sábado, 23 de fevereiro de 2019

SANSÃO: O HERÓI SOLITÁRIO



Jz 13.1-5
Introdução: Apesar de Sansão ser alistado no rol dos Heróis da Fé (Hb 11.37), está longe de ser um paradigma da fé neo testamentária. O jovem Sansão, no hebraico, “pequeno sol”, perfila no livro de Juízes como um personagem enigmático. Não somente pelo fato de gostar de propor enigmas, mas antes porque só tarde resolveu o mistério de sua própria vida.


I QUEM FOI SANSÃO
1- Seu nascimento (Jz 13.2)
·        Em Juízes 13, começa a história de Sansão, o último dos juízes de Israel, cuja história está registrada neste livro, e o próximo antes de Eli.
·        Os episódios relacionados a ele são do início ao fim, muito surpreendentes e incomuns.
·        Ele foi um exemplo de fé notável (Hebreus 11.32) e um tipo glorioso daquele que com seu próprio braço operou salvação.
·         A história do restante dos juízes iniciava quando eram colocados nessa posição, mas a história de Sansão inicia com o seu nascimento.
·        Neste capítulo está relatado o motivo de levantar esse libertador era a opressão de Israel pelos filisteus (v. 1).
·         Seu nascimento é anunciado por um anjo à sua mãe (v.v. 2-5).


2- Sua Missão (Jz 13.5)
·        Antes de nascer Deus revelou aos pais de Sansão qual seria a missão e o propósito em sua vida (13.5): "Libertar Israel das mãos dos filisteus".
·        Como resultado de seus pecados os filhos de Israel estavam nas mãos dos filisteus por longos quarenta anos.
·         Sempre que o povo fazia o que era mau aos olhos do Senhor, o castigo era implacável e, em regra, Israel caia diante de seus inimigos, mas o povo se arrependia, clamava ao Senhor e Ele enviava um libertador.
·        Foi neste cenário que aconteceu uma coisa inusitada com um israelita da tribo de Dã, que morava em Zorá e cujo nome era Manoá.
·        Sua esposa era estéril e por via de consequência o casal não tinha filhos, foi quando o Anjo do Senhor apareceu para a esposa de Manoá e disse: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.” (Juízes 13:3-5).
·        Deus escolheu um libertador para o Seu povo e o fez no ventre de uma mulher estéril.
·        Assim como Sansão, a igreja da atualidade é forte, mas não tem compromisso com sua missão.
·        Tal como Sansão, a igreja contemporânea foi levantada por Deus, mas não valoriza sua aliança com Ele!
·        Sansão e a igreja têm em comum as extraordinárias manifestações de Deus, mas ambos falharam com relação ao temor do Senhor.
·        Sansão e a igreja confundiram ser usados por Deus com ser aprovado por Ele!


3- Sua Época (Jz 13.1)
·        Sansão foi um dos grandes Juízes, um dos chefes que Deus suscitou ao seu povo no período entre a morte de Josué, conquistador da terra de Canaã (1200 a.C.), e o início da monarquia (1020 a.C.).
·        Como não havia governo organizado em Israel nessa época, os cananeus vizinhos aproveitavam-se disso para atacar e oprimir o povo.
·        Nas ocasiões de maior tribulação, acontecia que o Senhor infundia a um israelita coragem e poder extraordinários, a fim de que vencesse os inimigos.
·        Sansão, o último dos juízes, viveu no começo do século 11 a.C. e foi diferente dos outros líderes por várias razões.
·         Ele não comandou um exército, mas lutou sozinho contra os filisteus.
·        Embora seja mencionado em Hebreus 11.32 na lista dos juízes que executaram grandes tarefas mediante a fé, o livro dos Juízes pinta um quadro obscuro deste homem que violou vários dos Dez Mandamentos e também seu voto de nazireu (Jz 13.5).
·        A história de Sansão finaliza a passagem dos juízes, e sua diferente narrativa de heroísmo e seus fracassos morais assemelham-se aos problemas de Israel nesta época.
·        Embora achemos exemplos de obediência e humildade em sua vida (Jz 15.18; 16.28,30), a maior parte dela foi um encadeamento de aventuras negligentes, com nenhuma preocupação real em seguir o Senhor.


II SEUS ERROS
1- Uma visão distorcida (Jz 15.7)
·        Sansão tinha tudo para dar certo. Seu nascimento foi precedido pela visita do Anjo do Senhor. (13.3).
·         Seu nascimento foi o resultado de um milagre, pois sua mãe era estéril (13.2).
·         Já no ventre foi consagrado ao Senhor, Ele seria um nazireu (13.5).
·         Seus pais eram pessoas piedosa, tementes e que levavam Deus a sério (13.9).
·         Diz que "Deus ouviu a voz de Manoá e atendeu o seu pedido". Sansão cresceu em um lar aonde Deus era adorado. (13.8).
·         Antes de nascer Deus revelou aos pais de Sansão qual seria a missão e o propósito em sua vida (13.5): "Libertar Israel das mãos dos filisteus".
·        Ele cresceu sabendo qual era o propósito do Eterno para a sua vida.
·        Ele começou sua liderança debaixo da unção do Espírito. (13.25).
·        A pergunta que se impõe quando estudamos sobre Sansão é: "Por que ele começou tão bem e terminou tão mal?" Como pode um homem começar como príncipe de Deus e terminar como palhaço nas mãos do inimigo?
·         O que aprendemos com a biografia de Sansão. I) SANSÃO - UM HOMEM DE DEUS QUE ESCOLHEU ANDAR SOZINHO.


2- Não andava em Fidelidade (Jz 16.1)
·        Sansão cometera erros que alguém que tem promessa de Deus jamais pode cometer.
·        (1) Autossuficiência – Ele achava que o fato de Deus o ter selecionado, ele estaria imune as armadilhas do pecado, achava-se no direto de ignorar as coordenadas de Deus e quis traçar outro destino.
·        (2) Desobediência- Este é o ponto fundamental, a base que não deve existir na vida de um escolhido por Deus, pois disto depende cada vitória que se precisa ter.
·        (3) Inconsequente – Ele sentia prazer na adrenalina que o pecado lhe produzia, o pecado destilava mel em seu paladar, não se pode esquecer que, todo o caçador um dia vira presa.
·        (4) Dissimulado (fingir) – Tinha nascido e escolhido conforme designíos de Deus, mais brincou com pecado, viu o mal diante dele e achou que poderia enganá-lo, como se alguém pudesse enganar o mal.
·        (5) Tendências ao mal – Sansão tinha qualquer mulher da sua aldeia à disposição, todas queriam ser sua esposa, no entanto seu coração era tendencioso a fatalidades, ele sentia satisfação no perigo.
·        (6) Negligente – Fracassou em sua missão, não foi capaz de vencer a si próprio, pois o inimigo que destruir Sansão foi o  seu Eu.
·        (7) Imaturo – Todos que se achegam a Deus, precisam ter olhos de águia, vislumbrar as artimanhas do inimigo antes que ele planeje os seus golpes.
·        (8) Infiel – Aqui está algo que causa náusea em Deus, infidelidade para com seus propósitos, Deus é ciumento e não divide o que é Dele.
·        (9) Procurar abrigo no berço do inimigo – Sansão saía para realizar uma missão e ia procurar descanso nas casas das prostitutas.


3-Conduzido por suas paixões (Jz 16.4)
·        Aquilo que mais nos atrai é o que pode nos destruir, Sansão era atraído pelo que via os seus olhos(concupiscência dos olhos), e foi enganado pelo que sentiu seu coração(soberba da carne).
·        O coração do homem e falso e enganoso, precisamos obedecer com veemência aquilo que Deus tem nos dado.
·        Se Deus nos incumbiu uma missão não podemos decepcioná-lo, não podemos ser negligentes e repetir erros tão nítidos.
·        Não podemos ser igual a Sansão, não podemos deixar que o diabo nos venha roubar os segredos de Deus para as nossas vidas.
·        E descobriu lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem. Juízes 16:17.
·         Feliz é o homem que confia no Senhor o seu caminho, Certamente este não verá a morte, porque obedecer é melhor que sacrificar.


III SEU FINAL
1-Quebrou seu nazireu (Jz 16.19)
·        Na Bíblia, nazireu é o nome utilizado para se referir a uma pessoa que estava presa a um voto especial de consagração a Deus.
·        Os nazireus deviam adotar a abstinência do vinho e de qualquer outra bebida levedada.
·        Em relação ao fruto da vide, essa proibição não se restringia apenas ao vinho.
·         Ela incluía também o suco da uva e a própria uva, tanto fresca quanto passas (Números 6:3,4).
·        Semelhantemente a um sacerdote oficiante, a renúncia ao vinho era feita para que ele pudesse se aproximar mais dignamente de Deus.
·        Os nazireus também não podiam cortar seus cabelos durante o período de seu voto de separação (Números 6:5).
·        Quem fazia esse voto de nazireado não podia aproximar-se de um cadáver, nem mesmo se fosse de seu parente mais próximo.
·        Durante o voto dos nazireus, aproximar-se de um cadáver implicava em sua contaminação (Números 6:6)


2- Falhou como Líder (Jz 16.30).
·        O chamado de Deus acontece nas nossas vidas de muitas formas.
·         Ele chega para suprir às necessidades do Reino e para nos colocar à disposição de Deus.
·        No livro de Juízes vemos a história de Sansão, um homem chamado por Deus para liderar o povo Israel e derrotar os filisteus.
·        Apesar de uma responsabilidade digna de honra, Sansão nos mostra que nem sempre o bom começo é a garantia de um bom final.
·        Ele foi chamado para julgar o povo hebreu por 40 anos, mas só permaneceu por 20 anos.
·        Tinha toda a força do Senhor em suas mãos, mas perdeu, assim como um líder, seu chamado.


3- Não atingiu os alvos de Deus (Jz. 16.21)
·        Assim como Sansão, a igreja da atualidade é forte, mas não tem compromisso com sua missão.
·        Tal como Sansão, a igreja contemporânea foi levantada por Deus, mas não valoriza sua aliança com Ele!
·        Sansão e a igreja têm em comum as extraordinárias manifestações de Deus, mas ambos falharam com relação ao temor do Senhor.
·        Sansão e a igreja confundiram ser usados por Deus com ser aprovado por Ele!

Pr. Carlos Borges( CABB)

Um comentário: