1 Co.5.1-13 -1
Co.6.1-12
Introdução: Em 1 Co.5 Paulo faz uma advertência grave aos coríntios,
isso porque entre eles havia um caso de incesto e ninguém fez nada para
resolver.
Paulo ordena que os culpados sejam tratados e disciplinados. A
impunidade não é sempre sinônima de misericórdia.
Devemos estar atentos porque um pouco de fermento leveda toda a massa.
I – A IMORALIDADE
1-A Imoralidade em Corinto (1 Co.5.1-8).
1. Paulo se apresentou a Igreja e os ministros como sendo
servos de Jesus Cristo, na expansão do evangelho.
2. Vimos
que para Deus não há diferenças entre seus filhos e servos, todos estamos
debaixo da poderosa e graciosa vontade dele, não a distinção de cor, posição
social, conhecimento ou capacidade.
3. É relatado
frequentemente que há fornicação entre vós, e fornicação tal, que nem
ainda entre os gentios é mencionado, que alguém possua a mulher de seu
pai.
4. A expressão que nem ainda
entre os gentios existe se refere à lei romana.
5. Um filho cometer incesto
com sua madrasta era crime capital em uma colônia romana, exigindo morte ou
desterro.
6. A igreja deve
o pecado fragrante entre seus membros.
7. Tais pecados
desenfreados podem polarizar e paralisar a igreja (denominação).
8. A correção,
porém, nunca deve ser vingativa.
9. Em vez disso,
deve ser dada de modo que ajude a fazer a cura.
10. Os crentes de
coríntios se recusavam a lidar com um pecado especifico naquela igreja: um
homem estava tendo um relacionamento intimo (pecaminoso) com sua madrasta.
11. A igreja estava
ignorando a situação.
12. Paulo,
informado do assunto, disse que a igreja tinha a responsabilidade de manter os
padrões de moralidade encontrados nos mandamentos de Deus.
13. O Senhor diz
que não devemos julgar os outros, mas também nos diz para não tolerarmos o
pecado flagrante e voluntário, porque permiti-lo trará um efeito danoso sobre
os demais crentes.
1. E
vós estais convencidos, e nem vos haveis entristecido para que fosse tirado do
meio de vós o que fez esta ação.
2. Paulo
ligou o problema de ignorar a disciplina da igreja com a arrogância dentro do
corpo de Cristo
3. Os coríntios estavam tão
convencidos que ficaram cegos para os pecados mais repulsivos dentro da
comunidade pecados que nem mesmo os pagãos da cidade romana de Corinto iriam
tolerar.
4. Eles deveriam expulsar o
transgressor de sua comunhão.
5. O propósito desta medida é
revelado no v. 5.
6. Ensoberbecidos – A prepotência de
ostentar um comportamento vergonhoso.
7. Como
se o pecado não afetasse a vida espiritual da igreja em Coríntios.
8. O
pecado causou dano à comunhão da igreja em Coríntios.
9. Os
autores dos pecados deveriam ser excomungados (afastados até que se
arrependessem de suas faltas).
1. Os coríntios estavam tão
convencidos que ficaram cegos para os pecados mais repulsivos dentro da
comunidade pecados que nem mesmo os pagãos da cidade romana de Corinto iriam
tolerar.
2. Eles deveriam expulsar o
transgressor de sua comunhão. O propósito desta medida é revelado no v. 5.
3. Purificai-vos, pois, do fermento velho, para que
sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento.
4. Porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós.;
5. Portanto, celebremos a festa, não com o
fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os pães não
fermentados da sinceridade e da verdade.
6.
Fazendo um jogo de palavras com a expressão Cristo,
nosso cordeiro pascal, Paulo deu três soluções para esta arrogância coletiva..
7.
Reconhecer o que Cristo, nossa Páscoa, fez para
libertá-los da morte.
8.
Reconhecer que Cristo, seu cordeiro pascal, os
tornou puros (sem fermento) diante do Senhor.
9.
Lembrar que,
ao comemorarem Cristo, seu cordeiro pascal, eles precisavam purificar sua casa
da maldade e… malícia para celebrar com sinceridade e… verdade.
1- Aos que se Prostituem (1
Co.5.9)
1. Eu vos tenho escrito por
carta para não vos ajuntardes com os fornicadores.
2. A proibição da associação
com pessoas imorais é coerente com a advertência de Paulo na carta anterior, há
muito perdida.
3. A festa é uma figura de
linguagem para tipificar Cristo.
4. Assim como Israel deveria
retirar todo fermento na celebração da Páscoa.
5. Os coríntios não deveriam
contaminar seu relacionamento com o Senhor com nenhuma maldade nem malícia.
6. Nesta passagem, Paulo
corrigiu um mal-entendido resultante de sua carta anterior (v. 9).
7. Ele havia ordenado aos
coríntios que se afastassem de pessoas sexualmente imorais.
8. Nesta carta, Paulo
explicou que não se referia à cultura pagã à volta deles.
9. Se eles se afastassem
totalmente, não poderiam agir no mundo.
10. Pelo contrário, o
apóstolo falou sobre a imoralidade no meio deles.
11.
Eles deveriam considerar o pecado entre eles, enquanto
tentavam, ao mesmo tempo, alcançar os perdidos em Corinto.
1. Dizendo-se irmãos- Alguém que afirma
ser cristão.
2. Porém
sua maneira de viver evidencia uma lista de pecados.
3. Na
trajetória cristã, muitos que entram na igreja, mas se recusam veementemente a
abandonar práticas condenáveis e incompatíveis com o Evangelho.
4. Esses
são os “que se dizem irmãos”, mas na verdade não são.
5. Essas
pessoas militam para que a igreja mude seus valores para se adequarem aos
deles.
6. Essas
pessoas anseiam que a igreja passe aceitar suas práticas como normais em seu meio.
7. A
igreja não é para ser mudada pelas pessoas com seus propósitos, mas é para as
pessoas serem mudadas de acordo com os propósitos de Deus.
8. A
Bíblia o livro Sagrado, ou a Bíblia afasta as pessoas do pecado ou o pecado
afastam as pessoas da Bíblia.
1.
A ordem
para banir os transgressores ("com esse tal, nem ainda comais")
referia-se principalmente à vida em comunidade.
2.
Paulo
nessa instrução, provavelmente não tinha intenção de evitar contato pessoal
(veja 2Ts 3.15).
3.
Ao
citar a ordem repetitiva em Deuteronômio para expulsar os ímpios de Israel (p.
ex., Dt. 17.7,12), Paulo apresenta um paralelo importante entre a comunidade da
aliança no Antigo Testamento e a igreja cristã (10.1-11).
4.
A
igreja visível deve disciplinar seus próprios membros, assim como fazia o povo
de Israel no Antigo Testamento.
5.
Contudo,
os de fora não devem ser disciplinados (isto é, excluídos do contato pessoal;
vs. 11) pela igreja.
6.
Nem
mesmo Paulo em sua autoridade apostólica julgava "os de fora".
7.
Isso
não significa que Paulo não tenha criticado e chamado os ímpios ao
arrependimento, mas que ele não lhes impunha a disciplina que se aplicava à
igreja.
8.
Para os
de fora, seja luz e espelho, para que eles possam vir a Cristo pela nossa
transformação (testemunho).
9.
A
situação mais critica é em uma igreja, seus membros não terem um bom testemunho
que possa fazer essas pessoas a mudarem de lado, isto, é, se tornarem um
cristão no bom sentido da frase.
10.
O que
dizer de um médico que estudou 7 anos na faculdade de medicina, e ao se formar
não saber exercer sua profissão, os pacientes desse médico darão as piores informações
a respeito dele, e perderá a clientela, na vida espiritual é a mesma coisa, com
o agravante de perder a salvação.
1-Sofrer ou causas injustiça (1
Co.6.1-3)
1. Julgue na IGREJA- A igreja é exatamente
como a nosso familiar nuclear (núcleo).
2. Há
pessoas de quem gostamos e há pessoas de quem não gostamos, mesmo assim, somos
família.
3. Isso
é irrevogável.
4. Para
Paulo, não faz sentido que os irmãos estejam levando outros a juízo em
tribunais comuns para resolver seus problemas.
5. O
Espírito Santo move o apóstolo a escrever sobre isso em 1 Co.6.1-6 e a
instrução que ele dá, é que isso se resolve primeiramente na igreja (a família
cristã).
6. “Não
há entre vocês ninguém sábio”?
7. Questiona
PAULO (v.5)
8. É
importante pensar sobre os muitos propósitos da igreja.
9. Embora,
particularmente ame estar na igreja, sei que ela não tem como função principal
entreter ou fazer com que me sinta bem.
10. Nesse
sentido, o propósito da igreja é e sempre será, nos comunicar a vontade de
Deus, pela verdade, porque a igreja é a coluna da verdade.
11. O
que isso significa – Que os cristãos coríntios não estavam cumprindo seu
propósito como Noiva de Jesus. pois seus problemas espirituais estavam sendo
levados para tribunais comuns, para que juízes carnais os julguassem.
12. Dentre
todos os cuidados que devemos ter com a nossa fé, esse é um deles.
13. É
muito importante que exercitemos o discernimento espiritual para saber tomar boas
decisões que glorifiquem a Deus e edifiquem a igreja, mesmo que para isso seja
necessário sofrer o dano.
1. Mas
vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos próprios irmãos!
2. Ou
não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus?
3. Não
vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem
sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem
roubadores herdarão o reino de Deus.
4. Tais
fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes
justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.
5. Todas
as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm.
6. Todas
as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas .
(1 Coríntios 6:8-12).
1. Mas
aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.
2. Fugi
da impureza.
3. Qualquer
outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a
imoralidade peca contra o próprio corpo.
4. Acaso,
não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o
qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
5. Porque
fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo,(1 Coríntios 6:17-20).
Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)
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