segunda-feira, 15 de abril de 2019

O PRIMEIRO MILAGRE DE JESUS



Jo. 2.1-5
Introdução: Este foi o primeiro milagre que Jesus realizou, e não é em vão que tenha acontecido justamente num casamento! As Escrituras dão testemunho através disto, mostrando-nos que antes de Jesus realizar qualquer outro milagre de cura, libertação, etc. está interessado em agir nos casamentos. A família tem prioridade no plano de Deus, pois Ele não a criou para o fracasso, e sim para ser bem sucedida.


I MAIS QUE MILAGRES, SINAIS.
1-Começando no Casamento (Jo. 2.1).
·        Este foi o primeiro milagre que Jesus realizou, e não é em vão que tenha acontecido justamente num casamento!
·        As Escrituras dão testemunho através disto, mostrando-nos que antes de Jesus realizar qualquer outro milagre de cura, libertação, etc. está interessado em agir nos casamentos.
·        A família tem prioridade no plano de Deus, pois Ele não a criou para o fracasso, e sim para ser bem sucedida.
·        Percebemos também que o milagre ocorrido deu-se em torno de haver ou não VINHO, que na Bíblia é uma figura de alegria (Salmo 104:15).
·         Nos casamentos, o que vemos e ouvimos é que o vinho sempre acaba.
·         Pessoas que viviam embriagadas de amor pelo cônjuge, assistem perplexos seus sentimentos desaparecerem.
·         O matrimônio, de maneira geral está falido, pois o vinho sempre acaba.
·        Mas quando Jesus está presente aí é que se estabelece a diferença!
·        Milagres acontecem e ele traz vinho novo aonde já não mais existia.

2- Jesus deve ser convidado (Jo. 2.1-2).
·        Mas perceba que o milagre aconteceu porque Jesus estava lá.
·         Ele e seus discípulos foram convidados para simplesmente estarem nas bodas; não receberam um chamado de última hora só porque os noivos precisavam de um milagre.
·        Ele havia sido chamado para estar junto… E porque estava presente, operou o milagre!
·        De maneira semelhante, se você quer um casamento que dure que sobreviva à falta do vinho (alegria), convide o Senhor Jesus para estar presente.
·        Jesus estava em uma missão para salvar o mundo, a maior incumbência na História da humanidade.
·        Ele ainda teve tempo para ir a uma festa de casamento. E tomar parte nas festividades.
·        Podemos ser desafiados a pensar que, em nosso trabalho tão importante, não temos tempo para as reuniões sociais.
·        Mas talvez estas sejam parte de nossa missão.
·        Jesus valorizava estas ocasiões porque nelas havia pessoas, e Ele veio para estar com o povo.
·        Nossa missão pode muitas vezes ser cumprida em alegres momentos de celebração com os outros.
·        Nós podemos trazer equilíbrio a nossa vida, permitindo que Jesus esteja presente nos momentos de lazer, bem como nos de trabalho.

II JESUS RESOLVE
1- Identifique o problema (Jo. 2.3).
·        Na época de Jesus, os casamentos eram festas que durava uma semana inteira.
·        Os banquetes eram preparados para muitos convidados, e a semana poderia ser gasta celebrando a nova vida matrimonial do casal.
·        Muitas vezes a cidade a cidade toda era convidada, todos podiam comparecer; era considerado insulto recusar o convite para um casamento.
·        Para acomodar muitas pessoas, era necessário um cuidadoso planejamento.
·        Acabar o vinho era algo mais do que embaraçoso; um fato como este representava uma grave falta em relação às regras de hospitalidade.
·        Jesus estava prestes a suprir uma necessidade altamente emergencial.
·        Não espere a crise chegar, cultive sempre a presença dele por meio de oração e leitura da Sua Palavra, a Bíblia Sagrada.
·         E não apenas leia, mas pratique a Palavra, pois o milagre acontece aonde há obediência; foi dito aos serventes que fizessem tudo o que Jesus mandasse, e porque fizeram sem questionar se era racional ou não, receberam o milagre.    
·        Como ficaria a reputação do noivo diante de seus amigos?
·        Teria ele falhado na preparação das núpcias? Ficaria marcado como negligente perante a noiva e os familiares?
·        Ainda que os convivas tivessem consumido além do esperado, ou mais rapidamente, o noivo deveria estar prevenido.
·        Estava, portanto, estabelecida uma situação de vergonha e desgosto, podendo marcar, de forma negativa, o início da vida conjugal.

2- Leve o problema a pessoa certa (Jo. 2.3).
·        Maria, mãe de Jesus, também estava presente e percebeu que o vinho tinha acabado (2.3). Não tendo poder para resolver a situação, ela foi falar com seu filho.
·         Ele parece não ter recebido bem a interferência da mãe (2.4).
·        Afinal, ele já sabia do fato e talvez estivesse esperando o melhor momento para agir.
·         A presença de Jesus não evita que determinados problemas ocorram.
·        Aliás, eles podem ser necessários e úteis, desde que sejam bem conduzidos e devidamente solucionados.
·        Uma necessidade torna-se oportunidade para o milagre.
·         Não queremos problemas, mas Deus permite que tenhamos alguns para que também possamos ter experiências sobrenaturais.
·        Maria sabia que Jesus ia tomar alguma providência e deu, então, uma sábia orientação aos servos da casa: “Fazei tudo o que ele vos disser” (João 2.5).
·         Têm-se algo a aprender com as palavras de Maria é no sentido de voltarmos nossa atenção para Cristo, procurando realizar, não apenas parte, mas tudo o que ele nos mandar.

3- Aguarde e obedeça as ordens (Jo. 2.4-8).
·        Maria poderia estar pedindo a Jesus que fizesse um milagre ou ajudasse a resolver o grande problema.
·        A tradição diz que José o esposo de Maria, já havia falecido, assim, provavelmente ela costumava pedir ajuda ao filho em certas situações.
·        É difícil entender a resposta de Jesus a Maria.
·        É bastante provável que ela, como serva do Senhor, lembrando-se sempre da maneira e das circunstancias divinas do nascimento de Jesus, estivesse à espera de mais um milagre.
·        Apesar de Maria não entender o que Jesus faria, confiou que ele traria uma solução.
·        Aqueles que creem em Jesus e deparam-se com situações que não podem compreender, devem continuar a confiar que Ele fará muito mais e agirá de uma maneira muito melhor do se espera.

II JESUS SEMPRE FAZ O MELHOR
1-Com Jesus o melhor vem (Jo. 2.9,10).
·        O número 6 - Havia seis talhas.
·        Na Bíblia, este número sempre fala de algo que é humano.
·         O homem foi criado no sexto dia (Gn 1.27,31).
·        E o seis é chamado número de homem (Ap.13:18).
·        Portanto, percebemos que o milagre não depende só de Deus, mas há uma participação e um fator humano ligado a este milagre no casamento.
·        As talhas – os significados espirituais destas talhas estão apontando para a parte que nos toca no que tange a receber o milagre de Deus.
·        O seis fala do homem, e aqui entendemos nossa participação no milagre.
·         As talhas eram o recipiente para o vinho que o Senhor Jesus transformaria.
·        Normalmente eram pedras talhadas, cavadas.
·        Isto sugere o quão duro somos no que tange aos relacionamentos e o quanto precisamos ser trabalhados por Deus em nossa forma de ser e agir no matrimônio.
·        Quanto mais cavados nos deixamos ser pelo agir de Deus, maior será nosso potencial para receber o vinho.
·         Uma pedra pouco cavada comporta pouco vinho, mas uma pedra bem trabalhada comporta mais vinho!
·        A água – Era a matéria prima necessária para que o milagre pudesse acontecer.
·         Não havia água nas talhas, Jesus foi quem mandou enchê-las.
·        A água simboliza a Palavra e também o Espírito Santo.
·        Nos lares aonde o vinho chega a acabar, e todo o prazer do relacionamento desaparece, temos percebido que além dos erros cometidos na esfera natural, havia também falta de água; não havia o cultivo diário da presença de Deus por sua Palavra (lida e praticada) e a presença viva de seu Espírito.

2- Milagres produz fé (Jo. 2.10,11).
·        Quando os discípulos viram o milagre de Jesus, creram.
·        O milagre demonstrou-lhes o poder de Cristo sobre a natureza e revelou o caráter de seu ministério.
·        Ajudar os outros, falando com autoridade e tendo contato pessoal com o povo.
·        Creio ser esta a chave do milagre.
·        É importante se deixar ser trabalhado (o que é diferente de ser manipulado pelo cônjuge) na forma de se relacionar, mas se estas talhas não forem cheias da presença de Deus o vinho não aparecerá!
·        Vale também ressaltar que quanto mais água aqueles servos colocasse nas talhas, mais vinho haveria; ou seja, o milagre de Deus em nosso casamento esta diretamente relacionado com o investimento que fazemos em cultivar Sua presença.
·        Finalizando, quero chamar sua atenção para a qualidade do milagre.
·         Jesus deu o que havia de melhor em matéria de vinho, a ponto de o mestre-sala se impressionar e comentar que normalmente se bebe o melhor vinho e, depois de o terem desfrutado, oferece-se o inferior.
·         Assim é com a maioria dos relacionamentos conjugais; bebem o melhor vinho nos primeiros anos, depois a qualidade cai e assim é até que acabe.

3-O primeiro milagre (Jo. 2.11).
·        O fato de Jesus ter escolhido uma festa de casamento para realizar seu primeiro sinal nos mostra como o matrimônio e a família são importantes para Deus.
·        Além de atender à necessidade do momento, aquele ato de Jesus demonstrou seu poder transformador.
·         Hoje, ele tem transformado muitas vidas.
·        Assim como aconteceu naquelas bodas, pode chegar um momento na vida conjugal ou individual quando a alegria acaba.
·        Tudo estava indo tão bem e, de repente, instala-se o caos.
·        Isto pode ser resultado de algum acontecimento ruim, decisões equivocadas ou práticas pecaminosas.
·        Nessas horas, Jesus é a nossa única esperança.
·        Ele pode fazer o que não está ao nosso alcance, e faz muito melhor, dando aroma, cor e sabor à nossa existência.
·        Depois que a água foi transformada em vinho, a festa continuou, mas isso só foi possível porque os noivos convidaram Jesus para aquele casamento.
·        Todos devem convidá-lo. Nossa vida sem ele é vazia e inútil.
·        Só Cristo pode nos abençoar nos dar uma nova motivação para viver. Com ele, temos um novo começo, pois seu poder age em nós, fazendo transbordar o nosso cálice.

Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário