terça-feira, 15 de abril de 2014

O RICO E LÁZARO

                                                         Luc 16.29-31.
O homem rico pensava que seus irmãos certamente acreditariam em um mensageiro renascido dos mortos. Mas (na parábola) Abraão disse  que se  eles não acreditavam em Moisés e nos profetas , nem  mesmo a ressurreição os convenceria.
É realmente  verdade? Como alguém  pode recusar-se a acreditar depois de presenciar uma ressurreição? Se Abraão estiver correto, então simplesmente ouviu falar de alguém que voltou dos mortos ou até mesmo encontrá-lo não é o suficiente  para ser  persuadido. O conhecimento e a experiência  não são suficientes  se isso  for verdade. que outros fatores existem? 
Jesus contou essa história  para os fariseus ouvirem . Usando as palavras de Abraão, Jesus previu que até mesmo depois que Ele se levantasse dos mortos  muitos  dos lideres  religiosos não creriam . Por que?
" E os fariseus que eram avarantos, zombavam de Jesus(Lc 16.14). Eles tinham suas prioridades: dinheiros  antes de Deus - "eles mersmos antes de Deus.
Suas tradições já haviam destituido Moisés  e os profetas.Acreditar em Jesus requeria uma mudança  de coração e de hábitos - mudanças  que eles não estavam dispostos a fazer.
Era uma questão  de quem  eles amamvam mais do que sabiam ou viveram. O coração deles  era irredutivel, de modo que o conhecimento, a experiência, as Escrituras, ou o filho de Deus não o mudariam.
Vemos nessa párabola, quando o rico despresou o pobre Lázaro, nunca se preocupou com o pobre que fazia a sua porta, ficava no seu deleite, usufluia da sua riqueza, sua vida era uma vida faustosa, por ser rico, não via a necessidade do pobre, era insensivel, sem amor e despresava seu semelhante.A morte é a niveladoradora dos estatus sociais, na morte não há rico ou pobre, feio ou bonito, grande ou pequeno.quando o rico se viu no tormento, e ao longe avistou Lázaro, imediatamente se lembrou dele, em vida o desprezou, mas, agora a realidade era outra, agora ele queria que Lázaro( o despresado) lhe aliviasse o sofrimento, queria também salvar seus irmãos, não queria que eles viessem para o mesmo tormanto, porém foi instruido que era impossivel,não havia como algum dos mortos vir avisar os vivos, para isso hávia Moisés e os profetas.
Hoje muitos estão na mesma situação do rico, não precisa ser rico, basta ser incredulo, desafeiçoado de Deus, ignorar a vida eterna,viver uma vida devoluta, praticar toda forma de pecado(desobediência a Deus), ser dado ao vicio, prostituição e outros males do século, a verdade está sendo pregada, anunciada pelos quatros canto da terra(rádio televisão, livros e falada corpo a corpo), porém poucas pessoas estão dando atenção para os fatos, porém haverá um dia que essas mesmas pessoas estarão na mesma condições do rico, porém nada mais poderá ser feita por elas, quem vai não volta, e quem estiver por aqui, deve ouvir, meditar, e se aplicar ao conhecimento da verdade, e tomar sua decisão em vida, pois após a morte segue-se o juizo.

Ev.Carlos Borges(CABB) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário