quinta-feira, 25 de março de 2021

FÉ PARA CONTINUAR CONQUISTANDO

 


Introdução: Às vezes oramos por dias, semanas, meses ou por anos por alguma pessoa, pelos nossos sonhos, ou por qualquer outro motivo; pensamos que Deus irá nos responder imediatamente, e quando demora um pouco a resposta, pensamos em desistir, até questionamos a Deus, mas precisamos entender que Ele vai nos atender no perfeito tempo Dele, e quando o Senhor ver que estamos prontos para receber as bênçãos; para não desperdiçarmos a benção.

 I CONQUISTAR  E PARTILHAR

1- Obediência a ordem Divina (Js. 14.1)

1.      A terra foi dividida exatamente  como Deus instruiu a Moisés anos antes.

2.      Josué não mudou um item sequer.

3.      Ele seguiu comandos do Senhor perfeitamente.

4.      Com frequência acreditamos  que tudo o que fizermos é o suficiente, e essa ideia pode contaminar  nossa vida espiritual.

5.      Por exemplo seguimos a Palavra de Deus desde que concordamos com isso ou aquilo, mas a ignoramos quando a luta parece invencível.

6.      Mas Deus procura lideres  que sigam completamente suas instruções.

7.       Esta introdução sobre a distribuição da terra enfatiza os levitas, que foram mencionados anteriormente (Js 13.33).

8.       Este prefácio também destaca Deus como sendo aquele que concede a terra a Israel, e faz isso ao mencionar Seus comandos a Moisés e citar Eleazar, o sacerdote assistente na distribuição da terra.

9.      Tal fato mostra que a herança da terra era uma questão religiosa e não apenas uma negociação de propriedades.

 2-Sorte na Divisão da herança (Js. 14.2)

1.      As tribos, entre as quais  esta  divisão seria feita, eram nove e meia.

2.      Não se inclui as duas e meia que já estavam assentadas, embora, talvez, agora que viram o quanto a terra de Canaã era boa e como foi efetivamente  subjugada, alguns deles possam arrepender-se de sua escolha e desejar terem-na por sorte  com seus irmãos, na  condição de ficarem  felizes  em conceder o que eles tinham no outro do outro lado do Jordão.

3.      Mas isso  não seria admitido: eles tinham feito sua eleição, sem poder revoga-la, e, por isso, esse seria seu destino.

4.      A função de Deus como o concessor da terra também é enfatizada pela menção do sorteio.

5.      Deus havia ordenado que se fizesse um sorteio para determinar a herança de Israel (Nm 26.55).

6.       Contudo, dizer que a herança seria decidida pela sorte não significava que a decisão seria ao acaso, pois^) próprio Deus determinaria quem ficaria com qual pedaço de terra (Js 18.6,8,10; Pv 16.33).

7.      O sorteio também é mencionado em Josué 15.1; 16.1; 17.1.   

 3-Deus cumpridor de promessa (Js.14.5)

1.      Dividido por sorte, eles se referem a Deus e à Sua sabedoria e soberania, acreditando que Ele é capaz de determinar a parte deles, melhor  do que eles próprios.

2.      Eles professavam  uma vontade de cumprir essa determinação, pois cada homem deve aceitar o seu destino e fazer o melhor dele.

3.      Ao longo da Bíblia, sempre vemos Deus cumprindo as suas promessas aos seus servos, Deus nunca deixou de cumprir as suas promessas.

4.      Deus é diferente de nós, as vezes prometemos e não cumprimos, ou por esquecimento ou por falta de palavra, com Deus não é assim.

5.      As promessas da Bíblia para o povo de Deus, elas estão lá para serem cumpridas, o que falta e termos fé para torna-las reais em nossa vida.

 II CALEBE

1-Quem foi Calebe (Js. 14.7)

1.      Deus está nos ensinando a termos paciência, neste tempo de espera Ele molda nosso caráter. “Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” (Salmos 40: 1).

2.       Não sabemos quanto tempo o salmista orou e esperou, com certeza ao esperar o salmista cresceu em paciência, e Deus só lhe respondeu quando ele estava pronto.

3.      Você acha fácil esperar um mês ou um ano?

4.      Calebe foi um homem de fé e de fibra, aos quarenta anos, através de Moisés, ele recebe de Deus uma promessa, que receberia como herança parte da terra.

5.      A qual Calebe, Josué e mais dez lideres de Israel foram espiar, e ao voltarem apenas Josué e Calebe foram fiéis ao descreverem a terra prometida.

6.      Passaram-se quarenta e cinco ano.

7.      Agora Calebe estava com oitenta e cinco anos, então ele pede que Josué cumpra a promessa e lhe dê sua parte.

8.       Neste tempo Calebe não desistiu, preparou-se para tomar posse da sua herança.

9.      Ele sentia-se tão animado e forte quanto estava com seus quarenta anos atrás, para lutar e derrotar os gigantes que habitavam sua futura propriedade, mas Calebe esperou no Senhor.

 

2-A importância da fé (Js. 14.10)

1.      Quarenta e cinco anos – A palavra de Deus a Moisés foi dita após o retorno dos espias no outono do segundo ano após o Êxodo Números 13:25.

2.      Posteriormente, 38 anos se passaram antes que o povo atingisse o Jordão Números 20: 1 .

3.      Depois da passagem do Jordão, mais sete anos se passaram, quando Calebe reivindicou Hebron, antes da divisão da terra entre as nove tribos e meia.

4.       Esses sete anos correspondem ao “longo tempo” Josué 11:18, durante o qual Josué estava em guerra com os cananeus.

5.      Eles estão na sequela deste versículo acrescentado por Calebe aos anos de peregrinação, pois durante eles o povo não tinha moradas estabelecidas.

  

3-Reinvindicando a herança (Js.14.12)

1.      Em meio ao sorteio do território, Calebe toma a palavra  e apela à memória do dia  inesquecível em Deus, pela boca de Moisés, lhe prometeu as Montanhas de Hebrom.

2.      Não restam dúvidas de que  a fé de Calebe foi preponderante para que  o Senhor lhe fizesse esta promessa.

3.      A herança reclamada estava localizada  em Quiriate –Arba, cujo nome indicava que seus habitante eram descendentes  de Arba, um homem lendário por ser o maior de todos os Anaquins.

4.      A batalha  era dura  e o inimigo imprimia pavor, mas Calebe  não esmoreceu, pois pelejou  por sua promessa e logrou êxito  em conquistá-la .

5.      Após isso a terra repousou da guerra.

 

III LIÇÕES PARA HOJE

1-É necessário Perseverar (Js.15.13)

1.      Calebe recebe Hebrom, porém não recebeu de “mão beijada”, pois ele teve que conquistar a terra expulsando dela Sesai, Aimã e Tamai.

2.      Ele teve de lutar, se esforçar, fazer a parte dele, pagar um preço alto, arriscando a vida.

3.      Deus tem para nós um “Hebrom”, uma terra fértil, uma terra abençoada, uma terra próspera, um manancial de bênçãos, mas para recebê-las, teremos que trabalhar, lutar e nos esforçar para alcançarmos

4.      Porém, uma coisa é certa, Deus já liberou no céu o “Hebrom” da sua vida, apenas aposse-se desta bênção.

5.      Calebe tinha cansado de lutar para conquistar Quiriate –Arba, então lançou um desafio para quem conquistasse Quiriate-Sefer receberia com recompensa a sua própria filha.

6.      Otniel se dispôs a lutar e conquistar Quiriate- Sefer .

7.      Otniel mostrou coragem, ousadia e determinação, pois sabia o que era o melhor de Deus para a sua própria vida, e entendeu que Acsa estava separada e preparada para ser a sua mulher, esposa e futura mãe de seus filhos. 

 

2-A Quem Vencer (Js.15.16)

1.      Josué Prometeu que daria sua filha Acsa, a quem tivesse coragem de lutar e conquistar a cidade de Quiriate- Sefer.

2.      Otniel se dispôs a lutar e conquistar Quiriate- Sefer .

3.      Otniel mostrou coragem, ousadia e determinação, pois sabia o que era o melhor de Deus para a sua própria vida, e entendeu que Acsa estava separada e preparada para ser a sua mulher, esposa e futura mãe de seus filhos.

4.      Apesar de estarem firmadas  na grandeza de Deus, as promessas  não são unilaterais, isto, é, elas exigem empenho de nossa parte para o seu cumprimento.

5.      Assim como Calebe, devemos buscar pelas promessas de Deus com fé e ousadia.  

 

3- Fontes superiores e inferiores (Js.15.19)

1.      Dá-me uma bênção; porque me deste uma terra do sul; dá-me também fontes de água. E ele lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.

2.      Uma bênção – isto é, um presente, como essa palavra significa, Gênesis 33:11 .

3.      Uma terra sul – isto é, uma terra seca, muito exposta ao vento sul, que nessas partes era muito quente e seca, como proveniente dos desertos da Arábia.

4.      Fontes de água – ou seja, um campo em que são fontes de água que naquele país eram de grande preço.

5.      Ela implora por um campo bem úmido, o que também pode aliviar o que estava seco e estéril.

6.      Nascentes superiores e inferiores – Ou dois campos, um acima e outro abaixo do sul e do solo seco de que ela se queixava, que por esse meio poderia ser regado pelos dois lados.

 

3-A Quem Vencer (Js.15.16)

1.      Otniel se dispôs a lutar e conquistar Quiriate- Sefer .

2.      Otniel mostrou coragem, ousadia e determinação, pois sabia o que era o melhor de Deus para a sua própria vida, e entendeu que Acsa estava separada e preparada para ser a sua mulher, esposa e futura mãe de seus filhos. 

3.      Deus nos tem feito diversas promessas maravilhosa, válidas tanto neste mundo quanto no porvir.

4.      Neste exato momento, gozamos de Suas promessas (Sua presença, provisão, segurança, perdão dos pecados etc.), mas tais promessas  não se restringem apenas a este mundo vil (1 Co.15.19).

Pr. Cap. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário