segunda-feira, 1 de março de 2021

LISTAS DAS CIDADES CONQUISTADAS

 

Js.11.1-23

Introdução: Saíram pois estes, Jabim, rei de Hazor, enviou mensageiros a Jobabe, rei de Madom, e ao rei de Sinrom, e ao rei de Acsafe. Josué 11:1 e todos os seus exércitos com eles, muito povo, em multidão como a areia que está na praia do mar; e muitíssimos cavalos e carros. Todos estes reis se ajuntaram, e vieram e se acamparam junto às águas de Merom, para pelejarem contra Israel.

 I AMEÇA DOS INIMIGOS

1-Intimidação (Js.11.4)

1.      Houve dois reis  em Hazor um chamado Jabim.

2.      O outro, aparentemente um fraco governante, é  mencionado em Juízes 4.2,3.

3.      Jabim  desta história  era muito poderoso porque pode construir uma aliança com dezenas de  reis.

4.      Pelo que parece ele possuir uma grande vantagem sobre Josué, em virtude do enorme poderio militar.

5.      Josefo nos diz que o exército dos cananeus consistia de 300 mil homens a pé, 10 mil  montados a cavalo e 20 mil carros.

6.      Muitos são os que se levantam  contra o Israel de Deus; sem dúvida, os seus números  os deixavam muito confiante da vitória, mas revelou-se que muito maior foi a matança feita.

7.      Mas os que honram a Deus podem ser vitoriosos a despeito  de suas poucas chances.  

 2- Deus Promete Livramento ( Js. 11.6)

1.      Não temas, essa foi a advertência do Senhor.

2.      Deus deu a Josué  incentivo e garantiu-lhe  a vitória.

3.      Novos perigos e dificuldades tornaram-se necessário buscar  novos suportes e confortos da Palavra de Deus – a qual temos sempre perto de nós, para ser aproveitada  em todo tempo de necessidade.

4.      Quem tem Deus ao seu lado não precisa se preocupar-se com o numero  e a potência  dos seus inimigos; mais são s que estão conosco do que os que são contra nós.

5.      Têm  os exércitos do Senhor, aqueles que têm o Senhor dos exércitos batalhando por nós.

6.      Ele os instruiu a jarretar(cortar os tendões atrás da pernas trazeiras dos cavalos) aleija-los, e a queimar os seus carros, não somente não somente para que Israel não pudessem usa-los depois, mas para que não os temesse agora, seu Deus planejou este desprezo sobre eles.

 3- Obediência e vitória( Js.11.9)

1.      Josué obedeceu as instrução do Senhor, Josué era obediente ao Senhor.

2.      Obedecer é melhor do que sacrificar.

3.      A desobediência tem um custo muito alto, e as vezes não estamos preparados para pagar esse preço.

4.      De várias maneiras eles fugiram, alguns para Sidom ( noroeste), outras para Mispa (leste).

5.      As partes do exército de Josué os perseguiram por todos os sentidos (direção).

6.      O Senhor os deu nas mãos de Israel, eles não se entregariam nas mãos de Israel para serem prosélitos e, assim, oferecidos à graça de Deus.

7.      Assim é na vida, o mesmo acontece conosco.

8.      Há fases na vida que tudo o que fazemos é guerrear.

1.      Quando estamos no centro da vontade de Deus, lutamos as guerras que o Senhor permitir para o nosso crescimento, para aumentar a nossa fama e para limpar a terra prometida.

 II O CAMINHO PARA A PAZ

1-Pequenos detalhes (Js. 11;15)

2.      Todos os preceitos que Deus tinha dado a Moisés relativo à conquista de Canaã foram obedecidos por parte do povo, pelo menos enquanto Josué viveu.

3.      Como legislador(autor da lei), Moisés foi fiel àquele  que o nomeou, ele fez a sua parte, e então morreu.

4.      Em seu lugar, Josué  foi tão fiel quanto ele.

5.      De tudo que o Senhor ordenara a Moisés, ele não  deixou nada  por fazer.

6.      Aqueles que deixam de fazer os seus deveres ou quando fazem, fazem incompleto, fazem assim para retirar ou anular  o comando de Deus.

7.      Josué não agiu assim, ele cumpriu seu dever, isto, é  obedeceu os preceitos(o que se recomendar fazer) de Deus

8.      Assim Josué conquistou toda aquela terra.

9.      Desde a serra central, todo o Neguebe, toda a região de Gósen, a Sefelá, a Arabá e os montes de Israel e suas planícies, e  o monte Halaque, que se ergue na direção de Seir, até Baal-Gade, no vale do Líbano, no sopé do monte Hermom.

10.    Ele capturou todos os seus reis e os matou, guerreou contra todos esses reis por muito tempo.

 2-Tempos de Guerra ( Js. 11.19)

1.      Com exceção dos heveus que viviam em Gibeão, nenhuma cidade fez a paz com os israelitas, que a todas conquistou em combate.

2.      Pois foi o próprio Senhor que lhes endureceu o coração para guerrearem contra Israel.

3.      Para que os Israelita os destruísse totalmente, exterminando-os sem misericórdia, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

4.      Naquela ocasião Josué exterminou os enaquins dos montes de Hebrom, de Debir e de Anabe, de todos os montes de Judá, e de Israel.

5.      Josué destruiu-os totalmente, e também as suas cidades.

6.      Nenhum enaquim foi deixado vivo no território israelita; somente em Gaza, em Gate e em Asdode é que alguns sobreviveram.

7.      Agora isso estaria cumprido, não falhou  nem uma  palavra da promessa.

8.      Nossos sucessos e prazeres não nos são duplamente doces e confortáveis quando os vemos fluir para nós  a partir das promessas ( isto, é,  de acordo cm os planos de Deus para nossa vida), tudo está relacionado com a nossa obediência as seus preceitos para nós.  

 3-Tempos de Paz (Js. 11.23)

1.      Conquistou, pois, Josué toda a terra, como o Senhor tinha dito a Moisés, e deu-a em herança a Israel, repartindo-a segundo suas tribos. E a terra repousou da guerra.
Josue 11:23.

2.      Josué 21:44 – O Senhor lhes concedeu descanso de todos os lados, como tinha jurado aos seus antepassados. Nenhum dos seus inimigos pode resisti-los, pois o Senhor entregou a todos eles em suas mãos.

3.      Josué 22:4 – Agora que o Senhor, o seu Deus, já concedeu descanso aos seus irmãos israelitas, como tinha prometido, voltem para casa, para a terra que Moisés, servo do Senhor, lhes deu no outro lado do Jordão.

4.      Josué 23:1 – Passado muito tempo, depois que o Senhor concedeu a Israel descanso de todos os inimigos ao redor, Josué, agora velho, de idade muito avançada.

5.      Salmos 46:9 – Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança, destrói os escudos com fogo.

6.      Hebreus 4:8 – Porque, se Josué lhes tivesse dado descanso, Deus não teria falado posteriormente a respeito de outro dia.

7.      O segredo da lição que aprendemos com Josué é a disposição de viver  em obediência à Palavra de Deus e ter bom animo.

 III LISTAS DAS CONQUISTAS

1-Rememorando as conquistas (Js. 12.1)

1.      Em Josué 12 vemos que as tribos de Rúben, Gade e a meia tribo de Manassés receberam a sua herança.

2.      Mesmo estando aquém do desejo de Deus para eles, mesmo não sendo o projeto “full”(completo) de Deus, mas eles receberam.

3.      Com isso vemos que a bondade de Deus se manifestar mesmo nas nossas escolhas erradas.

4.      A manifestação da Sua misericórdia está lá, por perto.

5.      A intenção do Senhor é sempre nos atrair para mais perto de tudo o que Ele preparou, mas mesmo não conseguindo, podemos ver os seus gestos de amor.

6.      Na parte final do capítulo, lemos no versículo 8 que Josué conquistou todos os tipos de terras nas: montanhas, planícies, campinas, descidas de águas, deserto, e a terra dos gigantes.

7.      Isso nos diz que na vida, lutaremos nos mais diferentes ambientes, com os mais diversos tipos de inimigos.

8.      Mas quer no deserto ou quer nas montanhas, o desejo de Deus é nos dar vitória.

  2- Conquistas de Moisés (Js. 12.6)

1.      São estes os reis que os israelitas derrotaram, e de cujo território se apossaram a leste do Jordão, desde o ribeiro do Arnom até o monte Hermom, inclusive todo o lado leste da Arabá.

2.      Seom, rei dos amorreus, que reinou em Hesbom.

3.      Governou desde Aroer, na borda do ribeiro do Arnom, desde o meio do ribeiro, até o rio Jaboque, que é a fronteira dos amonitas.

4.      Esse território incluía a metade de Gileade.

1.      Também governou a Arabá oriental, desde o mar de Quinerete até o mar da Arabá, o mar Salgado, até Bete-Jesimote, e mais ao sul, ao pé das encostas do Pisga.

2.      4 Tomaram o território de Ogue, rei de Basã, um dos últimos refains, que reinou em Asterote e Edrei.

3.      Ele governou o monte Hermom, Salcá, toda a Basã, até a fronteira do povo de Gesur e de Maaca, e metade de Gileade, até a fronteira de Seom, rei de Hesbom.

4.      Moisés, servo do Senhor, e os israelitas os derrotaram.

5.      E Moisés, servo do ­Senhor, deu a terra deles como propriedade às tribos de Rúben, de Gade e à metade da tribo de Manassés.

 3-Reins Conquistados por Josué (Js.12.7)

1.      São estes os reis que Josué e os israelitas derrotaram no lado ocidental do Jordão, desde Baal-Gade, no vale do Líbano, até o monte Halaque, que se ergue na direção de Seir.

2.      Josué deu a terra deles por herança às tribos de Israel, repartindo-a entre elas —

3.      a serra central, a Sefelá, a Arabá, as encostas das montanhas, o deserto e o Neguebe — as terras dos hititas, dos amorreus, dos cananeus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus.

4.      O rei de Jericó, o rei de Ai, próxima a Betel, o rei de Jerusalém, o rei de Hebrom, o rei de Jarmute, o rei de Laquis, o rei de Eglom, o rei de Gezer,  o rei de Debir, o rei de Geder,  o rei de Hormá, o rei de Arade,  o rei de Libna, o rei de Adulão,  o rei de Maquedá, o rei de Betel,  o rei de Tapua, o rei de Héfer,  o rei de Afeque, o rei de Lasarom,  o rei de Madom, o rei de Hazor, o rei de Sinrom-Merom, o rei de Acsafe,  o rei de Taanaque, o rei de Megido,  o rei de Quedes, o rei de Jocneão do Carmelo,  o rei de Dor em Nafote-Dor, o rei de Goim de Gilgal,  e o rei de Tirza.

5.      Trinta e um reis ao todo.

Pr.Cap. Carlos Borges ( CABB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário