terça-feira, 12 de agosto de 2014

VENHA O TEU REINO



Mt. 6.30-34
Introdução: Como será o Reino de Deus? Nós sabemos o que é o Reino de Deus? Quais são suas características? Qual é a nossa missão no Reino de Deus como súdito? Nesta lição vamos aprender algo a respeito do Reino de Deus.

I O QUE VOCÊ (NÓS) BUSCAMOS
1-A fonte da oração (Pv 4.23)
·         Nosso coração, a sede de nossos sentimentos e de desejos, dita como vivemos, porque sempre encontramos tempo para fazer o que precisamos.
·         Salomão disse que, acima de tudo, devemos guardar nosso coração, tendo a certeza de que, se nossos desejos estiverem de acordo com os propósitos de Deus, no caminho certo.
·         Certifiquemos de que nossos afetos conduzem nossas vidas na direção certa.
·         Coloquemos limites em nossos desejos, não devemos seguir tudo o que vemos, olhemos para frente, mantenhamos nossos olhos fixos em nossas metas e não nos desviemos para caminhos que  nos levem ao pecado.

2-Edificadores do Reino (1 Ts. 1.5).
·         O evangelho veio “em poder” e teve um efeito poderoso na vida dos tessalonicenses, sempre que a Bíblia é ouvida e obedecida, vidas são transformadas.
·         O cristianismo é mais do que uma coleção de fatos interessantes, é o poder de Deus para todo aquele que crê.
·         O que o poder de Deus tem feito em nossas vidas desde o momento em cremos no Senhor Jesus pela primeira vez?
·         O Espírito Santo muda as pessoas quando estas creem no Evangelho, quando falamos aos outros a respeito de Cristo, devemos depender do Espírito Santo para abrir seus olhos e convence-los de que precisam de salvação.
·         O poder de Deus – não a nossa inteligência ou persuasão, que muda as pessoas.
·         Sem o trabalho do Espírito Santo, nossas palavras são inúteis.
·         O Espírito Santo não apenas convencem as pessoas do pecado, como também as assegura da verdade do Evangelho.

3- Primeiro o Reino (Mt 6.33)
·         Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça significa priorizar Deus em nossa vida, de modo que nossos pensamentos estejam voltados para sua vontade, nosso caráter seja semelhante ao do Senhor, sirvamos e obedeçamos a Deus em tudo.
·         O que é realmente importante para nós? Pessoas, metas, desejos e até objetos disputam lugar em nossa vida e, se não formos firmes e escolhermos dar ao Senhor o primeiro lugar em cada área de nossa vida, qualquer um desses interesses pode ocupar rapidamente o lugar de Deus.
·         A segunda petição do modelo de oração é para ser considerada sob uma luz bem diferente das outras seis, porque, em certo sentido, foi cumprido. Jesus, aqui, provavelmente adotou a oração judaica frequente pela vinda do reino do Messias.
·          Até mesmo a mulher samaritana sabia que o Messias chamado Cristo estava vindo (João 4:25), mas ela e os discípulos dele, como muitos nos dias de hoje, tinham algumas incompreensões sérias sobre a natureza de seu reino.
·         Por exemplo, a mãe de Tiago e João pediu a Jesus lugares de honra para seus filhos no reino (Mateus 20:21), e outros queriam pegá-lo a força e fazer dele um rei (João 6:15).

II A NATUREZA DO REINO
1 - O lugar do Reino (Lc 17.21; Jo 18.36).
·         Os fariseus perguntaram a Jesus quando o Reino de Deus viria não sabendo eles que já havia chegado.
·         O Reino de Deus não é como um reino terreno, geográfica e politicamente limitado.
·         Começa com o trabalho do Espírito de Deus (Espírito Santo) na vida e nos relacionamentos das pessoas.
·         Assim, devemos evitar olhar para instituições ou programas em busca de evidencias do progresso do Reino de Deus.
·         Devemos procurar conhecer o que Deus está fazendo no coração das pessoas.
·         Acerca da natureza do Reino de Deus e diante da indagação de Pôncio Pilatos — “Tu és o rei dos judeus?” — Jesus afirmou veementemente: “O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fosse deste mundo, lutariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas, agora, o meu Reino não é daqui” (Jo 18.36).
·         REINO ESPIRITUAL-Em razão de o reino divino não ser terreno, mas possuir uma natureza espiritual e eterna, nossa vida deve apresentar valores opostos aos do presente século. Alguns dos valores apresentados pelo Senhor são a humildade (Mt 18.4), o perdão (Mt 18.23-27), a generosidade (Mt 20.1-16), a discrição pessoal (Mt 20.20-28) e o total comprometimento com o Reino de Deus (Lc 9.57-62).
·         O REINO É PESSOAL. Quando o homem ouve e aceita a mensagem do Reino, uma mudança radical ocorre em sua vida. Seu comportamento, a partir desta experiência, passa a ser controlado pelo próprio Deus através do Espírito Santo. Suas ações e atitudes, em relação às outras pessoas, são pautadas pelos princípios eternos das Sagradas Escrituras (Hb 8.10).
·         O REINO DE DEUS E SEUS PRINCÍPIOS (MT 5.3-12). As bem-aventuranças proferidas por Jesus no Sermão da Montanha expõem os princípios eternos do Reino de Deus. Neste sermão, o Senhor profere, claramente, os valores espirituais e eternos que fundamentam o seu Reino. E aos que colocam em prática sua Palavra, Ele promete: “Felizes as pessoas” que as praticam (Mt 5.3-12 — NTLH).
2-Onde nasce o Reino
·         É importante conhecer a natureza e funções do Reino de Deus  e também como ele funciona em diferentes dispensações. Como é que Deus reina, e porque é que o Seu reino não é deste mundo? Por quanto tempo ainda vai o Seu reino estar escondido nos corações dos crentes, antes de ser publicamente proclamado e manifestado?
·         Outra pergunta a que se devia dar resposta são: O que é teologia do reino, e porque é que muitos dirigentes cristãos esperam que o Reino de Deus seja manifestado visivelmente na Terra, antes da segunda vinda do Rei Jesus Cristo, por meio de  esforços humanos como o reconstrucionismo, as transformações, a guerra espiritual estratégica e sinais e maravilhas?
·         Precisamos ter uma ideia clara do Céu, pois êle é o lugar do reino a que pertencemos. O altíssimo Céu é a residência do Deus Triune - Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Moisés orou: “Olha da tua santa habitação, do Céu, e abençoa o teu povo Israel”. (Deut. 26:15).
·         Quando Jesus nasceu os anjos disseram: “Glória a Deus nas alturas, e paz na Terra” (Lucas 2:14). No Seu Sermão na Montanha, Jesus disse: “Que a vossa luz brilhe de tal maneira entre os homens, que eles possam ver as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai no Céu” (Matt. 5:16).
·          Depois do Seu ministério terreno, Jesus voltou ao Céu – “Enquanto os abençoava, Ele apartou-se deles e foi transportado ao Céu” (Lucas 24:51). No Céu Êle está sentado à mão direita de Deus Pai, onde vive eternamente para interceder por nós (Rom. 8:34; Hebr. 7:25; 8:1).
·         Jesus está a preparar um lugar para nós na casa de Seu Pai com muitas mansões (João 14:2). Êle regressará do Céu a Terra para nos receber para Si, “Porque o Senhor Mesmo descerá do Céu com um grito, com a voz do arcanjo e com a trombeta de Deu”.

 3-A revelação do Reino
·         O Reino de Deus é eterno – “O Seu reino é um  reino eterno, e o Seu domínio é de geração para geração” (Daniel 4:3). Depois da Queda e do aumento do poder de Satanás na Terra, o Reino do Céu foi estabelecido no mundo de maneira limitada e escondida.  Os adeptos deste reino servem o Senhor pela fé e não pelo que veem: “Fé, é a substância das coisas porque esperamos a evidência de coisas não vistas” (Hebr. 11:1).
·         O Senhor Jesus disse aos discípulos, que lhes era dado conhecer os mistérios do Reino do Céu, mas que tal conhecimento não era concedido aos não crentes (Mat. 13:11).
·         E disse também, que o Reino do Céu é como um tesouro escondido num campo, que deve ser procurado e encontrado. É como uma linda pérola que uma pessoa descobre e vende tudo o resto para obtê-la (Mat. 13:44-46).

III CRESCIMENTO E GLÓRIA
1-Trabalhadores do reino(Mt.13.44-46)
·         O Reino de Deus é eterno – “O Seu reino é um  reino eterno, e o Seu domínio é de geração para geração” (Daniel 4:3
·         O reino do céu é mais valioso do que  qualquer outra coisa que possamos  ter,, e devemos  estar disposto a desistir de tudo para alcançá-lo.
·         O homem que descobriu o  tesouro no campo havia tropeçado nele  acidentalmente, mas   conhecia muito bem o seu valor, e o mercador estava  muito empenhado em encontrar uma pérola de grande valor e, quando  a encontrou, vendeu tudo o que tinha para comprá-la.
2-Filhos do Reino
·         O Texto de Matheus cap.8, v.5-13 é algo que faz calar qualquer coração insensível, pelo fato de reproduzir um apelo bastante relevante sobre o nosso lugar como “filhos do reino”, designação que tem os seus privilégios, mas também muito peso de responsabilidade.
·         As palavras de Jesus “desta feita, virão pessoas do Oriente e do Ocidente e assentar-se-ão à mesa diante de Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus, mas os filhos do Reino serão lançados para fora, no lago de fogo e enxofre, onde haverá choro e ranger de dentes”, pesam e agravam a seriedade da declaração.

3-Cristo na Adoração (Jo. 4.24).
·         A mulher levantou uma questão teológica popular ente judeu e samaritano qual o lugar correto para a adoração.
·         Mas tal pergunta era uma cortina de fumaça que tinha a finalidade de manter Jesus longe da mais profunda necessidade dela.
·         Jesus conduziu a conversa a um ponto muito importante: o lugar da adoração não é tão importante quanto à atitude dos adoradores.
·         A expressão “Deus é Espírito” mostra que Ele não é um ser fictício, limitado pelo tempo e espaço.
·         Ele está presente em todas os lugares e pode ser adorado em qualquer local e a qualquer tempo.
·         O mais importante não é onde adoramos, mas como adoramos o Senhor.
·         Dica aqui as perguntas: A nossa adoração é genuína e verdadeira? Nós temos a ajuda do Espírito Santo na adoração? Como o Espírito Santo nos ajuda a adorar?
·         O Espírito Santo ora por nós (Rm 8.26), ensina-nos as palavras de Cristo (Jo 14.26 e garante-nos que somos amados (Rm 5.5)

Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário