sexta-feira, 8 de agosto de 2025

OS SETENTA ANOS DE CATIVEIRO E A CARTA AOS EXILADOS

 


Jr.29.1-14

Introdução: A carta inicia com uma exortação, dizendo aos exilados que procurem viver o mais normalmente possível, e que esperem submissamente até que Deus os liberte, não importa quanto isso ainda possa demorar, esperar em Deus não uma questão de obedecer, mas também é uma questão de fé Nele e nas suas promessas para o seu povo. Hoje não é diferente.

I PROFECIA SOBRE O CATIVEIRO

1-Setenta anos de exilio (Jr.25.11)  

1.      Quando os setenta anos se completarem, castigarei o rei da Babilônia e aquela nação.

2.      70 anos não apenas mediriam o tempo de exílio; também mediriam o tempo até que Deus trouxesse julgamento sobre a Babilônia.

3.      Assim como fizeram de Judá uma desolação (Jeremias 25:11), Deus faria da Babilônia uma desolação perpétua.

4.       Farei perecer nesse trecho indica um julgamento rigoroso.

5.      A vida como se conhecia chegaria ao fim.

6.      Esta terra refere-se a Judá e às nações em redor, tais como Moabe e a Fenícia, que seriam sujeitadas à escravidão e ao cativeiro.

7.      Setenta anos é a duração aproximada do cativeiro na Babilônia.

8.      De acordo com 2 Crônicas 36.17- 22, isso marca o período desde a destruição do templo (586 a.C.) até a declaração de Ciro para que fosse feita a sua restauração e os exilados retomassem (538 a.C.), um período de 49 a 50 anos.  

 2- A ira de Deus sobre as nações (Jr.25.15)

1.      Os oráculos contra as nações serviam dois propósitos.

2.      Fazer uma advertência às nações contra sua injustiça para com Israel e outros povos, e fornecer a Israel a garantia de que Deus cuidava de seu povo e puniria seus inimigos.

3.      A palavra-chave nessa seção é o termo copo contendo o vinho de Deus, um símbolo do furor que estava prestes a ser derramado sobre as nações.

4.      Essa ilustração ocorre em Isaías 51.17-22; hebreus 2.15-17 e no oráculo de Jeremias contra Edom (Jr 49.12).

5.      A sequência de três termos, bebam, e tremam, e enlouqueçam descreve o processo de julgamento pelo qual a espada do Senhor subjuga aqueles que se opõem.

6.      O estado de entorpecimento era condenado no Antigo Testamento; beber do cálice e cambalear demonstrava a culpa da pessoa (Nm 5.19-28). 

7.      E tomei o copo. Jeremias cumpriu fielmente as ordens de Deus.

 3-Deus é amor e justiça (Jr.25.30)

1.      O julgamento universal de Deus é descrito com uma ilustração poética sobre um leão montês rugindo do topo das colinas.

2.      A contenda contra as nações é descrita por meio de um processo judicial com introdução (Jr 25:30), indiciamento (Jr 25:31) e anúncio de julgamento (Jr 25:32, 33).

3.      Desde o alto [...] desde a morada da sua santidade. 

4.      Geralmente, essas expressões referem-se à habitação de Deus no monte Sião (J1 3.16; Am 1.2).

5.      Jeremias 25:31 Estrondo refere-se a um julgamento resultante da contenda de Deus, ou de seu processo judicial contra as nações.

6.      Embora não tivessem recebido a Lei como Judá e Israel, os gentios seriam julgados, porque eram ímpios.

7.      A palavra ímpios diz respeito à culpa associada com a violação de padrões éticos, incluindo o ataque aos direitos dos pobres e necessitados, bem como o abuso dos oprimidos.

 II PRISÃO E CONFRONTO COM FALSOS PROFETAS

1-Ameaças a Jeremias no Templo (Jr.26.2)

1.      O estudo de Jeremias 26, versículo 2, revela a missão que Deus confiou ao profeta: proclamar a mensagem de arrependimento ao povo de Judá, sem omitir nenhuma palavra. 

2.      O versículo 2 serve como um mandamento direto de Deus para Jeremias, enfatizando a importância da fidelidade na transmissão da mensagem divina, mesmo diante de possíveis consequências negativas. 

3.      Jeremias 26 descreve os eventos que ocorreram durante o reinado do rei Jeoiaquim, quando Jeremias profetizou ao povo de Judá.

4.      No início do capítulo, o Senhor ordenou a Jeremias que fosse ao templo e entregasse uma mensagem ao povo de Judá.

5.      Ele deveria dizer-lhes que se não obedecessem ao Senhor e seguissem Seus mandamentos, a cidade e o templo seriam destruídos.

6.      Quando Jeremias entregou esta mensagem ao povo, os sacerdotes e profetas, assim como o povo, ficaram zangados com ele e o acusaram de ser um falso profeta.

7.      Alguns dos anciãos de Judá defenderam Jeremias, dizendo que ele estava falando a verdade e que não deveriam prejudicá-lo.

 2- O jugo babilônio e a resistência (Jr.27.12)

1.      Jeremias entregou a mensagem a Zedequias.

2.      A mensagem era para que Zedequias se sujeitasse ao rei da Babilônia.

3.      O rei da Babilônia era Nabucodonosor.

4.      "Colocar o pescoço sob o jugo" significa submeter-se ao domínio do rei da Babilônia.

5.      Zedequias deveria se sujeitar e obedecer ao rei da Babilônia.

6.      A consequência de não se sujeitar ao rei da Babilônia seria a morte e a destruição de Judá.

7.      Deus permitiu que o rei da Babilônia conquistasse Judá como consequência da desobediência e infidelidade do povo de Israel.

8.      O propósito de Deus ao entregar essa mensagem a Zedequias era mostrar que Ele estava no controle da situação e que o povo de Israel deveria se arrepender e se voltar para Ele.

9.      Essa mensagem se relaciona com a história do povo de Israel porque mostra as consequências da desobediência e infidelidade a Deus.

10.   A mensagem que podemos extrair dessa passagem para nossas vidas hoje é a importância de nos sujeitarmos a Deus e de obedecermos às suas ordens, mesmo que isso signifique abrir mão de nossos próprios desejos e vontades.

 3- Hananias e sua morte (Jr.28.16)

1.      O versículo Jeremias 28:16 descreve a declaração de Deus a Hananias, o falso profeta, onde Ele anuncia que o lançará da face da terra e que ele morrerá no mesmo ano por ter profetizado rebelião contra o Senhor. 

2.      Este versículo faz parte de um contexto maior em Jeremias 28, onde Hananias profetiza a quebra do jugo de Nabucodonosor em dois anos, contradizendo a mensagem de Jeremias sobre a sujeição a Babilônia.

3.   3  Jeremias tem mais uma palavra para Hananias pessoalmente (Jr 28:15).

4.    4- É   uma palavra comovente, um chamado para ouvir de qualquer maneira e reconhecer seu pecado de que ele não foi enviado pelo SENHOR e levou o povo a confiar em uma mentira.

5.      Talvez seja um chamado feito por Josué a Acã (Josué 7:19).

6.      No entanto, o julgamento é certo. O SENHOR o removerá da face da terra (Jr 28:16).

7.      Hananias pediu apostasia, não da Babilônia, mas do Senhor. Este é o pecado do anticristo, do qual Hananias é figura (cf. Is 22,15-19).

8.  8    Em hebraico, há um jogo de palavras em Jeremias 28:15 e Jeremias 28:16.

9.   9   Porque o SENHOR “não enviou” (los-selahaka) Hananias, Ele diz que o “enviará” (mesallehaka) da face da terra, ou seja, ele morrerá.

10.  10 Em outras palavras, Hananias não foi enviado como profeta pelo SENHOR ao Seu povo, mas agora é enviado pelo SENHOR da vida.

 III CARTA AOS CATIVOS

1- Exilados devem viver na Babilônia (Jr.29.7)

1.      O versículo Jeremias 29:7 exorta os israelitas exilados na Babilônia a buscar a prosperidade da cidade onde foram levados cativos e a orar por ela, pois seu próprio bem-estar estava ligado ao bem-estar daquela cidade. 

2.      É um chamado à ação que envolve tanto o trabalho prático quanto a oração, demonstrando que a benção de Deus se estende a todos, mesmo em contextos adversos.

3.      O povo de Israel foi levado para uma sociedade com valores que não estavam em linha com a palavra de Deus.

4.      Contudo, em lugar de incentivar os israelitas a murmurar, Deus os orienta a fazer o melhor que pudessem onde estavam.

5.      Veja o que Ele diz em Jeremias 29:5-7 “Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam de seus frutos. Casem-se e tenham filhos e filhas; escolham mulheres para casar-se com seus filhos e deem as suas filhas em casamento, para que também tenham filhos e filhas. Multipliquem-se e não diminuam. Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela.” 

6.      Muitas vezes, quando estamos passando por tempos difíceis, deixamos os nossos lábios se encherem de palavras de lamentação.

7.      Como consequência, todas as áreas da nossa vida sofrem por causa do abalo da fé.  

8.      Em Jeremias 29, porém, Deus nos mostra que a bênção dELe sobre a nossa vida não depende de tudo ao nosso redor estar perfeito, mas de adotarmos a postura que Ele espera que tenhamos. 

 

2-Promessa de restauração (Jr.29.11)

1.      “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29:11). 

2.      Você conhece algum pai ou mãe que não tem esperança para o futuro dos seus filhos?

3.      Mesmo que existam pais que são assim, este não é o caso com Deus. 

4.      Jesus diz, em Mateus 7:11, que Deus é o nosso Pai que sabe nos dar boas coisas e, em Jeremias 29:11, o texto nos mostra que Deus tem bons planos para o futuro dos Seus filhos.

5.      Nenhum bom pai espera um futuro desastroso para o seu filho.

6.      Pelo contrário, ele faz o que estiver ao seu alcance para que sua família esteja protegida se algum imprevisto acontecer.

7.      Quando lemos Jeremias 29:11, podemos enxergar a paternidade de Deus em seus planos para dar um futuro de paz para os Seus filhos.

8.      Ele não só nos fala sobre este futuro, mas nos conduz ao longo do caminho para que possamos experimentar um futuro de paz

 

3-Julgamento dos falsos profetas (Jr.29.21)

1.      Jeremias 29:21-22 fala sobre dois falsos profetas, Acabe e Zedequias, que estavam enganando o povo de Deus com suas profecias falsas em nome do Senhor. 

2.      Deus declara que Ele entregará esses falsos profetas nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, para que sejam mortos diante de seus olhos. 

3.      O destino deles se tornará um exemplo terrível, e as pessoas usarão seus nomes para amaldiçoar alguém, desejando que a mesma punição lhes aconteça. 

4.      Jeremias estava exilado na Babilônia junto com outros judeus.

5.      Esses exilados estavam recebendo mensagens de falsos profetas que diziam que eles voltariam em breve para casa.

6.      Jeremias, por ordem de Deus, escreve uma carta aos exilados, alertando-os sobre esses falsos profetas e encorajando-os a se estabelecerem na Babilônia

7.      A importância de discernir a verdadeira mensagem de Deus da falsidade. 

8.      A necessidade de buscar a verdade e a sabedoria divina em todas as áreas da vida. 

9.      A importância de confiar nos planos de Deus, mesmo em meio a tempos difíceis. 

10.   O reconhecimento de que Deus tem um propósito para cada um, e que Ele deseja o nosso bem. 

Pr. Capl.Carlos Borges (CABB)

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