terça-feira, 17 de dezembro de 2019

O CRENTE E O CEDRO

                                                                 Sl.92.12
Assim como o cedro foi consagrado pelos homens, entre todas as árvores, os justos  foram consagrado por Deus.
Dt.7.6 -Porque povo santo és ao Senhor; O Senhor teu Deus te escolheu,  para que lhe fosse o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra.
O crescimento dessa árvore é lento e progressivo.Sabemos acerca do Cedro do Líbano que ele cresce devagar, mas chega a atingir a altura de até 40 metros. Nos primeiros três anos de vida, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade, enquanto a planta tem somente cerca de cinco centímetros.O desenvolvvimento do justo também é lento e progressivo, vão conhecendo a palavra  e crescendo na graça a cada  dia.Nos dias atuais, a pessoa  se torna crente hoje, "amanhã já é pastor ou bispo etc...Por essa razão vem surgindo as seits, heresias e muito escândalo.A Bíblia  diz: " O justo crescerá como o cedro do Líbano.
Um crescimento lento,mas com estabilidade, conhecida como árvore da vida ou da eternidade podemos ver que o progresso de crescimento deu-lhe o poder de durabilidade na fase dulta.
Tudo começou  certo no final terminará certo.O cedro  tem um perfume  excelente  que servia para perfumar os mortos e afugentar as pragas. Nós cristãos  com a nova vida(bons exemplos) que Jesus nos deu, contagiamos aqueles(os mortos espirituais) que ainda não tem Jesus  e afastamos todo pecado para longe.
Podemos também  ver que a raiz do cedro é profunda, quando ele tem apenas 5 centímetro de de altura, a sua raiz tem um metro e meio de profundidade. Isso nos ensina que nossa vida cristã,  não pode ser apenas  algo exterior, mas interior (profundo).
A raiz garante  firmeza, nutrição e sobrevivência para a planta (Is.40.24). Muitas vezes, enfatizamos o que a árvore produz, o fruto, mas  nos esquecemos das  raizes.Nos mais  variados aspectos da noss vida, valorizamos  mais o que é aparente  e menosprezamos o que está oculto.
O fruto é muito importante, mas  a sua falta indica um problema na raiz.Deus diz que sem raiz não há fruto.
Em Jeremias 17.7,8 lemos: "Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor.Ele será como árvore plantada junto as águas, que estende  as suas raizes para o ribeiro,não receia quando vem o calor,suas folhas são sempre verdes, no ano de sequidão não se pertuba, nem deixa de dar frutos.
Obviamente  é preciso ter boas raizes para dar frutoss.A flta de raiz leva à morte, conforme observamos nas palalvrqs  de Jesus:"E os que estão  sobre pedra, estes são os que, ouvindo a Palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm  raiz, apenas  creem por algum tempo, e o no tempo da tentação se desviam(Lc. 8.13).

                                                                        DEPENDENCIA DE DEUS
Os cedros do Líbano simbolizam os  cristãos, naquilo que se refere a terem  sido inteiramente plantados pelo Senhor. Isto é  a verdade absoluta de cada filho de Deus. O cristão não é plantado pelo homem,nem por si mesmo, mas é plantado por Deus. A mão misteriosa do Espirito Divino fez cair a semente da vida dentro do coração que Ele preparou para recebê-la.
Cada verdadeiro herdeiro do céu pertence ao grande Agricultor que o plantou(Deus).Além disso, os cedros do Líbano não dependem do homem para regrá-los; eles subsistem  nas altas rochas, no entanto nosso Pai Celeste supre suas necessidades. Assim é com o  cristão que aprendeu a viver pela fé. Ele não depende do homem, mesmo nas coisas temporais. Mas espera no Senhor seu Deus, somente Nele.
O orvalho do céu é a sua porção e o Deus do céu o seu mancial. O crente deve ser como o cedro, que perfuma o machado que o fere, em outras palavras devemos perdoar quem nos ofende,deixando para Deus fazer justiça.

Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário