terça-feira, 24 de novembro de 2015

O QUE É SER CRISTÃO?

                                                                   1 Pe3.8-12
O que é ser um cristão de verdade? Muitas pessoas se auto denominam de cristãs, sem saber na realidade o que é um cristão, qual é o seu papel na sociedade onde está inserido.
Em uma das vertentes que hoje imperam, ser “Cristão” virou nada mais nada menos que: status. É muito fácil se recuperar uma “imagem” na mídia quando se lê uma manchete que diz: “fulano se converte e agora é um Cristão”. Será? Glória a Deus pelas exceções que assim o fizeram e permanecem até hoje, como conheço exemplo de alguns. Mas na maioria das vezes, é apenas uma atitude para se recuperar popularidade de algum ex-famoso (a).
Em outro aspecto (pois isto é um leque formando uma gama de opções), dá-se o saber que outros se consideram Cristãos pelo simples fato de frequentarem alguma Igreja Evangélica todos os domingos. Onde muitas vezes por terem nascido em Lar Cristão e terem sido habituados à se dirigir aos Templos rotineiramente nestes dias, e, caso faltem: pasmem: Sentem até falta! Verdade! Mas… Por que você vai à Igreja? É uma bela pergunta!! Geralmente as pessoas ficam meio pasmas em frente a ela e riem até.
A Bíblia em sua perfeição nos diz: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo” (I Coríntios 11:28). Ora, isto não se aplica apenas para o Dia da Santa Ceia nos minutos antecedentes a participarmos deste forte Memorial. Isto é para ser aplicado em nós todos os dias! É imprescindível que examinemo-nos a cada instante, cada atitude nossa, a cada comportamento, a cada ação.
Pedro lista cinco elementos chaves que devem caracterizar todo grupo de crente. Eles precisam TER UMA SÓ MENTE - buscar os mesmos objetivos; EMPATIA - ser atencioso quando às  necessidades do próximo; AMOR - considerar e tratar o próximo como irmão e irmã; CARINHO - ser sensível  e cuidadoso de modo afetivo; e HUMILDE - estar disposto a encorajar o outro e alegrar-se com o sucesso do próximo.Essas cinco qualidades  são um grande passo para criar paz na comunidade cristã e ajudam os crentes a servirem a Deus de maneira eficaz.
Em nosso mundo  decadente, geralmente  se considera aceitável destruir uma pessoa verbalmente  ou vingar-se de quem o magoou. Porém, ecoando  o ensinamento  de Jesus de dar a outra face. Pedro encoraja seus leitores a retribuírem  o mal com bênçãos, como orar pelos que nos ofendem. No Reino de Deus, a vingança é um comportamento inaceitável, assim como insultar alguém, não importando o quão indiretamente tenha sido feito. Devemos ser superior ao nosso desejo de vingar-nos dos que nos prejudicam. Como crentes, vivemos  na cultura de graça e perdão, que Jesus trouxe  em Sua  vida e morte. Devemos  levar adiante a mesma graça e perdão para a vida das outras  pessoas.
Foi  difícil para Pedro  desenvolver as qualidades de ser misericordioso e humilde. No inicio de seus dias com Cristo, estas virtudes não fluíram  naturalmente, em razão de sua personalidade impulsiva  e determinada(ver Mc.8.31; Jo. 13.6-9, para ver  exemplo de temperamento de Pedro). Mas o Espírito Santo o transformou, moldando a sua forte personalidade  para o uso de Deus, ensinando-o a ser  misericordioso e humilde.
Diante desses fatos, chegamos a conclusão, que, a CONVERSÃO é nascimento, a pessoa torna-se uma nova criatura, vai começar um novo crescimento e vida,SANTIDADE, é crescimento, isto, é, ao longo da vida.
Na CONVERSÃO, começa a mudança de habito e pratica, visando sempre agradar a Deus e não ao homens, na conversão a nossa moralidade começa a ser mudada, deixando as coisas ruins para trás(desonestidade,ódio, rancor, inveja,corrupção,fraudes, mentiras, prostituição etc..)  e substituindo-a por coisas boas que nos faz ser diferentes das demais pessoas que não tiveram uma conversão  efetiva.
Na A Bíblia em sua perfeição nos diz: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo” (I Coríntios 11:28). Ora, isto não se aplica apenas para o Dia da Santa Ceia nos minutos antecedentes a participarmos deste forte Memorial. Isto é para ser aplicado em nós todos os dias! É imprescindível que examinemo-nos a cada instante, cada atitude nossa, a cada comportamento, a cada ação,isto molda o caráter da pessoa.
A SANTIDADE, é crescimento, isto, é, ao longo da vida.Assim como o recém nascido precisa de alimento adequado para o seu desenvolvimento físico, de igual modo o novo convertido precisa de alimento espiritual(conhecimento da Palavra de Deus, oração e jejum), que ao longa da vida vai dando o crescimento devido a pessoa até se tornar uma crente maduro no conhecimento da Palavra de Deus.Quando um crente se diz santo, é algo de zombaria e escárnio, por pessoas que não são leigas em termos de conhecimento Bíblico, pois não baste ter uma Bíblia na mão, se ela não estiver no coração da pessoa, não haverá transformação, frequentar uma igreja não é garantia de salvação, se as atitudes da pessoa não estiverem respaldadas nos ensinos das Sagradas Escrituras.

Pr. Carlos Borges(CABB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário