sábado, 8 de dezembro de 2018

A VINDA DE JESUS



1 Ts 4.14-18
Introdução: A Bíblia ensina que Jesus voltará. Esta volta deveria interessar a todas as pessoas. Quando Jesus voltará? E como? E o que acontecerá, quando Cristo voltar? Estas perguntas têm respostas simples na Bíblia, mas tornaram-se complicadas e confusas por causa do acréscimo de especulações e doutrinas humanas. "Mas a respeito daquele dia e hora, ninguém sabe nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam e bebiam, casavam e dava-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem" (Mateus 24:36-39).

I O ARREBATAMENTO
1-A Esperança
·        Sempre temos que permanecer preparados para a volta do Senhor. "Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá" (Mateus 24:42-44).
·         Desde que nunca sabemos quando o ladrão pode chegar, temos que manter nossas casas sempre fechadas.
·         Desde que não sabemos quando o Senhor voltará, temos que sempre viver fielmente.
·         A natureza imprevista da volta do Senhor significa que é impossível olhar em volta buscando sinais, numa tentativa de calcular uma data aproximada.
·         Ninguém tem qualquer ideia de quando o Senhor pode voltar.
·         Ele pode voltar antes que você termine de ler isto; ou poderiam se passar outros 2000 anos a partir de hoje. Que possamos estar sempre prontos!
·        É bom não sabermos exatamente quando Cristo retornará, se soubéssemos a data precisa, poderíamos ser tentado a negligenciar a obra de Cristo.
·        Pior ainda, poderíamos planejar continuar pecando e correr para Deus no último momento.
·        O céu é nosso maior objetivo, porém temos muito trabalho a fazer aqui, devemos continuar trabalhando até a morte ou até vermos o inconfundível retorno de nosso Salvador.

2-Galardão
·        Não podemos desenvolver a nossa salvação desvinculada de uma atitude cristã autêntica.
·        Um dia todos nós (os salvos) prestaremos contas de nossas obras ao nosso Senhor e receberemos os nossos galardões de acordo com as nossas motivações mais íntimas
·        A palavra galardão de uma maneira geral significa recompensa.
·        Mas é interessante notar que algumas das aplicações dela na Bíblia sugerem recompensas aqui na terra e também recompensas no céu, dependendo das obras que praticamos.
·        Também temos menção de galardão a justos e injustos segundo suas obras.
·        Observamos claramente que a Bíblia menciona galardões que recebemos ainda em vida pela obediência a vontade de Deus.
·        Porém, aos caçadores de “recompensas de Deus”, já aviso que nem sempre essas recompensas estão relacionadas a coisas materiais: “Depois destes acontecimentos, veio à palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande” (Gênesis 15.1).
·        Abraão foi um grande exemplo de homem que recebeu grandes recompensas de Deus, tanto materiais quanto espirituais.
·         Mas ele é mencionado na Bíblia mais por sua espiritualidade abençoada do que pelo que possuía em bens materiais.






3-Celebração
·        Em sua visão em Apocalipse 19:7-10, João viu e ouviu as multidões celestiais louvando a Deus porque a festa das bodas do Cordeiro - literalmente a "ceia das bodas" - estava prestes a começar.
·         O conceito da ceia das bodas é mais bem compreendido à luz dos costumes de casamento no tempo de Cristo.
·        Esses costumes de casamento tinham três partes principais: Primeiro, um contrato de casamento era assinado pelos pais da noiva e do noivo, e os pais da noiva pagavam um dote ao noivo ou seus pais.
·        Esse passo dava início ao período de noivado.
·        José e Maria estavam nesse período quando ela engravidou do Espírito Santo (Mateus 1:18, Lucas 2:5).
·        O segundo passo no processo geralmente ocorria um ano depois, quando o noivo, acompanhado por seus amigos, ia à casa da noiva à meia-noite, criando um desfile com tochas pelas ruas.
·        A noiva sabia de antemão que isso ia acontecer, assim se preparando com suas servas, e todos participariam do desfile e iam à casa do noivo.
·         Este costume é à base da parábola das dez virgens em Mateus 25:1-13.
·         A terceira fase era a ceia das bodas em si, a qual podia durar dias, assim como ilustrada pelo casamento em Caná em João 2:1-2.

II A GRANDE TRIBULAÇÃO
1-Sofrimento e dor
·        O evento mais terrível que a humanidade enfrentará é sem duvida a Grande Tribulação, após a igreja ser arrebatada a terra passará por ‘três anos e meio’ de “alegria”, após o termino deste ‘três anos e meio’, começará a grande tribulação.
·        Dos 22 capítulos de Apocalipse 13 são dedicados a esse evento – A Grande Tribulação.
·        Durante esse evento – A grande tribulação, acontecerá muitas coisas aqui na terra, nessa lição iremos conhecer esses ‘eventos – acontecimentos’.
·        Então a Grande Tribulação é um evento da tribulação, o período da tribulação é de 7 anos e dentro desse período de 7 anos os últimos 3 anos e meio é conhecido como – A Grande Tribulação.
·        É um período de grande aflição e angústias incomuns. Deus, o justo Juiz estará enviando sobre o mundo o seu Juízo – Is 13.11. Nesse período terá uma aflição “como nunca houve” na terra – Mt 24.21; Ap 7.13,14.

2-Governo Satânico
·        Quando o Senhor Jesus veio a este mundo, há cerca de dois mil anos, o cenário político, social e religioso estava preparado.
·         Deus havia guiado a história até àquele sublime momento em que o Verbo se fez carne (Jo 1.14).
·         O apóstolo Paulo chamou este momento de “plenitude dos tempos” (Gl 4.4).
·        Com o advento do anticristo não será diferente, pois, como o mundo jaz no maligno (I Jo 5.19), este está preparando a plataforma do governo do príncipe que há de vir (Dn 9.27).
·        Trata-se de atividades secretas desempenhadas pelos poderes malignos, e que estão em grande evidência nos dias de hoje.
·        Tais atividades estão conduzindo a sociedade ao escárnio e à zombaria até que se chegue ao extremo da rejeição aos princípios bíblicos.
·        Por causa dessa iniquidade crescente, Jesus afirmou que o amor de muitos esfriaria (Mt 24.10-12).
·         A maldade já chegou a tal ponto que os seres humanos estão, em muitos aspectos, comportando-se como animais irracionais (II Pe 2.12; Jd 10).
·        Essa maldade caracterizará o governo do pior ditador de todos os tempos.

3-Armagedom
·        Só há um lugar onde se podem encontrar informações precisas sobre Armagedom – a Bíblia.
·        Nas suas páginas proféticas lemos não só sobre Armagedom, mas também sobre os eventos que antecedem e seguem essa guerra final da história humana.
·         Apesar de não termos todos os detalhes de Armagedom, recebemos um panorama geral dos planos de Deus para o futuro.
·        Lemos sobre Armagedom em Daniel 11.40-45; Joel 3.9-17; Zacarias 14.1-3; Apocalipse 16.14-16.
·         Essa grande batalha acontecerá nos últimos dias da Tribulação. João nos fala que os reis do mundo se reunirão ”... para a peleja do grande dia do Deus Todo-Poderoso.... no lugar que em hebraico se chama Armagedom" (Apocalipse 16.14,16).
·         O local da reunião dos exércitos é a planície de Esdraelom, ao redor da colina chamada Megido, que fica no norte de Israel, a cerca de 32 quilômetros a sudeste de Haifa.

III A REVELAÇÃO DE JESUS
1-As Condições
·        Cristo irá separar os fieis dos infiéis, assim como um camponês colhe os seus frutos.
·        Esse será um momento de alegria para os cristãos que perseguidos e martirizados – receberão a recompensa que aguardam há muito tempo.
·        Os cristãos não devem temer o Juízo final, Jesus disse: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida (Jo. 5.24)”.
·        O lagar era um grande tonel ou barril onde as uvas eram colhidas e depois esmagadas.
·        O lagar foi usado muitas vezes na Bíblia como símbolo da ira de Deus e de seu julgamento contra o pecado (Is 63.3-6).

2- O Evento
·        Ap.1:1 Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo; as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo.
·        Revelação segundo o dicionário no sentido teológico é o ato pelo qual Deus fez saber aos homens os seus mistérios, sua vontade, a princípio no momento da criação, depois por Moisés e os profetas, e finalmente por Jesus Cristo.
·        Sendo assim podemos entender que este livro é extremamente importante, pois ele revela a avaliação que Jesus Cristo faz da igreja após a sua ressurreição e ascensão ao céu, que ocorreu entre os anos de 60 ou 65 após a ascensão de Cristo, mas que também é totalmente aplicável aos dias de hoje.


3-Julgamento
·        O que é o Juízo Final?  – É o juízo de Deus sobre os ímpios e suas impiedades, de todos os tempos e lugares. Segundo a Bíblia, o Juízo Final (do Trono Branco) ocorrerá logo após a segunda prisão de Satanás, nos eventos finais após o Milênio – Ap 20.7,10. 
·        Depois de este ter enganado mais uma vez as nações – Ap 20.11.
·        O Juízo final, segundo a palavra de Deus é o dia de prestação de contas, onde os ímpios estarão perante Deus e terão de responder por seus atos.
·        O julgamento se dará diante do “trono branco” de Deus – Ap 20.11.
·        Deus ama a humanidade e deseja que todos sejam salvos, porem, aqueles que não aceitam o amor Dele, incrédulos, estes tem uma sentença que já foi declarada por seu Filho – “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus...” – Jo 3.18.
·        A Bíblia ensina que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para todo aquele que Nele crê, não pereça, mas, tenha a VIDA ETERNA, porem, muitos não querem crer nesse Unigênito, mesmo Ele amando tanto a humanidade.

Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário