segunda-feira, 14 de maio de 2018

A IGREJA DE CRISTO E A SANTIFICAÇÃO



Mt 16.15-19
Introdução: Para ter crescimento integral, a Igreja deve viver em santidade. É possível ver nas Escrituras que Deus está constantemente combatendo a impureza e reafirmando a necessidade da santificação de seu povo. Por causa de nossa natureza pecaminosa, o Senhor fez a provisão para que a nossa santificação fosse possível: “Cristo se tornou para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção", 1 Co 1: 30. A realidade espiritual da nova vida, produzida pelo nosso relacionamento com Deus, deve resultar na retidão interna, refletida pela expressão externa.

I  UMA CONSTRUÇÃO
1-“A minha Igreja”
·        A santificação é uma das marcas distintivas dos salvos. Somos luzeiros no meio de uma geração corrupta, Fp 2: 15.
·         Quando temos a mente de Cristo, nossas atitudes tornam-se puras e passamos a refletir o brilho de Sua glória, 1 Co 2: 16; MI 4: 2; Pv 4: 18; Mt 13: 43; Rm 15: 5 e 6.
·        “Um homem santo, nas mãos de um Deus santo, é uma arma muito temida.” (Robert Murray McCheyne).
·        A Bíblia nos ensina que temos três inimigos: o mundo, a carne e o diabo.
·         Constantemente nos atacam com o fim de afastar-nos da vontade de Deus.
·        Paulo disse: “não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente. ”, Rm 12: 2.
·        O cristão deve ser radical em separar-se das práticas do mundo que são contrárias à santidade de Deus.
·        Isso ele faz mediante a renovação da sua mente, através da oração e da Palavra de Deus.
·        Se você cedeu à tentação e pecou, precisa enfrentar este fato.
·        Confesse seu pecado, arrependa-se dele, abandone-o e Jesus perdoará você, 1 Jo 1: 9.
·         A Palavra é instrumento de santificação, SI 119: 9; Jo 17: 17.
·        A leitura bíblica diária, acompanhada pela oração, é uma forte arma contra o pecado: “Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra Ti.”, SI 119: 11, 97-105.
·         A santificação é para a Igreja. A Igreja, a noiva e futuramente esposa de Cristo, é o recipiente dessa obra do Espírito Santo.
·        Quanto a isso, diz o apóstolo Paulo que "Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa e sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível" (Ef 5.25-27).
·        É, pois, apropriado e necessário que a esposa de Cristo, o Cordeiro, seja santa em toda a sua maneira de viver, pois "a si mesma já se ataviou".  Ap 19.7 – Tt 2.12/15.

2-Os Membros
·        A santificação é também para o membro da Igreja de Cristo.
·        Um membro enfermo poderá afetar todo o corpo, o qual só goza de saúde quando todos os seus órgãos são sadios.
·        Cristo orou para que, como membros, nós, os seus discípulos, fôssemos santificados: "Santifica-os na verdade..." (Jo 17.17).
·         De igual modo orou o apóstolo Paulo para que o crente fosse santificado na totalidade do seu ser.1Ts 5.23.
·         Paulo discute a santificação individual do cristão como: despojar do velho homem, renovar no espírito do entendimento, revestir do novo homem, deixar a mentira, trabalhar e viver honestamente, só falar o que edifica, e não entristecer o Espírito Santo. Ef 4.22-32.
·        Quando mencionamos a palavra santidade, temos que ter cuidado com os dois extremos.
·         Um extremo é limitarmos a santificação apenas no espírito esquecendo do corpo, o outro extremo é se preocupar apenas com o exterior  como escribas e fariseus, que se preocupavam com o exterior (leis, regras) e esquecia do interior (coração) Mt 23:25-29. Na verdade a Bíblia nos ensina que a pureza (santidade) do homem começa no coração e se estende até o corpo. 2 Co 7.1 – 1Ts 5.23.
·        Nos dias de hoje a santificação se tornou algo muito particular e relaxado, cada um tem a suas regras, seu jeito, sua forma, com suas proibições e liberações, e Deus tem sido posto nessa santidade de uma forma inferior, não como o cabeça como quem dita as regras, mas sim como um tipo de papai Noel, um ser que está ali, e só é lembrado pra “dar presentes”.
·        É importante lembrar que Deus não muda.
·         O tempo, a cultura, a moda, não muda o padrão da santidade de Deus. 1Ts 4.3/7.
·        Santidade não é fazer ou deixar de fazer algo que achamos certo ou errado, santidade é fazer conforme a Palavra de Deus e conforme o Espírito Santo fala ao nosso coração (Rm 12.2).
·        Santidade não é uma opção que o cristão tem para escolher, mas sim uma exigência do próprio Deus.  Hb 12.14 – 1Pe 1.16.
·        Muitos cristãos têm se atraído e se deixado atrair pelas oferendas desse mundo e abandonando a glória e a santidade do Senhor, são pessoas que tem buscado agradar mais seu próprio ego, sua vontade, sua vaidade do que a vontade de Deus, literalmente estão trocando a glória de Deus pela glória do homem. Jo 12.43 -  2Co 6.14/18 – Rm 6.19.

2-Corpo Espiritual
·        Precisamos fazer de nossas igrejas um lugar mais espiritual do que social.
·        Para isso precisamos aprender a ver as coisas espiritualmente pedindo discernimento ao Espírito Santo.
·        Vontade espiritual e não buscar os interesses pessoais, amar espiritualmente de maneira incondicional, ser unidos espiritualmente com nossos irmãos, dar testemunho de vida para iluminar o mundo, viver com os irmãos como uma família espiritual e lutar espiritualmente e nunca contra as pessoas.
·        A expressão “corpo de Cristo” é utilizada como uma metáfora para toda a Igreja, a unidade dos crentes ligados e dependentes de Cristo. O povo de Deus é, portanto, membros do “corpo místico” de Cristo (1 Coríntios. 12:27), em comunhão com Cristo, e espiritualmente nutridos por Ele.

II UM CONSTRUTOR
1-A Igreja de Cristo
·        Hoje existem muitos tipos de igrejas para todos os gostos.
·        Quem gosta de barulho ou de silêncio, tanto para os conservadores até aos mais modernos.
·         Mas respeitando esta diversidade, qual seria a verdadeira Igreja de Cristo?
·        A palavra Igreja (do grego EKKLESIA) tem o sentido de os chamados ou chamadores. 
·        Portanto a Igreja é uma comunidade de pessoas que creem em Jesus como o Filho de Deus e se tornam membros desta família para caminharem juntos com Deus.
·        Então a verdadeira Igreja de Cristo é uma família de fé e amor.
·        A Igreja é o Corpo de Cristo.
·        Há aproximadamente dois mil anos atrás, Jesus andou sobre a terra, falou e tocou em pessoas.
·         Mas hoje o Senhor continua presente através de seu corpo que é formado pelos membros da sua Igreja.
·        Através de nós, Jesus ainda fala e toca em muitas pessoas que precisam de alívio do seu poder.
·        Assim como um membro do nosso corpo não pode ser cortado e sobreviver.
·        Também na Igreja quando alguém sai do corpo, logo perde sua vida espiritual.
·        Então é muito importante fazer parte de uma Igreja.

2-O Edificador
·        “Pois toda casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.” (Hebreus 3.4, Ara)
Deus é o Edificador- Chefe. Jesus é a Pedra Principal.
·         É Deus quem nos constrói e nos prepara para o trabalho do Senhor Jesus Cristo. Em Filipenses 1.6, o apóstolo Paulo escreve para nos certificar de que: “Estou convencido de que aquele que começou a boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus”.
·         Ele estava simplesmente nos dizendo o seguinte: “Foi Deus Quem começou esta obra em você, e é Deus Quem vai terminá-la” Isso significa que devemos deixar Deus em paz para fazer o Seu Trabalho.
·        Precisamos deixar de lado aquilo que cabe a Deus fazer e tratar do que é da nossa conta.
·        Há certas coisas que somente Deus pode fazer.
·         Devemos fazer a nossa parte e deixar que Ele faz a dele. Devemos cuidar do que é da nossa responsabilidade, mas lançar nossos cuidados sobre Ele.

3-Edificação da Igreja
·        A primeira coisa que Paulo mostra a Timóteo é que a Igreja se edifica pelo amor.
·        “Pois o propósito deste mandamento é o amor nascido de coração limpo, e de boa consciência, e de fé não fingida”. (1 Timóteo1:5).
·        Paulo está dizendo: “Timóteo, cuidado com todas as palavras e os ensinos que geram disputas e não realizam o plano de Deus; não é a edificação de Deus.”
·        Também foi Paulo quem disse: “O conhecimento envaidece, mas o amor edifica.” (1 Coríntios 8:1).
·        É importante que tenhamos conhecimento e que possamos transmitir, mas somente o conhecimento, pode nos envaidecer.
·        Paulo não está defendendo a ignorância, está defendendo o amor. O amor edifica.
·        E se, ao amor, agregarmos conhecimento, Maravilhoso! Mas o importante aqui é o amor.
·        Em Efésios capítulo 4 verso 16 Paulo diz: “Todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor”, na medida em que cada parte realiza a sua função. A Igreja vai se edificando em amor.

III UM FUNDAMENTO
1-A Rocha
·        Pergunto: Por que você está na Igreja à qual pertence?
·         Por que o pastor pregou um sermão bonito? Por que sua mãe pediu? Por que a doutrina lhe convenceu?
·        Você está na Igreja porque os irmãos são muito amorosos? Por que gosta do templo? Por que não gostou da outra Igreja?
·         Sabe, tudo isso é edificar na areia.
·         Se você é cristão porque seu pai chorou, ou porque o pastor pediu, ou a doutrina lhe convenceu, ou por isso, ou por aquilo, quando chegam as tormentas espirituais, sua casa vai ruir.
·         Mas se você é cristão porque se apaixonou por Cristo, porque se enamorou de Jesus, porque Jesus é tudo na sua vida e ela passou a ser uma permanente dependência de Jesus, então você construiu sua casa na Rocha.
·        E que venham provações, ou perseguições, ou dificuldades.
·        Que venham enfermidades, ou morte, ou traição, a sua fé nunca vai desmoronar porque foi edificada na Rocha, que é Cristo.

2- Os perigos Implícitos
·        Existem coisas escritas na Bíblia que estão tão claras e dispensam comentários.
·        Nós somos realmente bons na teoria, sabemos o que fazer, mas na prática, infelizmente falhamos cruelmente.
·        Mas, se tratarem os outros com parcialidade, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores.” (Tiago 2:1-5, 8-9 NVI).
·        O crente religioso acha que está servindo ao Senhor Jesus, mas despreza seus mandamentos mais básicos.
·        Devemos tomar muito cuidado com a religiosidade na igreja evangélica atual e as tradições “super espirituais” que estão impregnadas por aí cheias de fanatismos, como se fossem regras da Bíblia, quando não são.
·        Certos crentes desprezam outros porque não falam em ‘outras línguas’, alguns crentes acham outros descomprometidos com Deus só porque não sobem ao monte para orar.
·        Todos estes são costumes religiosos implantados pelos homens, mas não são doutrinas da Bíblia Sagrada, precisamos tomar muito cuidado. Convivemos com isso no dia a dia.

3-A Segurança
·        Nossa segurança se encontra somente em Deus, ele é o refúgio fiel, que precisamos, a Palavra do Senhor diz que se crermos nele estaremos seguros.
·        Não adianta um país ou nação de grande poder bélico, não adianta uma conta bancária com milhões de dólares no banco, pois a palavra de Deus diz em 1 Tm 6-17: Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos.
·        “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade em vão vigia a sentinela “(Sl 127:1).
·        Diz as Sagradas Escrituras que nos últimos dias sobrevirão tempo difíceis e muitos dizem que esses tempos serão altamente trabalhosos, dias de caos, tumulto e baderna.
·        Embora não se saiba nem que dia e hora que Cristo virá, se deduz que os tempos futuros serão cada vez mais difíceis.
              Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário