Rt.1.6-22
Introdução: Em Rute 1 vemos o ponto de partida para
o desenrolar de toda a história deste livro. O marco inicial é Elimeleque e sua
esposa, Noemi. Junto com seus filhos, que empurrados pela fome, eles partem
para os campos de Moabe e lá permanecem por dez anos.
1-
Noemi (Rt.1.20)
1. Elimeleque e Noemi, em meio ao caos da
fome, decidem abandonar suas raízes para buscar refúgio em Moabe.
2.
Ao
invés de buscar auxílio em Deus e no seu povo, seguiram seu entendimento e
abandonaram sua fé.
3. Seus
filhos se casaram com moabitas, esquecendo-se dos ensinamentos do Senhor.
4. Deus, no perfeito orquestrar de suas
vidas, permite que Noemi se torne viúva e perca seus filhos.
5. Ela sentindo-se vazia: “...Não
me chamem de Noemi, mas de Mara, porque o Todo-Poderoso me deu muita amargura.
Quando saí daqui, eu era plena, mas o Senhor me fez voltar vazia” (Rute 1.20,
21a).
6.
Noemi, engolida pelas circunstâncias da
vida, se torna amargurada, e sua visão a
respeito de quem Deus é se torna deturpada.
7.
“[A minha amargura é maior do que a de
vocês, porque o Senhor descarregou a sua mão contra mim. ] .
8. Por
que, então, querem me chamar de Noemi, se o Senhor deu testemunho contra mim e
o Todo-Poderoso me afligiu?” (Rute 1.13, 21).
1.
Não
insistas comigo, respondeu Rute, para que eu te deixe e me vá longe de ti.
2.
Aonde fores
eu irei; aonde habitares, eu habitarei.
3.
O teu
povo é meu povo, e o teu Deus, meu Deus, Rt. 1:16.
4. Pois
todos os teus pedidos não podem abalar a resolução que tuas instruções, dadas
anteriormente, fizeram em mim.
5.
Para
onde você for, eu irei – Embora
para um país que eu nunca vi, que fui ensinado a desprezar, e muito distante do
meu país.
6.
Onde
tu alojares, eu alojarei – Embora
seja em uma cabana; antes, embora não houvesse alojamento melhor do que Jacó
quando colocou as pedras no travesseiro.
7.
Teu
povo será o meu povo – pois, julgando pelo que
tenho visto em ti, concluo que devem ser um povo sábio e compreensivo, e me
sentirei feliz se for considerado um deles, pode estar associado a eles, e
conformado com eles.
8.
E teu
Deus será meu Deus – adeus a Chemosh e a
todos os deuses de Moabe, que são vaidades e mentiras.
9. Adorarei o Deus de Israel, o único Deus vivo e verdadeiro; confiará
somente nele, o amará e o servirá sozinho, e em tudo será comandado e governado
por ele.
1.
Em
Rute 2 vemos como a bondade do Senhor começa a interferir na vida de Noemi e
Rute.
2.
A
partir da disposição de Rute para colher espigas nos campos, exercendo o
direito do órfãos e das viúvas de apanhar o que caísse no campo, algo que era
lei em Israel, o Senhor Deus abriu generosas portas para elas.
3.
A história delas já era conhecida em toda a comunidade, e quando ela
estava colhendo, chegou Boaz, a quem
a Bíblia chama de “homem valente e poderoso”.
4.
Ele
era um bom homem, amado por seus servos e temente ao Senhor.
5.
Ele foi generoso com ela,
dando-lhe muito mais do que a lei exigia e ordenou a seus servos, que
permitisse que ela colhesse em todo o campo.
6.
Rute agradeceu a generosidade
de Boaz com muita humildade e submissão.
7. Noemi exaltou ao Senhor por isso, e lembrou que Boaz era um de seus resgatadores.
8.
Isto significava que caso ele
desejasse, poderia pedir ao anciãos de
Israel para exercer o direito de resgate e casar com Rute.
1. Estando em Moabe, Noemi
ficou sabendo que a fome em Belém havia terminado.
2. Sendo uma viúva com laços
familiares que a prendiam àquela cidade, preparou-se para voltar para casa.
3. Saiu, pois, ela com suas
duas noras.
4. As jovens eram tão apegadas
à sogra, que quiseram deixar sua própria pátria para irem com ela a Belém.
5. Ide, voltai cada uma à casa
de sua mãe.
6. Noemi achou que não seriam
sábias se as duas jovens deixarem Moabe, sua terra natal.
7. Elogiou-as pela lealdade para com os seus
maridos falecidos e para com ela mesma, e insistiu a que ficassem em sua terra
natal.
8. Noemi achou que as
jovens gostariam de tornarem a se casar.
9.
Como foram leais no
tempo da adversidade, orou a Deus que
lhes desse dias de prosperidade e bênçãos em um segundo casamento.
1. Noemi
sugeriu que as duas noras voltassem às suas origens.
2. Mostrou-lhes o quanto seria difícil estar com
ela, e insistiu para que voltassem às suas famílias.
3.
“Então, levantaram a sua voz e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra; porém Rute se
apegou a ela” (Rt 1.14).
4.
Orfa, viúva
de Quiliom, “beijou a sua sogra”,
despediu-se, e foi embora para sua família, e “aos seus deuses” (Rt 1.15).
5. Mas Rute
demonstrou outra atitude.
6. Preferiu acompanhar sua amada sogra.
7. Uma situação critica duas viúvas, que
estavam lutando pela própria sobrevivência.
8. Noemi coloca as suas noras nas mãos de Deus.
9.
Uma retorna aos seus familiares, porém a outra se apega a Noemi, juntas retornam a Belém.
3-Declaração de Rute (Rt.1.16)
1. Disse, porém, Rute: Não me
instes para que te deixe, e me obrigues a não seguir-te; porque aonde quer que
tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu
povo, o teu Deus é o meu Deus; (Rute 1:16).
2. Como ter certeza de que
aceitamos a Cristo de verdade?
3. O que significa primeiro amor?
4. E como vou saber se meu “irmão” é um verdadeiro cristão? Como
saber que ele não é apenas um falso convertido no meio da igreja?
5. A resposta para tudo isso é
simples, dor e perda.
6. O sofrimento é a luz que revela quem aceitou a Cristo de
verdade, quem ama a Deus de verdade, quem é falso e quem é verdadeiro.
7.
E qual é o sofrimento de Rute? Muitos.
8.
Na cultura daquele tempo, o homem
mandava em tudo, inclusive no que a sua família iria acreditar.
9. Quando Rute e Orfa, mulheres
moabitas, aceitaram se casar com Malom e Quiliom, homens israelitas, elas
estavam aceitando ao Deus de Israel.
10.
Elas sabiam que isso significa deixar de servir a Camos (deus dos
moabitas), para servir a Jeová, Deus do céu e da terra.
11.
E agora que morreram os homens na família, ficando apenas as 3 mulheres (Rt 1:1-6);
12.
Rute e Orfa precisam tomar uma nova decisão, ir com Noemi para Belém, ou ficar em Moabe.
13.
Isso significa continuar servindo ao
Deus de Israel ou voltar a servir a
Camos.
III CHEGADA A BELÉM
1-A Recepção em Belém (Rt.1.19)
1.
Quando Noemi e Rute chegam a Belém toda a população “se alvoroçou” ou “se comoveu” (v. 19).
2.
Isso sugere que foram impactados pela situação e provavelmente também se
solidarizaram com elas.
3.
Qual é a reação das pessoas na
igreja diante do sofrimento alheio?
4.
Como podemos nos solidarizar?
5. Veja como Noemi descreve sua partida de Belém e seu retorno?
6. Compare o v. 21 com o v. 1. Se
havia fome na terra quando de lá ela partiu, a que Noemi se refere quando diz
“cheia” eu parti?
7. Qual é a explicação de Noemi para
o seu sofrimento?
8. As últimas palavras do v. 22 dizem que Noemi e Rute chegaram a
Belém no tempo de colheita. Veja o contraste disso com o 1.1. Diante da sua situação, o que a colheita
representa à Noemi?
9. Qual é o papel de Deus (Senhor /
Todo Poderoso) na vida de Noemi?
1. Noemi pede para ser chamada de Mara, pois representa melhor
a sua realidade.
2. Seu nome Noemi não representava
mais a vida que teve em Moabe.
3. A mudança de nome de Noemi também representa o movimento da graça para a
não graça ou desgraça.
4. O restante do relato vai nos
dizer o que aconteceu com essa Mara, a mulher amarga.
5. Mais uma vez encontramos a
declaração de que o Todo-Poderoso, o Senhor estava por trás de tudo que estava
acontecendo (v. 20, 21).
6. Essa afirmação não retrata
necessariamente uma revolta, mas
provê uma explicação e uma forma de superação da dificuldade.
7. Talvez retrate a amargura de
Noemi/Mara, mas também revela a crença fundamental na providência de Deus por
todas as estações da vida.
3- A Época da colheita (Rt.1.20)
1.
Há
um paradoxo neste capítulo como um todo quando comparamos o percurso da
narrativa.
2.
O
capítulo começa com a fome e termina com
o tempo de colheita, um movimento de
escassez para abundância.
3.
Por outro lado, quanto à Noemi, começa em fartura e termina amarga,
movimento de abundância para escassez.
4.
Ainda
que o alimento seja uma necessidade básica do ser humano, e a fome, por causa natural ou por má
distribuição da renda, precise ser combatida, não é ela o único elemento de
sentido existencial ao ser humano.
5. Se Noemi diz que partiu em fatura em meio à fome e volta vazia em meio à colheita é porque
morte, solidão, abandono e pobreza também afetam a auto percepção das pessoas
sobre o sentido da vida.
6. Além de ter clareza na percepção
sobre si mesma, Noemi demonstra uma
compreensão sobre sua experiência e os fatos da vida na perspectiva do Deus que
realiza todas as coisas.
7. Para Noemi, tudo que acontece vem da parte de
Deus.
8. A vida é uma dádiva de Deus e a ele pertence.
Para terminar
1.
Nessa época que vivemos
explicamos os acontecimentos em termos de
causas e efeitos naturais, humanos, econômicos, políticos etc. Qual é o
benefício de olhar para os acontecimentos na perspectiva de Noemi de que o
Senhor é a causa absoluta de todos os acontecimentos?
2.
O que significa entender que Deus está em controle de todas as coisas?
Essa maneira de ver as coisas nos leva ao conformismo,
apatia e alienação ou nos torna mais responsáveis, engajados e solidários?
3.
Quando Noemi e Rute chegam a
Belém toda a população “se alvoroçou” ou “se comoveu” (v. 19). Isso sugere que
foram impactados pela situação e provavelmente também se solidarizaram com
elas. Qual é a reação das pessoas na
igreja diante do sofrimento alheio? Como podemos nos solidarizar?
Pr.Cap.Carlos Borges (CABB)
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