segunda-feira, 7 de maio de 2018

SANTIFICAÇÃO E OS NOVOS DESAFIOS



Rm 12.1-4
Introdução: Repressão hoje é uma das ideias mais infundidas no seio religioso evangélico. Quando nos convertemos existe uma inversão de valores, o que era de valor no mundo não é de valor na igreja e vice-versa. No começo tudo é flores, mas depois de um tempo a "carne se revolta dentro de nós..." ai começa os conflitos internos, registrado em Romanos 7:7-24. As igrejas não tratam destas questões, querem crentes transformados logo, NÃO RESPEITAM O TEMPO DE CRESCIMENTO E AMADURECIMENTO DO CRENTE, e usamos a mascara da religião para abafar estes conflitos, mas a igreja hoje não tem a sensibilidade do Espírito Santo, para ajudar o crente, pois na esfera espiritual é tudo um processo, onde age o Espírito e a igreja.


I DESAFIOS MODERNOS
1-Conflitos de valores
·        A produção de crentes frustrados hoje em dia é muito grande, devido à falta de conhecimento da estrutura humano no crente, é preciso explorar o lado humano no crente para primeiro humaniza-lo e depois espiritualiza-lo.
·         Falta o calor humano do abraço da solidariedade cristã.
·         Para podermos alcançar os mais altos níveis de espiritualidade cristã é preciso hoje em dia descer-nos mais profundos recônditos da nossa alma.
·        É preciso conhecer nossos limites e defeitos para podermos vencer esses conflitos com a ajuda da Bíblia e do Espírito Santo.
·        Deus precisa de homens conscientes de si, para poder entrar no mundo psicológico do nosso irmão.
·        Deus tem planos bons, agradáveis e perfeitos para seus filhos.
·        Ele quer que nos transformemos em pessoas com mentes renovadas, que vivam para obedece-lo e honra-lo.
·        Tendo em vista que Deus deseja o melhor para nós e deu o seu Filho para tornar essa vida possível, com toda alegria, devemos oferecer-nos a Ele como sacrifício vivo e colocar-nos a seu serviço.
·        Vivemos na época do instantâneo, queremos tudo em 05 minutos, 10 minutos, queremos tudo apressadamente.
·        Não queremos ficar no salmo 40 esperei com paciência no senhor – quem não conhece este salmo.
·         Quantos preferem ficar no salmo 70 Apressa-te senhor – Queremos determinar o dia do cumprimento das Promessas.
·         Quantos até falam com o Senhor quando eu estiver velho não vai adiantar, daqui a 10 anos acabou o vigor.      

2- Internet e redes sociais
·        5 sinais de que as redes sociais estão te afastando de Deus:
·        (1) Você navega nas redes sociais, mas não tem tempo para orar e ler a Bíblia.
·        (2) Você não presta atenção ao culto porque não desliga suas redes sociais.
·        (3) Você não é sal e luz para as pessoas porque fica o tempo todo focado na tela do telefone.
·        (4) O uso das suas redes sociais não está edificante.
·        (5) Você age como um viciado em redes sociais.
·        Alguns vícios são muito comuns e os identificamos muito facilmente: vício de fumar, de beber, de drogas, etc.
·         Mas algumas pessoas estão tendo suas vidas destruídas pelo vício em redes sociais.
·        Alguns sintomas: acorda no meio da noite para ver notificações; não frequenta lugares que não tenham wi-fi; não desliga o celular nunca; não conversa mais com a família; vive isolado na tela do celular; tem crises de ansiedade se fica longe do aparelho por algum tempo, etc.
·        É importante verificar esses sintomas e tomar providências.
·        Além da vida com Deus, o mau uso das redes sociais pode destruir o relacionamento familiar, social, atrapalhar nos estudos, etc.
·        Não vale a pena perder essas coisas por causa de uma rede social!
·        Você consegue fazer bom uso das redes sociais para que sejam uma bênção na vida de outras pessoas (evangelizar usando esses meios) ou elas têm sido maldição em sua vida?(utilizam esses meios para vangloria pessoal, espalhar comentários negativos sobre determinada pessoas, ou quem sabe fazer buscar escusas para deleite “carnal”.).

30 Homossexualismo e ideologia de gênero. (1 Co 6,10; Rm 1.26)
·        O Plano de Deus para os relacionamentos sexuais representa o ideal dEle para sua criação.
·        Infelizmente, o pecado perverteu o uso natural das dádivas de Deus.
·        Muitas vezes, o pecado significa não só negar a Deus, mas também negar a sua maneira como fomos criados.
·        O reverendo Augustus Nicodemus Lopes, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia, publicou um vídeo sobre a ideologia de gênero, explicando a postura da Igreja em relação ao tema.
·        Didático, Nicodemus expõe os princípios bíblicos a respeito do que determina quem é homem ou mulher, frisa a visão da Bíblia Sagrada sobre a homossexualidade e questionam as contradições dos pensadores “progressistas” no que tange ambos os temas.
·        “A ideologia de gênero faz uma distinção entre sexo e gênero dizendo que o primeiro é determinado biologicamente e o segundo sociologicamente”.
·        “Ou seja: uma pessoa pode, biologicamente, nascer mulher, mas ela pode se transformar em homem, ou se sentir homem, ou se considerar homem genericamente, a partir das ideias ou dos relacionamentos da construção social”.
·        “A Igreja deve confrontar esse tipo de ideologia a partir das Escrituras, que nos diz que Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança”. Homem e mulher os fizeram.
·         Ou seja: a determinação biológica, sexual e genérica é feita no nascimento.
·         “Nós nascemos homem, ou nós nascemos mulher”.



II VALORES CRISTÃOS
1-Verdadeiro versus falso
·        1 Coríntios 3:4, diz: "Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?".
·        Essas Igrejas possuem líderes e, esses são citados como referência de doutrina e verdade de Cristo.
·        Nos dias de hoje, dizem: Eu sou da Igreja do Bispo "X"; Eu sou da Igreja do Apóstolo "Y"; Eu sou da Igreja do Pastor "Z"; Eu sou da Igreja do Missionário "W", etc.
·        No texto da Palavra de Deus lemos o apóstolo Paulo repreendendo os santos, ainda carnais, meninos em Cristo, porque havia uma conversa estranha e repugnante entre eles.
·         Essa conversa estranha e incompatível com os santos era sobre algo que, nos dias de hoje, é considerada normal, sem qualquer tipo de "outras intenções", sadia, compreensível e compatível.
·        Essa conversa, rechaçada com rigor pelo apóstolo Paulo na ocasião pretérita, nos dias de hoje, seria da mesma forma repreendida entre aqueles que se dizem ou se consideram evangélicos.
·        Mas, por que será que isso não ocorre nos dias de hoje?
·         Por que era rechaçada a conduta de alguns da Igreja nos tempos dos apóstolos e nos dias de hoje, na totalidade, é normal?
·        Assim, surgem as principais e terríveis perguntas: O fundamento de ontem é o mesmo fundamento de hoje?
·         A doutrina de ontem é a mesma doutrina de hoje?
·        A igreja de hoje, que se diz evangélica, com diferentes identificações, líderes e membros é uma só Igreja de Cristo?
·        É verdadeira a frase: Maior é o que nos une e nossas diferenças estão superadas ou, maior é o que nos separa?
·        Essas perguntas serão respondidas pela interpretação da PALAVRA DE DEUS.

2- Bíblia versus senso comum
·        “Tua palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho.” (Salmos 119:105).
·        O que é a Bíblia? Qual o seu uso apropriado? Qual sua autoridade para nós, e por quê? Como podemos abordá-la fielmente?
·        Este é nosso ponto de partida: a Bíblia como fonte de nossas verdades religiosas.
·         Isto não é o mesmo que dizer que seja a única fonte, mas os cristãos sempre reconheceram a autoridade da Bíblia para nossas crenças e práticas religiosas, mesmo que possamos nem sempre agir de acordo com ela.
·         Buscamos na Bíblia discernimentos a respeito da natureza de Deus, da natureza de nossa relação com Deus e com o mundo e de uns com os outros, e do tipo de vida que seja apropriada para com estes.
·        Procuramos nela valores e atitudes básicas. Estas são todas as preocupações próprias da religião.

3- Sã Doutrina
·        “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”. (Tt 2.1).
·        A palavra doutrina se origina do grego: “didache”, que significa ensino ou instrução dos apóstolos.
·         Entendemos que a sã doutrina é a revelação do Eterno Deus por meio das sagradas escrituras e representa o alicerce e o sustentáculo da verdadeira fé cristã.
·        Jesus tinha uma Doutrina: (Mt 7.28; Mt 22.33; Lc 4.32).
·        Os Cristãos primitivos tinham uma doutrina a qual perseverava: (At 2.42).
·        Os crentes de Roma pautavam sua vida por excelente doutrina: (Rm 6.17).
·        Paulo recomendou a Tito e a Timóteo o cuidado com a doutrina: (ITm 1.3-10; 4.6-16; 6.3; II Tm4. 3; Tt 1.9; Tt 2.1).
·        João determinou a doutrina: (2Jo. 9).
·        João recomendou a doutrina: (2Jo 10).
·        A doutrina proporciona comunhão com Deus: (2Jo. 9).
·        A doutrina proporciona piedade: (I Tm 6.3).

III SANTIFICAÇÃO RESOLVE
1- Fervorosos na Oração
·        Mantenha-se no fogo. – A vida nos ensina que se tiramos uma chaleira fervente do fogo, durante um tempo ela fica aquecida, mas deixa imediatamente de ferver e começa a esfriar.
·        Não pare de buscar a Deus, não saia da presença de Deus, busque a Sua vontade, não saia do centro de Sua vontade.
·         Alimente o fogo de Deus em sua vida, alimente sua paixão pelas coisas de Deus.
·        Jejue, ore sem cessar, busque a presença de Deus sem parar.
·        É muito comum associarmos a palavra fervor à intensidade de uma oração, à maneira como um cântico é entoado ou ao barulho em um culto ao Senhor.
·        No dicionário, fervor significa “estado daquilo que ferve, ardor, grande desejo”.
·        Outros significados do dicionário para esta palavra são “grande desejo, devoção ardente, grande dedicação”.

2- Diligencia no Estudo da Bíblia
·        Verdadeira diligência é contrária à natureza dos seres humanos.
·        Desejo de gratificação instantânea é a característica comum a todos os seres humanos.
·        Queremos o máximo possível o mais rápido possível.
·        Diligência é uma habilidade adquirida que combina persistência criativa, esforço inteligente, planejado e executado de forma honesta e sem atrasos, com competência e eficácia, de modo a alcançar um resultado puro e dentro do mais alto nível de excelência.
·        Se você já se sentiu incapaz de encontrar um horário para estudar as escrituras, você está perdendo a oportunidade de alimentar sua alma e fortalecer sua família.
·        Designar um tempo todos os dias para estudar a palavra de Deus ajuda você a ver as suas lutas diárias a partir de uma perspectiva eterna, e dá-lhe maior paciência e amor semelhantes ao de Cristo.
·         Para resumir, a leitura das escrituras faz de você melhor cônjuge, melhor pai, mãe e melhor pessoa.

3-Maior comunhão com Cristo
·        “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” Amós 3:3.
·        A expressão, “andar juntos”, é comumente usada nas Escrituras como uma representação de comunhão. “Enoque andou com Deus: e já não era; pois Deus o tomou para si.”
·        Comunhão, em seu sentido completo, implica em atividade.
·        Não é meramente contemplação, é ação, e, portanto, na medida em que andar é um exercício ativo, e andar com um homem é ter comunhão com Ele, comunhão ativa com Ele, vemos como andar vem a ser a imagem da verdadeira comunhão com Cristo.
·        Há, também, outra ideia contida no termo “andar junto”. Não é apenas atividade, mas continuidade. Logo, a verdadeira comunhão com Cristo não é um mero êxtase, mas é o trabalho do Espírito Santo, e se é desfrutada pela alma saudável, será algo contínuo.
·        Isso também leva ao progresso, pois, ao andar junto, nós não levantamos nossos pés e os abaixamos no mesmo lugar, mas seguimos adiante cada vez mais próximos do fim da nossa jornada. E aquele que tem verdadeira comunhão com Cristo progride.
Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário