quinta-feira, 5 de novembro de 2015

COMETENDO ABOMINAÇÕES

                                                                   Ez 16.1-19
A mensagem de Ezequiel, nesta passagem é lembra Jerusalém de seu antigo estado deplorável entre as nações cananeas.Usando a metáfora de um bebê crescendo até  a maturidade, Deus lembrou Jerusalém que a criou desde o seu estado rebaixado à grande glória,como sua noiva. Ela traiu a confiança de Deus e prostituiu-se, entretanto, buscando alianças com nações pagãs e adotando seus costumes.
Deus cuidou de Judá e amou-a,mas Seu povo logo buscou outras nações  e seus falsos deuses.A nação cresceu até a maturidade e tornou-se  famosa, mas o povo esqueceu quem lhe deu a vida(Ez 16.22). Essa é uma metáfora de adultério espiritual. Quando você se torna mais sábio e maduro, lembre-se de como Deus cuidou de sua vida.  Reconheça as formas como Ele amou-o e não se afaste dele.
Podemos ter tendências a colocar esperanças em outras coisas para atender às nossas  necessidades - família, amigos, educação, governo, carreira. Essas podem ser  todas as formas  pelas quais Deus  cuida de nós, mas devemos confiar somente  nele. Ele é a fonte, as demais coisas são apenas os meios.Assegure-se  de que irá manter a sua confiança em Deus, não em Suas dádivas.

                                                                    Ez 16.44-52
A cidade de Sodoma era símbolo de corrupção total. Deus  destruiu-a  completamente por sua perversidade(Gn 19.24,25).Samaria era a capital do que que havia sido o Reino Norte(Israel|). O povo judeu do Reino Sul(Judá) desprezava-o e rejeitava-o. Ser  chamado de irmão de Samaria e Sodoma já era ruim, mas ser considerado ainda mais perverso  que eles significava  que os pecados  de Judá  eram abominação inexplicável e que sua destruição era inevitável.
O motivo de ser considerado pior não significa necessariamente  que os pecados  de Judá eram piores, mas   que Judá já conhecia o melhor.
É fácil julgar e condenar Sodoma, principalmente por seus terríveis pecados de sexuais. Ezequiel lembrou Judá, entretanto, que Sodoma foi destruída por seu orgulho,preguiça,gula e indiferença aos pobres  e necessitados.
Se não cometermos pecados  horríveis como adultério, homossexualismo, roubo e assassinatos, nós  podemos  pensar que estamos  experimentando uma nova vida  boa o suficiente. Mas, e enquanto a pecados como orgulho, preguiça, gula e indiferença aos necessitados? Esses erros podem não ser tão chocante s para você  quanto os outros, mas são pecados  terríveis , dignos do  julgamento de Deus.Como Judá , devemos ter cuidado, pois conhecemos o Melhor.

Pr.Carlos Borges (CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário