quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O QUE A SEGUNDA VINDA DE CRISTO SIGNIFICA PARA NÓS

Tiago anuncia  a futura vinda do Senhor como Juiz(Is. 26.21; Mq 1.3). Deus, o autor da Lei, é o juiz que tem o poder  de salvar ou destruir(Tg. 4.12). Aqueles que oprimem os cristãos e difamam Jesus Cristo serão destruídos. Mas aqueles  que seguem  a Cristo também serão julgados  pela Lei se deixarem de mostrar misericórdia, se conformarem-se com o mundo, se pecarem com palavras  ou com  contendas ou se buscarem  satisfazer seus desejos maus( Tg 2.13; $.1,4,11,11,16;5.9).
A realidade atual já reflete, em parte, o dia da vida do Senhor. Deus já honra o pobre fiel e humilha o rico que explora os outros(Tg. 1.9,10; 5.2,3). Os cristãos já se tornaram o bem  mais precioso de Deus, pois Ele está  restaurando todas as coisas( Tg 1.18). Tiago  declara que devemos  obedecer às leis do Reino de Deus, do qual os cristãos  tornaram-se  herdeiros(Tg. 2.5,8).
A vinda do Senhor pode não ser imediata; por isso, Tiago exorta os cristãos a permanecerem  e a esperarem pacientemente pelo retorno de Cristo(Tg. 1.4; 5.7,8). Então, eles receberão  a coroa da vida eterna e colherão  a justiça  semeada por uma vida de fidelidade a Deus (Tg. 1.12; 3.18).
Em vista do iminente juízo, Tiago exorta os cristãos a resistirem ao diabo e a humilharem-se diante de Deus( Tg. 4.7). Devemos  lamentar  no pecado, viver  com intenções  e comportamentos puros e resgatar qualquer irmão ou irmã na fé que esteja caminhando para a morte( Tg. 4.8,9,; 5.19,20). Como Elias,  devemos exercitar a fé , a oração e a confissão(Tg. 5.13-17). E assim como Jó, devemos suportar o sofrimento para aprender como o Senhor é bondoso(Tg.4.10; 5.11).
Como você pode se aproximar de Deus? Tiago lista cinco  formas: primeira, humilhar-se  diante de Deus. Sujeitar-se a Sua  autoridade e vontade, comprometer a vida a Ele e ao Seu controle e estar  disposto a segui-lo. Segundo, resistir ao diabo. Não deixar que Satanás incite e tente. Terceiro, lavar as mãos e purificar o coração. Em outras palavras, ter uma vida pura. Ser purificado do pecado, substituindo o desejo de pecar pelo de viver a pureza de Deus. Quarto, deixar que haja pesar e profundo lamento pelos pecados.
Não tenha medo de expressar  profunda e sincera  tristeza pelo que você tem feito. Quinto, humilhar-se diante do Senhor  para  que Ele exalte com honra(veja também  1  Pe.5.6).
Essa lista começa e termina com um chamado para humilhar-se  diante de Deus. Curvar-se e humilhar-se  diante do Senhor significa reconhecer que  nosso valor vem apenas dele. Humilhar-se  envolve  depender de Seu poder e orientação em vez de seguir seu próprio caminho independente. Embora  não mereçamos  o favor de Deus, Ele quer erguer-nos  e dar-nos  valor e dignidade apesar de nossas falhas humanas.

Pr. Carlos Borges(CABB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário