Jr.50.45-64
Introdução: Terminar com a Babilônia é apropriado por ser
a nação mais poderosa da região, aquela quela que traz juízo sobre as outras
nações, incluindo Judá.
1-Desobediência e fuga
para o Egito (Jr.42.19)
1. O
remanescente de Judá é um grupo de pessoas que sobreviveu à destruição de
Jerusalém pelos babilônios.
2. O
Senhor disse ao remanescente de Judá para não irem para o Egito.
3. O
Senhor advertiu o remanescente de Judá porque eles estavam planejando
desobedecer a sua palavra.
4. O
remanescente de Judá pretendia fugir para o Egito para escapar da opressão dos
babilônios.
5. O
plano do remanescente de Judá era buscar refúgio no Egito.
6. O
Egito era uma opção atraente para o remanescente de Judá porque era um país
poderoso e rico.
7. Na
época, o Egito e Judá eram aliados políticos, mas o Egito não era capaz de
proteger Judá dos babilônios.
8. Ouvir
a palavra do Senhor era importante porque ele é o único que sabe o que é melhor
para nós.
9. Se
o remanescente de Judá desobedecesse ao Senhor, eles enfrentariam a ira divina
e seriam destruídos.
10. A
mensagem principal dessa passagem é a importância de obedecer a palavra do
Senhor e confiar em sua orientação, mesmo quando isso não parece ser a escolha
mais fácil ou óbvia.
1. Essa
derrota não foi apenas um revés militar para o Egito, mas também um golpe
contra sua influência e aspirações na região.
2. O
Egito, uma antiga potência que por séculos exerceu domínio e influência sobre
seus vizinhos, incluindo Judá, viu-se humilhado e limitado pela ascensão da
Babilônia.
3. A
menção da batalha de Carquemis não serve apenas como um registro histórico; ela
reflete a interação complexa entre a política, a religião e a profecia no mundo
antigo.
4. Essa
batalha foi um ponto de inflexão que marcou o início do declínio do Egito como
potência regional e a ascensão da Babilônia, alterando assim o equilíbrio de
poder no Oriente Médio.
5. Os
egípcios, confiantes em sua força militar e na proteção de seus deuses, foram
confrontados com uma derrota devastadora que expôs as limitações de seu poder e
o caráter transitório de sua glória.
6. Jeremias,
ao profetizar contra o Egito, destaca a soberania de Deus sobre as nações e o
papel delas na execução dos seus planos divinos.
7. Deus
não é um deus local ou tribal; Ele é o Deus de toda a terra, que julga e usa as
nações conforme a Sua vontade.
1. Após
este julgamento sobre o Egito e a promessa de restauração vem outra palavra
para o povo de Deus (Jr 46:27).
2. Eles não precisam temer que haja restauração
para o Egito, mas não para eles.
3. O
SENHOR se dirige a eles de forma encorajadora como “Jacó, meu servo” e
“Israel”.
4. Ele
tem um relacionamento com eles e lhes deu Suas promessas.
5. Ele
promete a eles que os “salvará” “de longe” – que se refere ao reino das dez
tribos que Ele libertará da dispersão – e “da terra do cativeiro” – que se
refere ao reino das duas tribos que Ele libertará Babilônia.
6. Ele
então os trará para um lugar seguro.
7. No
futuro, isso encontrará seu pleno cumprimento quando todas as doze tribos
habitarem na terra sob o governo abençoado do Messias.
8. Ele
repete que eles não precisam temer, pois Ele está com eles (Jr 46:28).
9. Para
todas as nações Ele trará um fim destrutivo, mas não para elas.
10. Certamente,
Ele terá que puni-los, pois eles mereciam o castigo.
11. No
entanto, Ele o fará com moderação e não de forma que eles sejam totalmente
destruídos como as nações.
1- A destruição dos
Filisteus (Jr.47.6)
1. O
destinatário da mensagem é o servo Jacó, também conhecido como Israel.
2. O
destinatário está com medo porque está em perigo e precisa de salvação.
3. Deus
promete salvar o destinatário e seus descendentes.
4. Deus
salvará o destinatário de um lugar distante.
5. Os
descendentes do destinatário, que estavam na terra do exílio, também serão
salvos.
6. Os
descendentes do destinatário estavam na terra do exílio.
7. Jacó
voltará e ficará em paz e segurança.
8. Jacó
ficará em paz e segurança depois de voltar.
9. "Ninguém
o inquietará" significa que Jacó não será perturbado ou ameaçado.
10. A
mensagem principal de Jeremias 46:27 é que Deus é capaz de salvar e proteger
aqueles que confiam nele.
1. Moabe
é um povo que habitava a região leste do Mar Morto.
2. O
orgulho de Moabe é a sua autoconfiança excessiva e a sua crença de que é
superior a outros povos.
3. A
arrogância de Moabe é descrita como extrema e excessiva.
4. O
espírito de superioridade de Moabe é a sua crença de que é melhor do que outros
povos.
5. Moabe
é mencionado nessa passagem bíblica como um exemplo de orgulho e arrogância.
6. A
mensagem que essa passagem bíblica quer transmitir é que o orgulho e a
arrogância são pecados graves que podem levar à queda.
7. Na
Bíblia, o orgulho e a arrogância são vistos como pecados que afastam as pessoas
de Deus.
8. A
relação entre o orgulho e a queda é que o orgulho pode levar as pessoas a se
tornarem excessivamente confiantes e a cometerem erros que levam à queda.
9. Podemos
evitar o orgulho em nossas vidas reconhecendo que tudo o que temos e somos vem
de Deus e que devemos ser humildes diante dele.
10. É
importante reconhecermos nossa própria arrogância para que possamos corrigir
nossos erros e nos tornarmos pessoas mais humildes e compassivas.
1. A
despeito de todos os juízos de Deus que sobrevieram àquelas nações, o SENHOR
sempre deixa claro de que o Seu veredito final é pleno de misericórdia.
2. Como em Moabe, os amonitas e os elamitas
também receberam a promessa de uma futura restauração (v. 6 e 39).
3. Porém,
as demais nações receberam uma condenação certa e definitiva (v. 13, 27 e 33).
4. E,
especificamente uma delas, recebeu um julgamento tal qual foi com “Sodoma e Gomorra”
(v. 18): Edom.
5. Movidos
pelo orgulho e por suas próprias paixões, os edomitas eram governados pelo seu
próprio instinto e buscavam no prazer e na ostentação a grandeza de seu reino.
6. A
lógica humana ocupava “as alturas dos outeiros” (v. 16) e de lá sofreria a
queda mortal provando que tudo aquilo de que se orgulhavam tanto, não passava
de engano.
1-
A Babilônia será julgada (Jr.
50.18)
2- Contexto
de Jeremias 50:18 A Arrogância da Babilónia: Jeremias 50:18 é uma
denúncia direta contra a Babilónia, que se tornou arrogante e se afastou da
adoração a Deus, transformando-se em um inimigo do povo de Deus.
3- Julgamento
Divino: A mensagem principal do capítulo 50 é que Deus tem a capacidade de
julgar as nações que se opõem à Sua vontade.
4- Restauração:
Embora o capítulo fale do juízo divino, ele também traz a esperança da
restauração para o povo de Israel, mostrando que Deus continua a trabalhar em
favor deles.
5- A
Humildade como Antídoto à Arrogância: Estudar Jeremias 50:18 exige reflexão
sobre a importância da humildade para evitar a queda, pois o pecado da
arrogância leva à destruição, conforme visto na Babilónia.
6- A
Fidelidade de Deus: Ao mesmo tempo que os babilónios são castigados, o
capítulo mostra a fidelidade de Deus para com Seu povo.
7- Contexto
da Profecia: A passagem deve ser lida no contexto da queda da Babilónia e
do cativeiro de Israel, para entender a justiça divina e a esperança de um
futuro melhor.
8- Jeremias
50: Estou contra você, oh arrogante — acerca do Egito e passando por todos os
outros. povos. lendo você vai perceber que sempre o Senhor vai estar traz.
1- Mas
aquele que vai libertá-los é forte; o seu nome é SENHOR, o Todo-Poderoso.
2- Ele
mesmo defenderá a causa deles e trará paz à terra; mas para o povo da Babilônia
ele trará confusão.
3- O
"Redentor" mencionado neste versículo é uma referência a Deus.
4- "O
Senhor dos Exércitos" é um título que enfatiza o poder e a soberania de
Deus sobre todas as coisas.
5- O
Redentor é forte porque é Deus, que é onipotente e capaz de realizar tudo o que
deseja.
6- A
causa que o Redentor defenderá é a causa do seu povo, que está sendo oprimido
pelos inimigos.
7- "Trará
descanso à terra" significa que Deus trará paz e segurança para o seu
povo.
8- "Os
que vivem na Babilônia" são os inimigos de Deus e do seu povo.
9- Eles
serão inquietos porque Deus irá julgá-los e puni-los por seus pecados.
10- O
Redentor trará descanso à terra através da sua intervenção divina, que trará
paz e segurança para o seu povo.
11- A
inquietação dos que vivem na Babilônia será manifestada através do julgamento e
da punição que Deus irá infligir sobre eles.
12- O
contexto histórico deste versículo é o período em que a Babilônia estava no
auge de seu poder e opressão sobre o povo de Deus, e Deus prometeu libertar o
seu povo e julgar a Babilônia por seus pecados.
1- O
capítulo 51 do livro de Jeremias do Antigo Testamento contém uma profecia
profeticamente proferida, que fala de destruição e caos sobre Babilônia e as
nações vizinhas. O versículo 64 desta profecia é particularmente importante,
pois revela uma promessa de salvação para aqueles que clamarem ao Senhor
durante este tempo de aflição.
2- O
versículo diz: “Tu, pois, Dirás: Assim diz o Senhor: Eis que eu farei a
Babilônia, e todos os moradores da Caldéia, uma herança desolada, monte de
avidez de raposas, e desolarei para sempre; aí deles, porque serão
quebrantados”.
3- Esta
profecia aponta para o tempo em que os babilônicos, que haviam subjugado o povo
de Israel e destruído Jerusalém, teriam sua vez de sofrer.
4- Assim,
ela prevê uma viagem do Senhor que causa devastação e desolação para todos os
que se opõem a Ele e a Seu povo.
5- No
entanto, o versículo 64 também nos dá uma esperança, pois ele nos diz que
aqueles que recorrem ao Senhor serão salvas.
6- Isto
indica que, mesmo em meio ao caos e à destruição, aqueles que confiam em Deus
serão salvas e herdarão alegria eterna.
7- O
versículo 64 de Jeremias 51 também nos lembra que Deus é fiel a Suas promessas.
8- Embora
muitas vezes os planos de Deus levem tempo para serem compreendidos e
cumpridos, Sua fidelidade é inabalável.
9- O
que Ele prometeu, Ele cumprirá. Esta passagem nos diz que Deus é fiel a Seus
filhos e que, apesar do caos, Ele nos fornecerá esperança e salvação.
10- Se confiarmos nEle, o Senhor nos dará a
herança desolada prometida, que não será destruída para sempre.
11- Ele
nos ajudará a superar as dificuldades e a nos regozijar em Sua promessa de vida
e alegria eternas.
Pr. Capl.Carlos Borges (CABB)
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