segunda-feira, 29 de abril de 2019

JESUS E A MULHER SAMARITANA


Jo.4.6-13
Introdução: O capítulo que relata a história de Jesus encontrando a mulher Samaritana junto ao poço de Jacó, em João 4, começa definindo o cenário para o que acontecerá mais tarde em Samaria e está firmado no que aconteceu na Judeia no tempo em que já  se desenvolvia o Evangelho. A popularidade crescente de Jesus resultou em um significativo número de seguidores.


I SALVAÇÃO SEM FRONTEIRAS
1- A Barreira Racial (Jo.49)
·        O contraste entre Nicodemos e a samaritana é gritante: ele (Nicodemos) homem, judeu, fariseu, mestre, membro do Sinédrio; ela, mulher, samaritana, inculta, vivendo uma vida imoral.
·        Ambos, precisavam de Jesus (como muitos hoje precisam), e foram alvo do amor de Jesus.
·        Ela fazia parte de um povo mestiço (que provem do cruzamento de raças diferente) odiado.
·        Era conhecida por estar vivendo em pecado (amasiada), e estava em um lugar público ( foi apanhar água para a família.
·        Nenhum judeu respeitável conversaria com uma mulher samaritana sob tais circunstancias, mas Jesus o fez.
·        AS Boas Novas são endereçadas a todas as pessoas, independente da etnia, posição social, cultural ou pecados cometidos anteriormente.
·        Devemos estar preparados para compartilhar com as pessoas o Evangelho em qualquer tempo e lugar, Jesus transpôs todas as barreiras para compartilhar as Boas Novas, devemos seguir o exemplo do nosso amado Mestre Jesus.

2- Barreira Cultural (Jo. 4.27)
·        Jesus encontrando a mulher Samaritana no poço de Jacó perto de Sicar, falou com ela, quebrando quatro barreiras sociais: a barreira do sexo; a barreira da nacionalidade; a barreira do caráter moral e a barreira da ignorância.
·        A barreira do sexo: As mulheres eram consideradas inferiores aos homens.
·        O homem do Oriente Médio jamais falaria com uma mulher em publico independente se ela fosse sua esposa, mãe ou irmã.
·        A barreira da nacionalidade: Os Judeus não falavam com os samaritanos, pois achavam que eles tinham traído sua fé ao realizarem casamentos com estrangeiros.
·        Judeus e Samaritanos se odiavam mutuamente e evitavam qualquer contato.
·        A barreira do caráter moral: Nenhum homem respeitável, especialmente um mestre falaria com uma mulher de tão má reputação.
·         Uma mulher promíscua, socialmente rejeitada, a qual tinha sua reputação, sua moral unilateral plenamente ferida, pois dizia quem era realmente, com suas próprias atitudes de tão baixo escalão.
·        A barreira da ignorância: A mulher não tinha conhecimento de quem falara com ela.
·         Jesus aproveita este momento para romper a barreira da ignorância que estava levando aquela mulher, apenas em um sincretismo religioso, mesmo não sendo devota, a adoração que ela falara.
·         Jesus com essa atitude demonstra compaixão ao próximo e nos dá uma verdadeira lição de humanidade.

3- A Barreira Religiosa (Jo.4.20)
·        Logo após a morte de Salomão, o reino de Israel se dividiu, ou seja, as doze tribos foram partidas, dez ao norte duas ao sul.
·        As duas do sul tinham em Jerusalém a sua capital, a tribo de Judá é que tinha a sua prevalência e Jerusalém era  a sede do culto, do templo e de tudo relacionado a religião, de modo que tudo estava de uma certa forma relacionado a eles.
·        Enquanto isso as dez tribos do norte, que continuavam a ser tribos de Israel, tinham uma relação não tão amorosa com as duas tribos do sul, dependendo de quem era o rei do sul eles brigavam, enfim, não se davam.
·        Nos tempos de Jesus essa separação permanecia, pois os religiosos “oficiais” de Jerusalém não aceitavam os samaritanos como judeus puros e criou-se uma tradição de que samaritanos tinham, por conta de sua história, uma impureza que os incapacitava de cultuar a Deus de forma correta.
·        Por isso, judeus tinham receio até mesmo de pedir favores a samaritanos para não se contaminarem e ficarem cerimonialmente impuros.
·        A questão era tão severa que nem mesmo utensílios eram compartilhados, fato que possivelmente foi o foco da surpresa da mulher samaritana quando Jesus, além de conversar com ela mesma sendo ela mulher e samaritana (pois não era comum mestre conversarem com mulheres em público), ainda pediu a ela de beber, o que implicaria de Jesus compartilhar o jarro de água dela, o que era algo incomum para os judeus fazerem com relação a um samaritano, pois criam que ficariam impuros se fizessem isso.
·        O problema é que no lado norte de Israel, onde ficavam as dez tribos do norte, e a Samaria que ficava bem no meio daquele território e durante muitos anos ela foi a capital daquele reino norte de Israel, que alternou entre o norte da Galileia e a cidade de Samaria, sendo porem Samaria a capital daquele reino norte de Israel.
·        E ali na capital Samaria, se praticou muita bruxaria, adoração a deuses como Moloque, Baal, entre outros deuses importados das culturas babilônicas ou egípcias daquela época.


II AS ESTRATÉGIA DE JESUS
1-Despertar Curiosidade (Jo. 4.7-12)
·        Jesus fez um ponto de contato com aquela mulher pedindo-lhe: Dá-me um pouco de água.
·        Se desejamos penetrar  o coração de uma pessoa, podemos usar dois métodos:  Fazer-lhe um favor  ou pedir-lhe um favor.
·        A segunda opção é mais  eficaz do que a primeira.
·        Porém Jesus combinou as duas.
·        Jesus se identificou com a mulher, Ele deu valor a ela, diferente dos demais que fugiam da presença dela.
·        Jesus quebrou a barreira cultural, conversando com ela em público, não fugiu dela, não a desprezou, mas, olhou para ela com simpatia, não a julgou nem condenou.
·        Ela se surpreendeu da atitude de Jesus, ela viu um judeu diferente, compreensivo, amigável, generoso e amável.

2- Despertar a necessidade (Jo. 4.13-18)
·        Jesus foi categórico com a mulher samaritana, ao declarar: Quem beber desta água voltará a ter sede.
·        Nicodemos não entendeu quando Jesus falou do novo nascimento, e a mulher samaritana não entendeu quando Jesus falou sobre a água da vida.
·        Tanto o erudito (sábio) Nicodemos quanto a inculta samaritana não entenderam  a linguagem espiritual de Jesus.
·        As coisas deste mundo não satisfazem nada que o homem jogue para dentro do coração satisfaz.
·        Água do poço de Jacó fica fora da alma e não é capaz de satisfazer as necessidades  do coração.

3- Despertar a fé verdadeira (Jo. 4.19-26).
·        A mulher até então tão falante se calou quando Jesus tocou no seu pecado.
·        Alguns teólogos acreditam que ela mudou de assunto, passando para uma discursão  teológica, uma vez  que a conversa  havia se tornado incômoda.
·        É mais fácil discutir teologia do que enfrentar os próprios pecados.
·        Os samaritanos só acreditavam no Pentateuco e como Deuteronômio diz que Deus suscitaria outro profeta  semelhante a Moisés, esse profeta  seria o Messias.
·        Assim, essa mulher fez uma pergunta honesta: Onde Adorar?  Jesus respondeu que o importante não é  onde mas como e quem adorar.
·        A verdadeira adoração a Deus é em espírito e em verdade. ´
·        É de todo coração e também prescrita pela Palavra de Deus.
·        Os samaritanos adoravam o que não conheciam.

III O IMPACTO EVANGELÍSTICO
1- Na mulher samaritana (Jo. 4.28-30)
·        Uma atenção é dada pelo fato de ter deixado seu cântaro, ela fez isso por gentiliza a Cristo, para que Ele tivesse água para beber.
·        A mulher samaritana deixou para que pudesse ir á cidade mais rápido para levar essas boas novas aquele lugar.
·        Ela deixou o cântaro sem se preocupar, pois fora envolvida por coisas melhores.
·        Aqueles que são trazidos ao conhecimento de Cristo demonstrarão isso por meio de um santo desprezo a este mundo.
·        Aqueles que são novos nas coisas de Deus devem ser desculpados, se, no começo, ficarem tão envolvidos por este novo  mundo que lhes é trazido, de  modo que as coisas  deste mundo pareçam ser, por um tempo, completamente negligenciadas.
·        Ela foi a cidade, pois estava ansiosa para ter seus  amigos e vizinhos familiarizados com Cristo.
·        Ele se tornou uma mulher missionária, na sua época.


2- Na vida dos discípulos (Jo. 4. 27,31-38)
·        Os discípulos de Jesus andavam com ele, mas não cultivavam a mesma percepção.
·        Jesus tinha uma agenda estabelecido no céu (Jo.4.4), sua comida era fazer a vontade do Pai (Jo.4.32,34).
·        Mas os discípulos eram desprovidos de compaixão pelos samaritanos.
·        Eram  capazes de ir a Sicar comprar pão dos samaritanos, mas não havia uma única palavra deles acerca do Messias.
·        Eles conversavam com as pessoas  no mercado, talvez falassem sobre o tempo, a política, os costumes, a religião, mas nada  diziam sobre a salvação.
·        Os discípulos eram preconceituosos, por isso ficaram escandalizados por verem Jesus falar com uma mulher samaritana.
·        Eles estavam apegados aos preconceitos, costumes e tradições de seu tempo.


3- Na região de Samaria (Jo. Jo.4.39-42)
·        Em resposta ao convite da mulher samaritana, muitos samaritanos foram se encontrar com Jesus no poço de Jacó.
·        O testemunho  da mulher  foi impactante, e o resultado foi notório.
·        A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, quando falamos a respeito de Cristo às pessoas, Deus concede a elas fé salvadora.
·        O milagre da salvação raiou  na cidade samaritana, e muitos foram  salvos.
·        O pedido dos samaritanos, então os samaritanos foram até Ele e pediram-lhe que ficasse; e Ele ficou ali dois dias (Jo.4.40). 

Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário