Gn. 4.1-26
Introdução: Gênesis 4 fala
principalmente sobre a história envolvendo os irmãos Caim e Abel. Um estudo
bíblico de Gênesis 4 mostra o quão perverso o homem se tornou após o pecado.
Gênesis 4 também registra a genealogia de Caim e o nascimento de Sete após a
morte de Abel.
1- Os Primeiros Filhos (Gn. 4.1)
1. Em
Gênesis 4 podemos ler claramente sobre a consequência da Queda do homem registrada
em Gênesis 3.
2. Além disso, a profecia divina acerca da
inimizade entre a descendência da serpente e o descendente da mulher tão logo
começa tomar forma nesse capítulo.
3. O impiedoso Caim se mostra completamente hostil ao próprio irmão,
Abel (Gênesis 4:1-16).
4. Depois,
na parte final do capítulo, a descendência ímpia de Caim também é contrastada
com a descendência piedosa de Sete (Gênesis 4:17-5:32).
5. Após Adão e Eva terem
sido expulsos do Jardim do Éden, o autor de Gênesis
relata que Eva concebeu de Adão e deu à luz a Caim.
6.
Eva ficou muito feliz
com o nascimento de Caim e declarou: “Adquiri
um varão com o auxílio do Senhor” (Gênesis 4:1).
7. É interessante notar que Eva veio de Adão, isto é, a mulher veio do
homem, e agora um homem havia nascido da mulher.
8. Essa
dependência mutua entre homem e mulher finalmente deve apontar para a dependência
que ambos têm de Deus (cf. 1 Coríntios 11:8-12).
9. Por isso foi muito apropriada a declaração de Eva ao perceber
que todo ser humano deve sua existência a Deus.
1.
Gênesis 4 diz que num certo tempo os dois
irmãos trouxeram ofertas ao Senhor.
2.
Sendo lavrador, Caim trouxe sua oferta do fruto
da terra.
3.
Já Abel trouxe sua oferta das primícias do seu
rebanho e da gordura deste.
4.
Isso
significa que ele ofereceu ao Senhor o primeiro e o melhor entre o seu rebanho.
5.
O texto bíblico revela que Deus se agradou de
Abel e de sua oferta.
6. Sim,
Deus se agradou não apenas da oferta, mas também do próprio adorador.
7. Na
verdade não há como separar o verdadeiro adorador de sua adoração ao Senhor.
8. Sobre
isso o escritor de Hebreus escreve que pela fé, Abel ofereceu maior
sacrifício do que Caim e obteve testemunho de que
era justo (Hebreus 11:4).
1. Caim não apenas
fracassou em sua adoração ao Senhor, mas também ficou completamente irado
(Gênesis 4:5,6).
2. Deus ainda o advertiu acerca de seu
comportamento antiético e imoral.
3. Deus o exortou a não ceder ao desejo mal que
estava lhe espreitando.
4. Mas Caim não deu
ouvidos ao Senhor.
5. Ele continuou
obstinado em seu caminho de ira, inveja e vingança.
6. Isso significa que o
homem é sempre convidado ao arrependimento, mas por sua própria natureza ele é
incapaz de controlar o seu pecado.
7. Sem a
ação do Espírito Santo, nenhum homem é capaz de resistir à sua natureza
pecaminosa e fazer o bem diante de Deus.
8. Depois
da Queda o homem natural não pode fazer a vontade do Senhor, pois seu coração é
inclinado ao mal.
9. Por isso o apóstolo Paulo fala do homem pecador estando morto em seus delitos e
pecados (Efésios 2).
10. Ele é tão incapaz de fazer o bem espiritual
como um cadáver é capaz de responder a qualquer estímulo.
1-O Culto de Abel (Gn. 4.4)
1. O texto bíblico revela
que Deus se agradou de Abel e de sua oferta. Sim, Deus se agradou não apenas da
oferta, mas também do próprio adorador.
2. Gênesis
4 diz que num certo tempo os dois irmãos trouxeram ofertas ao Senhor. Sendo
lavrador, Caim trouxe sua oferta do fruto da terra.
3. Já Abel trouxe sua oferta das primícias do seu
rebanho e da gordura deste.
4. Isso
significa que ele ofereceu ao Senhor o primeiro
e o melhor entre o seu rebanho.
5. Na verdade não há como
separar o verdadeiro adorador de sua adoração ao Senhor.
6. Mas Caim não fez nada
disso.
7. Caim achou que poderia
se aproximar de Deus sem fé e de
qualquer maneira.
8. Jamais ele teria sucesso, pois sem fé é
impossível agradar a Deus (Hebreus 11:4).
9. Saiba também o que é a fé.
10. Deus está mais
interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos para Ele.
1. Havia uma diferença no
caráter das pessoas que estavam ofertando.
2. Caim era um homem mau, e, portanto, seu sacrifício
era uma vã oblação(oferenda a Deus) Is.1.13.
3. Deus não atentava para
o próprio Caim, e assim não atentou para sua oferta.
4. Caim trouxe do fruto
da terra, tudo que estava à mão, o que não lhe servia.
5. A escolha da oferta de
Abel foi curiosa, não os imperfeitos, nem os refugos, mas os primogênitos de seu rebanho – o melhor de suas posses e
de suas perspectivas primícias – o Melhor do melhor.
6. A grande diferença foi
essa, Abel havia ofertado com fé, e Caim não.
7. Havia uma diferença
nos princípios que (cada um deles)
seguiram.
8. Abel ofertou tendo a
vontade de Deus como regra e a Sua glória como finalidade, enquanto Caim o fez
apenas por sua própria reputação, não por fé, e isso se tornou um pecado para ele.
9. Abel foi penitente,
Caim não se humilhou sua confiança estava em si mesmo
1.
Gênesis 4 diz que num certo tempo os dois
irmãos trouxeram ofertas ao Senhor.
2.
Sendo
lavrador, Caim trouxe sua oferta do fruto da terra.
3.
Já Abel
trouxe sua oferta das primícias do seu rebanho e da gordura deste.
4.
Isso significa que ele ofereceu ao Senhor o
primeiro e o melhor entre o seu rebanho.
5.
Caim não era um ateu, ambos os filhos eram
religiosos, o problema é que mesmo dentro das quadras da religiosidade, existe
a possibilidade de invejas, ódios entre os irmãos, porfias, tudo isso existe
dentro de um contexto de religiosidade e adoração a Deus.
6. A dúvida de muitos leitores da Bíblia é: “Como
isso aconteceu se só havia Adão, Eva, Caim e Abel”.
7. O leitor deve ter em mente que essa
“confusão” é causada pelo estilo literário do autor.
8. Moisés está mais focado em descrever a
evolução da humanidade sem Deus, para esclarecer muitos fatos que justificariam
o estabelecimento da Lei e da Aliança.
9.
Sendo assim, ele nos diz depois que Adão e Eva tiveram outros
filhos e filhas (Gênesis 5:4).
10. Devemos atentar ao fato de que não nos é dito
quanto tempo depois que esses outros filhos e filhas nasceram Caim matou Abel.
11. Provavelmente, muito tempo
depois.
12. Porque quando fugiu, Caim encontrou habitantes
de outras terras.
III O PRIMEIRO HOMICIDIO
1-Filhos diferentes (Gn.4.4)
1. Caim movido por inveja diabólica tira a
vida do próprio irmão na tentativa de apagar sua influência justa, da Terra.
2. A partir daqui, vemos um mundo governado
por Satanás.
3. Pois mesmo tendo cometido grave erro, Caim
não assume seu pecado ou se arrepende dele.
4. Amaldiçoado por Deus, Caim foge para outra
cidade, onde se casa e constitui família.
5. Não há duas pessoas iguais, Deus não fez
xerox Ele só faz original.
6. Nem gêmeos são iguais, pode ter a mesma
aparecias e algumas particularidades, mas, um não é xerox do outro.
7. Isso implica em vários fatores:
temperamentos, hábitos, ideias, capacidade intelectual.
8. No caso de Caim e Abel, há um fator
primordial, no caso em questão, nasceu o
bem e o mal ( seus pais comeram da árvore do bem e do mal).
9. Caim tipifica o MAL e Abel o BEM.
10. O Mal antagônico a Deus e aos seus servos
e servas, e futuramente será destruído.
1. Se tu fazes bem .
2. Nessas palavras, Deus
reprova Caim por ter estado injustamente irado, na medida em que a culpa de
todo o mal estava consigo.
3. “Então o SENHOR disse: — Por que você está com raiva? Por que anda
carrancudo? Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas
você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer
dominá-lo, mas você precisa vencê-lo”.(BLH – Gênesis
4.6,7).
4. “Se você fizer o que é certo, não será
aceito? Mas se você agir mal e não obedecer, saiba que o pecado está à sua espera;
ele deseja destruí-lo, mas está na sua mão o poder de dominá-lo” (Bíblia Viva, Gn 4.7).
5. De fato, tola era sua
queixa e indignação pela rejeição de sacrifícios, cujos defeitos ele não se
importara em alterar.
6. Assim, todos os homens
iníquos, depois de terem ficado longa e veementemente enfurecidos contra Deus,
são finalmente tão convencidos pelo julgamento divino, que desejam em vão
transferir para outros a causa do mal.
7. Os intérpretes gregos recuam, neste lugar,
longe do significado genuíno de Moisés.
8.
Como naquela época não
havia nenhuma dessas marcas ou pontos que os hebreus usam em vez de vogais, era
mais fácil, em consequência da afinidade das palavras entre si, atingir um
sentido estranho.
9.
Um lar cristão não deve haver certas animosidades entre seus
membros, a paz e harmonia são fundamentais para a sobrevivência da família e
tempos de crises.
10.
Amor, perdão, paz e reconciliação, são instrumentos de Deus
para manter a união de seu povo ( a igreja) em qualquer tempo.
3- o Homicídio (Gn.4.8)
1. E
Caim conversou com Abel, seu irmão. – Caim
não agiu segundo o conselho divino.
2. Ele não alterou sua oferta a Deus, nem no
ponto de sentimento interno nem na forma externa.
3. Embora alguém lhe fale do céu, ele não ouvirá.
4. Ele conversou com Abel,
seu irmão.
5. O tópico não está indicado.
6. A Septuaginta fornece
as palavras: “Vamos para o campo”.
7. Se, caminhando lado a lado com o irmão, tocou
na comunicação divina, a conferência não resultou em melhores resultados.
8. Se a exposição divina
falhou, muito mais o humano.
9. Talvez isso apenas
aumentasse sua irritação.
10. Quando eles estavam no
campo e, portanto, fora de vista, ele se levantou contra seu irmão e o matou, a
ação é feita e não pode ser recuperada.
11. Os motivos para isso eram vários.
12. Egoísmo, orgulho
ferido, ciúme e consciência culpada estavam todos em ação 1 João 3:12 . Aqui, então, o pecado segue o
pecado, provando a verdade da advertência dada na misericordiosa tolerância de
Deus.
Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)
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