sábado, 10 de julho de 2021

A PRESENÇA DE DEUS, A MAIOR NECESSIDADE DA IGREJA

 


                        Êxodo 33.1-23

 A MAIOR necessidade da igreja não é das bênçãos de Deus, é de Deus. Hoje o homem trocou Deus pelas dádivas dEle. As pessoas  querem a salvação e não o Salvador. Querem os dons e não o Doador. No passado, a presença de Deus era a busca mais importante, que se os povo  buscava. O povo foi liberto e protegido pela presença de Deus na coluna de fogo e na de nuvem, símbolo da presença de Deus, que dava  direção de dia e proteção à noite. Mas, houve um dia em que essa presença foi embora do arraial. Israel pecou e o pecado os separou de Deus. A maior tragédia do pecado é que ele afasta de nós a presença de Deus.

 1-A SUPREMA IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DE DEUS NA IGREJA – A igreja  necessita desesperadamente da presença de Deus. A vida será vazia, o culto sem vida, as músicas sem unção e as mensagens mortas se Deus não estiver presente.

2- O PECADO  AFASTA A PRESENÇA DE DEUS DO MEIO DO SEU POVO – Arão fez um bezerro de ouro e o povo o adorou (Êx.32.4). A idolatria os fez sucumbir à decadência moral. Deus intentou destruir o povo, mas Moisés intercedeu e Deus os poupou. Mas Ele disse que não iria mais com eles (Êx. 33.3). A maior tragédia que pode acontecer é Deus afastar-se. Deus se retirou. A nuvem e a coluna de fogo sumiram. A igreja está fraca e seus membros caindo nos mesmos pecados  do mundo, porque não vivem na presença de Deus. Amam ao mundo, porque não deleitam na sublimidade do conhecimento de Cristo. Têm prazer nos banquetes do mundo, porque não têm  fome de Deus. Conhecem a respeito de Deus, mas não a Deus.

3- A NECESSIDADE DE DIAGNOSTICAR A CAUSA DO AFASTAMENTO DA PRESENÇA DE DEUS (Êx.33.4) – O pecado  traz vergonha  e opróbio, ofende a santidade  de Deus e provoca Sua ira. Hoje temos uma visão superficial  da malignidade  do pecado. Estamos nos acostumando com ele. É por causa do pecado que Deus está se retirando do meio do Seu povo (Êx.33.4). Não há nada mais sério do que estar sem a presença de Deus. As bênçãos de Deus sem o Deus das bênçãos  não têm valor. Se quisermos  a presença de Deus  em nossa igreja, precisamos ter coragem  para romper  com tudo o que nos afasta de Deus (Êx.33.4,5) e nos despojar de coisas  que ofendem  a santidade  dEle. Precisamos  chorar pelo pecado  e abandoná-lo.

4- NADA PODE SUBSTITUIR A PRESENÇA DE DEUS  NO MEIO DA IGREJA (ÊX.33.2). É maravilhoso  ter  o anjo do Senhor  acampado ao redor. Mas Moisés queria Deus, e não apenas Seu anjo. Não há substituto para a presença de Deus no meio da igreja. Deus prometeu a eles desalojar os povos da terra. Eles teriam vitória contra seus inimigos, mas não comunhão com Deus. E Moisés não queria apenas vitória, ele queria Deus. Ele não queria apenas bênçãos, ele queria o abençoador. Canaã  sem Deus é terra estranha.

5-COMO BUSCAR DE VOLTA A PRESENÇA DE DEUS NO MEIO DO POVO (Êx. 33.7)? A restauração da igreja começa quando ela busca a Deus em oração. Sem oração a igreja  não tem poder, os corações  não se derretem, a Shekiná  da glória de Deus  não desce  sobre o povo. Moisés orava e buscava a  Deus continuamente (ÊX.33.7) e Deus falava com Moisés face a face (Êx. 33.11) – ele tinha intimidade  com Deus. Na oração, não somente Moisés falava com Deus, Deus também falava com Moisés. Oração não é monólogo, mas diálogo com Deus. Moisés orava para conhecer a  Deus na intimidade(Êx.33.13), restabelecer a honra da igreja (Êx.33.13), ter mais de Deus na sua vida e na do povo (Êx.33.11) e para ver  a glória  de Deus (Êx.33.18).

6-A PRESENÇA DE DEUS VOLTA SOBRE O SEU POVO. Quando Moisés se separou para buscar  a Deus e o povo também foi buscá-lo, a nuvem  da presença de Deus  veio sobre a tenda  da congregação(Êx.33.9). Então o povo começou a adorar a Deus nas suas  tendas (Êx.33.10). A oração muda as coisas. Deus havia dito que Sua presença  não iria com o povo (Êx.33.2,3). Mas quando o povo se arrependeu e orou e buscou a Deus, Ele voltou (Êx. 33.14). Quando a presença de Deus é restaurada, o povo quer mais de Deus (Êx. 33.11), desejamos  ansiosamente  ver a glória de dEle ( Deus)Êx.33.18. A igreja é restaurada  quando  há uma manifestação da presença de Deus em seu meio. Há uma nova vitalidade. Adoração torna-se viva. As orações  fervorosas. Quando  a coluna de nuvem cobre a tenda, os corações se dobram nos lares. A glória  de Deus foi manifestada  em Jesus( Jo.1.14). Ele prometeu: “Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação do século” (Mt.28.20). Jesus está aqui. Ele está entre nós. Ele está em nós. Adoremo-lo.

 Extraído da Bíblia  Pregação Expositiva com Reflexões Pr. Hernandes Dias Lopes (Pg.108).

Pr. Carlos Borges(CABB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário