terça-feira, 29 de abril de 2014

INVERSÃO DE VALORES



A INVERSÃO DE VALORES (Mt.23.13-19,28)
I – INVERSÃO DOS VALORES BÍBLICOS-CRISTÃO
1-       A causa da inversão de valores- (Quando a consciência funciona)- A consciência funciona o tempo todo, mas sua força e habilidade para nos influenciar variam. Às vezes fala brandamente e às vezes se enfurece.
Antes de uma ação, a mente (consciência) tenta comunicar se seria certo ou errado, neste ponto trava-se uma batalha na mente.
A consciência debate-se com uma confusão de proposta, razões, impulsos e motivos.
A força de sua fala é bastante pelas informações que são fornecidas à nossa mente e por m aquilo em que estamos pensando com maior intensidade.
E neste ponto que a batalha pela integridade, moralidade e honestidade se trava e deve ser vencida.
O que está se abrigando na mente transforma-se-à em ação, logo que se apresente o desejo para isso.
As nossas atitudes revelam nossos sentimentos íntimos e opiniões sobre as coisas. Adotamos atitudes de amor, ódio, solidariedade, severidade, irá, indiferença e outras mais.

BOA CONSCIÊNCIA-(AT.23.1)- É aquela que não tenha cometido pecado ou violado a sua consciência, mas que,quando ela lhe fala, ele reage pronto e adequadamente. Rejeitando uma boa consciência tem um efeito devastador sobre nossa fé.(I Tm.3.8,9).

UMA MÁ CONSCIÊNCIA (Hb. 10.22)-É aquela que tem o conhecimento do pecado – obras mortas, que ainda não foram confessados nem purificados, por que a consciência má é uma consciência impura, uma consciência que nos incita a praticar coisas más. Como resultado do pecado não confessado, a pessoa  com uma consciência má torna-se  mais  suscetível  ao pecado e  menos suscetível  ao que é bom.

UMA CONSCIÊNCIA ENDURECIDA OU CAUTERIZADA (I Tm. 4.12) - É uma consciência insensível, é como calo bem desenvolvido em nossa mão, quando tocamos nele não sentimos nem cócega, é assim que age a consciência endurecida, antes era sensível profundamente, mas agora foi endurecida pela tolerância ao pecado tornando-se insensível.
Endurecida ela acaba emudecendo, quando o mesmo pecado se repete muitas vezes. Felizmente a consciência não é como a nossa pele. Ela pode curar-se e restaurar-se.
Se a consciência perdeu sua sensibilidade pode educar-se pela Palavra de Deus.

CONSCIÊNCIA FRACA – (I Co. 8.9-12) – A consciência pode ser fraca, por dois motivos: Ser imatura ou ser hipersensível.
P ara a consciência imatura, Paulo disse aos Coríntios, que a nossa liberdade não venha ser motivo de tropeço para os fracos (I Co. 8.9).
O problema aqui é que o crente com uma consciência fraca pode ser levado ao pecado por imitar e interpretar mal as ações de outro crente.
Um crente novo (novo convertido) retém muitas idéias religiosas e culturais de seu passado não crente. A confusão  com freqüência  é o resultado quando ele  tenta determinar  o que  significa viver como crente. Ele necessita desenvolver sua consciência estudando e fazendo uso prático das Escrituras.  

Ev. Carlos Borges(CABB)
                                  
                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário