Hb.3.1-14
Introdução: Em Hebreus 3, o autor começa
explicando porque Jesus Cristo é
superior a Moisés. Isso ocorre porque o profeta dirigiu a casa terrena
de Deus, Jesus, por sua vez dirige a casa eterna de Deus que somos nós.
Ao dizer isso, ele alerta mais uma vez
para a necessidade de ouvirmos a voz de Deus e sermos obedientes a ela. Ele
cita o exemplo dos hebreus no deserto, que ouviram a voz do Senhor mas
preferiram seguir o pecado.
1-Apostolo
e sumo Sacerdote (Hb.3.1)
1. Sumo
Sacerdote – Um grande objetivo desta Epístola é comparar
o Senhor Jesus com o sumo sacerdote dos judeus, e mostrar que ele era em todos
os aspectos superior.
2. Isso foi importante, porque o ofício de sumo sacerdote era o que
eminentemente distinguia a religião judaica, e porque a religião cristã se
propunha a abolir isso.
3. Tornou-se
necessário, portanto, mostrar que tudo o que era digno e valioso naquele ofício
era encontrado no sistema cristão.
4. Isso
foi feito mostrando que no Senhor Jesus foram encontradas todas as
características de um sumo sacerdote, e que todas as funções que haviam sido
realizadas no ritual judaico foram realizadas por ele, e todas as que foram
prefiguradas pelo sumo sacerdote judeu. foi cumprido nele.
5. O apóstolo aqui apenas
alude a ele, ou o nomeia como sumo sacerdote, e depois adia a consideração de
seu caráter a esse respeito até depois de compará-lo com Moisés.
6. Paulo aqui quer dizer
que o Senhor Jesus, sob a nova dispensação, ocupou o lugar de Moisés e de sumo
sacerdote sob o Antigo Testamento.
2-Dignos de glória e honra (Hb.3.3)
1. “Jesus
foi considerado digno de maior glória do que Moisés, da mesma forma que o
construtor de uma casa tem mais honra do que a própria casa. Pois toda casa é
construída por alguém, mas Deus é o edificador de tudo”. (Hebreus 3.3,4)
2. Nesses versículos, temos a aplicação da doutrina
esboçada no final do último capítulo com respeito ao sacerdócio de nosso Senhor
Jesus Cristo.
3. A maneira ardente e afável com que o apóstolo
exorta os cristãos a terem em alta conta esse sumo sacerdote, e fazerem dele o
objeto de seu profundo e sério exame.
4. E certamente ninguém na terra nem no céu merece
mais a nossa consideração do que Ele.
5. Para o povo judeu, Moisés era um grande herói, ele
liderou seus antepassados, os israelitas, levando-os da escravidão egípcia á fronteira da Terra
Prometida.
6. Também escreveu
os cinco primeiros livros do A.T. e foi
o profeta através de quem Deus entregou
a Lei, portanto, Moisés foi o maior
profeta nas Escrituras.
7. Mas Jesus, como a figura central da fé, é digno de
maior honra do que Moisés, que foi apenas um servo humano, Jesus é mais do que humano( Ele é Deus humanizado, que
habitou entre nós).
1.
Os
israelitas falharam em entrar na Terra Prometida porque não creram na proteção
de Deus, e não creram que Deus os ajudaria a vencer os gigantes da terra
(Nm.1-15).
2.
Então
Deus os enviou ao deserto para vagarem por 40 anos.
3.
Esta
foi uma alternativa infeliz para a maravilhosa dádiva que o Senhor havia planejado para eles.
4.
A
falta de confiança em Deus sempre nos impede de receber todas as bênçãos que
Ele deseja nos dar.
5.
Os
israelitas endureceram seus corações quando
desobedeceram a ordem que
Deus lhes havia dado de conquistar a
Terra Prometida( Nm.13;14;15).
6.
Tenham
cuidado de obedecer à Palavra de Deus, e não permita que seu coração se torne endurecido.
1- Conduz os que ouvem (Hb.4.2)
1. Em Hebreus 4, o autor destaca mais uma vez o descanso de Deus.
2. Ele destaca que os hebreus que não conseguiram entrar, falharam
porque a mensagem não encontrou a fé necessária em seus corações e nos adverte
a tomar cuidado.
3. Para isso, devemos estar atentos ao tempo de Deus chamado “hoje”.
4. Não é amanhã ou ontem.
5. Hoje é o tempo oportuno
para ouvir a voz do Senhor.
6. Ao dizer isso, ele prossegue exaltando a palavra de Deus.
7. Ele a descreve com uma espada afiada, de dois gumes que penetra até o mais profundo da divisão entre espírito e alma.
8.
Ele declara isso com a intenção
de mostrar que não há nada oculto aos
olhos do nosso Deus.
9. Devemos, portanto, reconhecer nossa fraqueza humana e nos aproximar de Cristo, nosso sumo sacerdote para recebermos dele graça e misericórdia,
porque ele tem misericórdia de nós.
10. Os israelitas dos dias de
Moisés ilustram um pouco um problema
enfrentado por muitos daqueles que lotam
as nossas igrejas hoje.
11. Conhecem muito a respeito de Cristo, mas não o conhecem
pessoalmente – não combinam seu
conhecimento com a fé.
12. Deixe que as boas Novas de Cristo beneficiem a sua vida.
13. Creia nEle e então aja de acordo com aquilo que conhece.
14. Confie em Cristo e faça
aquilo que Ele diz.
1. Temos
crido, entramos no repouso – Entramos em
uma bendita união com Cristo e em uma comunhão com Deus por Cristo.
2. Nesse
estado desfrutamos de muitas doces comunicações de perdão do pecado, paz e
consciência, alegria no Espírito, acréscimo
da graça e penhor(garantia) da glória, descanso da servidão do pecado,
aguardando em Deus até que estejamos
preparado para o descansar com Ele no céu.
3. Desde a fundação do mundo. O repouso da criação de Deus é
o arquétipo e tipo de todas as experiências de repouso posteriores.
4. Pois
nós que acreditamos que entramos em descanso – isto é, é certo
que os crentes “entrarão” em descanso.
5. Essa promessa é feita
aos “crentes”; e como temos evidências de que “nós” estamos sob a denominação
de crentes, seguiremos que temos a oferta de descanso, assim como eles.
6. Que é assim, o apóstolo
passa a provar; isto é, ele passa a mostrar, no Antigo Testamento, que havia
uma promessa aos “crentes” de que iriam descansar.
7. Como havia tal promessa
e havia o perigo de que, por descrença, esse “descanso” pudesse ser perdido, ele
passa a mostrar-lhes o perigo e a adverti-lo.
1. A
grande ajuda e vantagem que podemos
ter da Palavra de Deus, o Senhor
Jesus Cristo, as Escrituras Sagradas para fortalecer nossa fé e
animar a nossa diligencia, para que
possamos obter esse descanso.
2. Viva – Animada e ativa, fortalecendo o coração e
confortando-o e curando as feridas da alma.
3. Eficaz- Ela convence poderosamente, e consola
poderosamente.
4. Ela
é bastante poderosa para derrubar fortalezas (2 Co.10.4,5), para ressuscitar os
morto, para fazer o surdo ouvir, o cego ver, o mudo falar, e o coxo andar.
5. Ela
é poderosa para derrubar o reino de Satanás e estabelecer o Reino de Cristo.
6.
Espada
de dois gumes: Ela corta dos dois lados; é a espada do Espírito.
7. Corta
quem está à sua frente e quem a maneja (Ef. 6.17); ela sai da boca de Cristo(Ap.1.16).
8. Ela
entra onde nenhuma outra espada consegue e pode dissecar mais criticamente.
9. Divisão da alma e do Espirito: Ela faz
com que a alam que há tempos era de espírito altivo(dominado pela arrogância,
orgulhoso, exaltado) se humilhe, e a de espírito iniquo (mau, perverso,
malévolo).
10. Juntas e Medulas: As partes mais secretas e intimas do corpo.
11. Essa
espada consegue cortar as concupiscência da carne e também da
mente, e fazendo os homens desejosos de passar pela mais aguda operação
para a mortificação do pecado.
1- Tomado dentre os homens
(Hb.5.1)
1. Estes versículos explicam o
que significa ser um sumo sacerdote.
2. Um sumo sacerdote deve ser
uma pessoa (v. 1-3) chamada por Deus (v. 4).
3. Ele representa o povo e, assim, deve
identificar-se com sua natureza humana.
4. Mas também representa Deus
para o povo e, por isso, deve ser chamado por Deus para Seu serviço.
5. Dons e sacrifícios. A principal
referência aqui é a do trabalho do sumo sacerdote no Dia da Expiação, único dia
do ano em que um sacerdote entrava no Santo dos Santos (Hb 9.7-10) para expiar
os pecados do povo e interceder por ele.
6. O privilégio sacerdotal de
poder se aproximar de Deus era somente mediante o convite, mediado pelo
descendente genealógico dos sacerdotes levitas no Antigo Testamento, mas
basicamente estabelecido pelo juramento divino a Jesus o Filho (7.11-28).
7. Da mesma forma, Cristo não
tomou para si a glória de se tornar sumo sacerdote, mas Deus lhe disse: "Tu
és meu Filho; eu hoje te gerei" – vs. 5 - e será sacerdote para
sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. Uma citação de SI 110.4.
8. E dentre os
homens, a escolha do sacerdote é de Deus porque ninguém toma essa honra para si
de si mesmo.
9. O chamado é de
Deus! Ano após ano ia o sacerdote chamado e escolhido oferecer os sacrifícios
necessários, no entanto, este era pecador e o procedimento tinha de ser
repetido e era cheio de rituais.
1. Compadecer-se – Ele( o sacerdote) deve
ter compaixão de dois tipos de pessoas: 1-Dos ignorantes, ou daqueles que são culpados dos pecados
da ignorância.
2. Ele
deve encontrar em Seu coração ter piedade deles e interceder a Deus por eles,
aquele que está disposto a instruir os
que são cegos (espirituais).
3. Daqueles que estão fora do caminho da verdade, do
dever e da felicidade.
4. Ele
ser alguém que tenha bondade suficiente para conduzi-los de volta
dos caminhos do erro, ajuda-los a abandonar
a vida de pecado e da miséria para o
caminho certo.
5. Isso
irá requerer grande paciência e compaixão, a própria compaixão de Deus.
6. Para um homem
ter o sacerdócio, ele precisa ser chamado por Deus, assim como Aarão — Cristo
foi um sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque — Jesus Cristo é
o Autor da salvação eterna.
7. Hebreus fortalece
a fé e a esperança de todas as pessoas que creem em Jesus Cristo, pois nos dá a
certeza que temos um sumo sacerdote misericordioso e fiel (2,17), do qual
podemos nos aproximar com coração sincero e cheio de fé (10,22).
1. O que torna legal um
ofício é o chamado de Deus; para que ninguém possa executá-lo de maneira
correta e ordenada sem que seja feito por Deus.
2. Cristo e Arão tinham isso em comum, que Deus
chamou os dois; mas eles diferiram nisso, que Cristo teve sucesso de uma maneira
nova e diferente e foi feito sacerdote perpétuo.
3. Portanto, é evidente
que o sacerdócio de Arão era temporário, pois deveria cessar.
4. Vemos o objeto do
apóstolo; era defender o direito do sacerdócio de Cristo; e ele fez isso
mostrando que Deus era seu autor.
5. Mas, embora isso tenha
sido dito com referência ao que é tratado aqui, ainda assim podemos traçar uma
verdade geral.
6. Que nenhum governo deve
ser estabelecido na Igreja pela vontade dos homens.
7. Devemos esperar pelo
comando de Deus, e também que devemos seguir uma certa regra na eleição de
ministros.
8. Para que ninguém possa
se intrometer de acordo com seu próprio interesse.
Pr. Capl.Carlos Borges(CABB).
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