sábado, 28 de novembro de 2015

VELHO HOMEM

                                                               Ef.2.1-3
O texto Bíblico acima citado apresenta  a situação do homem, antes da salvação(conversão) e depois da salvação(conversão), antes e depois de aceitar a Jesus como seu único e suficiente Salvador.
chamamos de  Salvação o meio pelo qual o homem é alcançado por Deus, em sua condições espirituais diante desse mesmo Deus antes de recebe-lo como Salvador,diante de nossos olhos vemos muitas pessoas totalmente distanciadas de Deus, e praticando coisas bastante abominais aos olhos de Deus.

1- O homem antes da salvação.
a) Ele está morto(espiritualmente) e comete delitos  e pecados(v1) - Pratica coisas que aos olhos de Deus é repugnante, ofende a Deus em suas praticas, faz coisas perversas, ofende o seu próximo, tira proveito de situação do cotidiano em prejuízo as pessoas (rouba, pratica corrupção, prostituição, mente, perjura, ofende moralmente as pessoas etc..).
b) Ele anda segundo o curso deste mundo (v.2) - Isto é, pratica as coisas que são peculiar ao sistema mundano, ele se   torna egoísta, avarento, presunçoso, ambicioso, pensa só em si mesmo, causa prejuízo as pessoas. Acha-se acima dos demais, é irreconciliável, amante dos deleites.
c) Anda segundo o príncipe deste mundo(v.2) que é Satanás - Satanás desde o começo, foi ambicioso, queria o lugar de Deus, quando ele era um anjo de luz (Lúcifer), mas, isso não bastava para ele, queria mais, e o resultado foi que ele foi expulso do céu, porque além de querer ser mais do que Deus provocou uma rebelião de anjos, que aceitaram as suas propostas, e hoje esses elementos vivem criando problema, induzindo as pessoas a se revoltarem contra Deus, induzindo as pessoas a buscar coisas materiais, provocar contendas entre as pessoas, denegrindo a imagem de Deus no homem.
d) Andando nos desejos da carne (v.3) -  Prostituição, sexo sem limites, luxuria, riquezas, posição social, glutonaria, orgias, e sensualidade. Essas praticas ofendem a Deus e provoca sua irá contra o homem que tais coisas praticam(ex. A destruição de Sodoma e Gomorra).
e) Andar nos desejos do pensamento(v.3) - Pessoas que abrigam em seus pensamentos desejos puramente carnais, e buscam meios de satisfazer esses desejos, maquinam meios de como efetuar esses desejos e alimentar sua alma perdida, totalmente distante de Deus e sua salvação.
f) É filho da irá (v3)-  Isto significa que tal pessoas está  debaixo da irá de Deus, e, se não se arrepender, terá no futuro a condenação eterna (morte eterna), Deus em sua infinita misericórdia, está proporcionando a essas pessoas oportunidade de salvação, através das pregações e ensino de sua Palavra através de seus servos(as) em programas de rádio e televisão, assim como nos cultos efetuados nas igrejas e nas ruas e praças.Veja o exemplo de Noé, que foi obediente a Deus e construiu uma grande arca (barco gigante), pois Deus iria destruir a humanidade por causa do pecado, mas, aquelas pessoas zombaram de Deus e de Noé, a misericórdia de Deus deu  a aquelas pessoas uma oportunidade de 120 anos para que eles se arrependessem de seus pecados, como não houve propósito de arrependimento e continuaram nas suas praticas abomináveis, Deus enviou o dilúvio e destruiu toda aquela humanidade ( exceto Noé e sua família). Hoje Deus continua dando as pessoas oportunidades de salvação, depende agora de cada pessoas, a salvação é individual e oportuna. 
Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário