domingo, 23 de janeiro de 2022

CAIM E ABEL

 


Gn. 4.1-26

Introdução: Gênesis 4 fala principalmente sobre a história envolvendo os irmãos Caim e Abel. Um estudo bíblico de Gênesis 4 mostra o quão perverso o homem se tornou após o pecado. Gênesis 4 também registra a genealogia de Caim e o nascimento de Sete após a morte de Abel.

 I  O AVANÇO DO PECADO

1- Os Primeiros Filhos (Gn. 4.1)

1.      Em Gênesis 4 podemos ler claramente sobre a consequência da Queda do homem registrada em Gênesis 3.

2.       Além disso, a profecia divina acerca da inimizade entre a descendência da serpente e o descendente da mulher tão logo começa tomar forma nesse capítulo.

3.      O impiedoso Caim se mostra completamente hostil ao próprio irmão, Abel (Gênesis 4:1-16).

4.      Depois, na parte final do capítulo, a descendência ímpia de Caim também é contrastada com a descendência piedosa de Sete (Gênesis 4:17-5:32).

5.      Após Adão e Eva terem sido expulsos do Jardim do Éden, o autor de Gênesis relata que Eva concebeu de Adão e deu à luz a Caim.

6.       Eva ficou muito feliz com o nascimento de Caim e declarou: “Adquiri um varão com o auxílio do Senhor” (Gênesis 4:1).

7.      É interessante notar que Eva veio de Adão, isto é, a mulher veio do homem, e agora um homem havia nascido da mulher.

8.      Essa dependência mutua entre homem e mulher finalmente deve apontar para a dependência que ambos têm de Deus (cf. 1 Coríntios 11:8-12).

9.      Por isso foi muito apropriada a declaração de Eva ao perceber que todo ser humano deve sua existência a Deus.

 2- A universidade do Pecado (Gn.4.5)

1.      Gênesis 4 diz que num certo tempo os dois irmãos trouxeram ofertas ao Senhor.

2.      Sendo lavrador, Caim trouxe sua oferta do fruto da terra.

3.      Já Abel trouxe sua oferta das primícias do seu rebanho e da gordura deste.

4.       Isso significa que ele ofereceu ao Senhor o primeiro e o melhor entre o seu rebanho.

5.      O texto bíblico revela que Deus se agradou de Abel e de sua oferta.

6.      Sim, Deus se agradou não apenas da oferta, mas também do próprio adorador.

7.      Na verdade não há como separar o verdadeiro adorador de sua adoração ao Senhor.

8.      Sobre isso o escritor de Hebreus escreve que pela fé, Abel ofereceu maior sacrifício do que Caim e obteve testemunho de que era justo (Hebreus 11:4).

 3- O Mal não é estático (Gn.4.8)

1.      Caim não apenas fracassou em sua adoração ao Senhor, mas também ficou completamente irado (Gênesis 4:5,6).

2.       Deus ainda o advertiu acerca de seu comportamento antiético e imoral.

3.       Deus o exortou a não ceder ao desejo mal que estava lhe espreitando.

4.      Mas Caim não deu ouvidos ao Senhor.

5.      Ele continuou obstinado em seu caminho de ira, inveja e vingança.

6.      Isso significa que o homem é sempre convidado ao arrependimento, mas por sua própria natureza ele é incapaz de controlar o seu pecado.

7.      Sem a ação do Espírito Santo, nenhum homem é capaz de resistir à sua natureza pecaminosa e fazer o bem diante de Deus.

8.      Depois da Queda o homem natural não pode fazer a vontade do Senhor, pois seu coração é inclinado ao mal.

9.       Por isso o apóstolo Paulo fala do homem pecador estando morto em seus delitos e pecados (Efésios 2).

10.     Ele é tão incapaz de fazer o bem espiritual como um cadáver é capaz de responder a qualquer estímulo.

 II O PRIMEIRO CULTO

1-O Culto de Abel (Gn. 4.4)

1.      O texto bíblico revela que Deus se agradou de Abel e de sua oferta. Sim, Deus se agradou não apenas da oferta, mas também do próprio adorador.

2.      Gênesis 4 diz que num certo tempo os dois irmãos trouxeram ofertas ao Senhor. Sendo lavrador, Caim trouxe sua oferta do fruto da terra.

3.       Já Abel trouxe sua oferta das primícias do seu rebanho e da gordura deste.

4.      Isso significa que ele ofereceu ao Senhor o primeiro e o melhor entre o seu rebanho.

5.      Na verdade não há como separar o verdadeiro adorador de sua adoração ao Senhor.

6.      Mas Caim não fez nada disso.

7.      Caim achou que poderia se aproximar de Deus sem fé e de qualquer maneira.

8.       Jamais ele teria sucesso, pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:4).

9.      Saiba também o que é a fé.

10.    Deus está mais interessado  em quem nós somos  do que naquilo que fazemos para Ele.

 2-  O culto de Caim(Gn.4.5)

1.      Havia uma diferença no caráter das pessoas que estavam ofertando.

2.      Caim  era um homem mau, e, portanto, seu sacrifício era uma vã oblação(oferenda a Deus) Is.1.13.

3.      Deus não atentava para o próprio Caim, e assim não atentou para sua oferta.

4.      Caim trouxe do fruto da terra, tudo que estava à mão, o que não lhe servia.

5.      A escolha da oferta de Abel foi curiosa, não os imperfeitos, nem os refugos, mas os primogênitos  de seu rebanho – o melhor de suas posses e de suas perspectivas primícias – o Melhor do melhor.

6.      A grande diferença foi essa, Abel havia ofertado com fé, e Caim não.

7.      Havia uma diferença nos princípios  que (cada um deles) seguiram.

8.      Abel ofertou tendo a vontade de Deus como regra e a Sua glória como finalidade, enquanto Caim o fez apenas por sua própria reputação, não por fé, e isso se tornou  um pecado para ele.

9.      Abel foi penitente, Caim não se humilhou sua confiança estava em si mesmo

 2 – O Ambiente Religioso (Gn. 4.4)  

1.      Gênesis 4 diz que num certo tempo os dois irmãos trouxeram ofertas ao Senhor.

2.       Sendo lavrador, Caim trouxe sua oferta do fruto da terra.

3.       Já Abel trouxe sua oferta das primícias do seu rebanho e da gordura deste.

4.      Isso significa que ele ofereceu ao Senhor o primeiro e o melhor entre o seu rebanho.

5.      Caim não era um ateu, ambos os filhos eram religiosos, o problema é que mesmo dentro das quadras da religiosidade, existe a possibilidade de invejas, ódios entre os irmãos, porfias, tudo isso existe dentro de um contexto de religiosidade e adoração a Deus.

6.      A dúvida de muitos leitores da Bíblia é: “Como isso aconteceu se só havia Adão, Eva, Caim e Abel”.

7.      O leitor deve ter em mente que essa “confusão” é causada pelo estilo literário do autor.

8.      Moisés está mais focado em descrever a evolução da humanidade sem Deus, para esclarecer muitos fatos que justificariam o estabelecimento da Lei e da Aliança.

9.      Sendo assim, ele nos diz depois que Adão e Eva tiveram outros filhos e filhas (Gênesis 5:4).

10.     Devemos atentar ao fato de que não nos é dito quanto tempo depois que esses outros filhos e filhas nasceram Caim matou Abel.

11.    Provavelmente, muito tempo depois.

12.     Porque quando fugiu, Caim encontrou habitantes de outras terras.

 

  

III O PRIMEIRO HOMICIDIO

1-Filhos diferentes (Gn.4.4)

1.      Caim movido por inveja diabólica tira a vida do próprio irmão na tentativa de apagar sua influência justa, da Terra.

2.      A partir daqui, vemos um mundo governado por Satanás.

3.      Pois mesmo tendo cometido grave erro, Caim não assume seu pecado ou se arrepende dele.

4.      Amaldiçoado por Deus, Caim foge para outra cidade, onde se casa e constitui família.

5.      Não há duas pessoas iguais, Deus não fez xerox Ele só faz original.

6.      Nem gêmeos são iguais, pode ter a mesma aparecias e algumas particularidades, mas, um não é xerox do outro.

7.      Isso implica em vários fatores: temperamentos, hábitos, ideias, capacidade intelectual.

8.      No caso de Caim e Abel, há um fator primordial, no caso em questão, nasceu o bem e o mal ( seus pais comeram da árvore do bem e do mal).

9.      Caim tipifica  o MAL e Abel o BEM.

10.    O Mal antagônico a Deus e aos seus servos e servas, e futuramente será destruído.


 2- O Lar de Adão e Eva(Gn. 4.7)

1.      Se tu fazes bem .

2.      Nessas palavras, Deus reprova Caim por ter estado injustamente irado, na medida em que a culpa de todo o mal estava consigo.

3.      Então o SENHOR disse: — Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo? Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo”.(BLH – Gênesis 4.6,7).

4.      “Se você fizer o que é certo, não será aceito? Mas se você agir mal e não obedecer, saiba que o pecado está à sua espera; ele deseja destruí-lo, mas está na sua mão o poder de dominá-lo” (Bíblia Viva,  Gn 4.7).

5.      De fato, tola era sua queixa e indignação pela rejeição de sacrifícios, cujos defeitos ele não se importara em alterar.

6.      Assim, todos os homens iníquos, depois de terem ficado longa e veementemente enfurecidos contra Deus, são finalmente tão convencidos pelo julgamento divino, que desejam em vão transferir para outros a causa do mal.

7.       Os intérpretes gregos recuam, neste lugar, longe do significado genuíno de Moisés.

8.       Como naquela época não havia nenhuma dessas marcas ou pontos que os hebreus usam em vez de vogais, era mais fácil, em consequência da afinidade das palavras entre si, atingir um sentido estranho.

9.      Um lar cristão não deve haver certas animosidades entre seus membros, a paz e harmonia são fundamentais para a sobrevivência da família e tempos de crises.

10.    Amor, perdão, paz e reconciliação, são instrumentos de Deus para manter a união de seu povo ( a igreja) em qualquer tempo.

  

3- o Homicídio (Gn.4.8)

1.      E Caim conversou com Abel, seu irmão.  Caim não agiu segundo o conselho divino.

2.       Ele não alterou sua oferta a Deus, nem no ponto de sentimento interno nem na forma externa.

3.       Embora alguém lhe fale do céu, ele não ouvirá.

4.      Ele conversou com Abel, seu irmão.

5.       O tópico não está indicado.

6.      A Septuaginta fornece as palavras: “Vamos para o campo”.

7.       Se, caminhando lado a lado com o irmão, tocou na comunicação divina, a conferência não resultou em melhores resultados.

8.      Se a exposição divina falhou, muito mais o humano.

9.      Talvez isso apenas aumentasse sua irritação.

10.    Quando eles estavam no campo e, portanto, fora de vista, ele se levantou contra seu irmão e o matou, a ação é feita e não pode ser recuperada.

11.     Os motivos para isso eram vários.

12.    Egoísmo, orgulho ferido, ciúme e consciência culpada estavam todos em ação 1 João 3:12 . Aqui, então, o pecado segue o pecado, provando a verdade da advertência dada na misericordiosa tolerância de Deus.

Pr. Capl. Carlos Borges (CABB) 

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