quinta-feira, 24 de setembro de 2020

A SALVAÇÃO É PELA GRAÇA /CONSAGRAÇÃO A DEUS

 


              Ef.2.1-10

Introdução: O texto Bíblico apresenta a situação do homem antes da salvação (Velho homem).

 I – O HOMEM ANTES DA SALVAÇÃO ( Velho Homem)

(a) – Ele está  morto( espiritualmente) e comete delitos(crimes, atos contra a lei, violação moral)e pecados – Praticando  coisas que aos olhos de Deus é repugnantes.

 (b) – Anda segundo o curso deste mundo – Isto, é, praticando coisas que são peculiares aos sistema mundano – Egoísmo, avareza, presunção, ambição, pensa só em si mesmo, dá prejuízo aos ouros. Na verdade são pessoas que se acham acima dos demais.

 (c) – Andam segundo o príncipe deste mundo –Satanás, desde o começo foi ambicioso, ele queria o lugar de Deus –Ez.28.15-18.

 (d)- Provocou uma rebelião no céu, foi expulso do céu com os anjos rebeldes, Deus os expulsou e deixou de ser um anjo de luz, para se tornar um anjo das trevas, inimigo de Deus e do seu povo, hoje é chamado de  O Príncipe das Potestades.

 (e) – Hoje induz as pessoas(sem Cristo) a se rebelaram contra Deus, e com isso muitos estão perdendo a sua salvação.

  II O HOMEM DEPOIS DA SALVAÇÃO (Novo  Homem-2 Co.5.17).

 (a) – É filho da misericórdia de Deus –Recebe o perdão de seus pecados, torna-se nova criatura e filho de Deus por adoção (tem o mesmo direito do filho legitimo).

 (b) – É vivificado por Cristo – Isto, é, ele é vivificado pelo sacrifício de Cristo no Calvário.

 (c) – O novo homem – È  uma pessoa regenerada (transformada), conforme 2 Co.5.17).

 (d) Participa da natureza de Cristo(espiritual), é uma pessoa que não pratica  o mal, foge do pecado e suas aparências, não ofende ninguém, nem a Deus, ama o seu próximo, é uma raio de luz onde predomina as trevas.

 (e) – Glorifica a Deus no seu viver, fazendo o que Cristo fez, ajudando o seu próximo e glorificando a Cristo no seu  pensar, e em tudo e  aguarda ansiosamente a volta de Jesus.


                                                              CONSAGRAÇÃO A DEUS

 

Rm.12.1-5-  1-Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo  e agradável  a Deus, que  é o vosso culto racional.

2-E não vos conformeis  com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que  experimenteis  qual seja  a boa, agradável e perfeita  vontade de Deus.

3-Porque, pela graça que me é dada, digo  a cada um dentre vós  que não saiba mais do que convém  saber, mas que saiba com temperança, conforme  a medida da fé  que Deus repartiu a cada um.

4-Porque  assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm  a mesma operação, 5-assim nós  que somos  muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente  somos membros uns dos outro.

 

Introdução: O crente deve ter uma paixão  sincera por agradar a Deus, no amor, na devoção, no louvor , na santidade e no servir.

 

I A MENTE RENOVADA(v.2)

2-E não vos conformeis  com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que  experimenteis  qual seja  a boa, agradável e perfeita  vontade de Deus.

(a)-Muitas vezes queremos  superar um mau  habito.

(b)-As vezes tomamos a deliberação da abandonar um mal hábito, mas, acabamos a voltar a praticá-lo.

(c)- A nossa força de vontade, pois mais que nos esforcemos, não é o suficiente para obtermos êxito.

(d)-As vezes pensamos que o problema foi superado, mas, é pura ilusão.

(e)- E de repente, eis que o problema volta, e muitas vezes não teremos a mesma força para rechaça-lo, e nos tornamos refém do mal que achamos que havíamos superado ou vencido.

(f)-Esse tipo de experiência que alguns chamam de brecha da Santidade - é um hiato entre o que desejamos ser  e o que realmente somos ou deveríamos ser (Gl.5.16).

 

II LUTAS INTERNAS

(a) - Há uma batalha  dentro de nós  é a guerra entre o espírito e a carne.

(b) - Essa  guerra se evidência quando tentamos  superar um mal hábito e não conseguimos.

(c) - É a luta  que enfrentamos  quando nos sobrevém  pensamentos, ideias e atitudes  que nos parecem impossíveis de serem controladas.

(d) - É o conflito que sempre ocorre em nosso interior quando  nos sentimos  chamados a realizar  certas  tarefas, mas acabamos  batendo  em retirada, perseguidos por dúvidas e temores. 

 

III SANTIFICAÇÃO

(a) - Uma verdade que é  facilmente ignorada.

(b) - Nossa batalha travada  entre o espírito e a carne é importante  que saibamo  o que devemos fazer.

(c) - Porém igualmente  importnte  é  sabermos  o  não podemos fazer. Fl.2.13-Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo  a sua boa vontade.

(d) - Neste versículo fala dos atos de Deus  que nós não podemos fazer, pois são da alçada  de Deus.

(e) - Nosso crescimento espiritual  resulta da operação conjunta  entre nós e Deus.

(f) - Pois qualquer tentativa nossa de tomar a nosso cargo um trabalho que não nos compete,  é erro grave.

(g) - É mais uma das mais astutas  artimanhas do inimigo de nossas almas é justamente  levar-nos  a nos  envolver com tais coisas  que estão completamente fora de nossa possibilidade  de realização.

 Pr. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário