fé começaram o seu caminhar com Deus ciente das suas próprias fraquezas e incapacidades e pecados.
·        Foi através desta graça de Deus e o seu poder de capacitação tornou-os o tipo de pessoas que Deus queria que fossem e a cumprir o plano e o propósito que Deus tinha na vida deles.

3- O alvo da graça
·        Em uma de suas cartas, Paulo disse: portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! (2 Co 5:17 – NVI).
·         Neste versículo, temos a afirmação de que aquele que está em Cristo recebeu uma vida totalmente nova.
·        É interessante perceber que o texto começa com um “Portanto”, ou seja, está ligado ao que é dito antes.
·        No versículo 14, lemos que Cristo morreu para que aqueles que vivem, já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
·        Nós ganhamos vida nova em Cristo, pela graça, para vivermos para ele. Quando a salvação se resume a levantar a mão, num culto ou a colocar o nome no cartão de chamada de uma igreja, sem que a vida seja transformada, algo está errado; afinal, segundo a Bíblia, a consequência natural da graça é a obediência.
·        Para que fique mais claro, reflitamos um pouco mais nessas questões.
·        A deturpação da mensagem da graça de Deus: Na época em que Judas, o irmão do nosso Senhor, escreveu sua carta aos que foram chamados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo (v. 1), a mensagem da graça estava sendo deturpada por alguns.
·        Por isso, mesmo querendo escrever sobre a salvação, Judas percebeu que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé de uma vez por todas confiada aos santos (v. 3).
·         Acontece que alguns homens com aparência de espirituais, dissimulados (v. 4), infiltraram-se no meio dos crentes em Jesus e levaram uma mensagem oposta à sã doutrina.
·        Esses homens, na verdade, tinham aparência de ovelhas, mas eram lobos. Judas os chama de ímpios (v. 4). Mas o que fizeram? Eles transformaram a graça do nosso Deus em libertinagem (v. 4).
·        A ideia do verbo “transformar” é “transpor”, colocar uma coisa no lugar da outra. Eles colocaram a libertinagem no lugar da graça de Deus.
·         A palavra “libertinagem” também poderia ser traduzida por “desregramento”.
·         Na verdade, eles estavam usando a graça de Deus como uma desculpa para levarem uma vida totalmente sem regras.

II A GLORIA FUTURA
1- A Gloria a ser revelada
·        Creio ser o desejo de milhões de pessoas no mundo inteiro de um dia participarem da glória eterna de Deus.
·        Agora como chegarão até lá, de que forma chegarão, e quando chegarão e se chegarão, esses devem ser os dilemas de muitos corações.
·        O certo é que a semente da eternidade foi posta no coração de cada homem e mulher que nasceu nesta terra. “Ele fez tudo apropriado há seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.” (Eclesiastes 3:11).
·        Em sua segunda carta o apóstolo Pedro, fala do desenvolvimento da fé cristã, até atingir a maturidade espiritual.
·         Ele fala também do sofrimento por causa de Cristo, fala aos cristãos para fugirem das paixões carnais e conservarem a santidade, o temor a Deus, arrependerem-se de seus pecados e prepararem-se para a volta gloriosa de Jesus.

2- A natureza geme
·        A criação, ou seja, todas as coisas que foram criadas, animadas ou inanimadas, incluindo os anjos e até mesmo os homens não remidos, em contraste com o “nós” (subentendido nas palavras “os filhos de Deus”), os eleitos.
·         Existe uma ansiedade universal por contemplar a culminação do plano divino atinente à redenção do homem.
·        A criação, pois, anela por ver a “nova criação”; os remidos levados à glória, participando da família divina.
·        Pensamos que essa ansiedade (que poeticamente é chamada de “dores de parto”, em Rom. 8:22) subentende os efeitos universais da missão de Cristo.
·        A criação não se aproximará dessas dores de parto como uma parte desinteressada.
·         Apesar de que não participará da filiação, conforme os eleitos, e nem da herança deles, não obstante ela será beneficiada por tal nascimento, de modo a ser retratada como alguém que procura ajudar a concretizar o mesmo.

3- Salvos em esperança
·        "Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos." (Romanos 8:24-25).
·        Esta esperança consiste numa certeza na alma, uma firme confiança sobre as coisas futuras, porque tais coisas decorrem da REVELAÇÃO e das PROMESSAS DE DEUS.
·        O salmista expressa claramente este fato mediante um paralelo entre "CONFIANÇA" e "ESPERANÇA".
·        O poder maravilhoso que o Deus Criador já manifestou em favor do seu povo está exemplificado no êxodo, na conquista de Canaã, nos milagres de Jesus e dos apóstolos, e em casos semelhantes, os quais edificam a nossa confiança no Senhor como nosso Ajudador: "O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez os céus e a terra." (Salmos 124:8).
·        As Escrituras revelam como Deus sempre foi fiel, no passado, ao seu povo.
·        O Salmo 22, por exemplo, revela a luta de Davi numa situação pessoal crítica, que ameaça a sua vida.
·        Todavia, ao meditar nos feitos de Deus no passado ele confia que Deus o livrará: “Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste” (22.4).

III O AMOR DE DEUS
1-A vontade de Deus
·        A vontade de Deus é que você o conheça como Pessoa, achegue-se a ele e passe a amá-lo e servi-lo de todo o coração.
·        (Mateus 22:37, 38;  Tiago 4:8) Você pode aprender como fazer a vontade de Deus por estudar a vida e os ensinamentos de Jesus.
·         (João 7:16, 17) Ele não só falou sobre fazer a vontade de Deus; esse era seu modo de vida.
·         Na verdade, Jesus disse que seu objetivo na vida era fazer, ‘não a sua vontade, mas a vontade daquele que o enviou’. — João 6:38.
·        A Bíblia contém a mensagem de Deus para a humanidade. Ela tem tudo que você precisa para ser “completamente equipado para toda boa obra”. (2 Timóteo 3:16, 17) Deus deseja que você use a Bíblia e sua “faculdade de raciocínio” para saber qual é a vontade dele para você. — Romanos 12:1, 2;  Efésios 5:17.
·        Bíblia diz: “Os seus mandamentos [de Deus] não são difíceis de obedecer.” (1 João 5:3, Bíblia na Linguagem de Hoje).
·         Isso não quer dizer que sempre vai ser fácil obedecê-los.
·         Mas os benefícios compensarão em muito qualquer esforço que você fizer.
·         O próprio Jesus disse: “Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.” — Lucas 11:28, Bíblia Pastoral.

2- Mais que vencedores
·        Em meio a tudo que passamos: sofrimento, angústia, lutas, perdas, etc... Somos tentados a desistir da fé, da esperança que temos em Deus, porém, encontramos na Bíblia Sagrada, palavras que nos dão animo para continuarmos.
·        '31 - Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 - Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? 33 - Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 - Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. 35 - Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 - Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. 37 - Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8.31-37
·        'E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. ' II Reis 6:16.
·        A Palavra de Deus diz que todo o que é nascido de Deus vence o mundo, e essa é a vitória que vence o mundo a nossa fé (1 Jo 5.4).
·        O cristão que nasce de Deus acredita naquilo que a Palavra de Deus está falando por isso ele vence o mundo, pois sabemos que o mundo jaz no maligno.

3-Nada nos separará
·        Satanás trabalha para que o cristão não saiba ou duvide que se encontra firme para sempre nas mãos de Deus, como se afirma em Romanos 5.2 e em muitas outras passagens bíblicas.
·        É impressionante como ele consegue cegar o cristão para as afirmações feitas pelo próprio Jesus.
·        Como esta que encontramos em Jo 10.27-29: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão”.
·        Ah, como isso fere ao diabo, saber que Ele não poderá ter no inferno a nenhum dos que Jesus genuinamente justificou e regenerou.
·        Por isso ele trabalha para infundir a dúvida no cristão, de que pertence realmente a Deus para sempre, e que Deus o aceita completamente como filho, apesar de suas imperfeições e limitações.
·        O diabo deseja que você creia que de alguma forma, você pode perder sua redenção e ele soprará sobre você para que se sinta inseguro e intimidado.
·        Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? “Rom 8:31-39.

Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário