segunda-feira, 27 de novembro de 2023

O ESPÍRITO SANTO QUE REGENERA

 


Jo.3.3-7

Introdução: O que é Regeneração? É o ato de formar-se de novo, isto, é, reconstruir-se, emendar-se moralmente, reabilitar-se, efetuar nova organização, é reconstruir-se de dentro para fora, é uma reforma espiritual, que faz com que a pessoa faça uma introspecção, analisando o seu intimo, rejeitando aquilo que não edifica, transforma, santifica e dá ao ser humano nova perspectiva de vida, agora sob a égide do Espírito Santo, isto significa que a partir da nova vida em Cristo, o Espírito Santo passa a ser o tutor da nossa vontade. Assim como aconteceu com Jesus após ser batizado nas águas. O espírito Santo passa a ser nossa bussola a nos orientar na nova jornada de vida. Ser guiado pelo Espírito Santo e pela Bíblia, nós temos a bussola, que nos indicara se estamos indo na direção certa (doutrina cardinais), a Bíblia é a constituição do Reino, onde cada cidadão do céu, deverá obedecer as orientações ali exaradas. 

 I O ESPÍRITO SANTO CONDUZ AO ARREPENDIMENTO

1-Definição-(2 co.7.10; Sl.51.3-4)

a) – Arrependimento  por um mal cometido, isto é lamentar-se

b) – Desistência  de algo feito ou pensado no passado

c) – Dar  uma volta de 360º e voltar para seguir o rumo certo.

d) – O verdadeiro arrependimento não poderá ocorrer sem que haja a tristeza genuína por causa do pecado.

c) – O arrependimento acontece no próprio coração, não na mente, o coração guarda e a mente esquece, quando isso acontece, quando o coração fica pesaroso, pelo pecado cometido, ai surge a salvação..

d) – Os  incrédulos ao se arrependerem, se tornaram salvos, eles passam a desfrutar de uma nova vida com Cristo Jesus, seu coração agora cheio da graça de Deus, os leva a buscarem mais dessa graça, renovando o seu viver a cada dia, alegria e paz é uma constante na vida do novo convertido a Cristo e não a uma denominação.

e) – A  tristeza mundana ( provocada pela degeneração humana),é um remorso que não santifica e como tal não produz a verdadeira conversão, isto, é , a capacidade redentora.

f) – As  alegrias do mundo, são passageiras e não podem produzir uma analise mais criteriosa, e como tal não pode levar as pessoas ao arrependimento dos seus atos pecaminosos, e continuam na mesmice, se assemelhando a areia movediça, quanto mais se envolvem mais afundam, sendo necessário ajuda externa( de outra pessoas que possa ajudar).  

g) – Na Parábola do filho prodigo (perdulário, esbanjador), mostra um jovem que resolveu sair da casa do Pai, levou parte as sua herança, e foi viver sua vida dissoluta, perdeu seu dinheiro, ficou sem nada, veio uma crise de fome naquele lugar, e ele foi obrigado a procurar um emprego, para se manter, após ciar em si, o Espírito Santo ( que ainda não estava manifesto, pois Jesus ainda estava entre nós), fez aquele jovem refletir sobre a sua vida, então ele resolveu voltar a casa do pai.

h – O pai há muito tempo aguardava a volta do seu filho, e quando o viu voltar sua alegria foi sem medida.

i) – Aquele filho se humilhou diante do pai, e foi perdoado seu pecado de rebeldia (sair da presença do pai), e foi reentregado a família, tendo de volta a sua condição de herdeiro, porém agora ele se  submeteu, a vontade de seu pai, tornando-se um servo.

j) – Essa é a diferença de Deus com relação aos demais “deuses”, Ele não é indiferente ou hostil, mas um Salvador, misericordioso, amoroso, longânime e  benigno.

 2-Necessidade

1-A salvação é uma necessidade para todos os homens, e é universal, pois independe da etienia (Jo.3.16).

2 – A Salvação começa pelo arrependimento, confissão de pecados, perdão e santificação.

3 – A missão do Filho de Deus está ligada de maneira inseparável ao Supremo Amor de Deus, por essa humanidade perversa (sem Deus) Jo.6.32-51.

4 – A humanidade está em rebelião constante contra Deus, e pratica atos  abominável, que ao longo do tempo irá provocar a ira de Deus, como aconteceu no tempo de Noé.

5 – Devemos lembrar que até mesmo os crentes que foram transformados e não são controlados pelo pecado, podem negligenciar  suas responsabilidades espirituais, desobedecendo à orientação do Espírito Santo ou cometer um ato pecaminoso (Rm.8.5-11; Ef.4.17-32 ; 1 Jo.1.9)

6 – Jesus fez essa menção e fez uma ordenança que elas ( as 5 igrejas) se arrependessem dos seus pecados (Ap.2.3) lembremos que a igreja pode pecar, como o corpo de Cristo.

 3 RESULTADO ( Mt.18.21-22)

1 – Sem o arrependimento  não poderá haver remissão de pecado.

2 – Pedro questionou a Jesus, quantas vezes deveríamos perdoar, pois segundo o ensino de alguns Rabinos orientaram-se  baseada em Amós 3.6,9,11,130 que uma vez que Deus  perdoando os inimigos de Israel, apenas 3 vezes, era presunçoso  e desnecessário perdoar qualquer pessoa mais de 3 vezes.

4 – Jesus respondeu: 70 x 7, isto, é, sem conta e não 490 vezes.

5 – Ainda que vivamos totalmente  pela misericórdia e perdão, somos demorados para perdoar as ofensas de nossos irmãos ou pessoas fora do naipe( meio) evangélico.

6 – Há 3 pontos a considerar: - A maravilhosa clemencia do Senhor ; - A severidade do servo para com seu conservo. -O Senhor reprovou a crueldade de seu servo (Mt.18.23-34).

 4-RESISTÊNCIA AO ESPÍRITO SANTO (Mt.12.31)

1 – Resistir  ao Espírito Santo, e se recusar a se arrepender do erro, isto, é, recusar a oferta de Deus e continuar  pecando.

2 – Blasfemar  contra o Espírito Santo é atribuir a Satanás as obras que Jesus fazia, foi por isso que Jesus disse que quem PECAR CONTRA O ESPÍRITO SANTO (blasfemar) não tem perdão.

3 – Os religiosos (praticas superficiais) são os que mais resistiam a voz do Espírito Santo (Mt.12.31-At.7.51)

4-O homem de dura cerviz (parte posterior da nuca), não se dobra a qualquer autoridade, humana ou divina. Resiste fortemente a se submeter a outrem, não aceita admoestação.

 

III –O ESPÍRTO DÁ NOVA VIDA (Rm.3.23; 5.12)

1 – A realidade da morte

(a) – No começo o homem (Adão) pecou e perdeu  santidade, e trouxe a morte espiritual que é o afastamento de Deus

(b) – Jesus (2º Adão) sem pecado, trouxe a reconciliação e vida eterna.

(c ) – Adão peca, a sua natureza torna-se pecaminosa e portanto culpada e corrupta e assim  age seus filhos (descendentes espirituais).

(d) – Assim todos  pecamos nele, a morte é pelo peado, porque ela é o salário do pecado.

 2-Fonte de Vida (At.4.12; Jo.14.6)

(a) – Cristo é o caminho ao Pai, que os pecadores conhecem como o Deus em forma humana, e que em seu sacrifício expiatório, nos livrou da morte eterna, sendo no advogado, pois está diante do Pai intercedendo por nós ( os salvos).

(b) – Ele é a verdade que cumpre todas as  profecias referente ao Salvador

( c) – Crendo nesta Palavra, os pecadores vão por Ele, pois Ele é o Caminho a verdade e a vida.

(d) – Ele é a vida e por seu Espírito vivificador, aqueles que estão mortos no pecado ou pelo pecado recebem vida.

(e) – Ninguém  que não seja vivificado por Ele, que é a vida, e ensinado por Ele, que é a verdade, pode se aproximar-se de Deus como Pai.

 3- A nova vida em Cristo (Jo.3.1-8)

(a) - Nicodemos temia ou se envergonharia de ser visto com Jesus, por isso escolheu encontrar-se com Jesus de noite.

(b) – Jesus, não deixou de receber  Nicodemos por ser noite, desse modo nos ensina e incentiva aos bons princípios, ainda que as pessoas sejam fracas( na fé).

(c ) –O pecado  é a morte da alma, o homem  morto em seus delitos e pecados não sente nenhum  desejo pelos prazeres espirituais.

(d) – Os homens ímpios são escravos  de Satanás, que é o autor dessa situação pecaminoso no homem, o homem em pecado, tem atitudes carnais, orgulhosos, e o seu coração está totalmente dominado pelas sugestões malignas, mantendo o homem pecador afastado de Deus.

(e) – Os pecados são perdoados na vida dos que aceitam Jesus como seu Salvador.

(f) – Cristo nos resgatou da maldição (Gl.3.13)

(g) – Quem  aceita Jesus como seu Salvador tem seu escrito no Livro da Vida.                           

(h) – Os crentes podem ser castigados pelo Senhor, mas não serão condenados  com o mundo, por sua união com Cristo por meio da fé, estarão seguro (Rm.8.1).

(i) – Devemos buscar a justificação em Cristo para não ficarmos debaixo da maldição por sermos transgressor da Lei.

(j) – A humanidade está dividida em duas classes: 1- Os que pertencem a Deus através do sacrifício vicário de Jesus. 2- Os que não estão com os seus nomes escritos no céu, por ainda anão terem aceitado Jesus como seu Salvador, e estão sob o jugo do senhor das trevas, que se não se arrependerem e aceitar a Cristo, serão condenados junto o maligno. 

Pr. Capl. Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário