quinta-feira, 11 de março de 2021

AINDA HÁ MUITO A CONQUISTAR

 


Js.13.1-14

Introdução: No início de Josué 13 lemos que Josué já era velho e ainda havia muita terra para ser conquistada. É muito interessante notar, que no capítulo anterior somos informados de que ele venceu trinta e um reis, nos mais diferentes cenários.

Em qualquer liderança este é um feito notável, mas mesmo assim, ainda não foi o suficiente para viver tudo o que Deus tinha preparado para ele.

 I ENTENDO O TEMPO

1-O Desafio da velhice (Js. 13.1)

1.      Josué já estava velho – Tinha entre 85 e 100 anos de idade neste momento.

2.      Deus, porém, ainda tinha trabalho para ele.

3.      Sendo Josué já velho, de idade bastante avançada, o Senhor lhe disse: Você já está velho, e ainda há muita terra para ser conquistada.

4.      Nossa cultura costuma enaltecer os jovens e coloca de lado os mais velhos (idosos), os quais são cheios de sabedoria adquirida com a experiência de vida.

5.      Eles são capazes de servir se for dada a chance e deveriam  ser encorajados a fazê-lo.

6.      Aos crentes nunca é permitido aposentar-se do serviço de Deus.

7.      Os requerimentos passados para a idade da aposentadoria não deveriam supor que a velhice por si só os desqualifica ou  impede de servir a Deus.

2-Terras a conquistar (Js.13.2).

1.      Esta é a terra que resta: todas as regiões dos filisteus e dos gesuritas; desde o rio Sior, próximo ao Egito, até o território de Ecrom, ao norte, todo esse território considerado cananeu. Abrange a região dos aveus, isto é, dos cinco chefes filisteus, governantes de Gaza, de Asdode, de Ascalom, de Gate e de Ecrom.

2.      Resta ainda, desde o sul, toda a terra dos cananeus, desde Ara dos sidônios até Afeque, a região dos amorreus, a dos gibleus e todo o Líbano, para o leste, desde Baal-Gade, ao pé do monte Hermom, até Lebo-Hamate.

3.      Todos os habitantes das montanhas, desde o Líbano até Misrefote-Maim, isto é, todos os sidônios; eu mesmo os expulsarei da presença dos israelitas.

4.      Você, porém, distribuirá essa terra a Israel por herança, como lhe ordenei.

5.      Uma razão dos israelitas encontrarem tantos problemas ao se estabelecerem na terra foi terem falhado em conquistar toda a terra e expulsar todos os seus habitantes.

6.      A presença, como a de um câncer dos povos pagãos de Canaã remanescentes causou dificuldades sem fim aos israelitas.

7.      Pergunte a si mesmo: “Estou eu tolerando práticas ou pensamentos pecaminosos”?

8.      Tenho eu aceitado meias medidas como suficientes?

9.      Condeno as faltas dos outros, mas tolero as minhas? 

3- Distribuição das Terras (Js. 13.7).

1.      Grande parte da terra de Canaã ainda não fora conquistada, mas o plano de Deus era prosseguir e incluí-las na lista das possessões das 12 tribos.

2.      O desejo do Senhor era que ela eventualmente fosse conquistada pelos israelitas.

3.      Deus conhece futuro e, ao conduzi-lo, Ele já conhece as vitórias que o aguardam.

4.      Mas da mesma maneira que os israelitas ainda teriam que batalhar e lutar, nós precisamos enfrentar as provações e lutar as batalhas de nossa terra não conquistadas.

5.      Quais são suas terras não conquistadas?

6.      Podem ser territórios estrangeiros (viagens); novos idiomas para os quais devem traduzir a Bíblia, novas áreas missionárias em seu bairro, grupos de interesses ou instituições que necessitam (precisam) do trabalho redentor, pecados não confessados em sua vida.

7.      Que território Deus lhe concedeu para conquistar?

8.      Esse terreno é a sua “terra prometida”.

9.      Nossa herança será um novo céu e uma nova terra (Ap.21.1).

 II MUITO AINDA A CONQUISTAR

1- Limites a expandir (Js.13.3)

1.      A nova geração foi desafiada a respeito dos limites futuros de suas conquistas, conforme o estabelecido por Deus.

2.      Aprendemos que assim como Moisés e Josué alcançaram os limites de suas conquistas na força que Deus lhes deu, assim nós também devemos ter a mesma fé em Deus para fazer a nossa parte e alavancar a plenitude das promessas de Deus para a nossa vida cristã.

3.      O tempo termina para uns e começa para outros, há tempo de mudanças, e exige  a mesma fé dos nossos ancestrais, e as experiências de alguns servos do Senhor tanto do passado como do presente.

4.      Não bastam os testemunhos de outros irmãos, é preciso que cada um de nós tenha uma experiência com Deus para podermos dar um testemunho abalizado do que Ele tem feito em nós e na nossa trajetória pessoal.

5.      As nossas conquistas não são territoriais (terras) mas de corações (almas) para Deus.

6.      Os nossos inimigos não são carnais, mas espirituais (potestades) nas moradas celestiais (entre o céu e a terra).

7.      As nossas armas não são espadas metálicas, mas a espada do Espírito (Palavra de Deus) e o escudo da fé.( Leia Ef. 6.10-18).

 

2-Passando o Bastão (Js. 13.6a)     

1.      Moisés tinha dois auxiliares em sua jornada, Arão (sacerdote e seus filhos), Josué o chefia os guerreiros, Moisés quando já idoso, passou o bastão (chefia) para Josué.

2.      Porém Josué na sua lida de conduzir o povo às terras de Canaã, e ao mesmo tempo lutar as guerras do Senhor, não teve tempo ou não tinha ninguém a altura da missão de ser seu segundo.

3.      Um líder quando não tem um segundo, terá dificuldade de ser um grande líder, pesa muito a tarefa de liderar.

4.      Josué não tinha um segundo, em consequência, ele passou a missão para a geração de seu tempo, porém não é a mesma coisa quando se tem um líder no comando.

5.      Quando chegou o tempo de Josué dissolver seu comando, ele reuniu todas as tribos de Israel.

6.       Em seu discurso de despedida, ele pediu que os filhos de Israel renovassem o compromisso de sua aliança com Deus.

7.       Ele também advertiu o povo a guardar os mandamentos do Senhor e a serem sempre fieis (Josué 23:6).

8.      Josué morreu com 110 anos de idade, e foi sepultado em suas terras, perto de Timnate-Sera, que está no monte Efraim, ao norte do monte Gaás (Josué 24.30).

 3-Fidelidade até  fim (13.6b)

1.      Josué pôde ver o poder de Deus desde o Egito, passando pelo período no deserto, até chegar, finalmente, na terra prometida em Canaã.

2.      A história de Josué e o seu exemplo como homem temente a Deus, certamente nos ensinam muitas lições.

3.      Alguns pontos que podemos destacar sobre esse notável homem de Deus são:

         Josué soube ser um excelente liderado quando esteve sob o comando de Moisés.

a)     Josué possuía todas as qualidades de um verdadeiro líder.

b)     Coragem era uma marca constante em sua vida. Josué foi corajoso desde sua juventude, ainda no início da peregrinação de Israel pelo deserto, até as grandes batalhas lideradas por ele em Canaã.

c)      Ele estava sempre atento às ordens de seu divino Comandante.

d)     Ele tinha consigo a nítida certeza de que seu sucesso na liderança daquele povo dependia completamente de sua obediência ao Senhor.

e)      Por mais inusitada que parecesse, Josué nunca questionou as ordens dadas por Deus.

f)       Suas estratégias sempre eram planejadas sob a direção da Palavra de Deus.

g)     Josué era um homem de palavra e que preservava a sua honra. Essa característica de seu caráter pode ser notada no cumprimento do acordo feito com Raabe.

h)     Josué foi um homem completamente devotado à Lei de Deus. A Palavra do Senhor era o que preenchia sua mente e coração.

 III LIÇÕES DE UMA HERANÇA

1- Herança de Ruben (Js. 13.23)

1.      Sempre há uma interessante ligação entre a terra entregue a uma tribo e a personalidade de seu principal líder.

2.      Por exemplo, devido ao caráter fiel de José (Gn.49.26), os seus descendentes(Efraim e Manassés), receberam  as terras mais ricas e férteis em toda Canaã.

3.      Judá, que ofereceu a si mesmo em troca da segurança de seu irmão Benjamim (Gn.44.18-34), recebeu maior porção de terra, que eventualmente se tornou reino meridional (voltando pra o sul) e a dinastia de Davi.

4.      Rúben, que dormiu com uma das esposas (concubina) e seu pai (Gn.49.4), recebeu a terra desértica (Aroer, que está a borda do ribeiro de Arnom, e a cidade que   está no meio do vale  e de toda campina a campina até Medeba).

 2-Herança da meia tribo de Manassés (Js. 13.29)

1.      A tribo de Manassés estava dividida em duas localidades, isto ocorreu quando muitos de seus membros quiseram se estabelecer na Cisjordânia, em uma área perfeita para seus rebanhos (Nm. 32.33).

2.      O resto da tribo preferiu povoar o outro lado do Jordão, na terra de Canaã.

3.      Metade de Manassés herdou a sua possessão no território ao Leste do Jordão (Nm. 32).

4.      A outra metade manteve-se fiel ao plano original de Deus e atravessou o Jordão, situando-se entre s tribos de Issacar e Efraim.

5.      Moisés os fez jurar que guerreariam pelos seus irmãos na conquista as terras d’além  do Jordão, e, quando voltassem, poderiam ter a sua herança (terra) confirmada como benção do Senhor (Nm.32.20-22).

6.      Três lições que aprendemos aqui: 1-Uma vez vitorioso, a graça não nos exime  do compromisso de lutar pelos nossos irmãos;  2- A possessão há herança é de graça, mas não é barata.; 3-Tod graça diz  respeito a um ciclo e cada vitória tem de ser completa.

Pr.Cap. Carlos Borges(CABB) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário