Jr.29.1-14
Introdução: A carta
inicia com uma exortação, dizendo aos exilados que procurem viver o mais
normalmente possível, e que esperem submissamente até que Deus os liberte, não
importa quanto isso ainda possa demorar, esperar em Deus não uma questão de obedecer,
mas também é uma questão de fé Nele e nas suas promessas para o seu povo. Hoje
não é diferente.
I PROFECIA SOBRE O CATIVEIRO
1-Setenta anos de exilio
(Jr.25.11)
1. Quando
os setenta anos se completarem, castigarei o rei da Babilônia e aquela nação.
2. 70
anos não apenas mediriam o tempo de exílio; também mediriam o tempo até que
Deus trouxesse julgamento sobre a Babilônia.
3. Assim
como fizeram de Judá uma desolação (Jeremias 25:11), Deus faria da Babilônia
uma desolação perpétua.
4. Farei
perecer nesse trecho indica um julgamento rigoroso.
5. A
vida como se conhecia chegaria ao fim.
6. Esta
terra refere-se a Judá e às nações em redor, tais como Moabe e a Fenícia, que
seriam sujeitadas à escravidão e ao cativeiro.
7. Setenta
anos é a duração aproximada do cativeiro na Babilônia.
8. De
acordo com 2 Crônicas 36.17- 22, isso marca o período desde a destruição do
templo (586 a.C.) até a declaração de Ciro para que fosse feita a sua
restauração e os exilados retomassem (538 a.C.), um período de 49 a 50 anos.
1. Os
oráculos contra as nações serviam dois propósitos.
2. Fazer
uma advertência às nações contra sua injustiça para com Israel e outros povos,
e fornecer a Israel a garantia de que Deus cuidava de seu povo e puniria seus
inimigos.
3. A
palavra-chave nessa seção é o termo copo contendo o vinho de Deus, um símbolo
do furor que estava prestes a ser derramado sobre as nações.
4. Essa
ilustração ocorre em Isaías 51.17-22; hebreus 2.15-17 e no oráculo de Jeremias
contra Edom (Jr 49.12).
5. A
sequência de três termos, bebam, e tremam, e enlouqueçam descreve o processo de
julgamento pelo qual a espada do Senhor subjuga aqueles que se opõem.
6. O
estado de entorpecimento era condenado no Antigo Testamento; beber do cálice e
cambalear demonstrava a culpa da pessoa (Nm 5.19-28).
7.
E tomei o copo. Jeremias
cumpriu fielmente as ordens de Deus.
1. O
julgamento universal de Deus é descrito com uma ilustração poética sobre um
leão montês rugindo do topo das colinas.
2. A
contenda contra as nações é descrita por meio de um processo judicial com
introdução (Jr 25:30), indiciamento (Jr 25:31) e anúncio de julgamento (Jr
25:32, 33).
3. Desde
o alto [...] desde a morada da sua santidade.
4. Geralmente,
essas expressões referem-se à habitação de Deus no monte Sião (J1 3.16; Am
1.2).
5. Jeremias
25:31 Estrondo refere-se a um julgamento resultante da contenda de
Deus, ou de seu processo judicial contra as nações.
6. Embora
não tivessem recebido a Lei como Judá e Israel, os gentios seriam julgados,
porque eram ímpios.
7. A
palavra ímpios diz respeito à culpa associada com a violação
de padrões éticos, incluindo o ataque aos direitos dos pobres e necessitados,
bem como o abuso dos oprimidos.
1-Ameaças a Jeremias no Templo
(Jr.26.2)
1. O
estudo de Jeremias 26, versículo 2, revela a missão que Deus confiou ao
profeta: proclamar a mensagem de arrependimento ao povo de Judá, sem omitir
nenhuma palavra.
2. O
versículo 2 serve como um mandamento direto de Deus para Jeremias, enfatizando
a importância da fidelidade na transmissão da mensagem divina, mesmo diante de
possíveis consequências negativas.
3.
Jeremias
26 descreve os eventos
que ocorreram durante o reinado do rei Jeoiaquim, quando Jeremias profetizou ao
povo de Judá.
4.
No
início do capítulo, o Senhor ordenou a Jeremias que fosse ao templo e
entregasse uma mensagem ao povo de Judá.
5.
Ele
deveria dizer-lhes que se não obedecessem ao Senhor e seguissem Seus
mandamentos, a cidade e o templo seriam destruídos.
6.
Quando
Jeremias entregou esta mensagem ao povo, os sacerdotes e profetas, assim como o
povo, ficaram zangados com ele e o acusaram de ser um falso profeta.
7. Alguns dos anciãos de Judá defenderam
Jeremias, dizendo que ele estava falando a verdade e que não deveriam
prejudicá-lo.
1. Jeremias
entregou a mensagem a Zedequias.
2. A
mensagem era para que Zedequias se sujeitasse ao rei da Babilônia.
3. O
rei da Babilônia era Nabucodonosor.
4. "Colocar
o pescoço sob o jugo" significa submeter-se ao domínio do rei da
Babilônia.
5. Zedequias
deveria se sujeitar e obedecer ao rei da Babilônia.
6. A
consequência de não se sujeitar ao rei da Babilônia seria a morte e a
destruição de Judá.
7. Deus
permitiu que o rei da Babilônia conquistasse Judá como consequência da
desobediência e infidelidade do povo de Israel.
8. O
propósito de Deus ao entregar essa mensagem a Zedequias era mostrar que Ele
estava no controle da situação e que o povo de Israel deveria se arrepender e
se voltar para Ele.
9. Essa
mensagem se relaciona com a história do povo de Israel porque mostra as
consequências da desobediência e infidelidade a Deus.
10. A
mensagem que podemos extrair dessa passagem para nossas vidas hoje é a
importância de nos sujeitarmos a Deus e de obedecermos às suas ordens, mesmo
que isso signifique abrir mão de nossos próprios desejos e vontades.
1. O
versículo Jeremias 28:16 descreve a declaração de Deus a Hananias, o falso
profeta, onde Ele anuncia que o lançará da face da terra e que ele morrerá no
mesmo ano por ter profetizado rebelião contra o Senhor.
2. Este
versículo faz parte de um contexto maior em Jeremias 28, onde Hananias
profetiza a quebra do jugo de Nabucodonosor em dois anos, contradizendo a
mensagem de Jeremias sobre a sujeição a Babilônia.
3. 3 Jeremias
tem mais uma palavra para Hananias pessoalmente (Jr 28:15).
4. 4- É uma palavra comovente, um chamado para ouvir de qualquer maneira e reconhecer
seu pecado de que ele não foi enviado pelo SENHOR e levou o povo a confiar em
uma mentira.
5. 5 Talvez
seja um chamado feito por Josué a Acã (Josué 7:19).
6. 6 No
entanto, o julgamento é certo. O SENHOR o removerá da face da terra (Jr 28:16).
7. 7 Hananias
pediu apostasia, não da Babilônia, mas do Senhor. Este é o pecado do
anticristo, do qual Hananias é figura (cf. Is 22,15-19).
8. 8 Em
hebraico, há um jogo de palavras em Jeremias 28:15 e Jeremias 28:16.
9. 9 Porque
o SENHOR “não enviou” (los-selahaka) Hananias, Ele diz que o “enviará” (mesallehaka)
da face da terra, ou seja, ele morrerá.
10. 10 Em
outras palavras, Hananias não foi enviado como profeta pelo SENHOR ao Seu povo,
mas agora é enviado pelo SENHOR da vida.
1- Exilados devem viver na
Babilônia (Jr.29.7)
1. O
versículo Jeremias 29:7 exorta os israelitas exilados na Babilônia a
buscar a prosperidade da cidade onde foram levados cativos e a orar por ela,
pois seu próprio bem-estar estava ligado ao bem-estar daquela cidade.
2. É
um chamado à ação que envolve tanto o trabalho prático quanto a oração,
demonstrando que a benção de Deus se estende a todos, mesmo em contextos
adversos.
3. O
povo de Israel foi levado para uma sociedade com valores que não estavam
em linha com a palavra de Deus.
4.
Contudo, em lugar de incentivar os israelitas a
murmurar, Deus os orienta a fazer o melhor que pudessem onde estavam.
5.
Veja o que Ele diz em Jeremias 29:5-7 “Construam
casas e habitem nelas; plantem jardins e comam de seus frutos. Casem-se e
tenham filhos e filhas; escolham mulheres para casar-se com seus filhos e deem
as suas filhas em casamento, para que também tenham filhos e filhas.
Multipliquem-se e não diminuam. Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu
os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês
depende da prosperidade dela.”
6.
Muitas vezes, quando estamos passando por tempos
difíceis, deixamos os nossos lábios se encherem de palavras de lamentação.
7.
Como consequência, todas as áreas da nossa vida
sofrem por causa do abalo da fé.
8.
Em Jeremias 29, porém, Deus nos mostra que a
bênção dELe sobre a nossa vida não depende de tudo ao nosso redor estar
perfeito, mas de adotarmos a postura que Ele espera que tenhamos.
2-Promessa de
restauração (Jr.29.11)
1. “Porque
sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor,
“planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes
esperança e um futuro” (Jeremias 29:11).
2. Você
conhece algum pai ou mãe que não tem esperança para o futuro dos seus filhos?
3. Mesmo
que existam pais que são assim, este não é o caso com Deus.
4. Jesus
diz, em Mateus 7:11, que Deus é o nosso Pai que sabe nos dar boas coisas e, em
Jeremias 29:11, o texto nos mostra que Deus tem bons planos para o futuro dos
Seus filhos.
5. Nenhum
bom pai espera um futuro desastroso para o seu filho.
6. Pelo
contrário, ele faz o que estiver ao seu alcance para que sua família esteja
protegida se algum imprevisto acontecer.
7. Quando
lemos Jeremias 29:11, podemos enxergar a paternidade de Deus em seus planos
para dar um futuro de paz para os Seus filhos.
8. Ele
não só nos fala sobre este futuro, mas nos conduz ao longo do caminho para que
possamos experimentar um futuro de paz.
3-Julgamento dos falsos
profetas (Jr.29.21)
1. Jeremias
29:21-22 fala sobre dois falsos profetas, Acabe e Zedequias, que estavam
enganando o povo de Deus com suas profecias falsas em nome do Senhor.
2. Deus
declara que Ele entregará esses falsos profetas nas mãos de Nabucodonosor, rei
da Babilônia, para que sejam mortos diante de seus olhos.
3. O
destino deles se tornará um exemplo terrível, e as pessoas usarão seus nomes
para amaldiçoar alguém, desejando que a mesma punição lhes aconteça.
4.
Jeremias
estava exilado na Babilônia junto com outros judeus.
5.
Esses
exilados estavam recebendo mensagens de falsos profetas que diziam que eles
voltariam em breve para casa.
6.
Jeremias,
por ordem de Deus, escreve uma carta aos exilados, alertando-os sobre esses
falsos profetas e encorajando-os a se estabelecerem na Babilônia.
7.
A
importância de discernir a verdadeira mensagem de Deus da falsidade.
8.
A
necessidade de buscar a verdade e a sabedoria divina em todas as áreas da vida.
9.
A
importância de confiar nos planos de Deus, mesmo em meio a tempos difíceis.
10.
O
reconhecimento de que Deus tem um propósito para cada um, e que Ele deseja o
nosso bem.
Pr. Capl.Carlos Borges (CABB)
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