quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

DEFINIÇÃO DA PALAVRA SALVAÇÃO



A DEFINIÇÃO DA PALAVRA SALVAÇÃO
Introdução: Cristo e os precursores da Igreja Primitiva, grandes exemplos na proclamação do Evangelho, deram à humanidade a oportunidade de se arrependerem se seus pecados e de conquistarem a salvação. Baseando-se na atitude  do Messias e de seus seguidores, qual seria o significado e a importância da Salvação(evangelização da igreja na atualidade).

COMPREENDENDO A DEFINIÇÃO DA PALAVRA SALVAÇÃO
·         A palavra salvação, em nossa língua, traz significado derivado de três idiomas: o grego, o hebraico e o latim.
·         No grego, essa palavra, sotéria, tem a conotação médica e significa cura, recuperação, remédio, livramento, redenção.
·         No hebraico, esse mesmo termo indica segurança e está ligado à certeza interna de que o homem está salvo, livre de um grande mal.
·         No latim, dois termos são utilizados para essa palavra:
1.      Salvare, que quer dizer salvar
2.      Salus, que significa saúde.
·         Podemos observar, a partir de tais definições, que se trata de um termo com significado que abrange o lato espiritual e o lado material do ser humano.
·         Isso modifica completamente a ação evangelizadora, pois se evangelizar significa proclamar as Boas Novas, essa proclamação terá o objetivo de responder aos problemas físicos e espirituais do ser humano.

A ABRANGÊNCIA DO TERMO SALVAÇÃO NO LADO ESPIRITUAL DO HOMEM
·         Vários versículos bíblicos mostram a salvação agindo no lado espiritual do homem são eles:
1.      Rom.6.23 –“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Salvador”
2.      Jo. 3.16 –“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que  todo aquele que Nele crê  não pereça, mas tenha a vida eterna.”
·         Vida eterna apresenta nesses versículos, não é material, mas operada pelo Espírito Santo no interior (alma e espírito) do pecador arrependido.

A ABRANGÊENCIA DO TERMO SALVAÇÃO NOLADO MATERIAL DO HOMEM
·         A profecia de Isaías (53.4,5) mostra, claramente, que a obra de Cristo abrangeria lado material e o espiritual do homem.
·         “Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si.... Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
·         O Cumprimento dessa profecia se encontra em Mt.8:14-17, com narrativas sobre as curas  que Jesus efetuou.
·         Após o relato dos milagres, Mateus afirma que Jesus curava para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías. ”Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.
·         Um outro texto que deixa claro que Jesus se importava, também, com o lado material do homem é o de Lucas 4.18,19.
1.      “o Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me acurar os quebrantados do coração, a pregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos; a pôr em liberdade os oprimidos; anunciar o ano aceitável do Senhor.
·         Esses versículos, que podem ser divididos em três partes e aplicados tanto para o lado espiritual como para o lado material, são de vital importância para a ação evangelística, porque neles estão alistados diversos objetivos da encarnação de Jesus Cristo, são, eles:
a)      “.... a curar os quebrantados de coração...”
·         Os quebrantados de coração, neste texto, são todos os oprimidos e os quebrantados (machucados) pelo pecado.
·         É importante ressaltar que esse pecado não só escraviza, mas também debilita o homem, daí a necessidade de cura.
b)      “... apregoar liberdade aos cativos...”
·         Os cativos a que Lucas (4.18,19) se refere sãos prisioneiros do pecado.
·         Como resultado dessa escravidão, o homem passa a ter medo da morte, a sentir-se culpado diante do Senhor e a praticar o que não agrada a Deus.
c)      “... dar vista aos cegos...”
·         A afirmação de Cristo “... dar vista aos cegos...”, registrada em Lucas (4.18,19), refere-se essencialmente aos cegos espirituais, ou seja, àqueles que não conseguem perceber a verdade de Deus.
·         Isso também pode ser confirmado em 2 Co. 4.4: “Nos quais o  Deus deste século  cegou os entendimentos dos incrédulos para que lhes não resplandeças a luz do evangelho da glória de Cristo”.
·         Ressaltamos que essa mesma afirmação, em Lucas, pode ser aplicada aos deficientes visuais, tendo em vista os diversos milagres realizados por Cristo, os quais podem ser verificados em diversos textos dos evangelhos. São eles:
·         A cura do endemoniado, cego e mudo – Mt.12.22,23.
·         A cura de dois cegos – Mt.9.27-30.
·         Acura do cego de nascença - Jo. 9.1-7.
·         A cura do cego de Betsaida –Mc8. 22-27.
·         A cura do cego Bartimeu –Mc. 10.46-52

Ev. Carlos Borges(CABB)

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